um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Mike McKinley – Os Cristãos Precisam Juntar-se a uma Igreja?

Cristãos não têm que se juntar a uma igreja para serem salvos, para serem amados por Deus e perdoados por seus pecados; mas é um pouco estranho se eles não fizerem isso. Então, é um pouco estranho perguntar isso como é estranho perguntar à esposa porque ela vive com seu marido. O status implica em ter relação. Ser cristão implica ter certa relação com a igreja, com um grupo de outros cristãos.

Transcrição

Os cristãos precisam juntar-se a uma igreja?

Cristãos não têm que se juntar a uma igreja para serem salvos, para serem amados por Deus e perdoados por seus pecados; mas é um pouco estranho se eles não fizerem isso.

Então, é um pouco estranho perguntar isso como é estranho perguntar à esposa porque ela vive com seu marido. O status implica em ter relação. Ser cristão implica ter certa relação com a igreja, com um grupo de outros cristãos.

É isso que você vê no livro de Atos. Nos primeiros cristãos, isso não precisava ser falado. Quando eles se tornavam cristãos, começavam a se reunir em igrejas. Estes são impulsos normais de alguém que conheceu o perdão e graça de Deus. Eles querem estar com outras pessoas que amam a Deus da mesma maneira. Eles querem ouvir ensinamentos sobre Deus para conhecê-lO melhor. Eles querem adorar a Deus com outras pessoas. Querem orar a Deus com outras pessoas. Amar outras pessoas como expressão do amor deles por Deus.

Muita da vida cristã significa viver em comunidade, na igreja. A Bíblia no diz que Deus deu a cada uma dessas pessoas, a cada cristão, dons do seu Espírito. Dons especiais para ser usados na edificação da igreja, ajudando a edificar outros cristãos. A alguns cristãos deu o dom de ensinar outros cristãos a entender a palavra de Deus e aplicá-la a suas vidas. A alguns cristãos deu o dom de misericórdia, de compaixão, que sabem ajudar pessoas que estão com problemas. Os dons de Deus são para que os cristãos possam amar e servir à outros cristãos.

Então é estranho se um cristão decide pegar esse dom, guardar para si mesmo e nunca usá-lo para amar outra pessoa. De mesma maneira, é na igreja local que experimentamos os dons que Deus deu para outras pessoas.

Então, se sou cristão, quero estar cercado por pessoas que tem o dom de ensinar a palavra de Deus. Assim vou poder ouvir e compreende-la melhor. Algumas pessoas com o dom, com a capacidade de ser misericordioso. Então eu quero experimentar misericórdia quando precisar.

Então, como cristão eu quero ser parte da igreja, não simplesmente pelo que eu posso dar, mas porque Deus me deu a igreja para me ajudar a crescer.

Por Mike McKinley. © 9Marks. Website: 9marks.org/blog/by-author/michael-mckinley

Tradução e Legenda: voltemosaoevangelho.com

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

12 Comentários
  1. Anderson Paz Diz

    Muito bom!

    Mais uma vez o Voltemos ao Evangelho legendado excelentes vídeos.

  2. João Santana Diz

    Muito bom mesmo, sem a presença da igreja em nossa vida cristã, perdemos mais do que chanhamos. Textos importantes como Coríntios, Colossenses entre outros, perdem a aplicação prática, gerando um sentimento de individualismo perigoso.

  3. Vinícius S. Pimentel Diz

    Amigos do VE,

    Já disse ao Yago em particular, mas preciso dizer aqui a todos vocês: acho muito importante que os sites e blogs cristãos enfatizem ainda mais a importância da igreja local. De fato, precisamos ensinar aos nossos leitores que a igreja é indispensável para o crescimento cristão genuíno. Portanto, a iniciativa do VE é de grande valor!

    A propósito, estou lendo “Por que amamos a igreja”, do Kevin DeYoung e do Ted Kluck. Fica a recomendação.

    Grande abraço,
    Vinícius

  4. Vinicius Benjamim Diz

    Se considerarmos a igreja como uma instituição humana, que levanta uma bandeira institucional que não seja Cristo, que levanta outro nome, de fato não precisamos dela para ser salvos e nem para crescermos. Acho que muitos tem confundido uma coisa com outra. A igreja como instituição social está em franca decadência. Mas a igreja como corpo de Cristo, como instituição divina, está em franco processo de restauração, voltando ao Evangelho. A igreja são as pessoas, que foram tiradas de dentro de suas casas para se reunir em torno de Cristo (ECLESIA). Como o amado MIke falou tá mais do que certo! Meu pecado é que um dia eu quiz ser dono do meu nariz e me tornei independente de Deus e dos homens. Não me sujeitei mais a ninguém!!!!! Essa é a história do pecado na humanidade. Todos se extraviaram, cada um seguia seu próprio caminho (Is 53:6). Todavia quando conheci a Cristo o recebi como Senhor passei por uma transformação de mente (metanóia) e deixei pra tráz a rebeldia e já não quero andar sosinho. Preciso de outros para crescer. Meu alvo é alcansar a estatura de Cristo (Ef 4). A salvação não é um fim em si mesmo! Deus me salvou pra formar uma família de muito filhos semelhantes a Jesus (Rm :28-29). Aquele que se isola, que quer andar sosinho busca seus próprios interesses e insurge-se contra a sabedoria (Pv 18:1) e seu pecado (rebeldia) provavelmente não foi tratado.. A igreja (o convívio dos santos) é o ambiente onde vou crescer à imagem de Cristo! Querer congregar é um produto natural da nossa conversão. Realmente muito extranho não querer isso! Sujeitando-nos uns aos outros no temor de Deus (Ef 5:21) somos ricamente abençoados e levados a crescer. Tem muita bênçao pra nós na igreja!

  5. Caio Diz

    Muito bom esse post! haha

    Soh q eu fiquei com uma duvida:
    Os dons q o Espírito Santo concede, são apenas para edificar outros cristãos?

    1. Vini Diz

      Caio,

      Paulo fala sobre isso em 1Co 14. Quero ressaltar um versículo:
      Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. (1 Coríntios 14:12)

      Mas sugiro que você leia o capítulo inteiro:
      http://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/14

      Paulo no capítulo fala sobre
      – edificar a si mesmo através do dom de línguas, mas fala como uma desvantagem, pois sem interpretação não edifica a igreja
      – “evangelismo” – quando um infiel entra na congregação e através do dom de profecia “os segredos do seu coração ficarão manifestos”
      – edificar a igreja – este é o grande foco do capítulo

      Obs.: não entrarei aqui na questão se os dons cessaram parcialmente ou totalmente ou não cessaram.

      Abraço

    2. Caio Diz

      Brigadão pela resposta Vini!

      Glória a Deus

  6. Bruno Abreu Diz

    Glória a Deus! Como precisamos amar a Igreja e viver como igreja,
    Em Cristo,

    Bruno

  7. Luciana Mabel Ferreira Vasconcelos Diz

    Esse post é maravilhoso porque nos faz refletir no quanto somos um corpo– a igreja de Cristo- e que nossa salvação deve gerar frutos para Deus. Precisamos servir na igreja local, servir uns aos outros.

    Deus seja louvado!

    1. charles Diz

      se vc é a mabel que estudou no pole valente me add [email protected] estudamos
      juntos talvez não lembre de mim mais eu me lembro muito d vc.

  8. Marcus Welber Diz

    Interessante e esclarecedor! Falou sobre dois dons singulares: ensinar aos irmãos a entenderem a Palavra de Deus e ser um cristão misericordioso. No meu caso, me falta ser mais misericordioso ao ensinar a Palavra de Deus. hehe 

  9. Beatriz capucci Diz

    Que fique Claro que a igreja , é o corpo de Cristo ,  e não um edifício , ou denominação, portanto onde o povo de Deus se reune, não importando o espaço físico , ali é uma igreja, 

Comentários estão fechados.