[DOUTRINAS DA GRAÇA] Reflexões sobre o "livre arbítrio" (4)

MORTOS NÃO TEM LIVRE-ARBÍTRIO - C. H. Spurgeon

Narração e Edição de Vídeo: josemarbessa.blogspot.com

A INCAPACIDADE DA VONTADE HUMANA

Arthur W. Pink

Está na esfera da vontade humana a capacidade de aceitar ou rejeitar o Senhor Jesus como Salvador? Visto que o evangelho é anunciado ao pecador e que o Espírito Santo o convence de sua condição de perdido, está no poder de sua própria vontade resistir ou render-se a Deus? As respostas destas perguntas definem nossa opinião a respeito da depravação do homem.
Todos os crentes concordam com o fato de que o homem é uma criatura caída. Mas, freqüentemente, é muito difícil determinar o que eles querem dizer ao utilizarem o vocábulo “caído”. A impressão geral parece ser esta: o homem não está mais na mesma condição em que saiu das mãos do Criador; ele está sujeito a enfermidades e herdou tendências perversas; mas, se empregar ao máximo as suas habilidades, o homem será, de alguma maneira, capaz de desfrutar o máximo da felicidade.
Oh! quão distante isso está da terrível verdade! Enfermidades, doenças e a morte física são apenas ninharias em comparação com os resultados morais e espirituais da Queda! Somente quando examinamos as Escrituras Sagradas, podemos obter alguma idéia correta a respeito da extensão dessa terrível calamidade. Quando dizemos que o homem é totalmente depravado, estamos afirmando que a entrada do pecado na constituição humana afetou todas as partes e todas as faculdades do homem. A depravação total significa que o homem, em seu corpo, alma e espírito, é escravo do pecado e servo de Satanás — está andando de acordo com “o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Ef 2.2).
Não precisamos argumentar em favor desta verdade; é um fato comum da experiência dos homens. O homem é incapaz de atingir suas próprias aspirações e concretizar seus próprios ideais. Ele não pode fazer as coisas que gostaria de fazer. Existe uma incapacidade moral que o paralisa. Esta é uma prova de que ele não é um ser livre e que, ao contrário disso, é um escravo do pecado e de Satanás. “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos” (Jo 8.44).
O pecado é muito mais do que uma atitude ou uma série de atitudes; é a constituição do próprio homem. O pecado cega o entendimento, corrompe o coração e separa o homem de Deus. E a vontade do homem não escapou dos efeitos do pecado. A vontade está sob o domínio do pecado e de Satanás. Portanto, a vontade não é livre. Em resumo, as afeições amam e a vontade escolhe de acordo com o estado do coração; e, visto que este é enganoso e desesperadamente corrupto, mais do que todas as coisas, “não há quem entenda, não há quem busque a Deus” (Rm 3.11).

Por A. W. Pink. Tradução: Editora Fiel

17 Comentários
  1. TRAÇADOS Diz

    É, ao mesmo tempo, preocupante e confortante saber que Deus sempre…é o soberano nessa questão!! Quem o homem pensa que é pra conseguir "pescar" qualquer "dica" sobre Deus e seus caminhos???? Quanto mais temos consciencia de quem somos, mais apreciamos o que Deus fez em Cristo.

  2. Anonymous Diz

    Não entendi a moral desse texto, alguem pode resumir?

  3. Soberano Deus Diz

    Ao anônimo,

    O resumo é: Se, pois, o filhos vos libertar, verdadeiramente sereis livre.(Jo 8.36)

    O homem é condenado e merecedor do inferno e não há nada que possa o homem fazer para lhe tirar desta condição, ou melhor ainda, ele ñem tem essa intenção. Somente Cristo pode libertar (salvar ) através da operação de seu Espírito Santo convencendo o homem do pecado

  4. Rafeidous Diz

    Cara, é uma sacanagem escrever livre arbítrio entre aspas.

    1. Edward Diz

      Cidadão. Entre aspas está a sua vida. Se você é da fé que salva, mude o seu palavreado indecente.

  5. Dayan & Felipe Comunicação Diz

    Eu acho esse assunto muito complicado, pois eu simplesmente sinto vontade de pecar, e o fato de saber que nao posso fazer minhas vontade pecaminosas vem o sentimento de que livre arbítrio nao existe! Quem gostaria de ir para o inferno? prefiro deixar minhas vontade de lado do que ir para o inferno, creio que nao a alternativas ou obedecemos ou vamos para o inferno, isso faz eu pensar duas vezes antes de por um filho no mundo!

