um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

[PVE] Se os gentios não possuem a Lei, como Deus pode condená-los? ou E aqueles que nunca ouviram falar do Evangelho?

Pergunte ao VE
Se você tem alguma pergunta ou dúvida, mande um email para
[email protected]
e dependendo da pergunta
postaremos uma resposta assim que possível.

PERGUNTA

“(…) minha dúvida é quanto à condenação dos gentios. Que todos os homens são condenáveis diante de Deus, tenho essa consciência. Quanto a condenação dos judeus, compreendo, pelo fato de serem conhecedores da Lei, porém, transgressores. Agora, com que base os gentios, que não conhecem a Lei, serão – estão – condenados? Se não há lei, não há condenação, certo?”
RESPOSTA
Paulo no começo da epístola de Romanos trata justamente sobre este assunto. Sugiro que você dê uma lida em Romanos 1:18-31 e Romanos 2:5-16. Depois disso veja este vídeo do John Piper:

Se você deseja se aprofundar sugiro este dois textos:

  1. João Calvino – Romanos 2.14-16
  2. Ronald Hanko – Revelação Geral (não concordamos com exatamente tudo do texto)

Só mais uma coisa que acho relevante. Haverá diferentes níveis de condenação no inferno que normalmente estão relacionados ao nível de conhecimento que se teve com o Evangelho. Como vemos Jesus dizer a respeito, por exemplo, aqui e aqui. Mas isto não os inocenta, só os torna menos culpados.

Fonte dos textos: Monergismo
41 Comentários
  1. René Diz

    Creio que a pergunta não se refere à Lei, mas à justiça que há na Lei, que procede de Deus. Assim, a colocação seria um pouco diferente:
    Se a eleição prévia dos que são salvos e dos que são condenados fosse verdadeira, como seria o julgamento final dos condenados? Deus, o Grande Juiz, diria: “Vocês estão condenados à eternidade no lago de fogo e enxofre, que arde eternamente, e aqueles estão salvos disto, passando a viver Comigo eternamente”. Então os condenados argumentariam: “Por quê? Se isto é um julgamento, é preciso que haja justiça. Se fomos formados sem chance de regeneração, como sermos condenados por algo que não tínhamos condições de alcançar, ou fazer?”.

    “Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, JULGA segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação” (1Pe 1.17). O julgamento é mediante as obras de cada um, que são os resultados das escolhas feitas. O justo (o q vive por fé) é salvo, porque acolheu a Verdade pregada. O incrédulo (o q rejeitou a Palavra) é condenado por seu desprezo ao conhecimento de Deus. Se as pessoas não tivessem condições de fazer obras diferentes das que fazem, elas não poderiam ser julgadas por isto.

    É certo que o oleiro pode fazer, do mesmo barro, um vaso para honra e outro para desonra. Deus poderia ter feito pessoas para serem salvas e outras para serem condenadas, mas isto iria contra o Seu caráter, pois feriria a Sua justiça. Ao ser indagado “por que Você me fez assim”, Ele não poderia responder que foi por amor a essa pessoa e o Seu amor é por todas as pessoas (Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para COM TODOS – Tt 3.4).

    Fiquem na Paz do Senhor Jesus,
    René

  2. (-V-) Diz

    René,
    Creio que a pergunta foi a relação entre gentio, Lei e condenação.
    Sua pergunta é uma outra pergunta que já colocaremos na nossa lista de perguntas para serem respondidas.
    Mas peço que você medite nisto:
    – pode um pecador que ama o pecado, está escravizado ao e pelo pecado, odeia a Deus (tudo segundo Romanos 3) simplesmente decidir se regenerar e escolher aquilo que odeia? Qual a base bíblia para isto? Perceba que te peço uma base onde mostra que o pecador tem essa vontade ou capacidade e não uma onde Deus demande isto de todos, afinal são duas coisas diferentes.

  3. Josaías Diz

    Gostei da resposta. É engraçado que muitos pensam que as pessoas serão condenadas por não ouvir o Evangelho ou por não "aceitar a Jesus". Mas elas serão condenadas por seus pecados, não porque não aceitaram a Jesus. Claro que isso é um pecado também, mas Deus levará em consideração que essa pessoa nunca ouviu do Evangelho para poder negá-lo. (não estou dizendo que ele vá salvá-la)

    A consciência de cada um será como um advogado de acusação. O cara vai dizer: "mas eu nunca recebi os 10 mandamentos, como poderia cumpri-los?". Deus dirá: "você cumpriu ao menos o que você sabia que era certo? Porque você acha errado que sua esposa te traia, mas não parava de pensar na esposa do vizinho?".

