Paul Washer – A Queda da Raça Humana [A Verdade sobre o Homem – 3/13]

Após a tradução do livro “O Único Deus Verdadeiro“, que você pode baixar gratuitamente aqui, começamos hoje a postar semanalmente um novo capítulo do livro “A Verdade sobre o Homem”.  No mesmo formato que o anterior, este guia de estudo bíblico propõe apresentar a doutrina do homem de forma bíblica e participativa. É um ótimo material para grupos pequenos, escolas bíblicas dominicais, discipulados e afins. Esperamos que seja proveitoso para sua alma e para sua igreja.

Confira aqui o sumário.

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. (Romanos 5:12)

Lição 3: A Queda da Raça Humana

As passagens que estudaremos nesta seção afirmam três verdades muito importantes sobre a queda de Adão e seus efeitos devastadores sobre toda a raça humana. À parte desta verdade, é impossível explicar a corrupção moral da humanidade e a presença universal do mal em um mundo criado para ser bom. As três verdades são:

1. Deus criou Adão para ser o representante ou cabeça de toda a raça humana. Como cabeça, Adão agiu em nome de toda a humanidade, e as consequências de suas ações afetam a todos nós.

2. Deus “imputou” o pecado de Adão em todos os homens. As palavras “imputar” e “imputação” vêm do verbo latino imputare que significa “considerar, calcular, atribuir, ou colocar na conta de alguém.” Em relação à queda, isso significa que Deus atribui ou cobra o pecado de Adão da conta de cada homem. Desde seu nascimento todos os homens são considerados e tratados como pecadores por causa do pecado de Adão. Todos os homens carregam a culpa do pecado de Adão e sua penalidade. (Esta ideia é tradicionalmente conhecida como a doutrina do pecado original.)

3. Deus entregou todos os homens à corrupção moral. A consequência e penalidade do pecado de Adão não foi apenas a morte, mas também a corrupção moral. Isso significa que cada um dos descendentes de Adão nasce inteiramente inclinado ao mal e à inimizade contra Deus. Uma vez que todos os homens carregam a culpa do pecado de Adão, eles também carregam a penalidade: morte e corrupção moral. Sem a graça salvadora de Deus, um indivíduo continuará em seu estado moralmente corrupto para sempre.

Uma Verdade Inegável, Um Mistério Inexplicável

A queda da raça humana na queda de Adão sempre será coberta em mistério. Por um lado, ela é uma das maiores e mais essenciais doutrinas no cristianismo, está claramente expresso nas Escrituras que ela é verdade, e ela fornece a única explicação adequada para a corrupção moral universal da humanidade. Ao mesmo tempo, contudo, as próprias Escrituras que afirmam a doutrina, oferecem pouca explicação a respeito de como tais coisas podem ser assim, e não oferece nenhuma defesa contra as acusações frequentes de que tal fato é injusto ou desleal. Como pode ser justo Deus imputar o pecado e a culpa de Adão a toda a humanidade? Os pontos a seguir são dignos de consideração:

1. A veracidade de uma doutrina não é validada por nossa habilidade de compreendê-la ou de reconciliá-la ao nosso entendimento, e nossa inabilidade não fornece base para rejeitá-la. Fosse este o caso, não existiria doutrina cristã, pois não há verdade revelada que não contenha algum elemento de mistério. Em Deuteronômio 29:29, as Escrituras declaram: As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” A grande promessa das Escrituras é que a verdade em que nós cremos e ainda não compreendemos plenamente, um dia se fará conhecida a nós, e a sombra da incerteza e da dúvida que ainda permanece irá desaparecer à luz da revelação plena de Deus. O apóstolo Paulo escreve: “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido” (1 Coríntios 13:12).