  6. Dayan & Felipe Comunicação Diz

    Eu acho esse assunto muito complicado, pois eu simplesmente sinto vontade de pecar, e o fato de saber que nao posso fazer minhas vontade pecaminosas vem o sentimento de que livre arbítrio nao existe! Quem gostaria de ir para o inferno? prefiro deixar minhas vontade de lado do que ir para o inferno, creio que nao a alternativas ou obedecemos ou vamos para o inferno, isso faz eu pensar duas vezes antes de por um filho no mundo!

    1. Junior Diz

      a vontade de pecar esta na natureza do homem.
      o que pode mudar isso?
      Somente quando o Espirito Santo toca o coração do homem e o converte a Cristo Jesus

  7. wellington croce Diz

    livre arbitrio.Nada mais e do que um novo Deus no Mercado.O deus que eu sirvo,nao é este mas o unico que reina sobre tudo e todos,Ben sei que tudo podes ,e nenhum dos teus planos pode ser frustado.Jó 42;2

  8. LEVI Diz

    aquele que tiver dúvida sobre a depravação total do homem é só olhar sinceramente para dentro de si e ver que não a nada que venha de nós mesmos que justifique a glória de Deus manifesta em nossas vidas. O que o homem quer é só uma oportunidade de gloriar-se, pensando este que tem alguma participação na sua salvação. TUDO É GRAÇA E A GRAÇA É TUDO.

    MSN: [email protected]

  9. Stephanie Diz

    Na realidade, quando verdadeiramente desfrutamos do amor de Cristo a tal ponto de nos desprendermos de nossa identidade para viver a Sua identidade de Filho de Deus nos tornamos livras do pecado. Não quer dizer que não pecaremos mais, mas sim que não seremos mais escravizados por ele. Você simplesmente deseja fazer a vontade do Pai como Cristo fez. Sei que isso é possível, pois se assim não fosse Jesus não nos teria dito para buscarmos o caminha da perfeição.

  10. Edward Diz

    De tudo o que de mais pecaminoso e corrupto o homem veio a ser salvo foi do “livre arbítrio”.

  11. ROBSON SANTOS Diz

    O livre arbítrio que Deus nos dá é a grosso modo assim: Eu estou com Deus ou não!…se eu não estou a favor de Deus eu estou contra. Quando Cristo morreu, por nosso pecados, nos deu o direito de escolher se reconciliar com Deus. Foi feito uma ponte através de Cristo. Aí está o livre-arbítrio, eu escolho passar por essa ponte e me encontrar com Deus ou não, é escolha minha. Eu tenho duas portas e dois caminhos(Mateus 7:13-14). E sei onde vai dar cada um desses caminhos. Ou eu escolho a eternidade com Cristo ou a eternidade em sofrimento com Satanás. Mas para isso eu preciso entrar pela porta estreita e andar pelo caminho estreito, o que exige muitas renúncias. É aí que muitos são reprovados porque até passam pela porta estreita mas andam no caminho largo, praticando todo o tipo de pecado, e achando que está indo para o céu. E a palavra de Deus é clara; “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas apenas apenas aquele que faz a vontade do meu Pai que estás nos céus”. Mateus 7:21.

    1. demonio Diz

      satanazdemonio

    2. orlando Diz

      Meu amado leia João 6, o proprio cristo disse ” ninguem pode vir a mim, se pelo Pai não for enviado ” pelas nossas forças nós não podemos ir até Cristo, não podemos e não queremos. E piora um pouco quando Cristo continua ” E todo aquele que o Pai me der de maneira nenhuma lançarei fora “. Se vc for até cristo porque Deus te envia, e Cristo não te lança fora. A pergunta é a seguinte: Deus enviara a todos até Cristo, se vc cre nisto vc não é cristão, vc é universalista. Pela graça sois salvo, mediante a fé, e isto não vem de vós é dom de Deus.Não por obras para que ninguem se glorie. Até a fé que vc e eu dizemos ter não procede de nós. Precisamos da graça do Senhor.

  12. DANIELLE RIBEIRO SANTOS Diz

    …Não precisamos argumentar em favor desta verdade;… ora se não precisamos argumentar o porque do texto…

  13. Mary Alves da Silva Diz

    SOMENTE SOMOS LIVRES EM CRISTO

Comentários estão fechados.