O Papa não me representa – Podcast do iPródigo

Terça postamos o texto de Solano Portela: Será que estamos testemunhando uma “segunda reforma” dentro da Igreja Católica? e hoje recomendamos mais um recurso sobre o assunto. O pessoal do iPródigo (aquele blog rival que amamos :P) lançou um excelente Pródcast (sim, com érre mesmo – se você não pegou o trocadilho leia o nome do blog novamente) sobre o catolicismo. Confira:

Fala galera! A nova fase do Pródcast continua. Nesse episódio, aproveitamos a visita do Papa ao Brasil para nos reunimos com o Rev. Emilio Garofalo Neto e discutirmos o relacionamento dos cristãos protestantes e evangélicos com o Papa e a Igreja Católica. A Reforma já acabou e nossa separação é apenas fruto de um passado distante e irrelevante? Por que os reformadores diziam que o Papa é o anticristo? Como, afinal, o “santo padre” usurpa o trono do Salvador? Saiba sobre esse polêmico e importante assunto nessa edição do Pródcast.

Ouça o Pródcast

23 Comentários
  1. Moises da Marcia Diz

    Certa vez eu assisti a um filme policial, em que numa cena de violência ocorrida dentro de uma favela, um policial pergunta ao seu chefe o que fazer com um bandido que estava sendo interrogado por eles. O chefe respondeu: ¨Bota na conta do papa¨. O policial então, matou o bandido.
    Ele disse isso porque eles estavam ¨limpando¨ a favela para uma visita do líder religioso católico. Mas, o que me fez citar essa passagem do filme, foi o fato de o personagem mencionar algo que, consciente ou não, é praticado por quase todos os religiosos: Põem a sua fé na conta da instituição religiosa, ou, do líder religioso. Seja ele ¨papa¨, pastor, bispo, mago, cardeal, ¨monsenhor¨, apóstolo, ¨padre¨, ¨pai de santo¨, guru, frei, missionário, monge, e outros semelhantes. Sem se preocuparem se o que lhes está sendo ensinado, está de acordo com a Palavra de Deus, a Bíblia. E isso está levando muita gente a morte eterna, a operação do erro, como diz Paulo em: 2Ts 2: 11 -> E por isso Deus lhes envia (ou seja, os deixou seguir) a operação do erro, para que creiam na mentira; 2Ts 2:12 -> Para que sejam julgados (isto é, condenados), todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniquidade. Pois é. São manipulados, enganados, e às vezes se tornam ¨mestres¨ em sua religião, sem nunca terem conhecido a verdadeira vontade de Deus para suas vidas. E assim, perpetuam o engano: Passando a seus filhos, amigos, parentes, etc. Sem nunca questionarem, ou colocarem à prova, a veracidade de sua fé. Enfim, creem cegamente no que diz o religioso e a religião.

  2. Moises da Marcia Diz

    Jesus ordenou como pregar e marcou o local onde se iniciaria a igreja:

    Lc 24:47 -> E EM SEU NOME se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações COMEÇANDO POR JERUSALÉM -> (o começo de tudo: JERUSALÉM. E o método da pregação: SEU NOME).
    Também em: At 1:4 -> E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de JERUSALÉM, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.
    A promessa se encontra em: Lc 24:49 -> E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai: ficai, pois, na cidade de JERUSALÉM, até que do alto sejais revestidos de poder.
    Últimas palavras do Senhor Jesus aos discípulos, antes de voltar para o céu:
    At 1:8 -> Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e sereis MINHAS TESTEMUNHAS… (Observe bem: Testemunhas do nome de Jesus, não de Jeová, nem da imagem de Cristo, nem da mãe de Cristo, etc.) …tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.
    Essas palavras se cumpriram totalmente com os acontecimentos narrados em: At 8:1 -> …E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra A IGREJA QUE ESTAVA EM JERUSALÉM; e todos foram dispersos, (espalhados), pelas as terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos.
    Observe que em Atos 1, narra Jesus dando as últimas instruções aos discípulos, subindo ao céu, e os discípulos se reunindo a espera da promessa. A igreja ainda não estava inaugurada; isso aconteceu em Atos 2, com a vinda do Espírito Santo em Jerusalém no dia de Pentecostes. Em Atos 8, a igreja já era atuante, e, até aqui, só existia uma, A DE JERUSALÉM, que ao ser perseguida, os cristãos foram dispersos, (espalhados), porém, a liderança, ainda que perseguida, permaneceu nesta cidade. Era assim que se identificavam as primeiras igrejas do cristianismo, pelo lugar onde estavam reunidos os cristãos.
    A igreja em Jerusalém FOI A PRIMEIRA QUE EXISTIU. Com a perseguição, os cristãos fugiram para outras cidades, mas continuaram testemunhando o nome de Jesus, e, assim, foram nascendo outras igrejas, na Judéia, em Samaria, e até nos confins da terra, como predito por Jesus em Atos 1:8.

  3. Moises da Marcia Diz

    Observe como as primeiras igrejas do cristianismo são mencionadas na Bíblia:
    Rm 16:1 -> Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve NA IGREJA QUE ESTÁ EM CENCRÉIA.
    Rm 16:3 -> Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus; Rm 16:4 -> Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também TODAS AS IGREJAS DOS GENTIOS (não judeus);
    Rm 16:5 -> Saudai também A IGREJA QUE ESTÁ EM SUA CASA. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo.
    1 Co 1:1,2 -> Paulo, chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes; A IGREJA DE DEUS QUE ESTÁ EM CORINTO…
    2Co 8:1 -> Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada ÀS IGREJAS DA MACEDÔNIA.
    Gl 1:2 -> E todos os irmãos que estão comigo ÀS IGREJAS DA GALÁCIA.
    1 Ts 1:1 -> Paulo, e Silvano, e Timóteo, À IGREJA DOS TESSALONICENSSES… Uma Saudação igual há em 2 Ts 1:1.
    Fm 1:2 -> E à nossa irmã Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e A IGREJA QUE ESTÁ EM SUA CASA.
    Ap 1:4 -> João, ÀS SETE IGREJAS QUE ESTÃO NA ÁSIA…
    Ap 1:11 -> …O que vês, escreve-o num livro, e envia-o ÀS SETE IGREJAS QUE ESTÃO NA ÁSIA: A ÉFESO, E A ESMIRNA, A PÉRGAMO, E A TIATIRA, A SARDES, A FILADÉLFIA, E A LAODICÉIA.
    Nesta época, se existisse um grupo de cristãos que costumavam se reunir em uma determinada cidade ou casa, seria chamada de a igreja na cidade de ………………, ou a igreja que esta na casa de ……………. .
    Nenhuma das igrejas existentes hoje em dia, existia na época das histórias narradas na Bíblia. Nem Evangélica Assembleia de Deus, nem Católica de Aparecida, nem Universal do Reino de Deus, nem Catedral de S. Pedro, nem Igreja Batista, nem Paróquia de S. Jorge, nem Metodista Wesleyana, nem Capela de Fátima, nem Igreja Presbiteriana, nem Comunidade de S. Sebastião, nem Evangélica Metodista, nem Católica nenhuma, nem Protestante nenhuma, nem Comunidade nenhuma, etc.
    Nenhuma dessas foi a primeira igreja do cristianismo, nem foi a que, especificamente, Jesus ou os apóstolos fundaram. Se alguma delas te ensinou ter sido a primeira, saia dela porque nela não está a verdade do Evangelho.
    Nesse tempo, conhecido como a época da IGREJA PRIMITIVA, narrado no Novo Testamento, nem prédio a igreja tinha. As reuniões aconteciam nas casas, no templo dos judeus em Jerusalém, em locais a céu aberto, e nas sinagogas dos Judeus; esses são também os lugares onde, lendo os evangelhos, vemos que o Senhor Jesus andou pregando o reino de Deus.
    Observe:
    Lc 20:1 -> E aconteceu num daqueles dias que, estando ele, (Jesus), ensinando o povo NO TEMPLO, e anunciando o evangelho…
    Mt 4:23 -> Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando NAS SINAGOGAS, pregando o evangelho do reino…
    Mc 14:15 -> E ele vos mostrará um espaçoso CENÁCULO mobiliado e pronto; ali fazei os preparativos.
    Mc 14:26 -> Tendo cantado um hino, saíram para o MONTE das Oliveiras.
    Lc 19:5 -> …Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua CASA.
    Mt 10:14 -> Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela CASA ou daquela CIDADE, sacudi o pó dos vossos pés.
    Homens religiosos, porém malignos, tradicionalmente manipulam a história, deturpam os mandamentos de Deus, de forma que lhes tragam benefícios. Vimos vários exemplos disto, usando a Bíblia. Sua salvação não importa, Jesus não importa, eles dominam o cristianismo no mundo, é isso que lhes interessa, e são transfigurados, eficazes e convincentes; se alguma coisa for modificada, eles perdem muito neste mundo.
    Deus deu aviso a respeito deles ao profeta Daniel:
    Dn 7:25 -> …E cuidará em mudar os tempos, (ou seja, manipulação da história e a ordem dos fatos), e a lei (a palavra de Deus).
    Eles inventaram tradições, e as igualam a autoridade da Bíblia. Agem contrariando a Bíblia; mas é para a sua própria perdição, e perdição daqueles que lhes seguem. Tais pessoas possuem a mesma habilidade da indústria cinematográfica; que nos ilude, e nos faz vibrar, e amar fábulas e mentiras, como se fossem verdade. Mas que mesmo sabendo que são representações, sedutoras e vibrantes, feitas por atores e diretores, continuamos recebendo suas obras, enriquecendo-os, tratando-os como ídolos, e divulgando seus grandes feitos de mentira.