2. Ao longo das Escrituras, Deus provou Sua perfeita justiça em suas interações com o homem de maneira que toda e qualquer acusação do contrário seja recebida com uma severa repreensão. “… Deus é maior do que o homem. Por que contendes com ele, afirmando que não te dá contas de nenhum dos Seus atos?” (Jó 33:12b-13). “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?!” (Romanos 9:20). Se Deus fez Adão para ser o cabeça da raça e imputou seu pecado a toda a humanidade, isso é tanto justo quanto leal. Deus tem o direito divino de tencionar e trabalhar como Lhe aprouver. Ademais, Deus nunca agiu de nenhuma maneira que desse às Suas criaturas uma justa causa de reclamação contra Ele.

3. Foi uma grande demonstração de graça Deus permitir que um homem fosse testado em nome de todos os outros homens. Adão foi o mais apto homem em toda a raça humana e viveu em um lugar não contaminado pelo pecado e a corrupção que agora prevalece. Deus escolheu o maior e mais nobre entre nós para nos substituir.

4. Toda a evidência das Escrituras, da história humana, e o testemunho interior da consciência aponta para a certeza de que nenhum da espécie de Adão poderia ter feito melhor do que o próprio Adão.

5. Todos da espécie de Adão, assim que são capazes, voluntariamente participam da rebelião de Adão contra Deus e desta forma provam que Deus justamente os condena.

6. Se é errado ou injusto que Deus condene toda a raça humana através da queda de um homem (Adão), então é errado da mesma maneira que Deus salve Seu povo (isto é, os redimidos) através da obediência de um homem (Jesus Cristo). Se Deus não pode justamente imputar o pecado de Adão à humanidade, então Ele não pode justamente imputar a justiça de Cristo àqueles que creem. Neste caso, todos os homens permaneceriam inteiramente cada um por si, sem um salvador e, portanto, todos seriam condenados.

Todos os Homens Nascem no Pecado

A declaração de que “todos os homens nascem em pecado” significa que Deus imputou o pecado e a culpa de Adão a cada um de seus descendentes. Todos os homens desde o nascimento são considerados e tratados como pecadores por causa do pecado de Adão. É importante notar que esta não é apenas uma “teoria teológica” ou “construção filosófica,” mas o claro ensino das Escrituras e é demonstrado constantemente no dia a dia.

Em Romanos 5:12-19 encontra-se o mais importante discurso em todas as Escrituras a respeito da queda de Adão e a imputação de seu pecado a toda a raça humana. Leia a passagem até que você se familiarize com seu conteúdo e então explique o significado de cada uma das declarações:

1. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte…” (v. 12):

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: “… por um só homem entrou o pecado no mundo…”: As Escrituras afirmam que Deus criou todas as coisas “muito boas” (Gênesis 1:31). A explicação bíblica para a presença do pecado no mundo bom de Deus é que ele entrou ou invadiu “por” ou “através de” a desobediência de um homem, Adão. “… e pelo pecado, a morte…”: O pecado entrou no mundo através do primeiro ato de desobediência de Adão, e a morte entrou no mundo através do pecado — uma cadeia de eventos devastadora. É extremamente importante notar que a morte não entrou em nosso mundo como uma “consequência natural” do pecado, mas como a penalidade divina pelo pecado. A morte é a punição, ou o salário, do pecado (Gênesis 2:17; Ezequiel 18:4; Romanos 6:23).

2. “… assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram…” (v. 12):

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: “… assim também a morte passou a todos os homens…”: Tendo explicado como a morte entrou no mundo, Paulo afirma o que todos sabemos ser verdade: a morte passou a todos os homens. Os homens nascem morrendo. “… porque todos pecaram…”: A explicação de Paulo para a difusão da morte para todos os homens é breve, mas poderosa. A morte é o salário do pecado (Romanos 6:23), e a morte passou a todos os homens, porque “todos pecaram.” A palavra “pecaram” em grego é escrita no tempo verbal aoristo, que é frequentemente usado para descrever uma ação momentânea no tempo passado ou um único evento na história. Neste caso, o evento histórico ao qual Paulo está se referindo é o pecado e a queda de Adão. De acordo com a gramática e o contexto (isto é, os versos seguintes), esta frase não significa que a morte passou a todos os homens porque todos os homens “pecam” ou “pecaram” pessoalmente, mas que a morte passou a todos os homens porque “todos pecaram” em um momento histórico no jardim quando Adão pecou. Através do pecado de Adão, todos “se tornaram pecadores” (v. 19). Por esta razão, a penalidade da morte passou a todos os homens, mesmo as crianças e semelhantes que morrem sem cometer pecado pessoalmente.

