Sobrevivendo aos Perigos da Prosperidade (Randy Alcorn)

Dwight L. Moody disse certa vez: “Nós podemos suportar melhor a aflição do que a prosperidade; pois na prosperidade, nós esquecemos de Deus”. Isso me lembra de algo que Josef Tson, um crente que quase foi martirizado na Romênia comunista, disse em uma aula sua que tive a oportunidade de assistir: “Noventa por cento dos cristãos passam na prova da adversidade, enquanto que noventa por cento dos cristãos são reprovados na prova da prosperidade”.

Isso realmente encontra voz na Palavra de Deus. Por exemplo, Deuteronômio 6:10-12 diz:

“Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste; e, quando comeres e te fartares, guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão”.

Precisamos perceber que se não fosse pela obra de Deus em nossas vidas, nós nunca teríamos experimentado tais abundantes bênçãos. Quantas coisas boas nos acontecem que não tivemos de trabalhar, conquistar ou alcançar, mas simplesmente foram dadas em nossas mãos através os lares onde crescemos e da cultura na qual vivemos? Tais bênçãos vêm através das coisas que Deus fez no passado e está fazendo no presente por nós.

Oseias 13:6 diz: “Quando tinham pasto, eles se fartaram, e, uma vez fartos, ensoberbeceu-se-lhes o coração; por isso, se esqueceram de mim”. Sempre há o perigo de olhar para todas as coisas que Deus deu e começar a pensar que nós conquistamos tais coisas. Nós começamos a crer que, de alguma maneira, nós merecemos tudo o que temos ao invés de reconhecermos a soberana graça de Deus que colocou tais boas coisas em nossas mãos.

Então sejamos conscientes na prosperidade. A única maneira de sobreviver à prosperidade é vê-la como um presente da mão de Deus, e usá-la generosamente para ajudar outras pessoas.

Por Randy Alcorn. ©1991 – 2013 Eternal Perspective Ministries. All Rights Reserved. Original: Surviving the Dangers of Prosperity

Tradução: Alan Cristie. Ministério Fiel 2013 © Todos os direitos reservados. Original: Sobrevivendo aos Perigos da Prosperidade (Randy Alcorn)

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Clique para compartilhar no Facebook
Clique para compartilhar no Facebook