Conheça mais os Puritanos

Puritanismo. O Que Foi?

O Puritanismo foi um movimento não organizado que envolvia cristãos zelosos, metódicos, idealistas, realistas, cultos, íntegros, com experiência espiritual profunda, práticos, formadores da verdadeira família cristã, cheios de ideais de renovação para a Igreja que envolvesse enriquecimento das verdades de Deus e ardor na devoção pessoal. OS PURITANOS são um exemplo de equilíbrio na vida cristã: PIEDADE E ORTODOXIA.

Grandes Testemunhos

Charles Spurgeon, o Príncipe dos Pregadores, se referindo ao valor dos Puritanos – por isso foi um dos ministros que teve riquíssima biblioteca puritana – afirmou: “Os homens modernos seriam mais ricos se pelo menos comessem das migalhas que caem da mesa dos Puritanos”. Spurgeon tinha sempre à sua cabeceira os livros em grande parte, foram instrumentos usados por Deus para a sua conversão.

George Whitefield afirmou que foram os livros de Baxter que o livraram de se tornar um asceta, místico ou legalista. A respeito dos Puritanos falou: “Ministros nunca escrevram ou pregaram tão bem quanto os que estão sob a cruz; O Espírito de Cristo e da glória, então, repousa sobre eles. Foi isto, sem dúvida, que transformou os puritanos em tão incandescentes luzes… de um modo especial escreveram e pregaram como homens que tinham autoridade, eles ainda falam; uma unção especial os abençoa”.

Relevância

Quando tomamos conhecimento do puritanismo e sua relevância; quando nos deparamos com a literatura, riquíssima, penetrante, que fez o Dr. J.I.Packer se expressar: “Devo mais a literatura Puritana do que a qualquer teologia que já lí”, sentimos o coração se encher de vigor e ansiedade para difundir o que consideramos necessário para o povo de Deus, hoje, no Brasil.
Texto extraído da editora Os Puritanos.

Quer conhecer mais?

Indico os seguintes Artigos:

Os Puritanos

Os Puritanos: Trabalho e Sucesso

– Por que precisamos dos puritanos? | Parte 1 | Parte 2 |

Recomendações para se viver bem

Richard Baxter e a Frieza com as Almas

Que dizer dos Puritanos?

Indico as seguintes Pregações:

Projeto Puritanos (Disponíveis para Download Gratuíto)

Exemplo de uma das 22 pregações disponíveis no site: