[Os Meios da Graça] Leitura Bíblica (1)

Deus nos deu um livro através do qual Ele fala conosco. Ele não mais se comunica com os homens utilizando sua voz audível, como o fazia no passado. Agora Deus fala através de seu Filho (Hb 1.1-4), que nos transmite sua palavra por meio das Sagradas Escrituras, a Bíblia. Nas páginas das Escrituras, Ele manifesta sua voz, capaz de despertar os mortos, outorgando-lhes vida.

Leia toda a Bíblia, fazendo-o de maneira sistemática. Receio que existem várias partes da Palavra de Deus que alguns crentes nunca lêem. Dessa atitude resulta a falta de amplos e bem equilibrados pontos de vista a respeito da verdade, uma falta tão comum em nossos dias.

A Bíblia foi escrita por homens santos, enquanto Deus os inspirava e guiava, por intermédio do Espírito Santo. É o perfeito tesouro de instruções e conhecimento celestiais. Deus é o autor da Bíblia, a salvação é o seu objetivo, e a verdade sem qualquer erro é o seu conteúdo. Ela nos ensina, principalmente, o que precisamos crer a respeito de Deus e quais os deveres que Ele exige de nós. A Bíblia revela os princípios pelos quais Ele nos julgará e demonstra o supremo padrão pelo qual devem ser averiguados todos os comportamentos, credos e opiniões dos homens. Por isso, J. C. Ryle escreveu:

Separe uma parte de cada dia para ler e meditar alguma porção da Palavra de Deus. O pão de ontem não alimentará o trabalhador de hoje; tampouco o pão de hoje nutrirá o trabalhador de amanhã. Recolha seu maná a cada manhã. Escolha a ocasião e a hora adequados. Não cochile ou se apresse enquanto lê. Dê à sua Bíblia o melhor e não o pior de seu tempo. Leia toda a Bíblia, fazendo-o de maneira sistemática. Receio que existem várias partes da Palavra de Deus que alguns crentes nunca lêem. Dessa atitude resulta a falta de amplos e bem equilibrados pontos de vista a respeito da verdade, uma falta tão comum em nossos dias. Creio que um bom plano é ler o Antigo e o Novo Testamento ao mesmo tempo, do começo até ao fim; e, depois, fazê-lo novamente. Leia a Bíblia com um espírito de obediência e auto-aplicação. Assente-se para estudá-la com a determinação de que você viverá pelas suas regras, confiará em suas afirmativas e se comportará de acordo com seus mandamentos. A Bíblia mais lida é aquela mais praticada.

Ela é o instrumento pelo qual Deus fala ao seu povo. Enquanto lêem a Bíblia, Deus abençoa e fortalece os crentes com tudo que necessitam para seu viver diário.

 

Você pode ler o resto deste artigo aqui.

 

Earl Blackburn © Editora Fiel 2006 – 2011 | Fonte: revista Fé para Hoje | editorafiel.com.br Disponibilizado por: monergismo.com

7 Comentários
  1. billy orlandi Diz

    Muito bom…

    Estou lendo o livro “pratica da piedade”, e colocando em prática os ensinamentos biblicos do puritano lewis bayle, aconselhadissimo…

    Em Cristo.

  2. Maria Eduarda Diz

    Que Deus seja louvado por esse site ! Obrigada tem me ajudado muito,obrigada muito obrigada!

    1. Derly Parreira Diz

      É verdade. Este site é uma maravilha.

  3. Bruno Abreu Diz

    A Bíblia é demais, foi lendo ela em casa que o Senhor me alcançou. Pra quem esta pensando em começar a ler diariamente, iniciar pelo evangelho de Marcos ou João é uma boa ideia,

    Em Cristo,

  4. Alexandre Diz

    Em nossos dias estamos vivendo uma espécie de analfabetismo Bíblico em que devemos batalhar para mudar esta falta de conhecimento dos cristão.
    Como pode um espotista jogar sem conhecer as regras do jogo?
    A Bíblia é a nossa regra de fé e prática!

  5. Bruno Diz

    Claro que o ideal é ler diariamente a Bíblia, mas essa de o ‘pão de ontem não alimentará o trabalhador de hoje’ não é um pouco forçada? Quer dizer que o que eu li e refleti ontem não me servirá mais hoje? Então eu teria que ler a Bíblia inteira todos os dias? A comparação com o Maná também não é boa, porque então teríamos que ler o dobro no sexto dia e não ler nada no sétimo?

    O artigo no todo é excelente, mas essas coisinhas acho que não foram muito felizes…de qualquer forma, leitura, oração e meditação são essenciais na nossa vida e só recentemente tenho descoberto os benefícios do que ele chama de ‘Meios Públicos’.

    A paz do Senhor a todos.

    1. Rebeca Diz

      Irmão,
      Suponho o que ele quis dizer, foi que é necessário que ler a Bíblia diariamente, e se ter comunhão com Deus sempre.
      Claro que o que foi lido ontem servirá para o resto de nossas vidas, mas Deus quer que dependamos dele dia por dia.
      Sem pensar que já fizemos muito lendo a Bíblia ontem, mas confiando no Seu alimento diário de hoje.

      Porém, creio que Deus fale audivelmente sim em nossos dias, basta buscá-lo. Ele é o mesmo, ontem e hoje e eternamente. Aleluia.

      Paz do Senhor.

Comentários estão fechados.