um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

[9 marcas] I – Pregação Expositiva

Veja a listagem das marcas na Introdução

O que é Pregação Expositiva?

Um sermão expositivo pega o ponto principal de uma passagem da Escritura, torna o principal ponto do sermão, e aplica-o à vida hoje.

Onde é que está na Bíblia?

Segundo as Escrituras, Deus realiza o que ele quer realizar, através da pregação (veja Gn 01:03, Isa. 55:10-11, At 12:24). Isto significa que se os pregadores querem que seus sermões sejam preenchidos com o poder de Deus, eles devem pregar o que Deus diz.

A Bíblia tem muitos exemplos desse tipo de pregação e ensino: os sacerdotes levíticos ensinaram a lei (Dt 33:10), Esdras e os levitas leram a lei e deram o sentido dela (Neemias 8:8), e Pedro e os apóstolos expuseram as Escrituras e exortaram os seus ouvintes a responder com arrependimento e fé (At 2,14-41, 13:16-47).

Por outro lado, Deus condena aqueles que “falam de sua própria imaginação, não da boca do Senhor” (Jr 23:16, 18, 21-22).

Por que é importante?

Pregação expositiva é importante porque a Palavra de Deus é o que convence, converte, edifica e santifica o povo de Deus (Hebreus 4:12; 1 Pe 1:23; 1 Ts 2:13, Jo 17:17). Pregação que faz com que o ponto principal do texto o ponto principal do sermão, faz com que a agenda de Deus governe a Igreja, não a do pregador.

16 Comentários
  1. Airton Cláudio Diz

    Preciso que Deus me ajude, a realizar pregações expositivas.

    1. CRIZANTO Diz

      A mim também! Estarei orando por vc… e tenho certeza que vc também orará por mim! :)

      Que Deus nos ajude.

      Paz senha contigo‼

    2. CRIZANTO Diz

      *Seja contigo

  2. João Dórea Diz

    Gostei do novo visual do seu blog, ah! da mensagem também, estou com o mesmo intuito, de explenar a Palavra de Deus com o poder do Espírito Santo.

  3. Jefferson Diz

    Gostaria de inserir essa série em meu blog com os créditos devidos. é possível?

    1. Vini Diz

      Todo material produzido pelo VE está debaixo da permissão:

      Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

      Paz

    2. wagner Diz

      vini eu to lendo muito evanbgelismo biblico e tenho ouvido falar muito sobre que eu deveria falar sobre ira, lei, e onde entra o amor, entendo que se deve falar daquelas,tipo lei, ira, julgamento,mais isso não vai fazer os pecadores correrem pra Deus só por medo?

    3. Vini Diz

      Wagner, paz.

      1º) Tire da sua mente que todo medo é ruim. Você já teria caído de um prédio ou sido morto por algum animal se não tivesse nenhum medo. O medo pode ser bom na medida que nos leva a preservar a vida.

      2º) Jesus disse para “temermos a Deus que pode lançar tanto corpo como alma no inferno”. E o termo bíblico não é só um respeito indiferente. Isaías soube muito bem o que era temor quando teve a visão celestial.

      3º) O medo do julgamento de Deus, pode levar-nos a buscar vida no Salvador. Esse é o propósito da Lei, diz Paulo, nos levar a Cristo.

      4º) Então, você usa a Lei para que as pessoas entendam que são pecadoras e que precisam de um Salvador. Não só para terem medo do inferno. Mas para serem levadas a Cristo.

      5º) Por fim, você apresenta o amor de Deus em Cristo morrendo na cruz por seus inimigos. Nosso evangelismo não é uma pregação de moralidade, mas levar as boas novas do Evangelho diante da péssima notícia do pecado e do julgamento.

      Espero ter ajudado,

      Paz

    4. Pr João Victor Diz

      Amado, eu tenho uma série de pregações sobre o assunto, especialmente a pregação sobre o uso da Lei na evangelização.

      Aqui segue o link

      http://www.youtube.com/results?search_query=A+Evangeliza%C3%A7%C3%A3o+segundo+o+Senhor+Jesus+Cristo&aq=f

      Pr João Victor
      http://www.voltemosaoevangelho.com

  4. Markinhos Falcão Diz

    Só divulgando amados,acho q vcs ficarão felizes em saber.Quarta estive almoçando com o pastor Hernandes dias Lopes aqui em fortaleza,Durante o seminário da família no qual ele pregou.Tive a oportunidade de divulgar o VE e as suas publicações inclusive falando que tinham pregações e textos do nosso querido pastor Hernandes,fato que o deixou muito surpreso e feliiz,poiso ainda não conhecia o VE.Espero ter colaborado,grande abraço a todos do VE ^^
    Soli Deo GLória

  5. Raul Everton Diz

    Muito bom esse topico, site abençoado. Entrou na minha lista de oração, que Deus continue usando vocês em sua obra, parabens !!!

  6. wagner Diz

    pessoal alguem ai conhece o yago eu preciso muito falar com ele, ou ele msm me passar um contato.

    1. Airton Cláudio Diz

      Sim, se quiser falar com o Yago pode mandar um e-mail para o VE que possivelmente ele responda.

    2. valdemir Pires Diz

      Vine, a Paz do Senhor.

      Que tal postar artigos que nos ensine a preparar sermões expositivos? Fica a dica.

    3. Vini Diz

      Tentarei achar =)

  7. Marcos Rodrigues Diz

    Entendo que já é tempo de retornarmos a pregação genuína do Evangelho, nos pregadores deste tempo da modernidade por vezes somos seduzidos a expressar pensamentos particulares, frases de efeito e outras coisas mais, vejo isto talvez como um delito gravissímo. Então entendo que, este é um tempo de grande desafio para os pregadores da pós-modernidade. Minha oração é para Deus continuar derramendo sobre sua vida unção, para abençoar o povo de Deus.
    Caso possa favor enviar outros materiais sobre mensagens expositiva.

    Um fraternal abraço
    Graça e Paz!

    Pr. Marcos Rodrigues

Comentários estão fechados.