Honrar os pais: um termômetro da piedade (Dia dos Pais)

Dia dos pais está chegando e temos em nossa frente uma ótima oportunidade para redimir tal festividade. Vejo três formas em que podemos fazer isto:

(1) meditarmos no amor do nosso Pai Celeste e amá-lo de todo nosso coração,

(2) amarmos nossos pais terrenos, honrando-os,

(3) compartilharmos o evangelho falando da paternidade de Deus.

Trataremos cada ponto em uma postagem. Hoje, tratamos do segundo ponto: honrar nossos pais.

Honrar os pais: um termômetro da piedade

“Honra teu pai e tua mãe” é o primeiro mandamento com promessa e o primeiro mandamento do que é considerado como “a segunda tábua da lei” (a parte que se refere ao próximo). O Catecismo de Heidelberg assim diz a respeito dele:

104. O que Deus exige no quinto mandamento?

R. Devo prestar toda honra, amor e fidelidade a meu pai e a minha mãe e a todos os meus superiores; devo submeter-me à sua boa instrução e disciplina com a devida obediência (1) , e também ter paciência com seus defeitos (2) ; porque Deus nos quer governar pelas mãos deles (3).

(1) Êx 21:17; Pv 1:8; Pv 4:1; Pv 15:20; Pv 20:20; Rm 13:1; Ef 5:22; Ef 6:1,2,5; Cl 3:18,20,22. (2) Pv 23:22; 1Pe 2:18. (3) Mt 22:21; Rm 13:2,4; Ef 6:4; Cl 3:20.

Contudo, será que prestamos a devida atenção ao assunto? Será que por estarmos mergulhados em uma cultura que rejeita o mandamento “a quem honra, honra”, temos também deixado de honrar nossos pais? Não serão os inúmeros “mas, e se…” que levantamos frutos de um coração egoísta e rebelde? Estamos dando desculpas para não cumprir o mandamento de Deus? Cremos que o mandamento de Deus é bom e que é bom honrar pai e mãe ou cremos que Deus está no privando de algo ao colocar os filhos submissos aos seus pais?

São várias perguntas para analisarmos o nosso coração. Este mandamento funciona como um termômetro a medir nossas vidas. Quero destacar dois pontos que ele revela.

1) Mostra que honramos a Deus

Se João chama de mentirosos aqueles que afirmam amar a Deus, mas odeiam seu próximo (1 João 4:20), do que devemos chamar aqueles que dizem que desejam honrar a Deus, mas não honram seus pais? Parafraseando o apóstolo: pois quem não honra a seu pai, ao qual viu, como pode honrar a Deus, a quem não viu? Desta forma, vemos que neste quinto mandamento está um indicador de que honramos a Deus em todos os outros.

2) Mostra que estamos cheios do Espírito

Paulo em Efésios 5:18-21 nos exorta a encher-nos do Espírito. Após, ele passa a descrever o proceder de uma pessoa cheia do Espírito, listando 4 atitudes:

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

(1) falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais;

(2) cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;

(3) dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;

(4) sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

A última atitude que Paulo lista é a submissão. Em seguida, ele passa a detalhar como se dá esse “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus”. Ele então trata de três relações: (1) maridos e esposas, (2) pais e filhos e (3) senhores e servos – dando instruções para os dois grupos: os que recebem submissão (maridos, pais e senhores) e os que praticam (esposas, filhos e servos). Talvez por interrompermos nossa leitura nos subtítulos ou capítulos, perdemos a ligação que há entre “enchei-vos do Espírito” e “vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo”. Conseguiu vê-la? Portanto, filhos, quando obedecemos e honramos nossos pais, estamos mostrando o “temor de Deus”, fazendo o que é “justo” e dando os frutos de uma vida cheia do Espírito.

Conclusão

Diate do que foi exposto, que possamos todos dar maior atenção a este mandamento, sabendo que quando não honramos nossos pais, estamos comprovando que não honramos a Deus, nem estamos nos enchendo do Seu Espírito.

Se há amargura ou rebeldia em seu coração que tem lhe impedido de obedecer este mandamento, você precisa se lembrar do Evangelho e crer mais firmemente nele. Talvez seu pai não mereça seu amor, mas você tampouco merece o amor de Deus. Talvez seu pai fez coisas horríveis, mas não piores do que você fez a Deus. Talvez seu pai terreno não demonstrou nada além de ódio, contudo, seu Pai Celeste o amou – profundamente. Olhe para a cruz se você tem dúvidas e elas se dissiparão. Deus estendeu tal amor e perdão para sua vida e o convida a fazer o mesmo. “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4:32).

Com temor,

Vinícius M. Pimentel

 


A quem honra, honra

Abaixo, trazemos um excelente podcast do Reforma21 sobre o assunto. Nele, eles comentam tanto sobre a importância do mandamento, quanto sobre a velha questão: “e se meu pai não for crente?”

 

Também, sugerimos  a leitura dos seguintes artigos: