[Reformanda] Uma Introdução: Perigo de Explosão

UM BREVE RESUMO

Idade Média, séc. XVI. A Basílica de São Pedro, em Roma, está sendo construída e para custear as despesas o papa Leão X tem uma brilhante idéia: vender indulgências. Assim, comprando um documento de indulgência assinado pelo Papa, a pessoa garantia seu lugar no céu, e poderia também garantir, desde que comprasse mais indulgências, o lugar de seus familiares vivos ou mortos. Conclama-se o maior marqueteiro da época, o dominicano Tetzel, na Alemanha, e essa bestialidade começa a ser vendida. Tetzel chegava a cantar: “quando a moeda na caixa tilintar a alma do purgatório vai saltar”. O povo pobre e crédulo da Alemanha, enganados pelos truques de prestidigitação (mágica) de Tetzel, e seus dotes propagandísticos, acorre para comprar aos montes. As caixas de Roma se enchem, o Papa Leão X exulta e luxa, e a população se afunda cada vez mais nas trevas da ignorância.

Wittemberg, Alemanha. Um sacerdote lê a Bíblia e a explica para o povo de sua paróquia. Ele fala a língua do povo, e diz que a salvação é apenas através da fé na obra redentora de Cristo, que não pode ser comprada ou vendida, mas se aceita a mesma em arrependimento, convicção de pecados e obediência a Deus. Ele escreve um tratado em 95 teses e o prega na porta da capela do castelo da cidade, local público para que fosse visto pelo maior número de pessoas possível. Era o dia 31 de outubro de 1517, e o homem era Matinho Lutero.

A partir desse episódio estava começando a maior revolução religiosa da história, surgia o Protestantismo. Agora passa a ser ensinado que só a graça é a fonte da salvação; só a fé, é a “mão” que a recebe; só as Escrituras são as palavras de Deus; só Cristo é o Salvador e o caminho para o céu; e só a Deus deve-se dar toda a glória. Eram estes os pilares da Reforma que começavam a ressoar por todo canto.

Fonte: Graça Plena

UM APROFUNDAMENTO

Seguem pequenos audios sobre a Reforma. Não percam.

Fonte: Bom Caminho – História da Igreja – Download dos MP3 no site

EXTRAS

  • Dois novos Wallpapers:


(Clique para tamanho real)

  • Música Castelo Forte em várias versões/estilos: (pegue o seu)

O PROJETO

Reformanda
Igreja Reformada sempre se Reformando
“Ecclesia reformata et semper reformanda est”

Voltar ao Evangelho é sempre estar se Reformando.
Junte-se nesta Reforma – Reformanda!


Obs: o VE não concorda com tudo que foi feito ou dito na Reforma. Nós nem concordamos com tudo o que você ou nós fazemos. Acreditamos que o Senhor continua Reformando sua Igreja. Então, continuemos voltando.

9 Comentários
  1. Jonathan Oliveira Diz

    Vini:

    Que DEUS o abençoe ricamente! Desde que conheci o Voltemos, não tenho deixado de passar aqui todos os dias. O Site tem cada dia mais ficado melhor. Agradeço a DEUS, pois existe irmãos como você, que usam da internet para poder edificar os salvos. Continue firme nesta obra, estamos sempre orando por você!

    Abraços,
    lutando junto pela sã doutrina,
    Jonathan Oliveira

  2. Wagner Diz

    Não acredito que a a IGREJA de Cristo necessite de Reforma. Lutero quis reformar a igreja institucionalizda e Constantinizada, o que não era e nunca foi IGREJA no contexto bíblico e neo-testamentário. Agora é digno de nota que vcs estão trazendo excelentes pastores como no caso do Piper, Driscol e é claro Washer. Suas mensagens são apenas e simplesmente bíblicas por isso acontece realmente a intervenção do Espírito Santo que atua somente na VERDADE.
    Deus abençoe!!!
    Wagner.

  3. (-V-) Diz

    Concordo em partes com você, Wagner. Entendo que a "I"greja de Cristo o busca, o ama e luta para ser santa. Contudo a "i"greja precisa sim de reforma.
    Sem contar que nós mesmo individualmente, que compomos o Corpo de Cristo precisamos a cada dia estar nos reformando, num processo contínuo de arrependimento e santificação.
    Paz,
    Vini

  4. George Luccas Diz

    Galera do V.E.
    Recomendo vcs entrarem no site geracaobenjamim.com e mais precisamente dah uma olhada em http://www.geracaobenjamim.com/modules/mydownloads/viewcat.php?cid=10 que é onde tem umas aulas sobre reforma protestante.
    ;)
    abraço.

    Msn/email: [email protected]

  5. Rafael Diz

    A matéria está muito boa, mas peca num termo que sempre foi usado para dar nome a movimentos essencialmente anticristãos: revolução. Revolução significa a destruição e a rejeição de TUDO o que a antecedeu. Este termo tem sido usado com o intuito de transformar o mal referido em um bem, e o bem em algo não diferente do mal. Isso vem ocorrendo com várias palavras em várias línguas. Um exemplo é o sentido positivo que hoje se dá a "irreverente". O fato de Jesus não ter transgredido a lei mosaica já torna impossível a qualificação d'Ele como revolucionário. Deus usou a aliança imperfeita que fez com o seu povo para selar a nova. Uma revolução aboliria o velho testamento; uma reforma daria novo significado a ele. Não é à toa que somos frutos da REFORMA protestante, e não da revolução protestante.

    As duas revoluções mais conhecidas são a francesa, de 1789, e a russa, de 1917. Outras revoluções, como a "Gloriosa" na Inglaterra e a americana foram consideradas revoluções tardiamente pelos historiadores. A primeira, na verdade, foi um aumento repentino de poder do parlamento sobre os monarcas; e a segunda foi uma guerra de independência, como a de vários países. Os revolucionários russos e franceses e os comunistas de várias nações orgulham-se de sê-lo desde então, enquanto os atores dos outros eventos certamente não gostariam de ser chamados assim.

    Vejam que hoje em dia, qualquer louco que queira destruir alguma instituição ou crença que não esteja conforme seus desejos se denomina um revolucionário. Chame um teólogo liberal de revolucionário e o verá se retorcendo de prazer, pondo seu queixo acima da boca. A vaidade dos néscios é banhada no ouro a cada louvor à revolução.

    De um grande apreciador do vosso trabalho,

    Rafael Resende Stival (salmo12.blogspot.com)

  6. (-V-) Diz

    Obrigado Rafael pela correção corretamente feita.
    Abraço,
    Vini

  7. JOELSON GOMES Diz

    Olá, sou Joelson Gomes do GRAÇA PLENA, feliz em ver um texto meu reproduzido aqui. Quero parabenizar vc pelo excelente blog, não conhecia. Lindo de se ver, e bom de se ler. Gostaria de saber se amigo gostaria de uma parceria de banner.

    Deus abençoe seu trabalho,

    Joelson Gomes
    http://gracaplena.blogspot.com

  8. George Emerson Diz

    Caros amigos, bom dia e a paz de Cristo à todos. Bom, em primeiro lugar quero agradecer pelo excelente conteúdo. Muito obrigado e que Deus vos abençoe grandemente. Em segundo, tentei acessar os links, mas todos estão quebrados. Por favor, assim que puder gostaria de poder ouvi-los. Obrigado mais uma vez.

    1. Vini Diz

      Arrumado =)

Comentários estão fechados.