E aí cristão, o que você sabe sobre a cosmovisão bíblica da política?

Espero que vocês estejam cientes dos protestos que aconteceram ontem. Tendo em vista os protestos, postamos ontem no Facebook uma frase um tanto quanto provocativa (no bom sentido):

cosmovisão-politica

E, então, fica a pergunta: você, cristão, o que você sabe sobre a cosmovisão bíblica da política?

Para ajudá-lo iremos reunir artigos, vídeos e recomendações durante a semana. Por enquanto, sugerimos a leitura de:

Igreja e Estado – Franklin Ferreira

Deus estabelece na criação várias instituições para a ordem social, cada qual com sua própria esfera de atividade e missão, e responsável por algo diante dele. Mas, antes de considerarmos a posição reformada sobre a relação da igreja com o estado, será útil compará-la com outros modelos políticos e teológicos rivais.

Leia mais

Apontamentos sobre os tumultos e manifestações recentes – Augustus Nicodemus

Algumas pessoas têm me perguntado o que acho das manifestações e protestos que estão ocorrendo em todo o país. Não me sinto em condição de oferecer uma análise político-social de tudo isto, mas posso ao menos tentar entender o assunto em geral do ponto de vista cristão-reformado.

Leia mais

Medidas práticas para lidar com os conflitos em São Paulo – Allen Porto

Você deve estar acompanhando o clima de conflitos em São Paulo nos últimos dias. Não entrarei no mérito da questão, se o motivo são 20 centavos ou direitos inalienáveis da humanidade. Estou preocupado em ver opiniões apressadas serem lançadas no facebook com uma atitude problemática. Por isso gostaria de dar umas dicas aos meus amigos, cristãos ou não, que desejam lidar com o ponto.

Leia mais

A primeira recomendação de Porto merece destaque:

Informe-se sobre o assunto

Adquirir informação é o passo mais básico e mais essencial para formular uma opinião e uma atitude. Obviamente você tem os seus meios de informação preferidos. E espero que você seja honesto o suficiente para saber que os seus meios preferidos contam as histórias a partir de um ponto de vista. Por isso, em vez de ficar choramingando como muitos na internet sobre como “falta imparcialidade neste mundo”, simplesmente aja de maneira inteligente: leia conteúdos de fontes distintas, que apresentam a história de pontos de vista diferentes.

Aqui é bom ler o direitista/reacionário Reinaldo Azevedo, e o esquerdista/comunista Paulo Henrique Amorim. É bom ler o conservador Mídia Sem Máscara, e o progressista Carta Capital.

Leia de tudo. Mesmo alguns textos chatos e cheios de clichês. Pode ser que encontre ali algum elemento importante de compreensão. E isso te dará melhores argumentos quando, e se for necessário apresentar a sua opinião. O que nos leva ao segundo ponto.

Movimento País Livre (Parte 1) – Lucas G. Freire

Apesar da diversidade de opiniões e posicionamentos, a reflexão moral tem ficado para trás. Isso é importante, pois nem todo debate de dois lados envolve duas opiniões opostas. De um lado, manifestantes pedem um governo ainda mais agigantado. De outro, o governo se agiganta na perseguição e no uso da força. O princípio básico é o mesmo: o governo centralizado, ganancioso e usurpador, como Provedor e Mantenedor de todas as coisas. Como, então, sair desse monólogo confuso e entender o assunto com uma verdadeira distinção entre esse princípio da idolatria estatista e o princípio do “país livre”? Consideremos (1) o objeto do protesto; (2) a motivação do protesto; (3) o método do protesto; (4) a resposta ao protesto e (5) uma alternativa ao protesto.

Leia mais

O Cristão e os Protestos: Um Outro Ponto de Vista – Wilson Porte

Minha tristeza é que nunca vi tanta empolgação entre os cristãos por uma causa muito mais sensata e correta – como um Dia Nacional de Arrependimento.

Leia mais

A Obediência e a Desobediência Civil no Pensamento de João Calvino – Paulo Ribeiro Fontes

As idéias de Calvino, acerca do Estado, têm sido analisadas e discutidas por diferentes intérpretes de origens diferentes e até divergentes. Por isto a sua filosofia política tem sido exaltada, atacada, mal interpretada e ridicularizada, a tal ponto que às vezes caberia a pergunta se o próprio Calvino estava seguro do que, de fato, queria dizer. E um dos problemas de interpretar o pensamento de Calvino em questões políticas, surge ao se relacionar as diversas afirmações que em seus escritos exigem obediência ao Estado e as que insistem não apenas no direito, mas no dever de resistir. Fica então a pergunta: Calvino ensinou a obediência ou a desobediência civil? E quais são as bases nas quais o ensino de Calvino sobre a questão, se sustenta? O presente artigo tem o propósito de entender a relação entre obediência e desobediência civil no pensamento de João Calvino.

Leia mais

A baderna de Deus e a baderna dos homens – Guilherme de Carvalho

Pergunta crucial, pois nem toda baderna é a baderna de Deus. A baderna de Deus caminha o caminho da cruz. De vez em quando ela nos fará derrubar as mesas de alguns cambistas. Mas os protestos de Jesus estão no final de uma longa jornada de cura, de serviço, de oposição sólida e racional ao sistema político saduceu, vendido e mancomunado com os romanos, à falsa religião dos sepulcros caiados fariseus, e aos zelotes anarcopunks. Jesus não estava do lado de ninguém, exceto de Deus e dos pecadores. Jesus não é revolucionário, nem conservador, nem anarquista. Jesus é o salvador e o juiz das ideologias dos homens, e não veio chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.

Leia mais