[Teologia Visual] Ordo Salutis – Infográfico

Tim Challies começou uma série chamada “Visual Theology”[Teologia Visual], tentando exibir teologia usando uma combinação de palavras e imagens. A primeira postagem da série é um infográfico sobre a ordem da salvação do cristão, o que é conhecido como “Ordo salutis” (correspondente latim para “a ordem da salvação”), que se refere a sequencia de etapas conceituais envolvidos na salvação do cristão. É uma sequência lógica, e não cronológica; algumas etapas ocorrem sequencialmente, enquanto outras instantaneamente. O que se segue é a compreensão clássica da Teologia Reformada sobre a maneira pela qual Deus salva o seu povo.

Tim  gentilmente cedeu a imagem original para que pudéssemos traduzir e editar. E com uma ajudinha de um grande amigo (diagramador da Editora Fiel) aqui está! A imagem tem aproximadamente 40 x 20 cm  (quase o tamanho de um A3). Então, sinta-se livre e incentivado para imprimir e colocar na sua igreja, por exemplo. As permissões do uso da imagem encontram-se abaixo.

Por: Tim Challies. Copyright: © challies.com

Design: soapboxstudio.com

Tradução e adaptação: voltemosaoevangelho.com

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

165 Comentários
  1. Tiago Gonçalves Diz

    Nossa, muito legal! Vou imprimir! =)

  2. wesley Diz

    Ao lermos a ”Ordo salutis” é impossivel não nos gloriarmos no Senhor. Cada etapa que Ele decretou para nos fazer seus de forma definitiva é maravilhosamente soberana.
    Quando chego na ultima etapa que é a glorificação meu coracão se enche de alegria e esperança, pois um dia serei totalmente semelhante a ELE. Te amo Jesus, pois voce me escolheu primeiro.

  3. DOUGLAS Diz

    MUITO LEGAL, E GRAÇAS A DEUS QUE ME ESCOLHEU PARA SALVAÇAO MESMO
    SEM MERECER!!!

  4. Cesar Diz

    Não tenho dúvidas da soberana vontade de Deus.
    Entretanto, discordo da afirmação constante na base da “Ordo Salutis”, de que Deus escolhe algumas pessoas para serem salvas.
    ora, essa afirmação, a meu ver, contraria a promessa do Senhor, revelada pelo Espírito Santo a Paulo e Silas em Atos 16.31.
    A salvação, em Cristo Jesus, foi dada por Deus. Cabe ao homem crer nela e na promessa revelada pelo Espírito Santo a João, no capítulo 3, versículo 16 do evangelho.
    Um abraço. Em Cristo.

    1. fatinha Diz

      estou de acordo, ia dizer o mesmo.. na paz irmaos’

    2. Vini Diz

      “Cabe ao homem crer” Sim, isso é verdade. Contudo crer é uma capacidade humana que escolhe ou não realizar ou é dom de Deus conforme diz Efésios?

    3. DOUGLAS Diz

      VINI as vezes ha um conflito dentro de mim quanto a ELEIÇÃO, me ajude com texto biblicos que falam claramente sobre isso!

      graça e paz……..

    4. Vini Diz

      Acho que este vídeo pode te ajudar:

      http://www.youtube.com/watch?v=AjxJdjFmh2M

      Paz

    5. DOUGLAS Diz

      Cara obrigado, ajudou bastante!!!!

      paz….

    6. roni Diz

      vini, 1Tm 2:4 diz que Deus deseja que Todos se salvem.
      como posso aplicar esse versículo na doutrina da eleição individual!

    7. Vini Diz

      Roni,

      Eu já vi duas explicações para este texto. Prefiro a segunda.

      1) [Para entender essa explicação você precisa entender que existe “duas vontades” que a Bíblia revela sobre Deus http://www.monergismo.com/textos/atributos_deus/duas_vontades_deus_storms.htm%5D

      Deus, sendo amor, tem uma disposição que todos sejam salvos. Contudo, como sua Glória é mais importante que a salvação do homem, Ele escolheu eleger somente alguns vasos de graça pra mostrar a glória de sua graça e amor e não escolher outros para mostrar a glória de sua justiça. Entramos aqui em Romanos 9. Se você acha isso injusto, veja a resposta de Paulo lá.

      2) Todos na Bíblia raramente significa “todas as pessoas em toda história”. Vamos pegar exemplos de 1Tm mesmo.
      O que significa todos neste versículo?
      Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor. 1 Timóteo 5:20
      Isso você responde pelo contexto. Neste contexto, todos significa toda igreja e não todo humano do planeta.
      Mas há lugares que todos significa todos os homens mesmo, como em:
      Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. 1 Timóteo 4:10
      (não vou entrar no mérito deste versículo, mas perceba a diferença da forma como Deus é salvador para todos os homens e PRINCIPALMENTE para os féis)

      Então, qual o sentido de “todos” em 1 Tm 2:4. Vejamos o contexto:

      Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. (1 Timóteo 2:1-4)

      Quando Paulo fala para orarmos por todos os homens ele se refere a “todo ser humano que já existiu e existirá”? Duvido. Veja que ele segue falando de tipos de homens (ou posições). Então, creio que todos no vs. 1 é “todo tipo de homem” ou melhor “homens em qualquer posição hierárquica”. Logo, é bem razoável que o “todos” no verso 4 tenha o mesmo significado. Ou seja, o texto diz que Deus deseja que tanto camponeses, quanto reis, quanto eminências sejam salvos. E não só uma classe social.

      Bom, é assim que enxergo (na verdade aprendi com outros) este texto.

      Paz

    8. Falseven Diz

      Deus deseja que todos se salvem… Em Jó diz que nenhum dos planos de Deus podem ser frustrados.
      Todos aqui se referem a todos os homens? E aqueles que ja morreram e nao foram salvos, Deus foi impotente, a vontade dele não foi cumprida? Ou o “todos” são os eleito? Porque em isaias 55.11 diz que a Palavra não volta para Deus antes de cumprir seu propósito.
      Em Marcos diz claramente que Jesus morreu em resgate de muitos (não de todos).
      A biblia fala tanto da predestinação quanto da responsabilidade humana, e um não contradiz o outro. Voce pode dizer que voce NAO ENTENDE a predestinação, mas dizer que não existe, voce está sendo anti-bíblico.
      Como funciona a escolha de Deus e a responsabilidade do homem, é algo que nossa compreensão nao consegue atingir, só saberemos na gloria.
      Agora aconselho a voces, nao diga que não ha predestinação, diga: eu não entendo!

    9. DOUGLAS Diz

      vini, tenho uma biblia com trducao na linguegem de hoje,
      mim ajuda bastante. em romanos 11:25 fala Paulo fala que existe um secredo, que o endurecimento de israel veio ate que o numero de gentios sejam salvos, isso é na versao da linguegem de hoje, e na versao almeida diz, ate que a plenitude dos gentios haja entrado, entao isso confirma a eleicao.
      qual éo seu parecer……

      paz!

    10. Vini Diz

      Romanos 9 é que fala mais sobre predestinação e eleição. Após, Romanos 9, Paulo começa a falar sobre Deus não ter rejeitado os israelitas. Paulo explica que o endurecimento deles (não aceitar a Cristo) veio para que o Evangelho fosse divulgados aos gentios. Esse endurecimento acontecerá até que um certo número de gentios seja salvo. Contudo, o texto em questão não fala nada sobre Deus eleger (calvinistas defendem isso) ou Deus pré-conhecer quem iria crer (arminianos defendem isso). Contudo, a luz de Romanos 9, o contexto mostra que crerão “todos quantos estavam ordenados para a vida eterna” (Atos 13:48).

    11. CLAUDIO PEREIRA Diz

      A fé é um dom de Deus para TODOS os seres humanos.”..e isto não vem de vós, mas é dom de Deus..” mas nós somos salvos pela graça (favor não merecido).
      Se algumas pessoas nascessem para serem salvas e outras não, Deus seria pior do que o diabo; pois, enquanto o diabo vive tentando tirar pessoas do céu, Deus faria alguns nascerem para irem para o inferno. Se não houvesse livre arbítreo não existiria liberdade plena. Por esta razão Deus permitiu ao homem e a mulher no Édem se escolheriam obedecer ou não. Mas Ele não desistiu de nós e nos resgatou em Cristo Jesus que foi obediente, na forma de homem, até a morte e morte de cruz. Jesus também escolheu obedecer no Getsêmani quando pediu a Deus para que se fosse possível afastasse dele aquele cálice e, logo em seguida, declarou: Se não é possível, então que se cumpra em mim tua vontade. A escolha foi dele. O Salmo de número 139.12-14, diz que Deus CONHECE todos os nossos dias e tem uma história escrita para cada um de nós, que é o seu desejo. Contudo esta história só se cumprirá em nossa vida se escolhermos estar no centro da vontade de Deus.

    12. Vini Diz

      Onde na Bíblia é dito que Deus deu o dom da fé para todos seres humanos?

      Efésios é uma carta a cristãos e Paulo diz que pela graça eles foram salvos e não todo seres humanos.

      Aos cristãos de Filipenses é dito que Deus deu a fé a eles:

      Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, Filipenses 1:29

      e em Atos diz que creram aqueles que foram “ordenados” para a vida eterna

      E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. Atos 13:48

    13. Samuel Fonseca Diz

      Vini, vejo vc muito embasado na palavra de Deus para seus argumentos, mais me surge um questionamento quanto àqueles que vivem uma vida de pecados então vão a uma igreja e houvem a mensagem de Deus resolvem se tornarem crentes ou evangélicos na busca de uma mudança de vida e servir a Deus da maneira que lhe agrade, tendo realmente se arrependido de seus pecados. Como devo pensar sobre alguns dentre muitos que assim se tornão cristãos que não serão salvos mesmo que tenho lutado contra os desejos carnais, se esforçado para vencer a família que não queria que ele fosse crente, porém no final ele não é um eleito mesmo que tenha percorrido o mesmo caminho dos demais eleitos???

    14. Vini Diz

      Não existe esse tipo de pessoas. A única evidência que temos da eleição é a santificação. Então, se uma pessoa tem crescido em santidade, permanecendo fiel até o final, tal sempre foi eleita.

    15. Missionariosamuel Diz

      E se tal eleito que cresce em santidade cair no laço do pecado e se desviar da fé, morrer sem voltar ele deixou de ser eleito??? ou Deus não pode cumprir o determinado para aquele eleito??

    16. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Tal pessoa não existe. Romanos 8 diz que todo que foi predestinado será glorificado.

    17. Vitor Farias Diz

      Vinícius, então se uma pessoa um dia viveu a experiência da conversão e vida em Cristo mas no decorrer da vida se desviou para caminhos mundanos (como exemplo, para as drogas), ou senão, em um caso mais grave, deixou que sua fé esfriasse e por fim, apostatou da fé; esta pessoa, por ter vivido um dia a experiência da comunhão com Deus e certeza da salvação, pode ter certeza que ainda, em algum momento da vida, voltará para Cristo e será glorificado? E mesmo que esta não volte para Cristo nesta vida, entrará no Reino dos Céus por causa da Perseverança dos Santos?

    18. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Vitor,
      Entendo que há duas possibilidades:
      1) Todo filho genuíno de Deus voltará para Deus antes de sua morte, pois:
      “E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim.” (Jeremias 32:40)
      “Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.” (Hebreus 12:6)
      Mas neste tempo desviado, esta pessoa não tem nenhuma segurança de que de fato é um filho genuíno de Deus. O que nos leva ao segundo tipo de pessoa.
      2) Pessoas que pareciam ser cristãs, mas não era.
      “Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.” (1 João 2:19)

    19. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Romanos 8 diz que todo predestinado será glorificado. Tal homem de sua pergunta não existe.

  5. Pablo Guilherme Diz

    Muito interessante esta postagem, pois nos passa as etapas de como se dar a salvação do Cristão, é simples, mas esclarecedor. Que Deus continue abençoando vcs, meus irmãos do voltemos ao evangelho, estou sendo muito edficado, com os artigos e videos postados por vcs.

  6. Marcelo Gandia Diz

    Deus salva, porém há a liberdade de escolha do Homem. Deus verdadeiramente sabia na eternidade, por ser Deus Onisciente quem seriam os que aceitariam ou rejeitariam o Evangelho.Muitas vezes Cristo quis salvar o seu povo, porém muitos rejeitaram.
    Deus salva, mas o Homem é responsável por aceitar ou rejeitar. Eleitos, porém livres.
    Cristo é o sacrifício expiatório para o mundo inteiro. A Luz do contexto de João 3:16, mundo não significa eleitos ou igreja, mas todos os seres humanos caídos.
    O fato de que somente os crentes foram escolhidos em Cristo antes do tempo ter começado não significa que Cristo não tenha morrido por todos os seres humanos. Deus sabia exatamente quem haveria de crer, visto que Ele conhece todas as coisas de antemão ( Is. 46:10; rom. 8:29). Pedro diz que os crentes são escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai. ( I Pe. 1:2). Paulo diz que aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou.

    Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os seus filhos, mas vocês não quiseram”. ( Mat. 23:37)

    God Bless You!

    Marcelo

    1. Barneze Diz

      Concordo. A doutrina da Eleição e Predestinação é mal interpretada pelo homem! Eleger e Predestinar é fazer com que os salvos atinjam estes status apenas pela morte de Cristo, sendo assim conforme a imagem de Cristo. Deus não seria injusto em eleger alguns para serem salvos; porém, a luz e contexto de toda a Bíblia, essa idéia não pode ser válida. Não sejamos de Calvino, nem de Armínio, mas sejamos da Bíblia!

    2. Vini Diz

      A Bíblia fala de predestinação em Rm 9, Ef 1 e muitos outros textos. Aliás, difícil achar um livro que não fale sobre.

    3. Barneze Diz

      De fato a Biblia Sagrada expõe o assunto em várias passagens. Porém, infelizmente, tais textos são mal interpretados!

    4. Vini Diz

      Afirmar por afirmar, também posso fazer o mesmo.

      Mas por favor me mostre um único versículo que explicitamente diz que o homem é livre para escolher a Deus, sem ser por inferência.

      Paz

    5. Yago Diz

      Muito interessante sua colocação, de fato é visível que muitos simplesmente ignoram a Palavra de Deus, sendo assim, não podemos nos entristecer por isso, pois é o próprio Senhor quem traz seus escolhidos, Deus abençoe!!!

    6. Filipe Diz

      Amado irmão, tenho que discordar do ponto “sendo assim, não podemos nos entristecer por isso, pois é o próprio Senhor quem traz seus escolhidos”

      Talvez por se tratar de pessoas que você nunca viu ou nunca verá na sua vida, agora, quando se trata de pai, mão, irmão (a), acho que pega mais embaixo não?

      Não podemos fazer o evangelho atingir a pessoa, mas nada impede de lançarmos a semente…Conheço vários casos de pessoas que ouviram por diversas vezes a palavra e nunca quiseram saber de nada, porém, alguns anos mais tarde a palavra surtiu efeito…Devemos apenas cumprir o IDE

      PAZ!!!

    7. Vini Diz

      Marcelo,

      Pré-conhecimento em Pedro não é “saber se creriam ou não”. Não há nada no contexto de que esse é o uso. E pré-conhecimento nas Escrituras tem uma conotação muito mais de relacionamento.

      Além do mais, a fé é um dom de Deus ou não? Arrependimento é concedido por Deus ou não?

      Quanto ao texto de Mateus atente ao fato de que Deus quis reunir “seus filhos” e não “vocês que não quiseram”.

      Paz

    8. M.B Diz

      Vini.primeiramente queria dizer que sempre que vejo as portagens leio seus comentários,e vc tem sido usado por Deus para me ensinar muita coisa.
      Você acredita então que o único modo de sermos salvos é pela eleição divina?
      Ou existe umas pessoas que serão salvas pela eleição divina e outras pelo livre arbítrio? Obrigado e desculpe o incomodo.

    9. Vini Diz

      Não acredito que nenhum homem deseje a Deus (Rm 3) ou que a mente carnal pode compreender as coisas de Deus (1 Co 2) ou que a mentalidade da carne pode se submeter a Deus (Rm 6), então não creio em “livre arbítrio”, como entendimento que o homem pode escolher a Cristo. Creio que a fé é um dom de Deus (Ef 2), dado por Ele (Fp 1) e que Ele o dá a todos pré-ordenados para vida eterna (At 13), ou seja, os eleitos. Logo, a resposta para sua pergunta é: eu creio que somente somos salvos pela obra de Deus.

      Não é nenhum incômodo ajudar =]

    10. Filipe Diz

      Vini, sou grato a Deus por seu ministério de ensino…

      Não sou Calvinista, sou da linha pentecostal
      (que venham as pedras, rsrsrs), mas sou leitor assíduo
      do seu blog e concordo muito fortemente com alguns pontos que o Calvinismo prega como por exemplo a Expiação total e efetiva.
      Gostaria que explicasse como vocês analisam a
      o ponto da morte, seguindo o exemplo do ladrão da cruz
      mas ao inverso.
      A pessoa viveu uma vida seguindo a palavra e em um determinado instante a pessoa se desvia e tragicamente morre.
      Como o Calvinismo interpreta a predesinação dessa pessoa, uma vida em santidade justifica um pecado que tenha desviado essa pessoa, ou vice versa?

      Nasci num lar Cristão, porém, tive meus

    11. Filipe Diz

      Completando ….srsrsr

      Nasci num lar Cristão, porém tive momentos em que não
      queria nada com a palavra de Deus, nem com o evangelho…
      sinto-me envergonhado, pois, nao fui exemplo quando deveria ser e nao preguei quando deveria ter pregado, hoje sei do meu chamado e da justificação e consequentemente meu comissionamento…
      Mas nessa ida e vinda, se não fosse a mão de Deus
      nao sei se estaria vivo para testemunhar hoje…
      uma coisa que digo a todos que lêem…o que está escrito na bíblia
      que a vida é como uma neblina, é muito real…
      Não esperem a vida passar para que se de conta do que deixou de fazer por Cristo, as vezes poderá ser tarde demais…

    12. Vini Diz

      Filipe,

      Nenhuma pedra, irmão. O Clóvis do 5 Solas é pentecostal e calvinista. Foi ele que me ensinou através do blog dele muito do que sei.

      Para mim, isso é explicado pela parábola do semeador. Aliás, mais de 50% das parábolas de Jesus apontam que há falsos convertidos (joio plantado entre o trigo). Cristo disse que ninguém poderia tirar da mão dele aqueles que o Pai levou e Paulo diz que nada pode nos separar do amor de Cristo.

      Para mim a perseverança dos cristãos é sumarizada neste versículo:

      E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim. (Jeremias 32:40)

      Deus nunca deixará de fazer-nos o bem (todas as coisas cooperam) e ele nos regenera (porei o meu temor) para que nunca nos desviemos.

      Então, sobre aqueles que se desviaram, João diz:
      Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. 1 João 2:19

  7. Vinícius S. Pimentel Diz

    Perfeito! Teologicamente exato, e graficamente lindo. =D

  8. Vinícius S. Pimentel Diz

    Ah, encontrei no site do Tim Challies um link para esse “infográfico” feito por John Bunyan, que também é muito interessante (em inglês):

    http://cdn.theresurgence.com/files/2011/05/28/bun-map.pdf?1306609659

    1. Vinícius S. Pimentel Diz

      É uma “guerra santa” de infográficos? Rsrsrs

  9. Gerson Lopes Diz

    Mto legal, vou falar com meu pastor para ver se colocamos no mural de avisos como
    “Aviso Importante e sem prazo de validade!”
    Paz, em Cristo!

  10. Gaby Diz

    Ficou mto legal e simples de entender. =D

  11. cesar Diz

    Enviei um comentário que não foi publicado.
    Porquê?
    Será que pontos de vista, fundamentados na bíblia, contrários a base da “Ordo Salutis” não são bem vindos?
    Se assim for, divulguem isso nas publicações.
    Um abraço. Em Cristo!

    1. cesar Diz

      Perdoem-me. Agora vi a publicação.
      Um abraço. Em Cristo

    2. cesar Diz

      não precisa publicar

  12. Roberto Louzada Dias Diz

    Graça, é somente por graça. Ser escolhido sem merecimento algum, só pela graça salvadora de nosso Senhor. Resta-me render-Lhe graças eternamente e ser perseverante até aquele Dia. SOLI DEO GLORIA.

  13. Barneze Diz

    Não concordo! Dizer que Deus elegeu determinadas pessoas para serem salvas é ir contra várias passagens bíblicas. Infelizmente, a eleição, predestinação e presciencia de Deus são mal interpretadas na Biblia. É claro que Deus sabe que vai ser salvo, ele é onisciente e eterno; não pode negar-se a si mesmo. Porém isso não quer dizer que de antemão já foram predestinadas pessoas a serem salvas. Deus quer a salvação de toda a humanidade e nunca devemos esquecer o livre arbítrio humano. Deus vem ao homem, chama-o, oferecendo a salvação à ele; mas cabe ao homem aceitá-la ou recusá-la. Eleitos e Predestinados em Cristo quer dizer que Deus determinou escolher salvar apenas pela pessoa de Jesus, elegendo aqueles que crerem na morte vicária de Cristo para a salvação; predestinando todos que aceitarem a Cristo, a serem a imagem de seu filho: santo, justo, co-herdeiro. Apoiara idéia de que apenas será salvo quem o Senhor escolheu na eternidade, é uma idéia prepotente e arrogante por parte do homem. Não precisaria ser pregado o evangelho; eles vão ser salvos de um jeito ou de outro. Não há como eu olhar para meu filho, pais e esposas e pensar que por mais que eu pregue e ore por ele, ele não será salvo, porque Deus não o elegeu. Discordo deste quadro!

    1. Vini Diz

      A bíblia nunca afirma que o homem é livre do pecado e livre para escolher entre o bem e o mau, entre a vida e a morte, entre Cristo e a carne. Antes fala que a mentalidade da carne NÃO PODE se sujeitar a Deus (Rm 6)

    2. Fábio Diz

      Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Dt 30.19

    3. Vini Diz

      Irmão,

      Esse texto não contraria a doutrina da eleição. Onde neste texto diz que o homem tem capacidade de escolher a vida? Dizer “escolha” não significa “você tem capacidade moral de escolher”. Deus diz “ame de todo coração”, você tem essa capacidade? Essa suposição que você está fazendo é filosófica, e não há nenhum lugar das Escrituras que dão base para este pensamento. A filosofia que você impõe neste texto é “se Deus demanda algo é porque temos uma capacidade natural de cumprir”. É a velha questão entre Pelágio e Agostinho:
      http://voltemosaoevangelho.com/blog/2011/10/devocional-john-piper-%E2%80%93-a-ausencia-da-alegria-soberana/
      http://www.monergismo.com/textos/arminianismo/pelagio_conversao_clark.pdf

      Sem contar que Rm 6 fala claramente que a mente carnal não pode se sujeitar a vontade de Deus. Interpretei errado?

      Paz

    4. Rafael Diz

      acho que você quis dizer Rm 8, mas em Rm 7 diz claramente que o problema do pecado está nos membros que me inclinam a fazer o que eu não quero (vontade)

    5. Rafael Diz

      É bem verdade que o homem precisa ser liberto por cristo, mas pra isso ele precisa responder ao chamado de Deus. Eu sou bastante influenciado pelo pensamento de Jhon Wesley e como ele disse eu creio que o por meio do evangelho o Espirito contende com o pecador lhe oferecendo a vida e a morte e é responsabilidade dele aceitar ou não

    6. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Sim, Romanos 8.

      Romanos 7 é um texto complexo. Há quem defende que é Paulo falando como cristão ou Paulo olhando como cristão para a época que antecedeu sua conversão.

    7. Rafael Diz

      Quem defende que ele fala como cristão está equivocado, porque o perfil do que fala é de um homem escravizado e no capitulo anterior ele declara que os cristãos ja foram libertos do dominio do pecado, então eu creio que a vontade do homem é livre e ela inclina tanto para o bem como para o mal, mas ele só vai fazer o que é mal diante de Deus(mesmo nas suas melhores ações), da mesma forma que um escravo mesmo que queira ser livre não é possivel
      Prova disso são as inumeras religiões que os homens inventam para se achegarem a Deus, mas todas elas sem valor

    8. Magdiel Diz

      É.. amdos irmão, primeiramente eu quero dizer que não sou tão inteligente quanto voces, mas acredito em Jesus aquele que me salvou atravéz da cruz que era pra ser minha mas pela sua infinita misericórdia ele encontrou algo de valor em mim..
      Tenho que ser cincero pois não sou tão inteligentes quanto voces rs.. mas amados independente de eleição e predestinação jesus nos dá uma ordem para pregar o evangelho a toda criatura e se eu não me engano em uma das epístolas a Timóteo Paulo o exorta a pregar em tempo e forade tempo. Não sei se voce foi salvo pela doutrina da predestinação ou da eleição, mas voce é salvo e por isso devemos dar graças a Deus.
      Tenham misericórdia de mim antes de comentarem alguma coisa rs… sou apenas um aprendiz da palavra de Deus sedento por se amor. obrigado, e se alguém me fizer o favor de explicar a doutrina da predestinação eu agradeço.

  14. DOUGLAS Diz

    Tenho compreendido agora esta questão da ELEIÇAO, e gostaria de ser convencido de um vez por todas pelas Escrituras sobre isso.
    Me ajudem com textos biblicos que comprovam a predestinação ou eleição!

    1. Concebida Sales Batista Diz

      Irmão, vejo que não estais longe do Reino de Deus…O Nosso Adorável e Bendito Salvador, Ele te ama, e te chama, através do Seu Espírito. Pensai como é divina e misericordiosa, esta promessa; que sejais um dos escolhidos do Pai, para irdes até à Verdade mesma, Jesus Cristo! E ainda receberdes, graciosamente, o Espírito de Jesus Cristo. Aquele mesmo que concebeu-o, no ventre da Abençoada, da Eleita, e que pousou sobre Ele nas águas do Jordão, ao receber o batismo de João Batista! O Espírito da Verdade, no lugar daquele outro, o da mentira, do qual todos nós nascemos escravos – diz a Palavra de Deus – como está escrito…”escravos do pecado”; mas Jesus diz: “SE POIS O FILHO VOS LIBERTAR, SEREIS VERDADEIRAMENTE LIVRES”… Como assim, livres? Por que, livres? Porque obtemos deste Espírito, enviado a nós por Jesus Cristo, A VERDADE. Como está escrito…CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. Somos escravos, porque nascemos e vivemos(quando sem Cristo) em toda sorte de mentira. Como dizia o filósofo da Grécia, acorrentados às ilusões, tomando por realidade as sombras, e julgando o tremeluzir destas, ante uma fraca luz, por imagens em movimento…Fantasias, alucinações, delírios de acorrentados ao fundo de uma caverna que se chama “civilização”, “sociedade” e Palavra de Deus nomeia, mundo, reino das trevas, mentira. Como poderíamos conhecer a verdade, nascidos e educados em meio à tanto embuste, engodo, farsa e mentira? Não podemos. Simplesmente não podemos. É mister que o Libertador divino nos alcance, nos atraia a Si, nos envolva com certa força amorosa, que o profeta Jeremias chamava sedução…”Seduzistes-me Senhor, e eu me deixei seduzir”. Entretanto é justamente o contrário, o mundo nos seduz, e o Evangelho, a Verdade , Jesus Cristo, nos des-seduzem, nos desenganam. A Verdade, irmão, é Cristo. E estás muito próximo dEle. Tão próximo, quanto Ele pode te aproximar, não sem inaudíveis sofrimentos, porque Te ama. E crê, irmão, este número que não pode ser aumentado e nem diminuído, estará no ceu completado, jamais incompleto, por Ele, vivendo em Ti. Ele é a cabeça, nós os ramos. Todo ramo que nEle produz fruto o Agricultor o poda, para que produza ainda mais. Não digas…O Senhor me cortou para sempre. Nunca. És um eleito. Tens a garantia do próprio Verbo, o próprio Deus, que te enviou o Espírito da Verdade: ELE VOS CONDUZIRÁ À TODA A VERDADE. A Ele somente glória.

  15. Enoch Júnior Diz

    Muito legal, já compartilhei!

  16. DETI Diz

    eu concordo com todos os passos, de menos com eleição.
    pois creio que o homem precisa ter fé para conseguir entrar no processo da eleição
    e isto pode ser dado a todos os homens.
    afinal Jesus não morreu apenas por alguns. mas sim por todos.
    se não ele irar ferir seus principios de não fazer acepção de pessoas.
    e olha que não sou harminianismo, nem calvista doente. eu sento para dialogo.

    1. Vini Diz

      DETI,

      Poderia mostrar um versículo que diz que o homem tem fé para ser incluso no processo de eleição?

    2. stepfany Diz

      Na verdade, Jesus não morreu por todos. Ele morreu para os quais o Pai lhe deu. A morte dEle sim tem poder expiatório universal, seria sim suficiente para salvar todos. Mas, de fato, não foi para todos. Se assim o fosse, alguém aqui me diz que acredita piamente que toda a humanidade desde Adão até agora foi salva? Incluindo Hitler, Mussolini, Sadam Hussein, Osama bin Laden, Aleister Crowley (isso só os citando como referência de pessoas que até então acreditamos terem morrido sem conhecer a Cristo). E que, se assim fora, para quê convertermos se no fim seremos salvos? Quanto à salvação por eleição, a Bíblia é totalmente explícita em dizer que o Deus-Pai salvou os que dantes predestinou e o próprio Jesus disse que AQUELES QUE O PAI ME DEU, isto é, deu alguns e não todos. De fato, dói pensar que mesmo nós ainda seremos “provados” na nossa fé até o último dia e que mesmo pessoas que amamos podem não ir para o céu (e fazer justo o caminho contrário). Mas me digam, dizer que Deus é isso ou aquilo por ter predestinado uns para a condenação e outros para a salvação não é o mesmo que o barro querer dizer ao oleiro o que deve ser feito dele? Além disso, a eleição não nos isenta do chamado a evangelizar, antes nos revela que, independente da eleição, Deus criou métodos para que os eleitos fossem alcançados e que não nos deixássemos estagnados em nossa fé.
      Lembrando que, GRAÇA é favor NÃO merecido. Isto é, algo que Deus deu de presente sem que merecêssemos (e, se podemos escolher, então não merecíamos o presente por ter escolhido o certo?). E fé é dom de Deus, e não “força de vontade humana”. Se fosse assim, NINGUÉM escolheria ir para o inferno. #ficadica

      OBS: não coloquei referências bíblicas por preguiça mesmo (risos), mas de certo que os irmãos que costumam comentar aqui conhecem bem as referências que citei (mesmo que não decoradamente).

    3. Marco Antonio Diz

      Bom… não tenho muito o que falar aqui porque não gosto de debater teologias de eleição assim… mais leia apenas João 1 : 11 e 12…. Se ele veio apenas para os “escolhidos” e nesta passagem fala que os que ele veio (no caso a nação de Israel), eles não o receberam, e TODOS AQUELES” que o receberem…. Portanto não esta falando alguns… está falando TODOS. vou colocar meu e-mail qui e estou aberto a conversas… [email protected].

      Que Deus abençoe muito a cada um de nós e nos dê Sua Santa Paz.

  17. Graça Diz

    “E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.” (Lc 7:9 ACF)

    Perceba que JESUS se maravilhou com a fé do centurião e recomendou esta fé aos judeus. Se a fé é o dom de Deus, o que havia para se maravilhar? Por que Jesus elogiou a “grande fé” do homem se fosse algo meramente dado soberanamente por Deus?

    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Ef 2:8-9 ACF)

    Este verso ensina que, ao contrário do que o calvinismo ensina, a fé não é uma obra. A fé é o meio pelo qual o pecador recebe o dom gratuito da salvação que foi comprada para ele por Cristo. A fé é a “mão que se estende para aceitar o dom de Deus”. Ao contrário do raciocínio calvinista, aceitar um dom não é uma obra e não é nada em que o crente possa se vangloriar. Um presente é 100% daquele que compra e o oferece. O recebedor nada tem a se vangloriar por recebê-lo.

    Reparem que em grego, o pronome “ISTO” é singular e neutro, e a coisa mais próxima que pode concordar com ele é “misericórdia”, no verso 4. “Isto” não pode se referir a “fé” (feminino). Portanto, este verso não diz que a fé é um dom de Deus.

    1. Vini Diz

      Graça,

      Em Efésios, sim o “isto” é neutro. Contudo, não segue a sua conclusão que o isto do verso 8 refere-se a 4 versículos antes dele. O termo usado no grego para isto se refere a algo próximo e esse algo próximo é a “fé”.

      Veja mais aqui: http://www.monergismo.com/textos/comentarios/exegese_adilson_efesios.pdf

      procure por “4 – PRONOME”

      Além do mais, este não é único versículo para sustentar isso, mas há:

      Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, Filipenses 1:29

      Ou seja, é concedido o crer.

      Quanto a seu exemplo de Cristo, acho-o inválido. É a mesma coisa que afirmar que textos que dizem que “Deus procura” indicam que Ele não é onisciente.

      Paz

    2. Pr João Victor Diz

      Graça, salvo, fé, também são neutros! ou seja, o isto se refere à graça, salvação e a fé. Agora faça a ligação:

      Porque pela graça – isto não vem de vós
      Mediante a fé – não de obras
      Dom de Deus – para que ninguém se glorie.

      Entendeu agora? O “isto” aponta para a graça, fé e o dom de Deus.

    3. Valdolirio Jr Diz

      Concordo plenamente.
      E o arremate é esse: “nao vem de vocês, é dom de Deus”

      Eleitos pela graça do Senhor: “para que ninguem se glorie…”

      Imagina o ser humano no céu dizendo: “olha Senhor, eu estou aqui porque eu te escolhi, eu tinha o poder de decisão na mão. A gloria da minha entrada aqui é minha, pois EU tive fé para te aceitar…”

      Nós NÃO temos nenhuma participação no processo da Salvacao

      Tudo vem Dele, e a gloria é Dele
      Disse Jesus: “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”. João 15:16

      “Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.
      Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. ”
      João 6:37-39

      A paz do Senhor a todos

    4. Rafael Diz

      veja Judas vs. 3. A fé como todos sabem (penso eu) é o evangelho de Cristo, foi dado, entregue, concedido e 1 Co 1:21 diz que Deus salva pela loucura da pregação, ou sej a, do que é pregado, a palavra do evangelho, então a fé que é dom de Deus é o evangelho, portanto a ideia do texto é a seguinte: Ninguem tem mérito nenhum na salvação, pois Cristo fez tudo necessario, cabe ao homem descansar naquilo que ele ja fez, mas claramente dizendo, é um presente de Deus que para o homem ser salvo é só aceitar

    5. Concebida Sales Batista Diz

      Irmão Amado, dá-me licença e perdão para expressar uma certa compreensão daqueles que acreditam diversamente de ti. Nós não negamos que a OBRA exista, mas referimo-la a Deus que é o Autor e o Consumador da Fé. Quando perguntaram ao nosso Adorável Salvador, que tenho certeza é muito amado por Ti, e Te ama imensamente; …”que faremos para executarmos a obra de Deus”?. O mesmo Boníssimo e Misericordiosíssimo Deus e Senhor Nosso respostou:”A Obra de Deus é esta, que creiais naquele que Ele enviou”. Nosso Ilustre Predecessor e de cujas doutrinas apostólicas esforçamo-nos por sermos seguidores, como o somos igualmente delas herdeiros, assegurou-nos, pela revelação do Espírito Santo, TER TRABALHADO MAIS QUE TODOS OS OUTROS APÓSTOLOS…Entretanto não imputou estas obras como suas, mas sim asseverou-nos infalivelmente…NÃO EU, MAS A GRAÇA DE DEUS EM MIM. O irmão poderá pesquisar melhor a história da Igreja, para comprovar que quanto mais recuamos nos tempos, mais próximos estamos da imutável crença apostólica na predestinação, mesmo a Igreja majoritária no Ocidente, sempre creu e professou a fé nela, como definido nos concilios de Latrão, e Constança. Pela mesma razão os sacramentos (obras) sempre foram solenemente professados como EX OPERE OPERATUR, isto é, FORA das obras. Como a Palavra de Deus é bem clara, aliás…”para que NINGUÉM se glorie”. Não nos compete saber o por que Deus nos escolheu e a outros não; tão somente alegrar-nos, com a perfeita alegria da que Jesus nos profetizou…NINGUÉM VOS PODERÁ RETIRAR. Podemos saber PARA QUE…para realizarmos estas mesmas obras, divinas, que Deus preparou de antemão – como afirma a infalível palavra – para que andássemos nelas. Paz a Ti, meu irmão muito amado. Não considera menos dignos do amor aqueles que crêem diversamente de Ti. Eu espero em Cristo não haver te irritado nem dar a impressão que quis contrariar-te nem diminui-lo. Diminua eu, e que Tu cresças, desde que Cristo em nós seja glorificado. A Ele somente, glória.

  18. Giuliano Miotto Diz

    Gostaria que alguém me explicasse como fica essa doutrina extrema da predestinação, segundo a qual Deus escolheria alguns, e outros não, diante dos seguintes textos:

    Tiago 4:8 – Chegai-vos a Deus e Ele se achegará a vós outros…

    Veja que o pressuposto de Deus se achegar a alguém é que a pessoa se aproxime antes a Ele.

    “Portanto, diz o SENHOR Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.” (1 Samuel 2:30)

    Deus decretou algo, a pessoa não correspondeu à altura (vontade livre?) e perdeu o favor de Deus.

    Deus dizendo, quem me honra será honrado por mim, mas quem me despreza…

    “Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero; Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável (inflexível).” (Sl 18:25-26)

    2 Reis 13:14 – Onde Deus havia liberado a possibilidade de o rei jogar cinco ou seis vezes a flecha, mas ele só jogou três vezes. De modo que a vontade soberana de Deus para aquela situação era de que os Sírios fossem completamente consumidos, mas a vontade livre do rei limitou essa vontade soberana a apenas três vitórias.

    Existem outros textos, mas esses são apenas para exemplificar.

    Por favor, respondam ao meu questionamento diretamente e não citando outros textos para confirmarem suas teses, como tenho visto que é feito pela maioria dos defensores das doutrinas calvinistas.

    Ps.: Não sou arminiano, calvinista, pelagianista ou quaquer outro ista, apenas alguém que tem buscado entender melhor as coisas.

    Abraços fraternos

    1. Vini Diz

      Giuliano,

      Tiago é uma carta endereçada a cristãos. Cristãos não estão escravizados pelo pecado. Rm 3 e 6, 1 Co 2, e outros textos deixam bem claro que o homem natural não é livre para escolher a Deus. Há ainda outros textos que mostram que a iniciativa da Salvação provém de Deus e não de nós, como Ef 2.

      Quanto aos outros textos, não negamos a responsabilidade humana.

      Creio que entender a diferença de vontade decretiva e normativa de Deus te ajudará a compreender melhor estes textos:

      http://www.monergismo.com/textos/atributos_deus/duas_vontades_deus_storms.htm

      Por fim, perceba que em todos estes textos que você deu não há nada ensinando diretamente sobre liberdade humana. Você está inferindo do texto e devemos tomar cuidado para não inferir errado. Por exemplo, podemos erroneamente inferir que Deus mentiu ou se enganou em 1 Sm.

      Recomendo que você veja a pregação do Nicodemus em Rm 9 para você entender como a Soberania divina e a responsabilidade humana interagem:

      http://voltemosaoevangelho.com/blog/2011/10/conferenciafiel-2011-%E2%80%93-augustus-nicodemus-soberania-de-deus-e-a-responsabilidade-humana-na-evangelizacao/

    2. ElRafa Diz

      Você tem certeza de que esse texto de thiago ta falando a Cristãos ? Começa a ler a partir do capitulo 3 sem fugir do contexto. ele começa a falar àqueles que queriam ser mestres (3:1) por sentimentos facciosos e inveja amarga (3:14) e esses homens são carnais (3:11,12,15) e o capitulo 4 começa com exortação a esses homens [carnais]
      e outros textos deixam bem claro que o homem natural não é livre para escolher a Deus
      não creio, de acordo com Rm 7:23, 25 mostram que a vontade do homem é totalmente livre, como a de um escravo que pode até ter vontade de se libertar mas não pode, ou seja ele pode até tentar, mas não vai conseguir
      ou vc crê que paulo falou aqui como cristão?
      E por fim Rm 9:21 não ta dizendo que Deus exerce soberania sobre o vaso, mas sobre o barro, ou seja no ato de criar, ele foi soberano para criar um que se quebrou, Adão e seus descendentes (ver Jr 18) e é soberano pra criar um novo

    3. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      @4ace870a2a5aa4bdb99b35dddb3d617c:disqus

      Romanos 9 fala que Deus é soberano sobre o barro para moldar qualquer vaso que Ele quiser.

      Para ver a quem Tiago se dirigia é só ler o começo da carta. Assim como Paulo se dirige a igreja de Corinto, tendo ele como salvos.

    4. ElRafa Diz

      Romanos 9 fala que Deus é soberano sobre o barro para moldar qualquer vaso que Ele quiser.
      Só analisar a estrutura do texto que vemos claramente que não é isso que fala
      comparando coisas espirituais com espirituais, Jr 18 fica mais claro entender o que`Paulo quis dizer
      Quanto ao texto de thiago
      Então sua biblia não tem contexto né ^.^ ?, muito bom saber disso
      Te aconselho a ler o capitulo 3 e 4 com calma para descobrir quem são essas pessoas que ele cita aqui

    5. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Meu amigo, seu cinismo bloqueia meu desejo de conversar. Se é assim que você deseja proceder, compare sua atitude com as coisas espirituais.

    6. ElRafa Diz

      certinho

  19. Jefferson Amom Diz

    A genialidade, a arte e o evangelho simples e puro juntos nesta imagem demonstram mais uma faceta do evangelismo em nossos dias. Contemporâneo, verdadeiramente fiel à bíblia.
    Vocês do VE irão traduzir mais imagens como esta?
    Abraços, de mais este irmão em Cristo.

    1. Vini Diz

      Pretendemos =]

  20. JOSADACK Diz

    Existe base bíblica para todos os pontos, exceto a “ELEIÇÃO.

    1. Vini Diz

      Aqui está sua base bíblica: Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; 2 Tessalonicenses 2:13

      O texto não fala nada diferente do que Paulo fala neste versículo.

    2. JOSADACK Diz

      Atos 10.35,35 E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
      Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.

      1 Timóteo 2.1-6
      Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecaçöes, oraçöes, intercessöes, e açöes de graças, por todos os homens;
      Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
      Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
      Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
      O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

    3. Leo Marinheiro Diz

      As guerras de textos e interpretações, sejam elas feitas por ensinos terceirizados ou passionais não terá fim. Assim como duas linhas paralelas não se cruzam ou se unem no infinito, para nossa mente lógica e finita, essas duas linhas, a saber, soberania de Deus e a vontade humana, somente findam em Deus, o Único Infinito Ser.