    Os réprobos não entrarão nem na questão de "não fui capaz de crer". Eles não se interessam por essa questão, eles não acreditam em predestinação. Para eles, é besteira. Eles apenas saberão que foram condenados justamente, por muitas vezes falharem no padrão (baixíssimo) deles e no padrão (altíssimo e perfeito) de Deus.

    ABS

  4. George LUcas Diz

    René

    Deus não somente fez vasos pra honra e pra desonra..

    Rm 9:22 "E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição…"

    Deus criou vasos PREPARADOS para a perdição. Deus não ama a todos, antes ele "compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer" (Rm 9:18)

    O texto q vc cita, e muitos outros nas escrituras, quando fala da graça de Deus estendida a todos, não é todos literalmente, pq se vc olhar o contexto bíblico geral, não é pq Deus até mesmo entrega aos perversos o desejo impuro de seus corações.(Rm 1:28)

    Quando se trata da graça a todos, se refere a todos os povos, nações, tribos e raças…não somente os judeus. TOdos se refere a isso.

    Deus não ama a todos.

    abraço. ;)

    [ Rm 9:13-16 "Amei jacó, e odiei Esaú. Que diremos então? Deus é injusto? de maneira nenhuma. POis disse a moisés: COmpadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericordia. Assim , isso não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece."]

    1. Wlademir Dias Diz

      DEUS ama a todos, independente de cor, raça ou religião. Ele é perfeito, que nos dar o livre arbítrio para escolhermos os dois caminhos: Bem ou Mal. Agora tem um detalhe! Se semearmos o bem, o bem colheremos. Se semearmos o mal, o mal colheremos. DEUS é amor e também é justiça. DEUS dá a Graça Comum para todos. A chuva cai no quintal dos que andam pelos caminhos retos e também dos que andam pelos caminhos tortos. Tudo isso, pelo seu infinito amor e misericórdia para com todos. As pessoas que andam tortas, esquecem que a paciencia de DEUS tem limites. JUSTIÇA!!!

      Um forte abraço!
      Gostaria de comunicar-me.
      [email protected]

    2. Anderson Diz

      Já que Deus não ama a todos,o q ue dizer de João 3.16 ?!

    3. Anderson Diz

      Já que Deus não ama atodos o que dizer de João 3.16 ?!

    4. Rafael Vianna Diz

      A Paz, George Lucas.
      Não quero discutir a doutrina da predestinação, sabemos q isso não irá levar e nenhum lugar, mas vc dizer q o texto de Romanos 9: 13, prova q Deus não amou todos, lembre q essa passagem em outra tradução diz, …Amei a Jacó, e aborreci Esaú…, sabe pq, o fato de Deus ter amado Jacó ter escolhido ele para um plano, fez com q Esaú SE ABORRECESSE com Deus, e não Deus com ele.

  5. Anonymous Diz

    baseado em que uma pessoa diz q não pode ser julgada por algo que não pôde fazer?

    Deus disse que somos responsáveis por nossos atos. Isso significa que vamos ter que dá conta diante dEle sobre cada ação nossa, independente se conseguimos ou não.

    Lembrando que não conseguimos obedecer a lei de Deus, por nossa própria natureza herdada de Adão.

    É como culpar uma pessoa de não correr, com o pé quebrado. Ela não PODE correr, o problema é que ela quebrou o pé por que desobedeceu sua mãe e foi andar de skate.

    TOdos nós somos como pessoas de pés quebrados e Deus vai nos julgar por não correr. Só quem é salvo em cristo, não será condenado, pq ELe "não quebrou o pé" ;).. E correu pelo seu povo.

    Jesus queimou uma arvore pornão dá frutos!!! …Imagine nós que temos uma mente que raciocina..

  6. René Diz

    Quanto à sugestão de meditação, além de agradecer, digo o seguinte:
    “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu AOS QUE O AMAM” (Tg 1.12).

