um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Dez acusações: Oração e Introdução – Paul Washer

Antes de ler este artigo sugiro que você leia a introdução.

Assista aos dois primeiros vídeos da série “10 Acusações”:

E-book Grátis

Baixe gratuitamente o e-book “10 Acusações Contra a Igreja Moderna”, de Paul Washer.

Clique aqui para fazer o download

Dez acusações contra a igreja moderna

Por Paul Washer

Oração

Vamos ao Senhor em oração.

Pai, eu venho até Ti no nome do Teu Filho, Jesus Cristo. Senhor, Tu sabes todas as coisas. Elas estão, diante de Ti, como um livro aberto. Quem consegue esconder seu coração de Tua presença e de Teu olho? As obras mais espertas dos homens estão expostas à Tua frente. Tua onisciência não conhece limites. E se não fosse pela graça, eu seria, de todos os homens, o mais apavorado, mas há graça, abundante e gloriosa, derramada sobre o mais fraco dos homens e abundando para a Tua glória. Pai, eu te louvo e adoro e agradeço por tudo que Tu és e tudo o que Tu tens feito. E não há ninguém como Tu, nos céus ou na terra ou debaixo da terra. Tu és Rei e não há nenhum outro. Tu és Salvador e não compartilhas essa glória com nenhum outro.

Pai, nesta noite, Tu me conheces e sabes da minha grande necessidade de graça. Por que estou aqui a não ser que Tu chamaste o mais fraco dentre os homens, o mais desprezível dentre os irmãos e que, pela Tua graça, muitas vezes, o menor ensina o maior? Esse é sempre o meu caso. E eu te louvo. Eu te adoro.

Pai, ajuda-nos nesta noite. Para o vento com a eloqüência; para o inferno com o intelecto brilhante, Pai. Deixe que a verdade venha. Deixe-me ser mudado. Que o estado da Tua Igreja seja mais glorioso. Eu oro por graça sobre graça e misericórdia sobre misericórdia sobre mim mesmo e sobre os ouvintes que estão presentes aqui. Ajudem-nos, ó Deus, e nós seremos ajudados e nos gloriaremos nesta ajuda. Em nome de Jesus. Amem.
Introdução

É um grande privilégio estar aqui esta noite. Um espantoso privilégio estar aqui diante de vocês e falar de coisas como avivamento, reforma, o trabalho de Deus entre seu povo e entre os homens. Mas esta noite irei compartilhar com vocês uma acusação, uma acusação, mas é uma acusação de esperança.

Enquanto eu estava orando sobre o que eu deveria fazer nesta série de reuniões cheguei a uma grande conclusão, um grande fardo que foi colocado no meu coração. Precisamos de avivamento. Precisamos de um despertar, mas não podemos simplesmente esperar que o Espírito Santo venha e limpe toda a bagunça que fizemos. Temos uma clara direção da Palavra de Deus no que diz respeito ao que Ele tem feito através de Cristo, a como Ele espera que vivamos, a como Ele espera que ordenemos Sua Igreja. E faz pouco bem aos homens clamarem por manifestações extra-bíblicas quando princípios bíblicos são violados ao nosso redor.

Eu quero que você saiba disto: há pouca necessidade para o diabo e os homens maus se oporem a um homem orando por avivamento a não ser que ele também esteja trabalhando por reforma. Nós temos recebido verdade e nós não podemos simplesmente fazer o que é certo aos nossos próprios olhos e depois esperar que o Espírito Santo venha e abençoe o nosso trabalho.

Ao olharmos para o Antigo Testamento, vemos que Moisés recebeu muita, muita detalhada explicação sobre como construir o templo. Agora, isso foi dado para o bem de Moisés ou para o bem da Igreja? Eu acho que o que está sendo explicado aqui é que Deus é específico na sua vontade e que nós não devemos presumir que podemos pegar o menor detalhe e ignorá-lo.

Agora eu sei que eu sou um homem frágil e sei que sou esbofeteado por muitas fraquezas, mas tenho uma acusação e eu não posso chamar-lhe de minha acusação porque quem sou eu para acusar alguém. E eu não ouso chamar de a acusação de Deus, pois como posso presumir sobre Seu nome. Mas eu vou dizer isso: quando eu olho ao redor na igreja e a comparo com as Escrituras, eu vejo que há certas coisas que têm de mudar.

