Qual nossa motivação na santificação?

A relação entre justificação e santificação — entre ser declarado justo em um momento e ser feito justo ao longo de uma vida — é delicado, complexo e de crucial compreensão.

“Santificação é sempre apropriadamente construída sobre a justificação”, diz Bryan Chapell em uma nova mesa redonda com Kevin DeYoung e Rick Phillips. Ainda assim, ele explica, podemos cometer dois erros quanto ao que motiva nossa obediência: ou negar a pluralidade das motivações ou a prioridade das motivações.

“Nunca corremos o risco de falar demais da graça”, insiste DeYoung, “mas podemos falar sobre graça de uma maneira mutilada e reducionista”. Devemos ter grande cuidado, então, para lidar fielmente com a multiplicidade das motivações bíblicas, resistindo a tendência de abrandar certos textos, e ao mesmo tempo nunca ficar “desconfiado da graça”.

Phillips adverte contra a retórica que sugere que a santificação é um “acessório” da justificação — pouco mais do que “ficar empolgado com a justificação”. Mas, diz ele, santificação é uma “graça gêmea da justificação, cada uma resultante da união com Cristo”. Embora inseparáveis, cada uma dessas graças é um distinto aspecto da gloriosa boa nova do cristianismo.

Assista ao vídeo completo de 10 minutos para ouvir estes três pastores e membros do Conselho TGC discutirem correção exagerada, contextualização, advertências e mais.

Texto: Matt Smethurst. Original: Justification and Sanctification: What’s the Problem? Vídeo: Bryan Chapell, Kevin DeYoung e Rick Phillips. Website: http://thegospelcoalition.org; Copyright © 2014 The Gospel Coalition, Inc. Todos os direitos reservados. Usado com permissão.

Tradução: Alan Cristie; Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. Copyright  © 2014 Voltemos ao Evangelho. Original: Qual nossa motivação na santificação?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.