      Uma coisa muitos concordam, é de que o homem é por natureza mau, digno de morte e isso é as escrituras que afirmam. Agora se Deus não não tivesse enviado o Salvador e todos fossem para onde merecidamente deveriam ir, ou seja, a morte eterna, aniquilação e inexistência…ninguém diria que iria ser injusto ou que Deus era mau ou ruim.

      Agora se todos teriam esse fim, quem somos nós para questionar a Deus, porque me salvaste e aquele não? Porque tiveste misericórdia de mim e daquele não??

      Então se a soberania de Deus está acima da vontade humana, cabe a nós que cremos terem sido alvos da graça, sermos incondicionamente grato e tementes a Ele!

      Ate + !

    4. ElRafa Diz

      é zelo por Deus me amado e do que ele disse de si mesmo na sua palavra

  21. Jefferson Sales Diz

    Essa expressão ordem da salvação foi criada pelo teólogo luterano Jakob Karpov, mas a idéia é mais antiga. No catolicismo é direcionado aos sacramentos, ou seja no bastimo a pessoa recebe a regeneração. Os protestantes de vertentes reformadas ou não se dividem na seguinte forma: Os reformados na incapacidade total, onde a pessoa necessita da obra regeneradora do Espírito Santo para se arrepender e ter fé.

    Os não reformados divergem na queda do homem, significando que o homem ainda leva a imagem de Deus e temos capacidade de responde com fé e arrependimento. A diferença desta imagem teológica com outra vertentes teológica sem encontra Presciência, eleição e presdestinacao. O problema é a graça irresistível e a depravação total do homem Então Deus chama irresistivelmente para a redenção ou não?

    1. Concebida Sales Batista Diz

      Irmão, perdoa-me a intrusiva e não solicitada observação, à guisa não de esclarecimento, pois intuo que és sincero em tua busca como a todo que é atraído pela verdade. Meu comentário em nada procura contradizer ou refutar tua crença, senão aumentar o louvor da glória que é devida à Sabedoria, que encontra ainda nos dias de hoje, admiradores e seguidores como tu. Recordo, fazendo minhas as tuas palavras, que os sacramentos, como creu e ensinou a Igreja majoritária do Ocidente, testemunhavam a doutrina da predestinação tal como os cristãos sempre acreditaram e professaram. É por isso que em meio a todos os erros do chamado romanismo e os excessos do papismo, foi preservada inalterável a fé que chamamos apostólica, embora a referida igreja tenha se distanciado cada vez mais do título original de católica, para o regionalismo ROMANA. E esta fé inalterável, esta verdade perene, proferida pela Eterna Palavra, por Deus em Pessoa, Segunda Pessoa da Inefável e Gloriosa Trindade, a saber, o Nosso Unico e Suficiente Salvador e Senhor Jesus Cristo, disse…NINGUÉM PODE VIR A MIM SE O MEU PAI, QUE ME ENVIOU, NÃO O TROUXER…e no versículo seguinte…SERÃO TODOS ENSINADOS POR DEUS(como está escrito, afirma o próprio texto). E ainda esclarece o nosso Adorável Salvador… PELA MESMA DOUTRINA (do Pai) QUE A MINHA DOUTRINA(a do Filho, o Evangelho) É DE DEUS.(João 7, 16-17). Ora, se ao ouvirmos o Evangelho podemos saber e crer que é Palavra salvadora de Deus, é porque já possuíamos em nós o testemunho interno da verdade(para crermos e dizermos…é de Deus); por outro lado, como já o possuíamos, se a verdade só vem a nós, para libertar-nos da mentira, do erro, do pecado e de satanás; quando ouvimos a voz de Jesus, no próprio Evangelho?Esta resposta, a Igreja, isto é, a comunidade dos salvos, regenerados, redimidos e santificados, sempre creu e professou consistir na escolha prévia do próprio Deus, como está escrito…SERÃO TODOS ENSINADOS POR DEUS. E se o proprio Deus em pessoa, Jesus Cristo afirma:TODO AQUELE QUE DO PAI OUVIU E APRENDEU, VEM A MIM…(João 6,45), é porque este chamado estava já presente, até irmos a Cristo. Ao compararmos a Palavra de Cristo, a pregação do evangelho, com aquele verbo oculto da eleição em nós já presente, comparamos a verdade com a verdade, e dizemos…É VERDADE. Pois a Lei foi dada por Moisés, a Graça, e a Verdade, por meio somente de Jesus Cristo. A Ele somente e eternamente, a glória.

  22. Daniel Diz

    Irmãos,

    Creio que a questão está ligada diretamente com a soberania de Deus…

    Não dá pra entender que o Deus Onisciente, que escreveu todos os nossos dias em seu livro (Sl 139.16) depende da vontade de alguém para salvar.

    Alguém que escreveu, decretou. E isso não é fatalismo, pois vemos por toda a Bíblia que Deus responsabiliza o homem por suas ações, apesar de controlá-lo sábia e soberanamente (Fp 2.13).

    Não estou dizendo que é a coisa mais simples de se entender, MAS é completamente bíblico.

    Ambas doutrinas andam juntas. Não é possível negar a existência de nenhuma delas.

    Apenas precisamos crer que Deus é sábio e faz todas as coisas de maneira perfeita e, quem somos nós para dizer: “Que fazes?” (Rm 9).

    Precisamos entender que todos merecem o inferno e, Deus, em Cristo, escolheu muitos para exercer sua misericórdia (Ef 2). Só não sabemos quem, por isso, precisamos anunciar o evangelho da graça para que os eleitos de Deus ouçam a voz do bom Pastor e creiam (Jo 10).

    Toda glória a Ele (Rm 11.33-36).

    “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” Jo 6.37

    Na graça de Cristo.

    1. ElRafa Diz

      Não dá pra entender que o Deus Onisciente, que escreveu todos os nossos dias em seu livro (Sl 139.16)
      Muitos dizem que os que negam a doutrina da eleição é pq ela ataca seu eu, mas um dos sinais de que a pessoa ta saturada de si mesma é achar que é o centro e que as escrituras estão falando dela
      Não, meu amado o Sl 139 não ta falando de mim nem de você
      Analisa as escrituras e descobrirás
      “No teu livro todas estas coisas foram escritas”… >>> Qual livro? Quais coisas?
      a luz desses versiculos entenderemos Sl 40:7; Hb 10:7; Lc 24:44
      Leia esses versiculos e acho que não tem necessidade de dizer mais nada
      não se esqueça que antes de tudo os salmos são profecias 1 Cr 25:1

    2. Danok (Daniel) Diz

      ElRafa,

      ”o Sl 139 não ta falando de mim nem de você”

      Esta’ falando primeiramente de Davi, pois ele refere-se a si mesmo. Tudo o que ja’ aconteceu e aconteceria em sua vida.

      De uma maneira mais geral, Davi nao tinha certeza apenas de que Deus conhecia o seu futuro (pois ja’ havia escrito), mas de tudo o que aconteceria na humanidade, principalmente, claro, a respeito do Messias prometido.

      ”Qual livro? Quais coisas?”
      Ap 20.12 nos diz sobre livros das obras homens.

      Nao meu irmao, nao me julgo o centro da Biblia, mas esta’ claro que posso aplicar este versiculo, como tambem, todo o Salmo, para mim.

      Tenho certeza que Deus nao simplesmente conhece meu futuro, mas tambem o decretou. Descanso na sua soberania, bondade e misericordia para comigo.

      Na graca de Cristo, meu Salvador.

  23. Concebida Sales Batista Diz

    Muito bem explicado, e fácil de ser compreendido por todos, como em acordo com a Palavra de Deus, do próprio Jesus, que declara nada haver encoberto, que não seja revelado. Paz e esperança no Senhor

    1. Roger Waters Diz

      Vini tenho uma pergunta pra ti.
      Olhe meu caso,não nasci em um lar Cristão,mas sempre busquei a Deus como na infância onde rezava e ia em missas Católicas.Em minha família nunca tive apoio em viver uma vida com Deus,sendo que meus pais não iam nem participavam de nenhum crédulo religioso.Passei minha adolescência em um bairro perigoso e marginalizado de Goiânia,mais nunca me envolvi com algo errado.Na adolescência comecei a participar de um ministério protestante e assim me converti ao protestantismo.Hoje depois de 6 anos sou líder de jovem e prego a respeito de Cristo.
      Depois de pensar nos fatos da minha vida,creio que segunda informações acima a respeito da eleição que sou eleito de Deus.Pois nunca me desviei e estou perseverando, então tenho certeza que sou eleito.Agora se eu não creio na doutrina da eleição,isso afetaria em algum ponto o fato de ser eleito?Vou além afetaria a justiça de Deus que há em sua soberana graça de ter me escolhido?

      Obs:Eleição:Exclusão.Todos aqui são eleitos?

    2. Vini Diz

      Roger, paz amado.

      1) Primeiro, entenda que a palavra eleição está na bíblia. Apesar do pessoal ter um preconceito enorme com os termos eleição e predestinação, ambos estão nas Escrituras. E são usados como argumentos por Paulo por exemplo para dar base para “todas as coisas cooperam para o bem” (veja o contexto de Rm 8)

      Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; (Efésios 1:4)
      E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (Romanos 8:28-30)

      2) Com isso não quero dizer que você tem acreditar na doutrina da eleição sob a perspectiva “calvinista” (que em minha opinião representa melhor o ensino das Escrituras) para ser salvo. Nem para ser eleito. Afinal, quem elege é o Pai, apesar de Pedro dizer para:

      Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 2 Pedro 1:10

      3) Quando formos glorificados entenderemos essas coisas plenamente.

      4) Creia naquilo que o Espírito te iluminar através das Escrituras. Bem provável (como a maioria dos brasileiros é arminiana) que você creia que Deus te escolheu porque Ele viu que você creria. Contudo, não há sequer um versículo que ensine isso. O que chega mais perto é: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai” (1 Pedro 1:2). Que nada diz sobre Deus antever sua fé, que aliás creio ser dom de Deus e não uma habilidade do homem. Além disso, se você ver o uso da palavra presciência e pré-conhecimento verá que o uso muitas vezes é relacionado com um conhecimento da pessoa amada (e não de uma atitude dele que resultaria na aprovação de Deus).

      Paz

  24. FERNANDO JOSÉ Diz

    Em “ELEIÇÃO” a expressão: “…Deus escolhe algums pessoas para serem salvas” significa um grupo/rebanho separado que, qualquer um que crer na pregação, aceitar e filiar-se a ele, será aceito ou aquela “velha” teoria da predestinação citada por alguns que acaba sendo um pouco controversa… BOM INFÓGRÁFICO, SÓ QUE ESSA DÚVIDA APARECE LOGO NA BASE….