3. “Porque até o regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão…” (vs. 13-14):

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: Estes versículos são dados como prova do fato de que em Adão todos “tornam-se pecadores,” conforme indicado pela forma que a passagem começa (“porque”). A lógica é muito clara: (1) De acordo com as Escrituras, a morte é o salário do pecado ou a penalidade por violar a lei de Deus (v. 12; veja também Romanos 6:23). Apenas pecadores ou violadores da lei morrem. (2) Ainda assim, incontáveis pessoas morreram antes que a Lei de Moisés fosse dada, e incontáveis crianças morreram no ventre ainda que elas nunca tenham pessoalmente pecaram ou violado as leis de Deus. (3) A morte daqueles que nunca pecaram pessoalmente à “semelhança da transgressão de Adão” pode ser explicada apenas pelo fato de que o pecado de Adão foi imputado a eles, e eles são considerados “pecadores” em Adão.

4. “… pela ofensa de um só, morreram muitos…” (v. 15):

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: Os “muitos” é uma referência à grande massa de humanidade que descendeu de Adão. Todos eles morreram. Novamente, Paulo está mostrando que a penalidade da morte experimentada por todos os homens é o resultado do pecado de um homem, a saber, Adão. Através apenas de sua transgressão, muitos “pecaram” (5:12), e portanto, os “muitos” morreram.

5. “… o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação…” (v. 16):

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: A palavra julgamento refere-se a uma sentença judicial, decisão, ou veredito. A palavra condenação refere-se a uma sentença condenatória ou veredito de culpado. A transgressão de Adão resultou em seu julgamento. Seu julgamento resultou em sua condenação. A penalidade por este crime foi a morte. Esta condenação e sua penalidade passaram a todos os homens, porque em Adão “todos pecaram.”

6. “… pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte…” (v. 17):

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: Através do único pecado de Adão, a morte passou a exercer absoluta autoridade sobre todos os homens (isto é, todos os homens morrem). Isto é verdade porque o pecado de Adão foi imputado a todos os homens e todos foram constituídos “pecadores.” Como pecadores, estavam todos debaixo do julgamento divino da morte. Pelo pecado de Adão, a morte domina e reina ao longo da história humana.

7. “… por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação…” (v. 18):

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: “… por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação…”: Esta afirmação simplesmente resume o que já foi dito nos versos 12-17. Através de uma ofensa de Adão, todos os homens se tornaram pecadores (vs. 12, 19), condenados (v. 16), e sujeitos à morte (vs. 12, 14-15, 17).

8. “… pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores…” (v. 19):

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: A palavra tornaram significa registrados como, declarados, ou constituídos. Como resultado da desobediência de Adão, todos os homens agora são considerados e tratados como pecadores no sentido judicial. É importante notar que Paulo não diz que como resultado do pecado de Adão, muitos foram feitos pecaminosos (isto é, nascidos com uma natureza pecaminosa), o que levou um por um a viverem uma vida de pecado, e estarem sujeitos à condenação da morte. Mas, os muitos foram constituídos pecadores e a partir daí trazidos sob a punição da morte mesmo antes que eles tivessem a oportunidade de pecar pessoalmente.

