um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Dia Internacional da Mulher – A Mulher de Deus (Tornando-se Ester)

“Eva não foi criada a partir da cabeça de Adão, para liderá-lo, nem de seus pés, para ser pisada por ele, mas sob seu braço, para ser protegida por ele, e de perto de seu coração, para ser amada” (Matthew Henry)

Amanhã é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Um motivo para se comemorar é que, em meio a toda boa criação que Deus fez, havia algo que não era bom: o homem estava só. Então, Deus nos agraciou com uma companheira, uma auxiliadora, uma mulher.

Tendo isso em vista trazemos uma mensagem para ao dia da mulher, um texto que talvez muitas de nossas leitoras ainda não tenham visto, por ser uma postagem antiga. Trata-se de um artigo escrito por Paul Washer e sua esposa, Charo, onde eles falam sobre a importância de se tornar uma mulher piedosa, uma mulher de Deus.

Você pode fazer download do artigo em pdf clicando no botão abaixo.

Charo e Paul Washer – A Mulher de Deus – Tornando-se Ester

Tornando-se Ester

por Charo & Paul Washer

“Em chegando o prazo de cada moça vir ao rei Assuero, depois de tratada segundo as prescrições para as mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias de seu embelezamento, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com perfumes e ungüentos em uso entre as mulheres), então, é que vinha a jovem ao rei…” (Ester 2:12-13)

Eu sempre fico abismada com o tipo de preparação que a futura rainha Ester teve que passar antes que fosse apta para se apresentar ao rei Assuero. Alguma de nós estaria disposta a passar por doze meses de tratamento de beleza antes de conhecer o homem dos nossos sonhos? É provável que não, mas imagine a possibilidade. Um ano separado para apenas um único propósito: Se tornar tudo o que você for capaz de ser para aquele a quem você mais ama. Tempo precioso para cultivar beleza, fazer investimentos em educação e etiqueta, fortalecer virtudes e construir caráter.

“Toda fase da vida tem sua beleza e maravilha por si própria.”

A preparação de Ester me lembra daquele precioso tempo entre o despertar do desejo no coração de uma jovem mulher de compartilhar sua vida com um companheiro, e o momento em sobe ao altar. Para muitas, esse tempo de preparação é visto como nada mais que um tempo de espera. Mulheres solteiras freqüentemente vêem a si mesmas como sentadas na prateleira enquanto a vida passa por elas, ou sentadas no banco enquanto outras jogam. Não percebem que estão desperdiçando o período mais importante de suas vidas, estão privando a si mesmas de grande alegria e recompensa, estão privando seus futuros maridos de uma mulher mais virtuosa e estão privando a Deus de uma serva através da qual Ele deseja fazer coisas grandiosas.

Assim como Ester teve que estar preparada antes que pudesse ser rainha de um reino inteiro, a mulher também deve estar preparada antes que possa embarcar em um dos mais importantes e difíceis chamados na vida: O matrimônio e a maternidade. Ester teve que aprender os costumes do reino em que vivia, teve que aprender as práticas da vida na corte e os desafios intelectuais, emocionais e espirituais da posição superior. Para simplificar, Ester tinha que ser convertida de uma jovem moça a uma rainha costumes do reino em que vivia, teve que aprender as práticas da vida na corte e os desafios antes mesmo que ela pudesse ter o título e cumprir com o papel de uma rainha. Da mesma forma, a mulher cristã solteira deve aprender os costumes do Reino dos Céus antes mesmo que se una àquele que Deus está preparando para ela. Ela deve estar preparada intelectualmente, emocionalmente e espiritualmente, não para um representante da corte em algum templo pagão, mas para o próprio Deus, sua Palavra e outras mulheres de Deus que foram preparadas antes dela.

O celibato não é um desperdício de tempo ou uma condenação a ficar sentada no banco, mas um tempo que Deus separou especialmente para fazer da mulher o que Ele quer que ela seja, e usá-la de formas que poderiam ser impossíveis após o casamento. O celibato é um tempo no qual uma mulher deve cultivar as virtudes que pertencem a uma mulher de Deus, para assim poder oferecer ao seu futuro marido e ao mundo algo mais do que apenas um rosto bonito.