    1. Vini Diz

      Significa isso:

      Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; 2 Tessalonicenses 2:13

      Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4

      E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu. Marcos 13:27

    2. Elber Cardoso Diz

      Mas quando foi que Deus disse a serpente que ela seria pisada pelo fruto do ventre de uma mulher? antes ou depois da fundação do mundo? e o que te garante que você é um desses escolhidos e o teu vizinho não seja? como você sabe? porque você creu em em Jesus? ou porque você já nasceu escolhido? e se nasceu escolhido, como soube que era escolhido? 

    3. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Pedro responde sua pergunta aqui:Visto como o seu divino poder nos
      deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos
      chamou pela sua glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e
      preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza
      divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E
      vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a
      virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a
      paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor
      fraternal a caridade.  Porque, se em vós
      houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no
      conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas
      coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos
      seus antigos pecados. Portanto, irmãos,
      procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo
      isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida
      a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (2 Pedro 1:3-11)Outra resposta é dada em Atos:

      E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. (Atos 13:48)Nas palavras de dois grandes teólogos:”Ninguém pode conhecer sua eleição, a não ser por sua conformidade com Cristo; pois todos os que são escolhidos para a santificação.” (Matthew Henry)”A santidade é a única evidência da eleição.” (Charles Hodge)

    4. julio Diz

      não to entendendo nada !?! (eleito?)se você se suicidar amanhã? Aonde vai o livre arbítrio? cristo não morreu pelo pecados de todos?

  25. Jeziel Diz
  26. Fábio Vaz Diz

    A negação da doutrina bíblica da eleição é filosófica, não bíblica. A Bíblia estabelece cabalmente a eleição divina, soberana e graciosa, daqueles que serão salvos. Deus, como Criador, tem pleno direito sobre Suas criaturas. A doutrina da eleição é rejeitada e mesmo odiada por muitos porque contraria os pressupostos filosóficos do humanismo, que coloca o homem no centro de todas as coisas e faz com que até mesmo “crentes” julguem que Deus “não tem o direito” de fazer isto ou aquilo com os seres (humanos e angélicos) que Ele mesmo criou. A Bíblia desconhece tais pressupostos filosóficos; ela apresenta um Deus soberano sobre Sua criação.

  27. Rodrigo Diz

    A doutrina da eleição é tão atacada ( a ponto de um cara chamar um Deus assim de diabo, cuidado com o que diz amigo) porque ataca a arrogância humana e humilha o ser humano. É humilhante para a natureza caida da humanidade não ter a sua vida no controle.

    E vamos pensar:
    “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido”
    Jó 42:2

    Os propositos de Deus não podem ser frustados certo?

    Suposto proposito : Deus quer salvar todos
    Realidade: Nem todos são salvos
    Resultado: Deus não conseguiu fazer o que queria.

    Ma cuma????

    Vamos agora a outra suposição:
    Suposto proposito: Deus não quis salvar todos
    Realidade: Nem todos são salvos
    Resultado: Deus salvou aqueles que Ele quis.

    Bem mais coerente.

    E outra Deus é justo, e seus caminhso são sempre retos.

    Se Jesus morreu por todos os homens, significa que o pecado de todos os homens foram perdoados. Seria justo então Deus mandar as pessoas pagarem pecados no inferno sendo que eles já foram pagos por Cristo?

    Pagar duas vezes a mesma coisa? Isso sim é injustiça.

    1. Elber Cardoso Diz

      Então você não precisa de Jesus para ser salvo? é só uma pergunta tá.

    2. Rafael Diz

      Se Jesus morreu por todos os homens, significa que o pecado de todos os homens foram perdoados. Seria justo então Deus mandar as pessoas pagarem pecados no inferno sendo que eles já foram pagos por Cristo?
      Pagar duas vezes a mesma coisa? Isso sim é injustiça.
      Amigo, analisa melhor as escrituras para entender a doutrina da expiação
      A biblia afirma que Cristo se fez pecado para aniquilar o pecado Rm 8:3 ;Hb 10:26; Jo 1:29
      Qual pecado é esse? Cristo morreu pq eu vi pornografia algumas vezes, ou pq eu roubei outras tantas ???Não, mas pelo pecado que corrompeu minha natureza, ou melhor, que corrompeu toda natureza humana, esse pecado que leva os homens a atitudes reprovaveis; se o problema fosse só as atitudes reprovaveis era só parar, mas o problema é algo maior, que corrompeu toda a humanidade e por esse pecado Cristo morreu. Sendo assim [tomando seu ponto de vista] é injustiça não salvar a todos, porque o pecado que corrompeu a humanidade está pago. Mas na verdade não há, porque a salvação é um convite, o caminho está aberto, o preço pelo pecado foi pago, agora Deus chama os homens para comunhão com ele, pois aqueles que se achegam a ele recebem libertação por causa do sacrificio de Jesus (preço pago por este pecado), é um convite da graça divina, não uma obrigação para com alguns (ou todos) homens, como vocês pensam. Achar que Deus deve alguma coisa pra alguem é um grande absurdo [divulgado por alguns]. Agora eu pergunto, onde há injustiça se Cristo morreu por todos [nesse ponto de vista apresentado] e nem todos são salvos?
      A principal razão de eu crer na responsabilidade humana é que torna a justiça de Deus irrepreensivel, cada um vai receber de Deus segundo o bem ou mal que buscaram e ninguem pode questionar a Deus

  28. Marcelo Diz

    Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
    Apocalipse 2:5

    Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
    Apocalipse 3:20-21

    Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
    Apocalipse 3:2-3

    ==>Diante dessas palavras, fica claro que JESUS deseja salvar, mas há necessidade de uma atitude dos homens

    Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra. E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.
    Atos 13:46-48

    ==>Mais uma vez, a disposição humana diante da pregação faz toda diferença

    E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
    E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
    Lucas 13:2-5

    ==> Não há nimguém privilegiado.Todos precisam reconhecer sua incapacidade diante de DEUS e se arrependerem se quiserem ser salvos

    E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,
    E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
    Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;
    Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
    Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

    Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
    Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
    Filipenses 3:8-14

    Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.
    1 Timóteo 1:19

    E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
    Romanos 13:11

    ==> O Apóstolo Paulo mostra a salvação como uma conquista diária, uma carreira que muitos não completam. Ele mesmo disse “não julgo que haja alcançado”

    E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
    E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
    Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
    Mateus 24:11-13

    ==> JESUS ratifica: será salvo quem se manter firme até o fim

    O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9

    ==> Mais uma vez, vemos DEUS esperando uma postura do homem para que ele possa salvar.

    Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
    Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
    Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.
    2 Pedro 2:20-22

    ==> Fica claro que a escritura reconhece a possibilidade de alguém ter conhecido a JESUS e mesmo assim se deixar levar pelo pecado

  29. Marcelo Diz

    Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.

    Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.

    Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

    Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
    João 11:38-41

    ==> Não foi JESUS que tirou a pedra. Se creres, repito se tu creres verá sa glória de DEUS

    1. daniel araujo Diz

      se uma pessoa nao crer, como que ele faz para poder crer? 

  30. Edward Diz

    A realidade da Eleição é que a escolha foi de Deus. Essa escolha é impenetrável. Não adianta tentar e insistir tentando introduzir ali qualquer esforço de senso de justiça humana. A Eleição se deu antes da justiça humana existir, em sua menos ruim modalidade.

    Por duas razões você deve ficar de fora da salvação: 1a.: nada obriga a Deus querê-la! 2a.: nenhuma justiça você conseguirá reunir em seu melhor argumento a seu favor. Você sempre mereceu, e continua merecendo, ficar de fora dela!

    Por uma razão você está dentro dela: Deus quis!

    A propósito, o “livre arbítrio” é um fardo!
    Ficar livre dele no milagre do arrependimento, foi o primeiro efeito benéfico da Eleição em sua vida.

    Você que que ainda não se despertou inteiramente para a alvorada da libertação em Cristo: Não queira desenvolver sua salvação com o “livre arbítrio” nos lombos. Ele é pesado!

    Tenha certeza: o “livre arbítrio” é despojo do pecado.

  31. Mathew Diz

    1) A eleição se dá antes da fundação do mundo. São aqueles que Deus separou para ouvirem a sua palavra, crerem e para que viram em santificação. Santos e irrepreensíveis DIANTE DELE(não em qualquer circunstância). Ele nos elegeu para essa FINALIDADE. 
    Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4—————————————————————————————————–2) O chamado: Quando o homem toma conhecimento de que foi eleito. Que Deus o ama. Acontece em algum momento da nossa vida. A uns na fase de crianças, outros na fase adulta, etc… Ex: O ladrão na cruz. Ele, por intermédio do Espirito Santo, teve o conhecimento de que aquele que estava ao lado era o Senhor Deus. Creu em Jesus e foi salvo. Até aqui não há interferência humana. O homem não escolhe ser chamado por Deus. Isso é ação do Espirito Santo. Isso parte de Deus.——————————————————————————————————3) A partir do chamado cabe ao homem uma escolha. Continuar andando com cristo num processo em que o Espirito Santo dará todas as condições, sustento e direção. Ou negar e rejeitar esse chamado.Não é a toa que a palavra de Deus adverte tanto quanto a “ser vigilante, fazei firme a vossa vocação e eleição, SE(condição) andarmos(ação continua) na luz como na luz Ele está, Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. ” Isso parte de nós. “Bem-aventurado aquele que quando o Senhor vier o achar servindo assim(fiel e prudente)”Mt 24:46E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu. Marcos 13:26-27

    1. Mathew Diz

      Observem a ordem cronológica e a diferença  entre eleito, chamado e escolhido.

      Eleitos – Deus escolhe antes da fundação do mundo.
      Chamados – Homem descobre que foi eleito.Escolhidos – aceitou o chamado e permaneceu fiel até o fim. Esses serão salvos.Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 22:14 

  32. Rafael Diz

    Eu ja levei por muito tempo o pensamento calvinista, mas hj vejo que é uma doutrina que mostra [indiretamente] um Deus escondendo sujeira debaixo do tapete, sua justiça se torna questionavel e quando não sabem como se justificar apelam pra frase “Deus é soberano”

    1. Jesus Freak Diz

      Justiça de Deus Questionável – Questionamos a justiça de Deus baseada no que? Na nossa justiça? Justiça seria todos irmos pro inferno, mediante a santidade do nosso Deus e seu ódio pelo pecado. Mas nós somos tãao limitados que não entendemos o tamanho do pecado que temos quando nascemos e o tamanho da santidade do nosso perfeito Deus. Estaríamos perdidos se Deus não se movesse em nosso favor. Quem pode com o justo juízo de Deus? Ninguém.

  33. Alexander Diz

    Eu passei muitos anos da minha vida tentando “enfiar” na minha cabeça que a doutrina da eleição era falsa. Mas minha alma só teve um real descanso em Deus depois que entendi que o Calvinismo nada mais é do que o miolo da Palavra de Deus. SIM, DEUS É SOBERANO. SOU SERVO DELE. Glória a Deus por eu não ter mais escolha, pois, se eu tivesse essa escolha, sei que jamais o escolheria, pois sou incapaz disso. SOLI DEO GLORIA.

