Ah Haiti, que sejam os cristãos que cuidem de ti!

O que Jesus diria sobre a catástrofe?

Naquela ocasião, alguns dos que estavam presentes contaram a Jesus que houve um deslizamento de terra em Angra dos Reis. Jesus respondeu:

“Vocês pensam que esses cariocas eram mais pecadores que todos os outros, por terem sofrido dessa maneira? Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão. Ou vocês pensam que aqueles 200 mil que morreram, no terremoto do Haiti, eram mais culpados do que todos os outros habitantes do Haiti? Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão”.

Então contou esta parábola: “Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum. Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra?’ “Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei. Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ “.

(Paráfrase de Lucas 13:1-9)

FAQ-Haiti

Deus estava no controle do terremoto do Haiti?
Sim, nada escapa de seu controle (nem a morte de pardais, nem a queda de fios de cabelos – Mateus 10:29-30), Ele promove a paz e causa a desgraça (Isaías 45:7) e em tudo isso, todas as coisas Lhe servem (Salmo 119:91)

Deus matou aquelas aproximadas 200 mil pessoas (estimativa) no Haiti?
Sim, e Ele tira a vida de aproximadamente 150 mil pessoas por dia (estimativa atual). “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.” (1 Samuel 2:6)

O fato de Deus estar por trás de uma catástrofe como essa reflete sua vingança contra um povo que pratica idolatria?
Pode até ser, mas não nos cabe julgar isso, porque como disse Jesus no texto supracitado, eles não são mais pecadores e merecedores da condenação divina que qualquer outro. E digo mais, que qualquer outro cristão! Somos salvos pela misericórdia de Deus. Não temos nada em nós para nos gloriar.
Aqueles que buscam condená-los são como Tiago e João querendo mandar fogo dos céus a uma cidade: Não sabem de que espírito são, porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. (Lucas 9:54-56)

Devemos nos alegrar com a catástrofe?
Não. “O que se alegra na calamidade, não ficará impune” (Provérbios 17:5) Devemos chorar com os que choram (Romanos 12:15)

Qual deve ser nosso sentimento e atitude?
1) Conforme o texto de Lucas 13:1-9, reconhecer nossos próprios pecados e arrepender-nos, sabendo que só estamos vivos pela graça.

2) “Compadecer-nos e ajudar na prática, pois se o Senhor tem nos poupado, como a figueira da parábola, é pra que venhamos a dar frutos (v. 6-9).” (extraído do artigo do Solano Portela)

  • “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade” (1 João 3.17-18).
  • O ESPÍRITO do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (Isaías 61:1)

3) Saber que esta é uma grande oportunidade de glorificarmos ao Pai.

  • Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (João 15:8)

Como Ajudar?

Para auxiliar as vítimas do terremoto no Haiti: Ajuda através da organização de raízes cristãs, como a Visão Mundial:

  • por depósito nas contas:
    • Bradesco (Ag.: 3206-9 / CC: 461666-9)
    • Banco do Brasil (Ag.: 0007-8 / CC: 16423-2)
  • ou preencha este formulário.
12 Comentários
  1. Aline Ramos Diz

    Obrigada por compartilhar esta forma de estar ajudando aos irmãos do Haiti, através da Visão Mundial. Estarei divulgando em meu blog também, para que outras pessoas também possam contribuir.

    Obrigada por compartilhar o texto também. São verdades de Deus!

    Shalom!

  2. Anonymous Diz

    Amigo,
    preenchi o formulário para uma doação ao Haiti.
    Coloquei todos os dados do cartão, e aceitaram minha doação, porém não apreceu o valor. Nem locar para mim escolher o valor…
    Não estou gostando disto..Por favor entrem em contato para me explicar para que eu não tenha que tomar as providências. Penso que este blog é sério.
    Pr. Eliseo 46. 88016362 46-30256367

  3. (-V-) Diz

    Paz Pr. Eliseo

    O blog é sério. E o site Visão Mundial mais sério ainda. Contudo erros em sites acontecem. Eu coloquei um link direto para o formulário que eu também preenchi (só que quando preenchi constava na primeira página a informação do valor). Visitei o link que coloquei e de fato não possuía a informação de valor. Por isso troquei o link para uma etapa antes no site.
    Sugiro que você mande um email ou entre em contato com a Visão Mundial para saber qual valor foi passado (se foi algum valor passado). O padrão do site quando você entra é R$ 40,00 mensais.

    Em Cristo,
    Vini

  4. Jair Kunzler Diz

    Vini, vou postar esse artigo no Orthodoxia também, achei muito bom e dessa forma podemos ajudar tb aqueles necessitados. Não sabia como, mas agora ja tenho como fazer isso. Valeu!

  5. Anonymous Diz

    Não é preciso falar ou argumentar os motivos de tal tragedia, que ao invés de silenciar e chorar, o que seria mais digno e humano, preferem lançar sobre Deus todo o ônus da tragédia.
    ate mesmo eu que sou evangelico fiquei indignado com que li aki, sao coisas descritas dessa forma que dao motivos aos ant-cristo axar que Deus eh um deus mal, machista, narcisista e causador de medo, quando na verdade Deus eh amor, vcs deveriam rever seus conceitos ao invez de virem com respostas prontas para as coisas, mesmo que nao venham postar isso que estou escrevendo serve para vcs verem e reverem seus conceitos.
    ass:Ewerton.