O Homem Nasce em Corrupção

A extrema consequência do pecado de Adão não foi apenas a morte, mas também a corrupção moral: ele caiu de seu estado original de justiça e se tornou uma criatura moralmente corrupta. Uma vez que todos os homens carregam a culpa do pecado de Adão, eles também carregam a penalidade: morte e corrupção moral. Cada um dos descendentes de Adão nascem sob a sentença e morte, moralmente corrompidos, e completamente inclinados ao mal.

É evidente a partir da experiência de todos os indivíduos e da experiência coletiva de toda a humanidade que a corrupção moral do homem não é um comportamento aprendido ou imitado, algo no exterior que faz seu caminho para dentro da vida de um homem. Porém, é uma característica inerente enraizada profundamente no coração, como Cristo diz em Marcos 7:20: “O que sai do homem, isso é o que contamina.” A história humana, a literatura sacra e secular, a filosofia e a religião abundam em ilustrações da luta do homem com sua própria corrupção moral e propensão ao mal.

Um dos mais importantes termos usados pelos teólogos para descrever a profundidade da corrupção ou poluição moral herdada é o termo depravação total. A palavra depravação vem da preposição latina de que comunica intensidade e a palavra latina pravus que significa torto ou distorcido. Dizer que algo é depravado significa que seu estado ou molde original foi profundamente distorcido ou pervertido. Dizer que o homem é depravado significa dizer que ele caiu de seu estado original de justiça e que sua própria natureza tornou-se profundamente corrupta. Quando os teólogos usam os termos “total, “predominante,” “holística,” ou “radical depravação,” é importante saber o que eles não querem dizer e o que eles querem dizer:

DEPRAVAÇÃO TOTAL NÃO SIGNIFICA…

1. … que a imagem de Deus no homem foi totalmente perdida na queda. Em Gênesis 9:6, 1 Coríntios 11:7, e Tiago 3:9, as Escrituras ainda se referem ao homem como sendo à imagem de Deus. Portanto, há uma consciência real na qual a imagem de Deus permanece em todo homem.

2. … que o homem não tem conhecimento da pessoa e da vontade de Deus. As Escrituras nos ensinam que todo homem sabe o suficiente de Deus para odiá-lO e conhece o suficiente de Sua verdade para rejeitá-la e tentar restringi-la (Romanos 1:18, 30).

3. … que o homem não possui uma consciência ou que ele é totalmente insensível ao bem e ao mal. Em Romanos 2:14-15, as Escrituras ensinam que todo homem possui uma consciência. Se não cauterizada (1 Timóteo 4:1-2), tal consciência pode levar o homem a admirar caráter e ações virtuosas.

4. … que o homem é incapaz de demonstrar virtude. Há homens que amam suas famílias, sacrificam suas próprias vidas para salvar a outros, e executam grandes atos de generosidade e altruísmo. É reconhecido que os homens são capazes de amar a outros, praticar serviço civil, e até fazer bens externos religiosos (Mateus 7:11).

5. … que todos os homens são tão imorais ou perversos quanto podem ser, que todos os homens são igualmente imorais, ou que todos os homens satisfazem-se em toda forma de mal que existe. Nem todos os homens são delinquentes, fornicadores, ou assassinos, mas são capazes de tal (Jeremias 17:9; Mateus 5:21-30). O que os restringe é a graça de Deus (Salmo 81:11-12; Atos 7:41-42; Romanos 1:18-32; 2 Tessalonicenses 2:5-12; 2 Pedro 2:15-16).

DEPRAVAÇÃO TOTAL SIGNIFICA

1. … que a imagem de Deus no homem foi seriamente deteriorada, ou desfigurada, e que a corrupção moral poluiu todo seu ser — corpo (Romanos 6:6, 12; 7:24; 8:10, 13), razão (Romanos 1:21; 2 Coríntios 3:14-15; 4:3-4; Efésios 4:17-19), emoções (Romanos 1:26-27; Gálatas 5:24; 2 Timóteo 3:1-5), e vontade (Romanos 6:17; 8:7-8).