  34. Rafael Diz

    Me respondam algumas perguntas.
    1 – Deus é capaz ou incapaz de pecar ?
    2 – Deus pode pecar porque ele é soberano ?

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Paulo fala que “Deus não pode ser infiel, pois não pode negar a si mesmo”. Ou seja, Deus não pode pecar pois não pode negar a si mesmo. Soberania nada tem a ver com isso.

    2. Vinicius Henrique Diz

      Ele, Vinicius pimentel fala da parte do engano e não da Verdade.

      Jesus veio como homem e venceu como homem!

      Deus não pode ser tentado pelo mal Tiago 1:13

      Jesus foi Tentado pelo mal Mateus 4:1 e até a cruz.
      a biblia diz que Ele foi tentado em todas as coisas a nossa semelhança.

      Ele dizia Lá em João 5 que Ele não podia fazer nada dele mesmo.

      Ele vivia por fé no que A Palavra dizia

      Ele foi obediente até a morte e morte de Cruz.

  35. Rafael Diz

    O que eu mais abomino no calvinismo é a presunção de muitos, não digo de todos, mas entre os que eu conheço em todos falta o espirito manso para ensinar os contradizentes, as argumentações são sempre as mesmas, você não pode questionar, você tá errado e pronto, ou é seu ego que não suporta. A razão pela qual eu não creio nessa doutrina não é meu ego que não suporta, Deus o sabe, mas eu temo a Deus, se algum dia alguem me falar da doutrina, chamada calvinismo, e o Senhor me convencer eu não teria problema em aceita-la

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Leia livros se você quer bons argumentos. Sempre é o melhor lugar para aprender. =]

  36. Rafael Diz

    Vamos analisar um pouco. Deus disse em Ezequiel 18 que não tem prazer na morte do impio e em muitas passagens que não faz acepção de pessoas, analisei a biblia de estudo de genebra (reformada) e a nota explicativa dizia que a salvação é tanto para judeus como gentios, mas se analisarmos outros textos em que foi empregado essa afirmação não soa desse forma.como eu Dt 10:17 e Ef 6:9, o dicionario biblico que eu uso é o SBB – Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª Edição, nele o significado de acepção de pessoas é “Tratamento desigual de pessoas, com favoritismo, parcialidade e injustiça” e em Tg 2:9 diz que isso é pecado. Agora suponhamos uma situação: Imagine duas pessoas, o Antonio e o José, ambos pecaram, ambos estão em igual condição diante de Deus, condenados, ambos merecem o mesmo destino, o inferno, mas Deus olha pra eles e simplesmente escolhe salvar o Antônio e o José não, sem dá oportunidade pra ele, isso não seria acepção de pessoas?. Deus tratou de forma desigual duas pessoas, favorecendo a um em detrimento de outro, porventura não estaria Deus transgredindo a sua Palavra, quando ele condena essa atitude?, quando as escrituras afirmam que é impossivel que ele faça isso, Deus não pode pecar, se o pecado é transgressão da lei, Deus não pode transgredir a propria lei, ou ele pode pecar porque é soberano? Se a gente analisar a fundo, essa doutrina vai tratar diretamente do carater de Deus e eu temo isso

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Rafael,
      1) leia Romanos 9 e me diga se Deus fez acepção de pessoas com Isaque e Ismael, Jacó e Esaú. Além disso, me diga se ele fez acepção de pessoas quando escolheu uma só família dentre todas as famílias da terra para compactuar.2) Nosso pecado é a transgressão da lei. Não podemos nos vingar (1 Co 13), mas Deus é Deus vingador.
      3) Parcialidade normalmente tem conotações judiciais.
      4) Jesus conta uma parábola onde o senhor paga o mesmo tanto para quem começou a trabalhar de manhã e quem começou a trabalhar à tarde. Acusam ele de parcialidade. Ele diz: o dinheiro é meu, faço o que eu quiser com ele. Da mesma forma, a graça não é um direito de ninguém. Deus não dá chance, porque isso significa que você que se salvaria e a salvação vem do Senhor. Deus salva.

    2. Rafael Diz

      eu creio que não fez, se analisarmos no livro de Genesis veremos que foi Sara e Abraão que colocaram Ismael na historia, sendo que Deus ja havia feito uma promessa a eles, quanto a Esaú e Jacó, leia esse artigo, eu creio assim http://www.estudobiblico.org/antigo-testamento/antiga-alianca/profeta-menores/profeta-malaquias/677-malaquias-descreve-o-amor-de-deus?showall=&limitstart=
      Nosso pecado é a transgressão da lei. Não podemos nos vingar (1 Co 13), mas Deus é Deus vingador. Explica melhor essa afirmação, por favor
      Parcialidade normalmente tem conotações judiciais.Mas não é isso que ocorre? Nós todos estamos condenados por um mesmo crime diante do supremo juiz…Não é de questões judiciais que se trata a doutrina da justificação?
      Eu verdadeiramente creio que a salvação não é por méritos, quem pode reivindicar algum mérito diante de Deus? Eu creio que é isso que a parabola diz, eu fiz, “eu mereço” e o que é tratado é justamente que Deus não trata com diferença, não se impressiona pelo que nós podemos fazer, mas é pela graça, sim, eu creio no que você falou,em partes. A graça não é direito de ninguem, mas é isso que a eleição prega? ja ouvi muitos dizerem abertamente que a graça é direito dos eleitos. A graça é graça, Deus fez tudo para que nos salvemos, que mérito alguem pode ter em simplesmente tomar um copo d’agua? Da mesma forma aquele que se arrepende sabe que não pode fazer nada para se salvar, Deus salva. mas me diz, onde está escrito que o homem perdeu o livre-arbitrio com a queda? Eu creio que Deus deu liberdade ao homem para tomar a decisão, isso não pode ser revogado Rm 11:29, mas como podemos decidir por Deus, se estamos corrompidos pelo pecado? Eu creio que Deus coloca diante do homem a vida e a morte. É possivel rejeitar a vida? Eu creio que sim, exemplo disso são os judeus que amaram mais a gloria dos homens e não quiseram seguir a Cristo, e por ultimo, porque Cristo choraria por alguem que ele predestinou ao inferno ao rejeita-lo ?

    3. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Rafael,

      Esaú e Jacó
      A questão que Paulo coloca é que Deus escolheu Jacó e rejeitou Esaú não levando em conta nada do que fizeram. Isso é bem claro em Romanos 9. A questão é: Deus foi parcial ou Deus é livre para ser gracioso com quem quiser? Existe algo que obrigue a Deus a dar tudo igualmente para todos? A bíblia fala que não, que Deus é livre para mostrar misericórdia a quem ele quiser (Rm 9). Deus pode se quiser ser misericordioso com um e não ser com outro – é por isso que se chama graça e misericórdia, porque não é algo que mereçamos e não é algo que Deus é obrigado a fazer.

      Nosso pecado é a transgressão da lei. Não podemos nos vingar (1 Co 13), mas Deus é Deus vingador.

      Deus ordena que não nos vinguemos. Essa é a lei (mandamento) para nós. Violarmos isso é pecado. Contudo, Deus se vinga. Ele peca? Não, pois os mandamentos não são para Deus, são para nós. É verdade que a lei é reflexo do caráter de Deus, mas mesmo assim, isso não significa que Deus tem que se colocar debaixo da lei que Ele promulgou ao homem.

      Deus fez tudo para que nos salvemos

      Nos salvemos?!?!?!? Oo

      mas me diz, onde está escrito que o homem perdeu o livre-arbitrio com a queda?

      Depende o que você entende por livre-arbítrio. O homem não perdeu sua capacidade de escolha, mas sua escolha está escravizada pelo pecado (João 8:34). Ou seja, todo homem natural irá escolher o pecado e a rebelião (Rm 3). Paulo fala que “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser” (Romanos 8:7). Ou seja, a mente carnal não pode se sujeitar a Deus. Paulo fala que o homem natural não consegue compreender as coisas de Deus (1 Co 2:14).

      Eu creio que Deus deu liberdade ao homem para tomar a decisão

      Mostre um versículo que diz isso claramente (sem fazer inferências, por favor)

      porque Cristo choraria por alguem que ele predestinou ao inferno ao rejeita-lo?

      Talvez pelo mesmo motivo que Paulo quis ser anátema pelos judeus reprovados. E Cristo chora pelos filhos de Israel e não por Israel: http://www.monergismo.com/textos/comentarios/mat23-37_cheung.pdf

      Rafa,

      Esse é um tema complexo e não é de uma hora para outra que eu fui convencido ou que você o será. Também não pretendo estender este debate além deste comentário. Que Deus nos dê discernimento.

      Paz

    4. Rafael Diz

      Eu tô andando um tanto cansado em debater essas coisas, mas creio que Deus me salvou, não por meus méritos, mas por um ato de misericordia e creio que o que todos nós queremos é chegar ao pleno conhecimento da verdade e Deus queira que cheguemos
      Mas vou deixar minha ultima opinião aqui e não respondo mais
      o texto de Rm 9 eu interpreto no seu contexto de Judeus e Gentios. Como se deu sua eleição e sua rejeição e penso que os questionamentos que surgem aqui é se seria injustiça o fato deles não crerem se eles são eleitos por Deus. Faraó aqui é uma figura de Israel Vs 17 “Para mostrar o meu poder e para que meu nome seja anunciado em toda a terra”. Essa é a missão de Israel e Deus escolheu se compadecer de todos (Judeus e gentios) para um proposito maior (os vasos de misericordia)

      O que eu quis dizer é que a salvação é pelo que Deus ja fez na cruz, pelas obras dele, não nossas

      João 8:34 não diz que a escolha humana está escravizada, mas que o que comete pecado é escravo do pecado, usemos essa figura. Um escravo faz a vontade de seu Senhor, mas ele pode querer ser livre? Sim, mas não pode efetua-lo por si mesmo, se a biblia é verdadeira ela tem que ter respostas para os fatos. Como explicaremos, pois, as inumeras religiões existentes, todas elas, ou a maior parte, reconhece que o homem é pecador e criam meios para se chegarem a Deus, porem, sem entendimento e mais, o versiculo é dirigido aos judeus que eram extremamente zelosos por Deus, eles tambem não buscam a Deus Rm 3:11, pois apesar de serem zelosos não tem entendimento das coisas de Deus. Eles queriam agradar a Deus e achavam que o faziam, mas não servia para Deus. E o que dizer das pessoas bem regradas, pode ter certeza que existem aqueles “bonzinhos” que buscam uma vaga no ceu por obras de caridade, outros que não mentem, não se prostituem, não roubam, fazem tudo certinho, mas tambem são pecadores e vão ao inferno. O que é estar morto senão separado daquele que é a fonte de toda vida?
      Mostre um versículo que diz isso claramente
      Ap 22:17 “quem QUISER tome de graça da agua da vida” Mt 16:24 ” Se alguem QUISER vir após mim” Jo 12: 42, 43 é exemplo claro. Quando Deus disse ao povo de Israel “Eis que vos proponho a vida e a morte, escolhe pois a vida” Ele não os forçou a isso, eles precisavam confiar em Deus para serem salvos, Is 1:18-20 sobre o que ele fala, senão um convite a salvação? O que você me diz de Ezequiel 18?
      Talvez pelo mesmo motivo que Paulo quis ser anátema pelos judeus reprovados. E Cristo chora pelos filhos de Israel e não por Israel:
      Paulo era homem, se a gente crê que Cristo era homem, pode ser, mas se crermos que ele era Deus e homem é pouco provavel
      vou terminar por aqui, que Deus nos ajude. Paz

    5. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Rafa,

      Cristo era 100% homem e 100% Deus.

