[Cante as Escrituras] Bob Kauflin – Por que a Teologia é Importante

participe do sorteio de 4 cópias do lançamento Escândalo, de D. A. Carson.

Bob Kauflin

Por que falar sobre teologia nesta conferência? Esta é uma conferência para músicos cristãos, não uma conferência para teólogos cristãos. As pessoas estão andando por aí carregando guitarras. Você pode participar de workshops para vocalistas, tecladistas, baixistas e bateristas. Não há classes de estudo do Antigo Testamento ou de escatologia ou sobre a doutrina de Deus. O objetivo desta conferência é inspirá-lo e equipá-lo na área da música.

Mesmo em uma conferência para músicos cristãos, teologia é importante.

Teologia não é o tópico mais popular entre os cristãos, especialmente entre os músicos cristãos. A própria palavra evoca imagens de velhos orgulhosos estudando livros grossos, argumentando sobre temas secundários que ninguém nunca vai entender de qualquer maneira.

Teologia significa, literalmente, “o estudo de Deus”, especialmente sobre como Ele revela a si mesmo na Escritura. Isso inclui não apenas a estudar a Bíblia, mas entender como as diferentes partes da Bíblia se encaixam.

Músicos cristãos precisam conhecer teologia. Mas deixe-me abordar quatro objeções, antes de eu dizer o porquê.

1. As pessoas apenas debatem sobre teologia.

Sim. Em parte, porque nós somos pecaminosos. Mas, principalmente, porque existem algumas verdades que valem a pena defender e lutar. Até mesmo morrer por elas.

2. Teologia torna a vida complicada.

Depende do que você entende por complicar. Se você acha que saber como deve tocar o seu instrumento faz com que isso seja complicado, então sim, a teologia torna a vida complicada. E eu posso dizer-lhe que conhecer Deus requer mais trabalho do que saber tocar o seu violão ou teclado. Mas se pudéssemos compreender a Deus completamente, ele não seria um grande deus. Se Deus é realmente Deus, nossa mente será esticada até aos seus limites enquanto tentamos compreendê-lO melhor.

Teologia não faz a vida complicada. Ela verdadeiramente torna a vida mais simples. Ela nos protege da leitura de versículos fora de contexto ou de ler apenas as nossas passagens favoritas. A teologia nos diz o que é importante para Deus e nos ajuda a não tomar decisões baseadas no impulso ao invés de baseadas na verdade. A teologia nos diz o que palavras como glória, evangelho, salvação e amor significam. Teologia nos ajuda a entender o que nós realmente estamos fazendo todos os domingos. O que complica a vida não é teologia, mas ser ignorante sobre ela.

3. Estudar teologia torna as pessoas orgulhosas.

Não deveria. Quanto melhor conhecermos a Deus, mais humildes deveríamos ser. O que sabemos que sabemos sempre será diminuído pelo que nós sabemos que não sabemos. Ouça o teólogo Paulo:

“Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.” (Rm 11:33-36)

4. Nós nunca saberemos tudo de qualquer maneira.

Só porque não podemos saber tudo sobre Deus, não significa que não podemos conhecer algumas coisas verdadeiramente. Deus se revelou a nós em Sua palavra e nos deu o Seu Espírito para que possamos conhecê-lO.

“A Escritura é a revelação divina. Não é uma coleção de opiniões de como diferentes pessoas vêem as coisas e que acabam nos dizendo mais sobre as pessoas do que sobre as coisas. Não. Ela nos dá o perfeito conhecimento do próprio Deus e de toda a realidade. É dada a nós de uma forma que possamos compreender. A razão pela qual Deus a deu a nós é que Ele quer que a conheçamos, e não para ficarmos adivinhando ou tendo impressões vagas. E, certamente, para não sermos enganado. Ele quer que saibamos.” (David Wells, The Courage to Be Protestant [A coragem de ser protestante])

Ao invés de causar problemas, a teologia, corretamente aplicada, resolve os problemas. Ela diz às nossas mentes o que pensar para que os nossos corações saibam o que sentir e as nossas vontades saibam o que fazer, tudo para que possamos amar a Deus mais plenamente e mais apaixonadamente.