    Essa coroa da vida já passa a pertencer à pessoa, quando ela é regenerada, pois, a partir disto, ela está na mão do Senhor e ninguém a arrebatará da Sua mão (Jo 10.28). Talvez este esteja sendo o ponto que mais venha causando discussões, divergências, quanto ao que o Senhor diz: o momento do novo nascimento. Muitos têm pensado que, ao concordar que a pregação é verdadeira, ou ao levantar a mão durante um apelo, a pessoa já esteja nascendo de novo e esteja na mão do Senhor. Outros, crêem que a regeneração se dá pela autoridade de Deus, independentemente da vontade da pessoa. Mas, na verdade, a pessoa será ensinada e provada antes disso, para que, a todo momento, possa fazer sua opção de maneira consciente. É como se, diante de cada prova, a pessoa dissesse: “Apesar das dificuldades, eu vou continuar buscando ao Senhor, porque, sem Ele, minha vida é desprezível e, mesmo diante de todos os prazeres que eu pudesse desfrutar, eu nunca chegaria ao prazer eterno de estar com o grande Deus Criador”.

    Pedro fez uma declaração parecida com esta, muito antes de sua regeneração, quando Jesus perguntou se eles (Seus seguidores) queriam abandoná-Lo: “Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus” (Jo 6.68-69). Muito depois disto, Pedro negou publicamente a Jesus, em uma clara demonstração de que ainda não havia sido regenerado, pois quem já nasceu de novo não nega o seu Senhor, nem mesmo diante de torturas e da morte. Mas, no momento daquela declaração, ele já seguia a Jesus, reconhecia que Ele tinha as palavras da Verdade e cria e conhecia que Jesus era o Cristo de Deus. Ele disse isso por sua consciência, orientada pelo Espírito, sem a imposição de uma regeneração.
    No amor do Senhor Jesus,
    René

    1. le Diz

      que lindo este entendimento seu. quero ter esta sabedoria também. eu sei que tenho que buscar mais, mas sempre vejo as pessoas com uma sabedoria imensa e eu sem sequer conseguir dar uma saudação na igreja. isso me preocupa.

  7. (-V-) Diz

    Caro René,

    Quando dizemos regeneração entendemos o novo nascimento. E como disse Jesus o novo nascimento é uma obra que depende do livre-arbítrio do Espírito Santo (João 3)
    Quanto a Pedro não ter sido regenerado porque negou a Cristo discordo de você, porque segundo 1 João 5:1 aquele que crê em Cristo (e digo crer no sentido amplo de receber e não o sentido de Tiago) é nascido de Deus. Logo Pedro por crer que Jesus era o Cristo, aliás não por revelação própria, nem esforço próprio, mas porque o Pai revelou, já era regenerado.

    Paz e medite em tais coisas.
    Vinícius

  8. René Diz

    Amado Vinícius,
    Mais uma vez agradeço a sua amorosa atenção.
    Encerro com uma orientação bíblica, que é para todos nós:
    “Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente” (Rm 14.5).
    Continue com a bela obra que você tem feito em nome de Jesus e que a Sua Paz e a Sua sabedoria sejam com você a todo instante.
    René

  9. Luis Diz

    George Lucas, Deus não ama a todos os homens de maneira salvífica, mas ama toda a sua criação. O amor de Deus se manifesta em graus diferentes através da graça comum e da graça eletiva (salvífica).

  10. George Lucas Diz

    Valeu Sr. Luis. :)

    verdade…pq Deus faz o sol nascer pra os justos e injustos. ;) E esse amor nós também devemos ter pelas pessoas amando até nosso inimigos. ;)

    Sim…o sentido que eu quis dizer, é a respeito da salvação pq nesse ponto, Deus não ama todos…e loco que ELe não simplismente ignora os que ELe não ama, mas ELe EMPURRA!! .-. Ele endurece seus corações para que tenham ouvidos e não oução, tenham olhos e não vejam. .-. COnsidere a severidade de Deus .-. (Rm 11:22)

    Obrigado pela atenção. ;) Confesso que nesses tempos, acredito que mais do que nunca, nós temos que ser mais firmes na rocha que é Cristo, em cada detalhe da nossa vida…cada palavra. é profecia… =/

    Mas valeu a atenção cara ;)

    abração

    Email/msn: [email protected]

  11. pedrinhoww Diz

    valew ae vinicius por ter postado minha pergunta, foi de muita valia os estudos, videos, a duvida está sanada..

    abraços! :D

  12. Eric Diz

    A remissão ou resgate de toda a humanidade foi feita a través do sacrifício salvífico de Cristo, portanto quem aceitar este sacrif´cio terá a comunhão de uma vez por toda com o Pai pois o reino de Deus começa aqui mas não é aqui. Outrora uma pessoa que nunca ouvira falar de Jesus, certamente ele será julgado pelas suas próprias obras, seja por educação familiar, tribo ou crenças; e isto será imputado a ele por justiça, daí a nossa necessidade em apresentarmos o maior presente que a humanidade podia receber do criador, Jesus o salvador dos homens. Deus os abençõem!!!

  13. Anonymous Diz

    não há justiça na lei. somente há justiça no filho. tanto judeus como gentios que andam segundo a lei serão Julgados." porque o fim da lei é cristo, a justiça de todo o que cre. a justiça que é pela fé no filho de Deus."

  14. (-V-) Diz

    Eric, paz.

    Querido, seu comentário beira a blasfêmia. Cuidado. E falo isso com amor. Dizer que alguém pode ser salvo por sus próprias obras vai totalmente contra o ensino da depravação do homem do novo testamento e contra Is 64:6:
    "Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo"
    Ninguém pode ser salvo a parte do sangue de Cristo e da fé.
    Foi necessário somente um pecado para que Deus expulsasse Adão e Eva do Paraíso. Um pecado já torna a pessoa totalmente digna e merecedora do inferno.
    Não existe uma pobre pessoa que nunca ouviu falar do Evangelho, mas pecadores que suprimem a verdade e não dão graças a Deus.
    Peço, em amor, que veja novamente os textos apresentados e o vídeo e meus argumentos aqui dados e se arrependem.

    Em Cristo,
    Vini

  15. Luis Diz

    George Lucas, que isso cara, não precisa agradecer estamos aqui para nos ajudar. Soli Deo Gloria!

    Mas discordo sobre Deus apenas "empurrar" os não eleitos. Eles estão vivos apesar de viverem para o pecado, e todos nos sabemos que a alma que peca é digna de morte e condenação; permanecer vivo após pecar é continuar recebendo vida enquanto se merecia a morte, é a manifestação da graça de Deus, do seu amor, paciência e bondade. Além de ainda terem vida, usufruem de muitos benefícios da parte de Deus, experimentam prazeres e alegrias. Deus usa de misericórdia e benignidade suportando os vasos da ira [que são responsáveis por seus pecados, que isso fique claro], preparados para a perdição e para demonstração do poder de Deus (Rm 9:23), mas não é apenas isso, eles recebem da graça comum de Deus e do Seu amor manifestado através de toda a criação… Sem dúvida, todos os homens são inescusáveis diante de Deus! (Rm 1:20)

    qualquer coisa:
    http://www.twitter.com/luisvegan ou
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11917440688769505060

    grande abraço!

  16. Eric Diz

    Paz! sim somos como trapo de imundícia como diz a palavra, não soube me expressar, me referi a pessoas nomades, indios p.ex que nunca ouviram falar de Jesus e morreram sem Cristo.

  17. (-V-) Diz

    Eric, esta é justamente a questão. Índios que nunca ouviram falar de Cristo irão ao inferno! Precisamos entender que eles são vil pecadores (como todos) e não buscam a Deus. E não como "pobres coitados que nunca tiveram chance", mas como pecadores que "tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis."

    A maior condenação de Deus sobre um povo é retirar o conhecimento salvífico do meio deles.

  18. Eric Diz

    Sim entendi que ninguém é salvo senão por Jesus, é fato; porém te convido a me expor em mais detalhes: Quando Paulo pregou aos atenienses sobre o deus desconhecido,os povos cultuavam deuses pagãos, os adoravam porque só os conheciam, como vç vê este fato? Não estou afirmando que estes foram salvos pela ignorancia mas como será o julgamento destes? Deus abençõe!!

  19. (-V-) Diz

    "os povos cultuavam deuses pagãos, os adoravam porque só os conheciam, como vç vê este fato?"

    Não é esse o testemunho das Escrituras de pessoas sem o conhecimento de Deus. Veja novamente os textos propostos a serem lidos na postagem e o vídeo do Piper.