      Quantos ao textos, nenhum diz que o homem tem o livre-arbítrio. Você tirou por inferência, o que pedi para você não fazer. Você acha que sua inferência está certa, mas ela pode estar errada. Então, peço novamente, mostre um versículo que diz “o homem tem poder para escolher entre a vida e a morte”, que “nada afeta as escolhas do homem, sendo elas livres de tudo”.

      Paz

    6. Rafael Diz

      é a mesma coisa ao dizer que a vontade do homem é escrava, mas lê o capitulo todo de Ezequiel 18

    7. Vinicius Henrique Diz

      Veneno de víboras está no seus Lábios Vincius

      você usa a escritura para invalidar os demais textos das Escrituras

      aonde Jesus era 100% Deus?

      Deus não pode ser tentado pelo mal Tiago 1:13

      Jesus foi Tentado pelo mal Mateus 4:1 e até a cruz.
      a biblia diz que Ele foi tentado em todas as coisas a nossa semelhança.

      deixa de chamar Deus de mentiroso

      Jesus, se esvaziou de toda sua glória veio como homem e andou como homem em obediência ao Pai

      se ele vacila, cai em tentação não servia para morrer pela humanidade.

      A Lei dizia que o cordeiro tinha que ser sem defeito!

      Sê arrependa e para de falar da parte do diabo atribuindo algo que Jesus não foi.

    8. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Rafael,

      Se dar a mesma oportunidade é o que a Bíblia quer dizer por “Deus não faz acepção de pessoas”, então ele teria pecado ao escolher Israel e dado só a eles as promessas, as alianças, etc.

      Quando aparece que Deus não faz de acepção de pessoas, o que está sendo destacado é que Deus não faz acepção entre judeus e gentios, ricos ou pobres e que seu juízo será imparcial.

      Ninguém merece a salvação. Se Deus desse as condições perfeitas para recebermos Cristo, todos rejeitaríamos, pois em nosso estado pecaminoso amamos mais as trevas do que a luz. Deus nos salva pela graça e a graça não é por merecimento.

      Por Cristo e pelo Evangelho (Mc 8.35), Vinícius.

  37. Rafael Diz

    Eu vejo essa interpretação sobre Eleição como algo muito pobre, Deus simplesmente escolhe salvar algumas pessoas. Se analisarmos o texto de Efesios algumas palavras pode mudar totalmente o sentido do texto, Ef 1:4 Nos elegeu NELE… PARA QUE FOSSEMOS SANTOS E IRREPREENSIVEIS… vs 5 e nos predestinou PARA FILHOS…, então eu interpreto eleição à luz da eleição de Israel, vocês ja devem ter visto algum versiculo que diz que o povo de Israel são os Eleitos de Deus, mas como sabemos não foi cada pessoa individualmente escolhida para fazer parte do povo, mas como Israel é Eleito? em Jacó, ele é o eleito de Deus para preservar a linhagem messianica, da mesma sorte Cristo é o eleito, aquele que foi amado antes da fundação do mundo. Então eu creio que quando Paulo falou de eleição ele tinha vista algo mais grandioso, de um proposito maior que a eleição de Israel, que foi criado antes da fundação do mundo de fazer um povo santo e irrepreensivel. Eu não creio que os propositos de Deus sejam estabelecidos no homem, mas no proprio Deus, então o proposito eterno de Deus é exaltar-se em Jesus Ef 1:9-10, como todo respeito, mas aqueles que pensam que o proposito é salvar os homens não tem o direito de dizer que os que não creem na eleição é por causa de seu ego humano, quem acha que é o centro dos planos de Deus sim pode se encaixar nisso aí, Cristo é o centro dos planos de Deus

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Sim, Cristo é o centro dos planos de Deus e Deus quis exaltar seu Filho dando um povo para Ele.

      Ademais, a eleição é individual, pois é justamente isso que Paulo argumenta em Romanos 9. Paulo fala que a palavra de Deus com Israel não falhou pois há um remanescente (um verdadeiro Israel) eleito pela graça.

  38. Dayhane Araujo Diz

    Viviane Alvess v issso ó a eleição dos que seriam salvosss hahahhahah eu tava certa kkkkkkkkkk pq Deus é soberano ele já sabe da nossa escolha e já nos elegeu para servos salvos haha

    1. Dayhane Araujo Diz

      óóó´´oóóó´´o Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; 2 Tessalonicenses 2:13

    2. Dayhane Araujo Diz

      Mas eu acredito que haja eleição sim! porém todo aquele que vai a Jesus de nenhuma maneira Ele lançara fora como foi com a história da mulher lá das migalhas q a gent comentou…e a vontade Dele é q todos sejam salvos porém em sua soberania pq de antemão já me conhecia e me deu livre escolha e sabia o q eu iria escolher já me elegeu… aliás vários homens na biblia foram predestinados Noé, João batista, sansão… depois a gent conversa mais….

    3. Dayhane Araujo Diz

      Deus é o princípio e o fim como já escreveu apocalipse e o numero dos salvos na tribulação? pq já sabe quem será salvo né…

  39. Marcelo Vidigal Dias Diz

    Gloria a Deus por isso….

  40. Marcelo Vidigal Dias Diz

    Gloria a Deus por isso….

  41. Marcelo Vidigal Dias Diz

    Gloria a Deus por isso….

  42. Marcelo Vidigal Dias Diz

    Gloria a Deus por isso….

  43. Marcelo Vidigal Dias Diz

    Gloria a Deus por isso….

  44. Marcelo Vidigal Dias Diz

    Gloria a Deus por isso….

  45. Marcelo Vidigal Dias Diz

    Gloria a Deus por isso….

  46. Marcelo Vidigal Dias Diz

    Gloria a Deus por isso….

    1. Sampaio Carlos Roberto Diz

      Marcelo de longas datas ja passamos por muitas coisas e a amizade sempre prevaleceu . Abracos meu amigo

  47. Marcelo Vidigal Dias Diz

    Gloria a Deus por isso….

  48. Denise Esteves Diz

    Excelente. E mais didático do que isto…
    Muito Obrigada.

  49. Denise Esteves Diz

    Excelente. E mais didático do que isto…
    Muito Obrigada.

  50. Denise Esteves Diz

    Excelente. E mais didático do que isto…
    Muito Obrigada.

  51. Denise Esteves Diz

    Excelente. E mais didático do que isto…
    Muito Obrigada.

  52. Denise Esteves Diz

    Excelente. E mais didático do que isto…
    Muito Obrigada.

  53. Denise Esteves Diz

    Excelente. E mais didático do que isto…
    Muito Obrigada.

  54. Denise Esteves Diz

    Excelente. E mais didático do que isto…
    Muito Obrigada.

  55. Denise Esteves Diz

    Excelente. E mais didático do que isto…
    Muito Obrigada.

  56. Denise Esteves Diz

    Excelente. E mais didático do que isto…
    Muito Obrigada.

  57. Denise Esteves Diz

    Excelente. E mais didático do que isto…
    Muito Obrigada.

  58. Rodrigo Diz

    Uma dúvida razoável: se somos eleitos pela soberana vontade de Deus, como a conversão poderia ser uma resposta voluntária?
    Paz.

    1. Carol Diz

      Perfeito Rodrigo, estou contigo.

    2. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Porque Deus lhe dá um novo coração e desta nova natureza você escolhe a Cristo. Nossa vontade é sujeita a quem somos. Uma natureza caída escolhe somente o mal. Quando Deus nos regenera, escolhemos aquilo que é de acordo com a nossa natureza e isso é algo voluntário, pois a vontade está atrelada a natureza.

  59. André Mariotti Diz

    SOLI DEO GLORIA

  60. Joel Gonçalves Diz

    "Deus escolhe algumas pessoas para serem salvas" Eu não consigo compreender como um Deus de amor escolheria apenas algumas pessoas para serem salvas, sendo que Jesus Cristo morreu por toda a humanidade. Ele nos deu livre arbítrio e nos escolheu na medida que dá a oportunidade de conhecermos o Evangelho e a Salvação que é Seu Filho, aceitar ou não a Graça é uma questão que define quem serão os eleitos.

    1. Aelson M. Freitas Diz

      É mais difícil acreditar em um Deus, que daria Seu Único filho por todos, com a possibilidade de ninguém ser salvo por Ele. Porque, se a salvação funciona mediante o livre arbítrio, então há possibilidade de ninguém ser salvo, por ninguém querer ser salvo, e assim o sacrifício de Cristo, seria em vão.
      Agradeço a Deus, porque Ele me amou primeiro, do contrario, minha natureza quebrada me impediria de ver a salvação.

    2. Hely Bastos Diz

      O detalhe é que todos estão condenados e Deus, em amor, escolheu alguns.

  61. Zilma Costa Diz

    Sempre prevalecendo a Soberania de Deus em primeiro lugar. Soli Deo Gloria.

  62. Arthur Diz

    se Deus já escolheu os seus, pra que eu vou pregar pros outros? quem ta escolhido ta escolhido. E se Já ta escolhido porque eu me preocuparia em orar por eles que não foram salvos desde o principio? Alias, pra que oramos? Se a vontade de Deus sempre sera feita

  63. Jorge Eduardo Diz

    Isso é senão a maior HERESIA de todos os tempos!!! Deus não faz acepção de pessoas!!! esta doutrina(heresia) é o resultado de deturpação do Evangelho de Jesus Cristo.

  64. Lucas Moreira Diz

    Também não consigo compreender isso.

  65. Toni Munhoz Sampaio Diz

    Mas quem são os eleitos meu amigo Lucas?? A resposta é simples: Não sabemos, por isso a evangelização deve continuar a ser realizada. Deixe a questão de quem é e quem não é pra Soberania de Deus. Grande abraço.

  66. Erik Quadros Diz

    Jesus disse: " Eu salvarei todos aqueles que meu Pai me deu". Assista o vídeo: http://www.ministeriofiel.com.br/videos/detalhes/255/Jesus_disse_Eu_Salvarei_Todos_Aqueles_que_o_Pai_me_Deu

  67. Jacson Vaz Diz

    Que O NOME DO SENHOR SEJA GLORIFICADO…

Comentários estão fechados.