O Deus de diversas excelências

Uma das coisas que eu tenho constantemente tentado fazer como pastor é reunir aparentes opostos que não precisam ser opostos. Não quero que sejamos uma igreja desigual que excele em um tipo de virtude às custas de outras virtudes.

Obviamente, não seremos capazes de fazer todas as coisas igualmente bem como igreja, assim como não se pode fazer todas as coisas igualmente bem como indivíduo. mas minha esperança é que a University Reformed Church possa ser marcada por diversas excelências: graça e verdade, precisão lógica e paixão benevolente, pensamento cuidadoso e sentimento compassivo, forte teologia e amor afetuoso, liberdade cristã e disciplina espiritual, cuidado congregacional e evangelismo comprometido, apreciação por empresários e empreendedores e apoio à justiça social, interesse em evangelismo local e interesse em missões mundiais, excelência sem elitismo, unidade sem uniformidade, diversidade sem infidelidade doutrinária, ambição sem arrogância e contentamento sem complacência.

A razão pela qual queremos ser uma igreja de diversas excelências é porque Deus é um Deus de diversas excelências. Ele é soberano, poderoso, onisciente e santo. E ele é misericordioso, paciente, sábio e amoroso. Se somos uma igreja com virtudes desiguais, não refletiremos o caráter de Deus que é perfeito em todos os seus caminhos.

Nem refletiremos Jesus. Você quer saber por que teologia é importante? É importante porque nós nos tornamos aquilo que adoramos. Portanto, precisamos saber como Deus é e como Jesus é. Se temos um Senhor desigual, nos tornamos cristãos desiguais. Precisamos conhecer Jesus Cristo tanto como Leão quanto como Cordeiro.

O Jesus semelhante a um Leão em Mateus 23 que disse: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!” é o mesmo Jesus semelhante a um Cordeiro em Mateus 25 que disse: “Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”.

E o Jesus semelhante a um Cordeiro em Mateus 27 que clamou: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” é o mesmo Jesus semelhante a um Leão em Mateus 28 que declarou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”. Nós precisamos adorar Jesus por todas as suas diversas excelências.

Isso significa que, como crentes, devemos ser deliberados e diligentes em conhecer, estimar, imitar e descansar em cada faceta da glória de Cristo. Se você é especialmente atraído pela força de Jesus, seu comprometimento obstinado com a Palavra de Deus e seu inefável poder, então tire um tempo para meditar na misericórdia de Jesus, em sua identificação com forasteiros e seu inefável sofrimento. E se você é atraído a Jesus como seu melhor amigo, confidente e consolador, certifique-se de adorá-lo reverentemente como seu Rei, Senhor e Justo Juiz.

E se você ainda não conhece a Deus ou ainda está se familiarizando com Cristo, considere o seguinte: Um Deus que é apenas um leão ou apenas um cordeiro é apenas meio Deus. Você se machuca e sofre, então precisa de mais que um Rei para governar sobre você. Mas você também precisa de sabedoria e direção, então você precisa de mais do que uma mão carinhosa para consolá-lo. Você peca, então você precisa de um Cordeiro para carregar a culpa que você sente e a punição que você merece. Você luta, então precisa de um Leão que possa devorar o mal que trabalha dentro de você e o mal que trabalha contra você.

O que há de bom em um Deus semelhante a um Leão se ele não resolve a questão do pecado e se ele governa apenas através do seu rugido?

O que há de bom em um Deus semelhante a um Cordeiro se ele não triunfa sobre o sofrimento e lida com as injustiças do universo?

Jesus está chamando. Você ouve a sua voz? Não há voz como a dele. Só em Jesus Cristo você encontrará um Deus que é tanto um forte Leão quanto um Cordeiro morto. Só nele você encontrará um Deus de tantas lindas e diversas excelências.

Por: Kevin DeYoung. © The Gospel Coalition. Website: thegospelcoalition.org. Traduzido com permissão. Fonte: The God of Diverse Excellencies.

Original: O Deus de diversas excelências. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Alan Cristie.