2. … que a mente do homem é hostil para com Deus, não pode sujeitar-se à vontade de Deus, e não pode agradar a Deus (Romanos 8:7-8).

3. … que tudo o que os homens fazem é contaminado por sua própria corrupção moral. A corrupção moral do homem e o pecado permeiam suas mais elogiáveis ações (Isaías 64:6).

4. … que as ações de um homem não são estimuladas por qualquer amor a Deus ou qualquer desejo de obedecer Seus mandamentos. Nenhum homem ama a Deus de uma maneira digna ou como a lei ordena (Deuteronômio 6:4-5; Mateus 22:35-37), e não existe um homem que glorifique a Deus com todo o pensamento, palavra e ação (1 Coríntios 10:31; Romanos 1:21). Todos os homens preferem a si mesmos em detrimento de Deus (2 Timóteo 3:1-5). Todos os atos altruístas, heroicos, de dever civil, e de bem religioso externo são estimulados pelo amor ao ego, mas não pelo amor a Deus.

5. … que o homem nasce com uma grande propensão ou inclinação ao pecado. Todos os homens são capazes do maior mal, dos mais inenarráveis crimes, e as mais vergonhosas perversões (Jeremias 17:9; Mateus 5:21-30).

6. … que a humanidade está inclinada a uma crescente corrupção moral, e esta deterioração seria ainda mais veloz não fosse pela graça de Deus que restringe o mal nos homens (Salmo 81:11-12; Atos 7:41-42; Romanos 1:18-32; 2 Tessalonicenses 2:5-12; 2 Timóteo 2:16; 2 Pedro 2:15-16).

7. … que o homem não é capaz de libertar a si mesmo de sua condição pecaminosa e depravada. Ele está espiritualmente morto (Efésios 2:1-3), moralmente corrupto (Gênesis 8:21), e é incapaz de mudar a si mesmo (Jeremias 13:23).

Agora que resumimos o significado de total depravação, vamos considerar o ensino das Escrituras. Encontraremos abundantes testemunhos a o que aprendemos: uma vez que todos os homens carregam a culpa do pecado de Adão, eles também carregam a penalidade da morte e compartilham sua corrupção moral. Cada um dos descendentes de Adão nasce moralmente corrupto e inteiramente inclinado ao mal.

1. Através de um cuidadoso estudo de Gênesis 5:1-3 — que descreve eventos após a queda — vamos claramente ver as consequências devastadoras do pecado de Adão e a disseminação da corrupção moral pela raça humana. Leia o texto até que você se familiarize com seu conteúdo e então responda às seguintes perguntas:

a. De acordo com Gênesis 5:1, à imagem de quem Adão foi feito?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

b. De acordo com Gênesis 5:3, à imagem de quem os descendentes de Adão foram feitos? Explique o significado desta verdade:

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: Adão foi feito à imagem de Deus, mas os descendentes de Adão foram feitos à imagem depravada de Adão. É importante observar que os homens não meramente herdam a corrupção moral de Adão da mesma maneira que um filho pode herdar uma característica física ou deformidade de seu pai. A corrupção moral dos descendentes de Adão é um resultado do julgamento de Deus contra eles: Adão pecou e encontrou-se sob a penalidade da morte e da corrupção moral. O pecado de Adão foi imputado a todos os seus descendentes e, portanto, eles estão sujeitos à mesma penalidade: morte e corrupção.

2. Desde a queda de Adão, todos os homens nascem com uma natureza moralmente corrupta que é vazia de bem, hostil contra Deus, e inclinada ao mal. O que a passagens a seguir nos ensinam a respeito desta verdade? Como elas demonstram que a corrupção moral do homem não é um comportamento aprendido, mas um reflexo de sua própria natureza?

Gênesis 8:21

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: A palavra mocidade se refere ao início da vida de alguém ou sua infância. Não é preciso ensinar uma criança a ser egoísta ou egocêntrica, a mentir, a manipular, etc. Tais posturas e ações pecaminosas entram em ação a partir de sua própria natureza.