Aqui estão três razões do porque a teologia ser importante para os músicos cristãos:

1. Você já é um teólogo.

Todo cristão, músico ou não, já é um teólogo. A questão é: você é um teólogo bom ou ruim?

Nós somos bons teólogos se o que dizemos e pensamos sobre Deus está alinhado com o que a Escritura diz e afirma. Somos teólogos ruins se nossa visão de Deus é vaga, ou se achamos que Deus realmente não se importa com o pecado, ou se vemos Jesus como um bom exemplo e não como um Salvador; ou se nosso Deus é pequeno demais para vencer o mal ou demasiadamente grande para preocupar-se conosco.

Como você se tornar um bom teólogo? Primeiro, lendo, estudando e meditando sobre a Bíblia, a revelação de Deus sobre si mesmo. Muitos de nós estudamos nossas Bíblias como fazemos exercícios físicos. Sabemos que é bom para nós. Tentamos fazer isso. Nós falamos como se nós realmente tivéssemos uma rotina regular. E na maioria das vezes nos esquecemos de fazê-lo.

Você também se torna um bom teólogo lendo livros escritos por aqueles que leram, estudaram e meditaram sobre a Bíblia.

Eu tenho conhecido pessoas que não lêem livros de teologia porque eles não querem que sua compreensão da Bíblia seja influenciada por alguém. O que eles estão dizendo é: “Deus não poderia utilizar outra pessoa para me ajudar a entender a sua Palavra mais claramente”. Isso é ridículo. Preciso de toda a ajuda que possa conseguir. E você também.

Mais perto de Deus (Mundo Cristão) — A.W. Tozer

O Conhecimento de Deus (Mundo Cristão) e Teologia Concisa (Cultura Cristã) — J.I. Packer

Teologia Sistemática (Vida Nova) — Wayne Grudem

Louvor e Adoração (Vida Nova) – Escrevi este livro como uma teologia básica para os líderes de adoração e para músicos.

2. Deus revela-se principalmente através de palavras, não de música.

Assim como eu, vocês provavelmente já tiveram encontros profundos com Deus durante a adoração musical.

Os que tocavam cornetas e os cantores, em uníssono, louvaram e agradeceram ao Senhor. Ao som de cornetas, címbalos e outros instrumentos, levantaram suas vozes em louvor ao Senhor e cantaram: “Ele é bom; o seu amor dura para sempre”. Então uma nuvem encheu o templo do Senhor. (2 Cr 5:13)

Ou como quando Davi tocava a harpa para o rei Saul (1 Samuel 16:23)? Você não experimentou uma paz incomum ou sentiu a proximidade de Deus de uma forma inesperada enquanto

a música estava tocando? Quando isso acontece, é um dom de Deus.

Mas nós podemos começar a assumir erroneamente que as palavras restringem o Espírito, enquanto a música permite-nos experimentar Deus de maneiras novas e poderosas. Nós somos atraídos para esse mundo excitante de emoções, imprevisibilidade e impulsos espontâneos que é difícil de definir, mas definitivamente experimentável.

Se Deus quisesse que nós O conhecêssemos principalmente através da música, a Bíblia seria uma trilha sonora, não um livro.

Se Deus quisesse que O conhecêssemos principalmente através da música, a Bíblia seria uma trilha sonora, não um livro. http://bit.ly/mQLaIS

Ser tocado emocionalmente pela música é diferente de ser mudado espiritualmente pela verdade de Deus. A música nos afeta e nos ajuda de muitas maneiras, mas não substitui a verdade sobre Deus. Por si só, a música nunca pode nos ajudar a entender o significado da existência de Deus por si mesma, ou a natureza da Encarnação, ou a expiação substitutiva de Cristo.

