Transbordando de generosidade (Êxodo 35.4-5)

 

Disse mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel: Esta é a palavra que o Senhor ordenou, dizendo: Tomai, do que tendes, uma oferta para o Senhor; cada um, de coração disposto, voluntariamente a trará por oferta ao Senhor. (Êx 35.4-5)

 

O povo de Deus dá com gratidão em resposta à graça dele.

Ou, pelo menos, deveríamos fazer assim. Muitas vezes, porém, nossas razões para dar são muito diferentes. Muitos veem o dar como algo que devem fazer ou deveriam fazer, talvez por causa de sua posição social ou das percepções dos outros. Alguns dão em resposta a uma medida de culpa, tentando reparar suas más ações. Outros dão por medo, pensando: “É melhor eu dar, ou Deus não vai querer me abençoar”.

Mas o princípio de dar que percorre toda a Bíblia é muito diferente.

No deserto, enquanto os israelitas se preparavam para construir o tabernáculo para o Senhor, Moisés começou uma coleta para a obra. Seu pedido não era pesado ou manipulador; ele simplesmente disse ao povo que o Senhor estava disposto a receber de todos os que estavam dispostos a dar, e todo coração generoso trazia uma oferta. Eles não apenas deram do que tinham, mas também deram com base em quem eram e nas habilidades que Deus lhes dera, desde a construção e confecção de tecidos até o artesanato e a arte.

Muitos deram, e deram em um grau muito alto. Como resultado, Moisés teve de emitir uma segunda diretriz, enviando uma mensagem por todo o acampamento: “Nenhum homem ou mulher faça mais obra alguma para a oferta do santuário” (Êx 36.6). Eles sabiam que Deus lhes dera tudo o que tinham. Alimentados pela imensidão da bondade de Deus, eles transbordaram em generosidade — a ponto de Moisés ter de mandá-los parar!

O Senhor não precisa de nada, mas está disposto a receber daqueles que, por sua graça, são os beneficiários de seus muitos dons. Deus não administra sua graça em porcentagens; ele a concede — e da abundância de seu coração, em Jesus, ele deu ao seu povo uma bênção após a outra. Quando nós, os destinatários de sua graça, damos o nosso tempo, dinheiro, talentos ou qualquer outra coisa de forma abundante e grata, Deus é glorificado.

O desejo de Deus por corações generosos nunca diminui. Ele tem um plano para salvar as pessoas por meio da obra de seu Filho, e anseia por seguidores que estejam dispostos a participar da obra do Evangelho por meio de doações. É a graça, e somente a graça, que move uma pessoa a dar tanto sacrificialmente quanto alegremente. Se a sua doação — de seu tempo, seus talentos ou seu dinheiro — é limitada ou relutante, reflita sobre a graça de Deus em derramar tanto sobre você, principalmente no Senhor Jesus. Seja movido pela graça dele, e você encontrará abundante gratidão que transborda em generosidade, trazendo glória e louvor a Deus.


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!