Eu não sou Martinho Lutero. Isto não é “95 teses pregadas na porta de Wittemberg”, mas este é um fardo em meu coração e eu devo partilhá-lo. Eu devo partilhá-lo. Agora, deixe-me dizer isto. O que eu vou dizer irá irar alguns de vocês, mas permitam-me adverti-los. Pode ser verdade que você será capaz de me acusar de arrogância. Pode ser verdade que você não goste de como eu irei falar. Tenho sido muitas vezes arrogante e tenho muitas vezes falado a verdade de uma forma errada, mas não permitam que seja uma desculpa para vocês. A questão é: o que estou dizendo é verdade, mesmo sendo entregue através de um mensageiro defeituoso, ou não?

Outros se alegrarão no que vocês estão ouvindo e vocês vão querer dizer, “Amém”, e talvez levantar suas armas. Mas não façam isso porque todos nós temos uma medida de culpa. E se você tiver atingido algum estado espiritual, então eu diria o que meu irmão disse: “o que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?” (1 Co 4: 7) Não seria melhor adorar a Deus em humildade?

Se você é um jovem ministro, eu não quero que você pegue estas verdades e as leve de volta e ataque sua igreja sem amor. Eu faria uma sugestão: veja se os joelhos estão sangrando antes de começar qualquer tipo de reforma.

E se você é um ministro mais velho servindo ao Senhor, por muitos, muitos anos eu te imploro para não ser arrogante. Um rei velho e tolo pode aprender com os mais fracos de seus servos. E também peço isto: tenha a coragem de mudar tudo mesmo que seja o último dia de sua vida, pelo menos você pode ir para a glória sabendo que você tentou fazer uma reforma que era bíblica.

E eu vou dizer isso como um aviso aos homens mais velhos. Agora, me escutem cuidadosamente. Eu conheço a exortação em 1ª Timóteo capítulo cinco sobre a forma como devo dirigir-me a vocês e então eu irei dirigir-me a vocês desta forma. Mas há um grande despertar em curso neste país e não só neste país, mas na Europa onde tenho ido e na América do Sul e em muitos outros lugares estou vendo jovens voltando para a rocha a partir da qual fomos cortados. Eles estão lendo Spurgeon e Whitefield. Eles ainda estão ouvindo Ravenhill e Martin Lloyd-Jones e Tozer e Wesley. É um grande, enorme movimento, mesmo que a mídia popular e o cristianismo de hoje ainda não tenham descoberto o que está acontecendo. Eu quero que você saiba que eu nunca teria sonhado há 15 anos que eu veria o despertar que estou vendo. E não é por causa do meu ministério. Mas eu vou para lugares diferentes e vejo o que Deus está fazendo sem nenhum dos nossos ministérios.

Quer sejam mil moços, na Holanda, declarando “As coisas têm que mudar”, clamando a noite toda em oração pelo poder de Deus e pela verdade da Escritura. Ou na América do Sul, reconhecendo que eles foram muito influenciados pela psicologia e todo tipo de técnicas superficiais provenientes da América no que diz respeito ao evangelismo e, agora, em lágrimas e quebrantados estão voltando e evangelizando suas igrejas. Ou as cidades do interior dos Estados Unidos onde eu tenho sentado, por vezes, até duas, três horas da manhã discutindo teologia com jovens afro-americanos da periferia, a quem Deus vai levantar para pregar mais do que ninguém nunca vai ser capaz de imaginar neste dia.

Há um despertar.

E vou dizer-lhe isto com ternura. A maioria dos homens com mais de 40 anos não tem sequer uma pista sobre isso. Muitos dos jovens que estão voltando aos velhos homens e às velhas pregações e à verdade que tem trazido despertar inúmeras vezes neste mundo, a maioria desses jovens são muito jovens. E eles vão para seus pastores, eles vão para os seus dirigentes e dizem: “Olhe para isto, o que temos descoberto. Olha o que aconteceu no País de Gales. Olha o que aconteceu na África. Olhe para este e olhe para este e olhar para este ensino. É absolutamente incrível.” E a maioria deles irá desprezá-los ou irá dizer, “Isto não é nada diferente do que eu tenho pregado em 25 anos,” quando, na verdade, é completamente diferente do que eles têm pregado em 25 anos.

