#ConferênciaFiel 2011 – Mauro Meister: A missão de Deus no Antigo Testamento: Dos patriarcas a Cristo

Abraão

Deus continua sua missão com Abraão, o qual é da linhagem de Sem. Assim, como no Éden, onde Deus, em um imperativo, ordena o homem a levar a bênção divina do jardim para onde o ele fosse, Deus comanda Abraão a “sair e ir” e ser uma benção. A missão de Deus é uma missão abençoadora, através de um povo abençoador, para a glória do nome dEle. A natureza desta bênção mostra que Deus não é um Deus tribal, mas global e que Deus é o maior abençoador que há, pois não pediu nada de Abraão (sacrifício de Isaque) que Ele não estivesse disposto a dar e deu – Seu Filho sacrificado por pecadores.

Moisés

A profecia do capítulo 9 de Gênesis (tendas de Sem) vai se cumprindo ao longo do Pentateuco e no meio da libertação de Seu povo, Deus pune a semente da serpente e liberta a semente da mulher.

Êxodo 19:5,6

O povo de Deus, que ele está formando, é propriedade particular de Deus, é Sua noiva. Este texto é o grande contrato de casamento do Deus do universo com Sua Noiva. Veja alguns dos 10 mandamentos sobre esta ótica:

1) Meu bem, agora que nos casamos, você é exclusivamente minha e não poderá ter nenhum outro noivo.

2) E eu quero que você deseje e busque exclusivamente a mim e não tenha ninguém diante de mim, nenhum outro no seu coração e nenhuma foto de outro homem em sua bolsa.

3) Querida, você terá meu nome, então nunca de um cheque sem fundo, se não meu nome vai para a SERASA.

4) Querida, nós nos amamos e nosso amor é intenso e serão por todos os dias e durante a semana você terá diversas tarefas, mas eu quero que você separe um tempo exclusivo para nutrir o nosso amor.

[…]

10) Querida, se você precisar de qualquer coisa, você não precisa cobiçar nada. Toda terra me pertence. Tudo é meu.

As Escrituras terminam com as bodas de Cordeiro. O casamento da Noiva que vive para cumprir o propósito do Noivo, pois está de tal forma dominada pelo amor dele.

1 Pe 2:9-10 – Esta é a missão: proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.

Números 14:19-23

Missão, Juízo e Misericórdia – a glória de Deus enche a terra. Todo dia isso acontece (Sl 19), mas o homem cegado pelo príncipe deste mundo não vê isso.

Deuteronômio 4:6-8; 10:17-21; 28:9-10; 32:1-3

Capítulo 10: É Deus que faz que seu povo ame as pessoas das tendas de Jafé e de Cã para que falem para eles de Sua glória e eles também a amem.

Capítulo 28: Todos os povos da terra verão

Capítulo 32: Engrandecei a Deus e não a si próprios

Salmo 67

Que Deus seja Deus e O louvem todos os povos, mostrando novamente o caráter global da missão divina.

Isaías 49:6

Luz para os gentios – novamente o caráter global da missão.

Atos 13:46-48

O caráter global da missão é cumprido: a inclusão dos gentios. Isso deve ser encorajador enquanto cumprimos a Grande Comissão, pois Deus leva a cabo missão dele.

Apocalipse 21:23-26

A bíblia começa com a criação do céu e da terra e termina com a criação do novo céu e terra, pois Deus é glorificado por sua criação.

Por Mauro Meister | tempora-mores.blogspot.com

Resumo por voltemosaoevangelho.com