um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Quatro Grandes Realidades da Teologia (Tiago Santos)

Nesta nova edição da revista Fé para Hoje, lançada na esteira do Curso Fiel de Liderança do ano de 2013, trabalharemos os quatro grande pilares da teologia sistemática: Criação, Queda, Redenção e Consumação.

Esses temas sumariam o grande esquema da teologia e têm o propósito de levar o estudioso a compreender o plano e as ações de Deus na história da humanidade, conforme revelado nas Escrituras Sagradas.

Nesse esquema, vemos como Deus condescendeu revelar-se ao homem, dando-se a conhecer e descortinando seu projeto para a humanidade.

Na criação, vemos o Deus trino todo-poderoso, transcendente, autoexistente, suficiente em si mesmo,  eterno, santo e perfeito em todos os seus atributos, criando todas as coisas que existem, desde as mais remotas e distantes galáxias até a terra e tudo o que nela há. Vemos a criação do homem imago Dei, segundo a imagem do próprio Deus, em estado de inocência e liberdade, debaixo do governo moral de Deus, ordenado a ser responsável e obediente e a governar sobre todas as coisas criadas, para a glória do criador.

Na queda, vemos o homem transgredindo a lei de Deus e se afastando dele, caindo de seu estado de inocência e felicidade e legando para a humanidade esta condição de condenação, aprisionando sua liberdade às inclinações do pecado, sendo tanto responsável por ele como vítima de sua poluição. Vemos o efeito da queda na criação, trazendo maldição para este mundo e resultando na grande tragédia da história do homem.

Na redenção, vemos ainda que Deus resolveu oferecer salvação ao homem – e o fez de modo que sua justiça, ofendida pela transgressão da lei causada pelo pecado do homem, fosse satisfeita. Em amor, desde os tempos eternos, Deus o Pai resolveu salvar pecadores em seu Filho, Jesus Cristo, o qual, sendo um com Deus o Pai, entrou na história, assumiu a natureza humana e viveu como homem, obedecendo toda a lei e cumprindo toda a justiça de Deus o Pai, a ponto de oferecer-se a si mesmo como sacrifício e propiciação a Deus em favor dos homens, justificando os pecadores que se achegam a ele, movidos pela ação do Espírito de Deus que os regenera, em arrependimento e fé, sendo reconciliados com Deus e adotados em sua família.

Vemos finalmente a consumação de todas as coisas – como o cristão é preparado nesta vida para a vida porvir; sendo santificado e perseverando em sua peregrinação. Vemos o que acontece após a morte do homem, seja do justo ou do injusto, sobre o céu e o inferno, o julgamento final, a ressurreição do corpo e a redenção final e definitiva da criação: novos céus e nova terra – todas essas coisas operando segundo o propósito e decretos de Deus e para glória dele.

Na seleção de artigos desta edição, somos instados a refletir esses grandiosos temas e levados a considerar o grande amor e glória do Deus trino. Que ele possa abençoar sua leitura.

Revista_Teo_SisEm Abril, publicaremos no site da Fiel, toda segunda e quinta, os sete artigos da Revista Fé para Hoje do mês de Março. Veja os artigos:

Se você quiser, você pode possuir uma cópia física da revista e apoiar financeiramente o ministério. Você pode também  fazer uma assinatura anual ou bienal.

7 Comentários
  1. Zeferino Alvaro de Andrade Diz

    é por ai….

  2. Cíntia Saraiva Diz

    Aguardando!!!

  3. Cíntia Diz

    Aguardando!!

  4. Sidnei Edna Diz

    Aguardando!!!

  5. Fabrício Cardoso Diz

    Aonde eu faço o cadastro para a revista, pois eu não estou achando no site?

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Fabrício,

      Infelizmente não tem onde fazer cadastro. Atualizamos esta postagem com os links dos artigos. Mas você pode acompanhar pelo site da Editora Fiel: http://www.editorafiel.com.br

  6. Jorge Almeida Diz

    aguardando

Comentários estão fechados.