Lembre-se no seu celibato que você não é a única solteira, mas seu futuro marido está passando pelo mesmo estágio que você. Não seria terrível finalmente conhecer o homem que irá se tornar seu marido só para descobrir que ele usou seu próprio celibato para servir a Deus e preparar-se para ser um marido melhor para você, enquanto que você não usou a liberdade de seu celibato para servir ao Senhor, nem tirou vantagem alguma do treinamento que Deus lhe ofereceu? Também não seria terrível perceber que seu marido passou seus dias como homem solteiro orando diariamente por suas necessidades e pela obra de Deus na sua vida, enquanto você sequer orou por ele, nem respondeu à graça de Deus que lhe foi dada como um resultado das orações dele?

É algo maravilhoso quando Deus abençoa a uma mulher com um marido. Aquele alguém especial é “simplesmente perfeito” para ela ao que foi, de forma cuidadosa e pensativa, desenhado por Deus para ser um em união com ela. É tamanho o prazer para a mulher olhar para trás e lembrar como Deus a capacitou para esperar n’Ele e que Ele foi fiel em abençoá-la. É ainda maior o prazer para ela saber que seu tempo como uma mulher solteira foi também um tempo de buscar a Deus e ser fiel a Ele em seu propósito. Que não quis nem por um momento fugir daquele estado, mas desejou apenas confiar em Deus e esperar em sua graciosa soberania.

De nenhuma maneira é uma tragédia ser uma mulher cristã solteira, mas o caminho do mundo mais uma vez se infiltrou na Cristandade com a falsa idéia de que é. Uma das maiores mentiras é se você não “tem alguém” ou não está “procurando alguém”, há algo de errado com você. Outra mentira é que a mulher solteira deveria estar namorando por aí como se procurar um marido fosse como fazer compras num shopping. Uma mentira ainda mais forte é que a mulher solteira deveria estar dando seu carinho indiscriminadamente para que se torne “mais experiente” e saiba como fazer quando finalmente encontrar o homem de sua escolha. Minha cara cristã, é uma mentira e uma afronta a Deus dizer que a experiência é a melhor professora, e apesar do lema do mundo ser “vivendo e aprendendo”, o conselho da Bíblia é “aprendendo e vivendo”. Você não precisa ter experiência, você só precisa ser conhecedora do que Deus disse e obediente a isso. Você não deveria estar procurando pelo homem de sua escolha, mas deveria estar esperando pelo homem da escolha de Deus. E quando ele vier, não serão passadas experiências que farão seu casamento funcionar, mas as passadas castidade, pureza e santidade. Deveríamos esconder nossos rostos dos caminhos e experiências desse mundo perverso e buscar apenas aquilo que Deus colocou no caminho que Ele preparou para nós.

“Minha querida amiga, ser solteira, assim como ser casada, deveria ser considerado um tempo muito especial e desfrutável tempo na providência de Deus.”

Deus sabe exatamente o que você precisa e até mesmo sabe os desejos de seu coração melhor do que você mesma. Deus ama surpresas. Ele não quer que você procure por seu marido. Ele quer trazê-lo até você, e provavelmente quando você menos esperar. Se você desobedece a esse conselho, como tantas outras mulheres antes de você, e passa a procurar por si mesma um parceiro, você pode encontrar alguém, mas as chances são de o alguém que você encontrar, não ser o certo.

Como mulheres, nossa natureza deseja a companhia e o companheirismo de um homem. Isso vem de Deus e, portanto é bom. Mas ao mesmo tempo, estamos erradas em pensar que a morte será o resultado se essa necessidade não for suprida. Necessitar de outro como companheiro não é como a necessidade de respirar. Ou seja, você pode sobreviver sem um companheiro pelo menos até que Deus tenha feito sua perfeita obra em você. Lembre-se das Escrituras: “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além de vossas forças.” 1 Coríntios 10:13

Descobri que há duas razões primárias do porque alguém precisa “desesperadamente” de outra pessoa. Em primeiro lugar, é porque não conhecem a Deus como deveriam. Deus não é o Deus de todo o conforto? Cristo não é exaltado o Senhor que completa tudo em todo lugar? Então porque reclamamos sobre o quão vazias e sozinhas nos sentimos? Não pode ser que Deus aumente nosso tempo de celibato para que possamos encontrar vida n’Ele e aprendamos a ser completas n’Ele? Se buscamos nos casar porque sentimos que um marido irá satisfazer nossas vidas ou irá de alguma forma nos fazer completas, seremos severamente desapontadas em nosso casamento. Nenhum homem, não importa o quão parecido com Cristo, poderia de alguma forma tomar o lugar de Deus em nossas vidas, e pensar tal coisa é pura idolatria. Se não somos satisfeitas por Deus agora e completas em Cristo no presente, então nem sequer um casamento feito no nos céus será capaz de mudar nosso vazio.