  6. Hugo Diz

    Queridos, olhem para a história de Jó… quem estava por trás de toda desgraça que acometeu Jó? Satanás…

  7. Anonymous Diz

    Graça e Paz!
    Bom não creio que o Senhor Deus estava no controle do terremoto do Haiti.
    E que Deus matou aquelas aproximadas 200 mil pessoas… Tudo que está acontecendo são consequencias naturais daquilo que o homem mesmo provocou. Suas ambições,explorações de territórios,opressão,desmatamentos, poluição de toda sorte, sem falar que tudo está vinculado a avareza a ganancia e por conta disso a natureza vem sofrendo,agonizando dia após dia em estado gravissímo. Enfim o homem está destruindo a terra.

    ·APOCALIPSE (cap. 11)·
    18 Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

    Enquanto o tempo do homem estiver em vigor, Deus não poderá intervir pois o seu tempo de governo (TEOCRACIA)só se dará no milenio.
    Então o mundo continua posto no maligno.
    Conclusão: Deus permite que tudo isso aconteça mais não é de sua vontade.

  8. (-V-) Diz

    Ewerton,
    Versículos por favor. Devemos crer na Palavra de Deus e não em opiniões humanas. Apresentei vários versículos, quais deles você acha que estão errados?
    Nem mesmo Jesus falou que Deus não estava no controle das calamidades, antes mostrou que não é Deus o tirano, mas o Homem que é mal e MERECE as calamidades (só ler o texto de Lucas no começo do artigo) e que aqueles que não se arrependerem também serão castigados, mas que todos são igualmente pecadores.
    Deus é Soberano sobre as calamidades e o Homem responsáveis por elas. Este é o ensino das Escrituras, o que passa disso caí ou em hiper-calvinismo ou teísmo aberto.

    Hugo,
    Satanás estava por trás das tragédias e Deus por trás de Satanás. Não é isso que mostra o livro de Jó. Que Deus permitiu as calamidades e se permitiu é porque estava em sua vontade, porque senão negaria o pedido de Satanás. Deus usa meio, evidentemente. Ele não é o causador direto de todas as coisas (por exemplo, o pecado), mas ainda sim é Soberano sobre todas as coisas.
    Sugiro que leia os versículos postados no FAQ e medite neles. Aqueles versículos falam de parte do caráter de nosso Deus. Negá-los é cair em idolatria.

    Anônimo,
    Sim, são conseqüência naturais as quais estão debaixo do governo de Deus. É só ler o Velho Testamento. Toda natureza está debaixo do governo de Deus, inclusive o diabo, inclusive o homem.

    Paz aos três,
    Vini

  9. Anonymous Diz

    sim, mas eu digo q a forma como vc abrodou quiz dizer que Deus eh o culpado de tudo quando na verdade eh o homem q baguncou este mundo todo, e tambem, vc axa q no meio de todos aqueles mortos nenhum cristao morreu? da maneira como vc abordou nao parece soh estou dizendo para nao vir com respostas prontas como teologo, farizeus e escribas, pois da forma como a maioria hj nas igrejas pensam se jesus viesse hj seria cruscificado dinovo
    ass:Ewerton

  10. Yago Martins Diz

    Irmão Ewerton,
    Me desculpe 'tomar partido' na conversa, mas não resisti.

    Gostaria apenas de re-afirmar o que o irmão Vini abordou. Deus é soberano sobre TUDO que acontece. Leia novamente o Post e veja a bíblia falando por si só. Foi Deus quem fez aquele terremoto, isso é o que a bíblia nos mostra. Foi Deus que matou aquelas pessoas, é isso que a bíblia nos diz. O que for contra isso vai contra a Santa Palavra de Deus. Sobre os Cristãos que morreram, de que isso importa? Deus é quem tira a vida dos seus filhos assim como a vida dos infiéis. “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.” (I Sm 2.6)

    E pelo amor de Jesus, pare de afirmar que esse post é composto de 'respostas prontas', se você lê-lo novamente com cuidado verá que tudo é bem embasado pela bíblia.

    Que Deus nos abençoe e nos livre do erro.
    Que voltemos todos juntos ao evangelho.
    Yago.

  11. (-V-) Diz

    Ewerson, irmão.

    Entendo sua preocupação em defender a Deus. Mas a bíblia diz que Deus é Soberano sobre tudo, nada escapa de seu governo. Temos alguns outros vídeos aqui no VE falando sobre isso debaixo do tópico de Eleição/Predestinação e Atributos de Deus. É importante entender isso.
    Mas por outro lado não estou afirmando que Deus tem prazer na morte do ímpio, pois isso Ele não tem. Nem estou dizendo que quem morreu é mais pecador que qualquer outra pessoa. O ponto que levantei, aliás que Cristo levanta, é que todo aquele que não se arrepender igualmente perecerá.

    Veja as duas construções que fiz. Na primeira parte mostrei a responsabilidade do homem e na segunda mostrei a Soberania de Deus. A bíblia destaca as duas coisas e assim devemos fazê-lo.

    Contudo, os ímpios que morreram, morreram para sua condenação. E os jutos, para a glória, pois "Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos." (Salmos 116:15).

    Eu concordo com você que o homem bagunçou tudo, mas inclusive isto está debaixo da Soberania de Deus.

    obs1: com isso não estou dizendo que devemos julgá-los e condená-los, mas sim ajudar e oferecer o Supremo Tesouro e Rocha Eterna que jamais se abala.

    obs2: Não foram respostas prontas, pois eu inventei-as rsrs

    Paz e espero que saiba que minhas palavras fluem com amor,
    Vini

  12. Anonymous Diz

    isso mesmo q estou dizendo
    farizeus tambem se embazavam na biblia
    obs: texto sem contexto eh pretesto para heresia
    sem mais.
    ass:Ewerton

Comentários estão fechados.