    O julgamento deles será como os de todos: pelas obras. O que é igual à: todos que não estão debaixo da Obra de Cristo irão ao inferno. Lógico que a estes que tiveram menos conhecimento haverá menos rigor, mas mesmo assim eles são culpados por "tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis."

    Sugiro as leituras dos textos propostos pela postagem. Irá ajudar bastante.

    Deus te abençoe irmão!

    1. Portaltestemunho Diz

      Leia o artigo “As Sete Dispensações Bíblicas”, ajuda a um entendimento generalizado do plano de Deus para o homem.
      Deus te abençõe!

  20. Felipe Huvos Ribas Diz

    Vini, eu não acho que tenho base bíblica para falar sobre alguns assuntos discutidos nos comentários. Porém, gostaria de recomendar este texto: http://cirozibordi.blogspot.com/2008/11/por-que-romanos-9-no-avaliza.html
    (perceba que já foi postada a parte 2). Nesse mesmo blog há outros textos falando sobre possibilidade de perda da salvação, por exemplo. Sugiro igualmente a leitura dos mesmos. Abraço.

  21. (-V-) Diz

    Caro Felipe,
    Várias tentativas de debate já foram tentadas com o caro Ciro, contudo ele só posta os comentários que lhe apraz e o Clóvis do Cinco Solas já respondeu várias das interpretações do Ciro que são o meu ver frágeis.
    Sobre a Segurança dos Eleitos iremos fazer um especial sobre as Doutrinas da Graça e esperamos responder todas as questões levantas.
    Aguarde.

    Paz,
    Vini

  22. Rodrigo Diz

    Valeu pessoal!
    Mensagem edificante.
    Que Deus nos ilumine para que sejamos instrumento de evangelização.

  23. ROSANA I Like Pink Diz

    Paz irmäo Vini!
    Passa o seguinte comigo: Estava lendo o livro de Apocalìpises, e como è um Livro codificado, proucurei ajuda atravès da internet, à fim de poder encontrar algumas explanaçöes. Porèm fiquei um pouco confusa e "pesada", pois com base nas explicaçöes da Igreja Adventista, "o selo", com qual, os crentes seriam marcados pelo Senhor Jesus, (antes da marca da besta), seria o guardar o sàbado. Confesso que sinto uma grande inquietude sobre o näo guardar o sàbado, e que bases bìblica, explanaçöes, poderiam vocês do VE me fornecerem, para que possa eu està mais convìcta e esclarecida sobre o que è certo?

    Uma segunda questäo: Tenho notado em minha vida, que ultimamente tenho sido bobardeada , (digamos assim), por muitos pensamentos "ruins", Me sinto muito mal, me debilitam, e fico as vezes depressiva. Tento rebatê-las orando ao Senhor, para que tome o domìnio de minha mente, e Lhe digo que o livre arbìtrio de minha mente näo è meu, mais Dele. Emfim, è uma luta terrìvel. Tem sido uma luta terrìvel! Me ajude, como vencer os pensamentos?
    Muito obrigado desde jà. Aguardo ansiosamente respostas, que para mim serà BÀLSAMO.
    Louvo a Deus por esta porta que è o VE, que tanto tem me edificado e mudado completamente a forma de como eu via o Evangelho e a vida cristä.
    Paz!

  24. (-V-) Diz

    Paz Rosana

    Não sou contra guardar o Sabbath (o dia do descanso), assim como a doutrina ortodoxa reformada também não é. Aliás, grandes pregadores, missionários todos guardavam o dia do Senhor.
    Para maior entendimento:
    http://www.bomcaminho.com/jp011.htm
    http://www.bomcaminho.com/jp012.htm
    http://iprodigo.com/textos/dia-do-senhor-dia-inutil.html
    Os 2 sites acima, são excelentes.

    Quanto ao livro do Apocalipse devo confessar que meu entendimento ainda é muito superficial e não me considero na posição de comentar sobre ele. Mas realmente não creio que a marca descrita se refira ao sábado porque isso não está nem perto do contexto, nem é mencionado. Falar isso é querer colocar algo que não está no texto. Tome cuidado com os comentários que você pega de Apocalipse rsrs =)

    Por fim, quanto aos pensamentos ruins. Faça guerra! Não pare! Continue lutando! Resista ao diabo e ele fugirá de você. Encha seus pensamentos com a Palavra, decore versículos e revide assim como Jesus fez. E ore para que Deus te de livramento, porque a promessa é que Ele sempre daria.