Para dizer de um modo simples, a verdade supera as melodias. Se queremos conhecer melhor a Deus, teremos de estudar sua Palavra.

E se eu fosse tão dedicado a estudar e a ouvir Deus como sou em estudar e ouvir música? Os resultados poderiam ser radicais.

3. Ser bons teólogos nos faz músicos melhores.

Eu não estou dizendo que devemos estudar teologia para que possamos nos torna melhores músicos. Mas ser um músico melhor é simplesmente fruto de ser um bom teólogo. Aqui estão algumas das coisas que a teologia nos ensina:

A Teologia nos ensina para que a música serve.

1. A música representa extrair e expressar emoções fortes para Deus.

2. A música é para servir as palavras, e não dominá-las ou ofuscá-las.

3. A música representa a edificação e expressão da unidade da igreja, não a desanima e/ou divide.

4. Música, com todos os seus estilos, variações e gêneros, destina-se a dar-nos uma imagem de criatividade e da glória de Deus.

5. Música não é para fazer Deus descer, fazer Deus aparecer, ou de alguma forma manipular a presença de Deus. Isso é trabalho do Espírito Santo, e ele pode nos fazer conhecer a presença de Deus com ou sem música.

A Teologia nos ensina que a adoração é mais do que música.

1. As palavras que usamos para traduzir “adoração” no Velho e no Novo Testamentos têm a ver com reverência, mostrando reverência e servindo Deus em toda a vida. Apenas algumas vezes adoração é ligada à música.

2. A música é uma expressão da minha adoração a Deus, não a soma total do mesmo ou até mesmo a melhor parte dela.

3. Deus é adorado quando os maridos amam suas esposas, quando os filhos obedecem e honram os seus pais, quando compartilhamos o evangelho, quando estamos comprometidos com uma igreja local, quando servimos os outros, quando estamos generosos e alegres nas provações. Estamos adorando a Deus quando nós nos aproximamos da sua graça para resistir à fofoca, pornografia, e raiva.

A Teologia nos ensina que Jesus é melhor do que música.

1. A música pode me dar conforto temporário. Jesus pode me dar um conforto duradouro.

“E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança.” (2 Ts 2:16)

2. A música não pode me levar à presença de Deus – Jesus pode e o fez.

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus.” (Hb 10:19)

3. Música não morreu por meus pecados para reconciliar-me com Deus. Jesus morreu.

“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.” (1 Pd. 3:18).

4. A música não é o mediador entre mim e Deus. Jesus é.

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1 Tm 2:5).

5. Música só pode fazer-me sentir esperançoso. Jesus ressuscitou dos mortos para me dar Esperança real para sempre.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.” (1 Pd 1:3)

Por isso, vamos praticar os nossos instrumentos, desenvolver nossas habilidades, buscar a excelência na música com paixão. Mas vamos lembrar que somos músicos cristãos, chamados a amar a Deus com todos os nossos corações, almas, mentes e força.

Vamos procurar ser não só os melhores músicos que podemos ser, mas os melhores teólogos que podemos ser. E que o nome de Jesus seja honrado em nossas vidas como usamos nossos dons para a Sua glória.

 

Por Bob Kauflin. © Worship Matters. Website: worshipmatters.com

Fonte: Esboço de uma mensagem de Kauflin na Christian Musicians Summit, retirado de worshipmatters.com

Tradução: voltemosaoevangelho.com

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

 

A Primeira Conferência Cante as Escrituras ocorrerá dia 21 de maio (sábado) das 19:00h às 21:00h na Igreja Batista Central de Fortaleza (de Pedras), no Ceará. Se você não puder comparecer, a mesma será transmitida ao vivo por twitcam. Siga o Twitter do Cante as Escrituras e esteja online dia 21, às 17:00 horas para conferir.