O melhor de Novembro/Dezembro de 2012 [retrospectiva]

1. O Que Acontece com Aqueles que Nunca Ouviram o Evangelho? (vídeo)

O que acontece com as pessoas que nunca ouviram o evangelho? Elas serão condenadas ao inferno? Mas isso é justo? E se elas fizeram o melhor com o que tinham? E se fosse uma boa pessoa? Neste vídeo, David Platt responde a essas perguntas com base em Romanos de 1 a 3. Esse texto da Escritura é o melhor texto a tratar desse assunto.

2. Porque Deus nos Criou? (vídeo-devocional)

Neste devocional, John Piper fala sobre o porquê Deus nos criou com base em Isaías 43:6,7 e 1 Coríntios 10:31.

3. Notas Sobre Batalha Espiritual (artigo)

“Parece-me que muitos (a maioria?) dos crentes teologicamente conservadores da Bíblia (incluindo eu) não pensam muito sobre a batalha espiritual. Talvez seja porque há alguns cristãos malucos que parecem falar apenas sobre a batalha espiritual, da maneira como alguns jovens calvinistas malucos apenas falam sobre predestinação e eleição. Ou, talvez seja porque tudo isso soe um pouco fantasmagórico ou assustador.”

4. Deus Odeia e Ama Pecadores (vídeo)

Você já ouviu o chavão “Deus ama o pecador, mas odeia o pecado”? Isso parece tentar equilibrar textos que dizem que Deus odeia o pecado – como Apocalipse 2:6: ”Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.” – com textos que declaram o amor de Deus – como João 3:16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”; e Romanos 5:8: “Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Mas e este versículo: “Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal.” (Sl 5:5), onde ele se encaixa nesse chavão? Neste vídeo, David Platt fala sobre o fato de Deus tanto odiar como amar pecadores e nos convida a não negarmos nenhuma dessas verdades bíblicas.

5. Tabela com os Livros da Bíblia (teologia visual)

Tim Challies começou uma série chamada “Visual Theology” [Teologia Visual], tentando exibir teologia usando uma combinação de palavras e imagens.

primeira postagem da série foi um infográfico sobre a ordem da salvação do cristão, o que é conhecido como “Ordo salutis” (correspondente latim para “a ordem da salvação”), que se refere a sequencia de etapas conceituais envolvidos na salvação do cristão.

Hoje, trazemos uma tabela (não ela não é periódica – os químicos e engenheiros químicos me entenderão) com os livros da Bíblia. Bom na verdade trazemos duas imagens. Uma que fizemos em parceria com o Challies e outra que achamos na internet (possivelmente da Sociedade Bíblica do Brasil).

O intuito é fornecer visualmente conteúdo bíblico. Então, sinta-se a vontade para imprimir bem grande e colocar em seu grupo pequeno, sua EBD, na porta do quarto do seu filho. Enfim, use!

6. Em 100 anos você estará morto (pregação completa)

“Em 100 anos, todos vocês estarão mortos. Alguns de vocês, talvez poucos, ouvirão as palavras: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Alguns de vocês, talvez a maioria, ouvirão as palavras mais terríveis que um ser humano pode ouvir: “Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.”