Salmo 58:3

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Salmo 51:5

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: Isso não significa que as relações sexuais entre os pais de Davi que levaram a seu nascimento eram pecaminosas. Deus ordenou que o homem se multiplicasse e concebesse filhos (Gênesis 1:28). E mesmo se os pais de Davi o houvessem concebido ao cometer um ato de adultério ou perverso de outra maneira, isso não explica a frase “Eu nasci na iniquidade” — o ato de dar à luz não é perverso, mesmo se a criança foi concebida imoralmente. A única explicação para este verso é que Davi está descrevendo o que a queda de Adão fez ao homem. Davi está simplesmente publicando uma verdade que é defendida nas Escrituras e demonstrada na história da humanidade: a corrupção moral do homem e sua propensão ao mal não é meramente um comportamento aprendido, mas uma parte de seu próprio ser ou natureza.

3. Tendo estabelecido a verdade de que todos os homens nasceram carregando a corrupção moral de Adão, agora consideraremos as passagens que ilustram a severidade ou profundidade desta corrupção moral. O que as passagens a seguir nos ensinam sobre a profundidade e a extensão da corrupção humana?

Gênesis 6:5 (antes do dilúvio); 8:21 (após o dilúvio)

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: Para ilustrar o ponto, suponha que alguém seja capaz de colocar em vídeo todos os pensamentos de um homem desde seus primeiros momentos na infância até os dias atuais, e então exibir esse filme para seus amigos mais próximos e familiares, com os quais ele compartilhou seus pensamentos mais íntimos e fraquezas. Não seria um exagero dizer que ele seria tão tomado pela vergonha que nunca mais seria capaz de encará-los novamente. Surpreendentemente, mesmo um homem mal e de coração duro que produziu tais pensamentos vis, ficaria aterrorizado e envergonhado pela extensão de sua própria corrupção moral.

Jó 15:14-16

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Jó 25:4-6

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Eclesiastes 9:3

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Isaías 64:6

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: As maiores e mais elogiáveis ações dos homens não são nada além de trapos imundos diante de Deus. Alguém pode vestir um leproso com a mais fina seda branca para cobrir suas feridas, mas imediatamente a corrupção de sua carne sangraria através da vestimenta, deixando-a tão vil quanto o homem que ela procura esconder. Assim são as “boas obras” dos homens diante de Deus. Elas carregam a corrupção do homem que as faz.

4. Quando se fala da corrupção do moral do homem, uma atenção especial deve ser dada ao coração. Nas Escrituras, o coração significa o lugar da mente, vontade e emoções. Ele representa o próprio centro e a essência do ser e da pessoa de alguém. De acordo com as Escrituras, o próprio coração do homem é corrupto e dele flui toda forma de pecado, rebelião e perversidade. Responda às seguintes perguntas para completar o exercício:

a. Como o coração do homem é descrito em Jeremias 17:9?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

b. De acordo com Mateus 15:19-20 e Marcos 7:20-23, como o coração corrupto do homem afeta tudo o que o homem é e faz?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

5. Para concluir esta parte de nosso estudo sobre a corrupção moral do homem, vamos considerar uma breve, porém poderosa afirmação feita pelo Senhor Jesus Cristo em Mateus 7:11. Qual é esta afirmação e como ela demonstra a forte crença de Cristo na depravação moral do homem?

“Ora, se vós que sois M_______…”

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

6. Baseado nas passagens que estudamos nas perguntas 1-5, resuma o que você aprendeu sobre a corrupção moral do homem:

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________


Copyright © por Paul David Washer, Sociedade Missionária HeartCry. Website: heartcrymissionary.com

Publicado por Granted Ministries Press, uma divisão de Granted Ministries. Website: grantedministries.org

Tradução:Voltemos ao Evangelho.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.