A mulher cristã solteira deve aprender os costumes do Reino dos Céus antes mesmo que se uma àquele que Deus está preparando para ela.

A segunda razão para a desesperada necessidade de alguém em nossas vidas é o pleno egoísmo. Quando precisamos de alguém para que nos sintamos amadas, ou quando precisamos de alguém para que nossos sentimentos de solidão sejam dissipados, então estamos querendo o casamento pelas razões erradas. O matrimônio não deveria ser encarado como uma oportunidade de ter nossas necessidades conhecidas, mas de conhecer as necessidades de outro. Se não aprendemos a levar nossas necessidades a Deus, então provavelmente vamos oprimir nossos maridos com nossas próprias necessidades e sequer ter conhecimento das dele. Conheci cristãs que desperdiçaram seus dias consumidas com suas próprias necessidades e constantemente lamentando sobre o motivo de Deus não ter trazido alguém em sua vida. Mas por que Deus deveria confiar um homem de Deus a uma mulher que está absorvida em si mesma e suas próprias necessidades, e não usa a liberdade de seu celibato para servir a Deus e preparar-se para os propósitos d’Ele? Tal mulher teria pouco para oferecer a um homem de Deus!

Minha querida amiga, ser solteira, assim como ser casada, deveria ser considerado um tempo muito especial e desfrutável tempo na providência de Deus. Não deveria ser considerada uma mera circunstância ou maldição da qual deva tentar desesperadamente fugir. Ser solteira é um tempo para aprender sobre Deus e sobre nós mesmas, um tempo para descobrir quem nós somos em Cristo, e como crescer na “aparência de Cristo”. É um tempo para ser zelosa por boas obras e envolvida em ministrar para outros. Ser solteira tem uma magia própria que deve ser aproveitada, pois uma vez passado, não deve nunca mais retornar. Não há nada tão triste quanto uma mulher já casada que se arrepende por não ter feito o suficiente com sua vida enquanto era solteira. Tudo foi perdido pelo intento de se apressar em casar sem consideração pelo plano ou pela obra de Deus.

Toda fase da vida tem sua beleza e maravilha por si própria. Minha oração para todas as cristãs solteiras é que elas possam aproveitar seu tempo apesar das mentiras do mundo. Que elas possam ser exigentes e não ajustadas por nada menos que a perfeita vontade de Deus. Que elas possam esperar pacientemente em Deus que é o provedor de todo bom e perfeito presente. Que elas possam ser como Ester, usando qualquer tempo que Deus julgue necessário para torná-las lindas por dentro e por fora.

26 Comentários
  1. Thiago Alvim Diz

    Aleluia !! Tremenda mensagem, excelente, adorei…

  2. Elissandra Diz

    “Que elas possam ser exigentes e não ajustadas por nada menos que a perfeita vontade de Deus.” Disse tudo.

  3. Gemerson W. Ribeiro Diz

    Deus é tão bom que além de nos dar seu filho Jesus Cristo para morrer por nós , ainda nos presenteou com uma mulher.

    Isso sim que é Deus .

    Amo minha mulher “esposa”.

  4. Rafa Diz

    Deus é bom demais. Precisava tanto ler isso.

  5. Daniela Diz

    Deus é fiel!!!!!!!!! aleluia como precisava exatamente de ouvir tais palavras soaram como uma arpa suave…que vc deseja que nunca acabe gloria a Deus por compartilhar palavras edificantes que mudam o alicerce das novas vidas simplesmente PORQUE ELE É FIEL…

    Dani Ponciano

  6. Gilberto Alves Diz

    Graça e paz irmãos!!! Gostaria de esclarecer um dúvida, se alguém puder esclarecer eu agradeço. Quando no texto diz que a bíblia ensina que é aprendendo e vivendo e que o mundo ensina o inverso; onde na palavra eu consigo visualizar esse ensino? Ontem eu estava conversando com minha esposa sobre isso, ela pensa que o certo é vivendo e aprendendo, eu não consegui mostrar para ela que isso na verdade é mais uma das mentiras e sofismas do mundo.

    em Cristo

    1. Pr João Victor Diz

      Gilberto Alvez

      Graça e Paz

      De maneira bem sucinta, podemos resumir no seguinte verso:

      “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para glória de Deus.” I Co 10:31

      O mundo não ensina sobre a glória de Deus, e quando digo mundo me refiro ao sistema. Visto que precisamos viver para a glória de Deus, somente Deus pode ensinar-nos de qual maneira Ele deve ser glorificado, e este ensino não é divorciado das Escrituras.