E, portanto, temos que ter muito, muito cuidado para compreender que Deus está fazendo o trabalho. E aquele que começou boa obra, vai completá-la. (Fp 1: 16)

Muitas pessoas têm a idéia de que vão orar em um avivamento. E outras pessoas dizem, “Avivamento virá se você orar ou não.” Eu não estou em qualquer um desses campos. Mas eu sei disto: quando vejo os homens e as mulheres e os jovens em todo o mundo orando por um despertar, para mim isto é o primeiro fruto do avivamento. E eu posso contar com o fato de que Aquele que deu os primeiros frutos trará a colheita inteira.

Agora, eu quero olhar para 10 acusações, se tivermos tempo, as coisas que eu penso que temos que mudar.

Tradução: Vinicius M. Pimentel (autor do blog Voltemos ao Evangelho)

24 Comentários
  1. Lucas Louback Diz

    Vini essa primeira mensagem relmente queimou meu coração

    Prossiga irmão

  2. Ednaldo Diz

    Oh, Glória!!!!

    Muito bom Vini, estou esperando o restante.

    P.S. Isso me faz pensar no porque Deus não me segurou na IURD na minha infância, me deixou sair de lá, mesmo sabendo que eu iria fazer muita coisa que não o glorifica, e me arrependo muito por te-Lo envergonhado. Mas hoje eu vejo que Ele me chamou de novo no momento certo, para que Ele me revelasse as doutrinas a muito esquecidas em muitas de nossas igrejas. “Aviva Senhor a Tua Obra”

  3. guriiii Diz

    caraa, DEMAIS, vejo isso pra mim, apesar de eu estar numa igreja arminiana pentecostal, nunca aceitei as coisas de lá, e não sabia nem o que éra reforma protestante, e agora ta tudo se entrelaçando!

    continua cara! continua cara!

  4. Ednaldo Diz

    Paz Vini,

    Estou com fome, onde está o prato principal???

    Estou esperando.

    Ednaldo,

  5. Marco Diz

    fico feliz por saber que tenho irmaos em CRisto que aprende, o mesmo que eu que bom saber que fomos escolhidos para ser uma so familia so mesmo Deus nosso Senhor Jesus Cristo, pra nos dar essa alegria, que DEus nos abencoe nos todos os escolhidos para por a mao nesse arado vamos em frente, porque isso e vontade de Deuse nao nossa , Graca somente Graca Amen . marcoporfirio de new york

  6. Marla Oliveira Diz

    Oh, que Deus continue levantando homens e mulheres de fé para serem instrumentos do avivamento. O irmão não esqueça de postar também os sermões do pastor John Piper que também são excelentes!!!

  7. Pablo Diz

    como faço para ter um contato mais estreito com vc,pois sinto que tambem serei um dos reformadores do rio de janeiro e sei que precisamos nos unir
    meu no é Pablo 78708564 pazz

  8. (-V-) Diz

    Pablo, deixe seu msn que fica mais fácil. ^^

  9. Anonymous Diz

    Galera…reforma queima em mim.
    MOro na bahia. Essa parada de prosperidade tem pirado eu.
    Eu tenho me sentido meio só nessa onda. Quem tiver com idéias reformistas, entra em contato comigo.
    meu msn é [email protected]
    eu tow loco pra ver a comunidade evangélica mudando e VOLTANDO AO EVANGÉLHO.
    abração pessoal.
    QUem Deus coloque em nós, o mesmo Espírito que moveu Lutero, Calvino, Konx, Anabatistas, Zuinglio, puritanos, todos avivalistas, OS cristãos da igreja primitiva, e o Espírito que estava no Próprio Jesus, o Cristo.

  10. Pastor Mozart Paulino Diz

    Querido amigo e irmão Vini,

    Louvo a Deus pela sua vida. Seu blog tem sido uma das ferramentas que o Senhor tem usado para despertar Seu povo.

    Que o Senhor o abençoe.

    MSP

  11. Blog do Jordanny Silva Diz

    Aguardamos, ansiosamente, o restante da mensagem… Abraços e força meu amado!
    Jordanny Silva

  12. Anonymous Diz

    Amado Paz, não sei o que dizer diante de tal verdade, que o Senhor Jesus nos ajude nesta busca e nesta batalha espiritual contra as inverdades pregadas e inventadas por homens que são guiados por seus próprio entendimento. Deus o abençoe em Cristo Jesus.

    E vamos a Reforma.

  13. Anonymous Diz

    Olá Vinicius… Estou muito empolgado com vosso blog e outros dessa natureza. Sou presbítero há anos, e vejo que pela graça do Senhor, está sendo levantados irmãos com muita disposição (certamente vindos do Santo Espírito) para escrever,exortar e divulgar de vários modos a PALAVRA DO SENHOR em toda sua profundidade.
    Como êsses valores antigos do Evangelho Total, renovam nossas mentes e nos dá um norte na nossa vida espiritual, onde a maioria está completamente perdida, pelo evangelho diluido da conquista,da prosperidade,do poder: Pois eu posso, pois sou um vencedor, etc..etc…
    Assim damos GLÓRIAS AO DEUS ETERNO por vidas tão necessárias (como a sua) em nosso tempo de frigidez espiritual e tantos príncipios heréticos.
    Só quero compartilhar uma coisa para quem achar necessário:
    Tenho baixado muitos vídeos aqui postados e em outros sites dessa ordem que me permite depois passar na TV, junto com amigos e familiares e irmãos, ou mesmo encaminhar uma cópia a quem achar necessário.
    È fácil e rápido, precisando sómente de um programa que na medida que clico no vídeo o programa já começa a baixar totalmente. Iniciando o download posso ir para outro qualquer ou mesmo em outra página que o processo continua, onde houve casos que baixei 10 vídeos de uma só vez.
    Certamente que o programa tem um pequeno valor, acho que em torno de R$.50,00, mas para nós é de uma importância muito grande pela facilidade que o mesmo oferece. Bem, estamos as ordens naquilo que precisar. Deus os abençoe a cada dia. Irineu- email: [email protected]

  14. (-V-) Diz

    Olá Iirineu,

    Não entendi direito, mas se vc estiver falando dos vídeos do Voltemos ao Evangelho, quase 100% deles possuem links para download. Baixando assim direto a qualidade final deve ser bem melhor.
    só uma dica.

    Voltemos ao Evangelho,
    Vini

  15. Daniel Solano de Oliveira Diz

    Caro Vinícius, há bastante tempo tenho procurado na Internet por conteúdo cristão relevante, e encontrar seu blog foi como achar uma pérola no meio de enxurradas de lixo que estão na Net. Tenho acompanhado todos os dias e indicado a todo mundo que conheço. Também comecei um blog há pouco tempo (http://perolasdoevangelho.blogspot.com/) e tenho colocado vários links lá para seus vídeos no You Tube e outros que tenho achado na Net, quero divulgar o máximo possível para o glória de Deus!
    Que Deus te abençoe e continue com este trabalho maravilhoso de tradução e publicação de sermões tão valiosos e necessários nestes dias de trevas.
    Abraços!

  16. Phellipe Diz

    Dentre muitas outros sites que podem nos ajudar, http://www.missoes2020.org , http://www.aosseuspes.com .
    Abraço.
    Phellipe – Piçarras – SC

  17. wallysou Diz

    Vini, amado, parabéns pelo trabalho.

    vc conhece os vídeos de avivamento de Fiji, Colômbia, Hemet, Amolonga, etc?

    gde abço, apz.

  18. Andrea Almeida Diz

    Olá, eu e meu marido acabamos de conhecer este blog e ficamos impactados com
    a riqueza de seu conteúdo. Muito obrigada por esse trabalho tão edificante.
    Com certeza iremos divulgá-lo e acompanhá-lo de perto.
    abraço.

  19. Daniel Moreira Diz

    Parabéns a toda equipe…estão realizando um grande trabalho!!

    Sou mais um servo do Messias Jesus Cristo aqui de Belo Horizonte, qualquer trabalho feito aqui pesso que entre em contato: [email protected]

    Deus abençoe a todos vcs.

  20. Anonymous Diz

    Deus verdadeiramente fala por meio do pastor Paul Washer.

  21. Jeziel Diz

    Paz do Senhor Vini, Linda introdução! Nos deixa muito curiosos pelo restante dessa palavra. Existe alguma previsão do blog quanto ao restante? Aguardo ancioso. Que Deus vos abençoe em Cristo

  22. (-V-) Diz

    Paz Jeziel, a pregação já foi toda postada.
    Veja o índice aqui:
    http://voltemosaoevangelho.blogspot.com/2008/11/dez-acusaes-contra-igreja-moderna.html

  23. Anonymous Diz

    Josane disse… como faço para ter um contato mais estreito com vc,pois sinto que tambem serei um dos reformadores da Bahia e sei que precisamos nos unir meu msn é [email protected]. Que Deus vos abençóe

  24. Larissa Brito Diz

    Que bênção! Obrigada por nos disponibilizar este trabalho maravilhoso!

Comentários estão fechados.