    Sei que fui simples e rápido nos comentários acima, mas espero que ajude.

    Paz,
    Vini

  25. (-V-) Diz

    Saimon, recebi seu recado. Mandei seu endereço para o pessoal do Sorteio. Apaguei o comentário para ninguém ter seu endereço.

    Paz

  26. Anonymous Diz

    Ola, gostaria de ver um post a respeito da Nova Ordem Mundial, ela realmente é o Anti Cristo na Terra??? Qual a opinião ed vocês sobre este assunto??

    1. Portaltestemunho Diz

      Paz!
      Aconcelho a leitura do artigo, “O Anticristo Vem Aí”. Entre outros artigos no blog.
      Bênçãos!

  27. (-V-) Diz

    Paz Anônimo,

    Não há como afirmar se ela é o anti-cristo, mas é fato que desde João já há vários anti-cristos. Aliás, toda "igreja" que prega doutrinas falsas não passa de uma igreja do anti-cristo.
    Como o foco do blog é o Evangelho e não escatologia, não nos aprofundaremos no assunto. Mas não creio que essa informação irá mudar 1 milésimo da minha fé ou prática dela.

    Em Cristo,
    Vinicius Musselman Pimentel
    http://www.voltemosaoevangelho.com

  28. Gabriel Lucas Dikaiosinen Diz

    Voltando à questao da Lei =p

    “Sabendo isto, que a lei não é feita para o JUSTO, mas para os INJUSTOS e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas”

    1 Timóteo 1:9

    Todos serão julgados por deus pelas suas obras, mas:

    1. Um grupo de pessoas será julgada em relação à Salvação, TODAS essas pessoas serão Julgadas Pela Torah ou pela Consciencia, em ultimo caso, como os Indios e barbaros.

    2. o Segundo grupo é dos que serão Julgados em Relação à recompensas. Esses são os que Creem em Jesus, nascidos de novo, perseverantes na Fé e no Amor de Jesus.

    Por tanto a Lei do Antigo testamento, Torah, não é para nós, Ela foi eliminada na Cruz no que diz respeito à nossa Salvação. Mas não descarto a possibilidade de deus nos julgar para recompensa pela Torah ( a parte MORAL e não a cerimonial e Civil da Lei)

    Sugiro a quem tiver duvidas sobre o Tema da Pergunta Ler a Epistola aos Romanos, nos 3 primeiros capitulos ….

    ____________Eirene

  29. Rafael Vianna Diz

    Roamana 2: 12-16, fala sobre isso, quem nunca ouviuo Evangelho ou teve conhecimento da Lei, vai ser julgado por sua própria lei ou conciencia, o que é mto pior, pois erramos mto mais por não ter conhecimento de Deus, já com relação aos textos mencionados, falando sobre “rigor”, é bem simples, pq está dentro deste texto de Romanos 2: 12-16, em Sodoma, como no Diluvio de Noé, houveram salvações a começar pelas crianças e por pessoas que não tinham conhecimento eram ignorantes, logo Deus utilizara de menos rigor com estes do que com os que viram sinais e ouviram a Palavra, ou seja esse havera menos rigor é para esse momento de Julgamento para salvação ou condenação, e não sofrimento no inferno, lá todos irão sofrer igualmente e eternamente.

  30. Bruna Diz

    Este vídeo não está mais disponível!Gostaria de ver!Tem como disponibilizar novamente??
    Obrigada!

  31. Rafael Diz

    Na ultima conferência fiel o Nicodemus tratou desse assunto em uma pregação. Quem quiser procura, vale muito a pena.

  32. caio felicio Diz

    poem o viveo denovo, pq n ta pegando e to ansioso pra ve-lo

  33. Guilhermee_91 Diz

    Pois é kara, esse vídeo é mto importante, sera qe ninguem tme?’1

  34. Filipe Diz

    Acho que as vezes nos perdemos muito tempo discutindo algo que talvez só confirme a crença de uns e gere contenda pra outros…a real é há muita gente morrendo lá fora e indo ao inferno…muito sabemos e achamos e pouco compartilhamos e amamos…são vidas que morrem por não conhecer a verdade do evangelho…

Comentários estão fechados.