      Nós devemos viver de maneira digna do Evangelho de Cristo:

      “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos, ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;” Fp 1:27

      Este viver no evangelho deve ser nosso estilo de vida, fomos salvos para viver e andar no evangelho, para Deus como Pedro diz em I Pe 3:18 “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelo injustos, PARA CONDUZIR-VOS A DEUS, morto, sim, na carne, mas vivificado no espirito,” – A nova vida deve ser para Deus.

      Sendo assim, este vivendo e aprendendo não se aplica à vida cristã porque do mundo só aprendemos a pecar mais ainda, mas, devemos buscar de Deus orientação:

      “Porque o SENHOR dá sabedoria, da sua boca vem a inteligência e o entendimento.” Pv 2:6

      Eu preciso aprender de Deus como viver para Ele. Que o Senhor lhe revista de sabedoria, para instruir a tua esposa.

      Em Cristo

      Pr João Victor.

  7. MARIA ZILMA SENA Diz

    MUITO LINDO. GOSTEI . GLORIA A DEUS

  8. Maria Zoé Diz

    O Valor de uma mulher de Deus! estar em se dispor: fazer a vontade do Pai, ela já nasce com a coroação do rei para,ser livre pelo sangue de Jesus,com o seu dna,por isso me diminuo sempre para que o senhor dos senhores, me lapide conforme sua vontade,fórma, e moldura,ele Jesus!! é meu rei,senhor e salvador..Excelente estudo..parabens Amigo ..

  9. nonata Diz

    Simplismente maravilhoso

  10. Roberto Diz

    Aprendi muito com este artigo. 

  11. Mariana Diz

    Nossa, eu gostei muito desse artigo, pois, nos mulheres pensamos assim exatamente do mesmo modo com o que esta escrito, pois, eu gostei muito sabe porque? Porque é justamente assim que eu estou ultimamente, quero me aproximar de Deus, quero aprender mais de Cristo, nao para conseguir um marido, porque tem certas mulheres que simplesmente vem aqui leem esse artigo e começam a “fazer de conta” que estão 100% plenas em Deus, e é mentira, elas estão fazendo isso que esta no artigo, por desespero, sendo que deveríamos estar tranquilas, lendo a palavra, orando, com paz, mansidão, calma! E sinceramente? Eu gostei muito desse artigo, meu amigo mandou eu ler e eu li, porque eu sentia que devia ler, eu acredito que certas pessoas entram em nossas vidas nao somente por entrar, e sim porque Jesus esta mandando o espirito sando usar essa pessoa para me por na “linha” rs rs E eu estou amando isso, porque eu me sentia muito afastada das coisas de Deus, da palavra, nao tinha praticamente mais nem um conhecimento biblico, mas eu estou bem contente em saber que eu estou no caminho certa, assim, tranquila, nao pensando em encontrar alguem, simplesmente esperando sem nem um misterio. Algo natural que vem de dentro do meu interior, e isso ai amados, obrigada!

  12. Wilker Silva Diz

    certamente todas as moças deveriam ler algo tao maravilhoso como isso pois edificaria a muitas mocinhas em nosso Brasil.

  13. RhavilaR Diz

    Que artigo rico!!!! Quantas vezes conversei com o Senhor sobre as minhas tristezas e solidão… pensei q a solução para a minha solidão seria encontrar um amigo e companheiro esposo. Mas, nos ultimos meses o Senhor havia me mostrado qe apenas Ele bastava, Ele é suficiente para mim! Depois de ver isso minha postura mudou… Hoje eu oro para qe o Senhor prepare o meu fururo esposo e me dê segundo a Sua vontade soberana, segundo o Seu bom prazer.
    Desfrutei muito desse artigo… retratou a minha experiência… e ensinou-me a necessidade de eu me preparar espiritualmente, fisicamente, intelectualmente para glorificar o Senhor em meu casamento e honrar o meu esposo.
    Este ano, se Deus quiser, estou terminando o meu curso superior e pretendo entrar em um mestrado, estou voltando a estudar piano e inglês, quero também escrever mais em meu caderno de receitas… oro para q o meu amado Senhor me dê graça, muita graça para alcançar minhas metas, pois Ele sabe o quanto anseio por servi-Lo melhor!!
    Moises preparou-se 40 anos no Egito. . depois passau 40 anos no deserto aprendendo q em sua força ele não pode servir ao Senhor… Meu Senhor ensina-me tambem!!!

  14. RhavilaR Diz

    Que artigo rico!!!! Quantas vezes conversei com o Senhor sobre as minhas tristezas e solidão… pensei q a solução para a minha solidão seria encontrar um amigo e companheiro esposo. Mas, nos ultimos meses o Senhor havia me mostrado qe apenas Ele bastava, Ele é suficiente para mim! Depois de ver isso minha postura mudou… Hoje eu oro para qe o Senhor prepare o meu fururo esposo e me dê segundo a Sua vontade soberana, segundo o Seu bom prazer.
    Desfrutei muito desse artigo… retratou a minha experiência… e ensinou-me a necessidade de eu me preparar espiritualmente, fisicamente, intelectualmente para glorificar o Senhor em meu casamento e honrar o meu esposo.
    Este ano, se Deus quiser, estou terminando o meu curso superior e pretendo entrar em um mestrado, estou voltando a estudar piano e inglês, quero também escrever mais em meu caderno de receitas… oro para q o meu amado Senhor me dê graça, muita graça para alcançar minhas metas, pois Ele sabe o quanto anseio por servi-Lo melhor!!
    Moises preparou-se 40 anos no Egito. . depois passau 40 anos no deserto aprendendo q em sua força ele não pode servir ao Senhor… Meu Senhor ensina-me tambem!!!

  15. RhavilaR Diz

    Que artigo rico!!!! Quantas vezes conversei com o Senhor sobre as minhas tristezas e solidão… pensei q a solução para a minha solidão seria encontrar um amigo e companheiro esposo. Mas, nos ultimos meses o Senhor havia me mostrado qe apenas Ele bastava, Ele é suficiente para mim! Depois de ver isso minha postura mudou… Hoje eu oro para qe o Senhor prepare o meu fururo esposo e me dê segundo a Sua vontade soberana, segundo o Seu bom prazer.
    Desfrutei muito desse artigo… retratou a minha experiência… e ensinou-me a necessidade de eu me preparar espiritualmente, fisicamente, intelectualmente para glorificar o Senhor em meu casamento e honrar o meu esposo.
    Este ano oro para q o meu amado Senhor me dê graça, muita graça para alcançar minhas metas, pois Ele sabe o quanto anseio por servi-Lo melhor!!
    Moises preparou-se 40 anos no Egito. . depois passau 40 anos no deserto aprendendo q em sua força ele não pode servir ao Senhor… Meu Senhor ensina-me tambem!!!

  16. Katita Knd Diz

    QUE MENSAGEM LINDA* VEIO DIRETO DE ENCONTRO EM MEU CORAÇÃO NESTA NOITE :)

  17. Lenize Pedral Diz

    Sábias palavras! amei…..

  18. Arcenira Gomes Diz

    A Mulher Virtuosa Edifica a sua Casa!

  19. Marcia Maris Diz

    "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis". (Provérbios 31:10)

  20. Carleine Arcanjo Diz

    amei!!!

  21. Dani Souza Marte Diz

    Benção!

  22. Myrella Souza Diz

    Essa mensagem é MARAVILHOSA… Ela é Magnífica… É tão lindo sabermos através de pessoas usadas por Deus, como a esposa de Paul Washer … Como nosso Deus Supremo se preocupa conosco em todas as áreas de nossas vidas e quanto Ele nos lapida mesmo sem sabermos…

  23. Massoxi Rodrigues Diz

    Mulher de Deus.

  24. Iara Diz

    Este artigo é super interessante!! Gostava de fazer o download mas não consigo. como o fazer?

    1. Wanessa Meireles Diz

      Eu gosto muito desse arquivo, gostaria muito de baixá-lo, mas nao estou conseguindo. Porfavor alguem me ajuda.

Comentários estão fechados.