  4. Moises da Marcia Diz

    As próprias expressões ¨papa¨, que significa pai em italiano e espanhol, e ¨padre¨, que significa pai em latim; contrariam os ensinamentos do Senhor Jesus em: Mt 23:9 -> E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
    A única exceção a essa ordem de Jesus é o mandamento de Deus citado diversas vezes nas Escrituras: Honra a teu pai e a tua mãe -> Ex 20:12; Dt 5:16; Mt 15:4; Mt 19:19; Mc 7:10; Mc 10:19 e Ef 6:2.
    O restante, tais como: ¨pai de santo¨, ¨madre¨, ¨papa¨, ¨mãe de santo¨, ¨padre¨, ¨padroeiro¨ e outras coisas semelhantes, não possuem, nem a benção e nem a aprovação de Deus; pois Deus não concorda com ensinamentos e atitudes que vão contra a sua palavra. E nós acabamos de ler o que a Bíblia diz sobre o assunto.

    1. Rm Souza Diz

      Moises Como sempre vcs imaginam coisas e saem dizendo sem saber. O Termo PAPA nao quer dizer PAI vc esta equivocado.

      PAPA quer dizer: Pedro Apostolo Principe dos Apostolos.

      .
      Antes de criticar, estude e tenha conhecimento do assunto.

      Paz e Bem!

  5. Ricardo Luís Diz

    Já tinha ouvido no blog do iprodigo e achei muito bom, bem instrutivo.

    1. João Camilo Da Silva Silva Diz

      muito bom o seu comentario , amem

  6. Vasti S. Breder Diz

    Muito bom. Já divulguei para os meus amigos. Uma das coisas gostosas foi ver um bate papo teológico que não perdeu o carinho por aqueles que pensam diferente, sem afrontá-los, sem negociar princípios também. Amei e quero outros. Precisamos de cristãos que discutam a realidade com base na Verdade. Deus abençoe, Abraços

  7. Luci Bolorini Diz

    Sou evangélica de berço. Me converti aos 16 anos, com o "velho" evangelho. Acompanho também tudo que é contemporâneo. Mas gostaria de deixar minha observação aqui. Diz-se hoje que é "mais fácil chorar com os que choram do que sorrir com os que sorriem". Mentes tão brilhantes como as que fizeram o "Papa não me representa", acho que deveriam usar essa sabedoria para mostrar o evangelho "puro e santo" aos que não conhecem, pois pode ser que algum irmão católico não entenda bem essas colocações.

  8. Henrique Diz

    Criticar o Catolicismo hoje é fácil, são tantas coisas equivocadas, são tantas fantasias religiosas que não há qualquer problema em criticar, mas antes de mais nada, não é a doutrina que deve ser a questão, é o viver, na Reforma de 500 anos atrás ocorreu uma mudança de viver naqueles que conheciam ao Senhor de uma maneira bíblica, nova e viva. Infelizmente hoje nós que não somos católicos Romanos devemos antes de mais nada questionar nosso próprio viver, nossas divisões vergonhosas, tantas igrejas, tantos ministérios, tantas organizações, mas quando leio a Bíblia enxergo apenas uma única igreja, simples, direta e fiel as palavras do Senhor, sem interpretações doutrinárias que só discutem e justificam divisões, distanciamentos que em nada aproximam o povo de Deus, muito contrário, criam barreiras de todos os tipos.Penso que antes de criticarmos qualquer “igreja” devemos buscar a presença do Senhor Jesus, sermos todos indistintamente iluminados pela sua Palavra e buscar Sua vontade.

  9. Pastor José Galvão Diz

    O Papa representa a idolatria, que para Deus, abominação é. O Papa não me representa !

  10. Bruno Gregor Diz

    Mudanças! Elohim sabe

  11. Fabio Crepalde Diz

    Sou Católico Apostólico Romano graças a Deus e como um Cristão e a fé que Tenho em Jesus e o amor que Tenho pelo Papa um grande exemplo a ser seguido por tantos Protestantes que em vez de atacar a Igreja Católica deveria tentar conversa e chegar num ponto em comum, sei também que nem todos os Protestantes são ignorantes, existem pela Graça de Deus Pai irmãos Evangélicos que com seus Pastores mostram que Jesus esta presente abraçando a Igreja e bateram Palmas pela grande Atitude do Papa que Representa a Igreja Católica, mostrou o amor que deve ser proclamando por todos o cantos do mundo. Jesus é amor, Jesus não é guerra, não é atacando os irmãos que Jesus cresce. Me desculpe a alguns, muitos nem sabem o que significa Demônio = divisor. Não entendo como vcs mesmo Protestantes se digladiando, nem mesmo se entende, onde um querendo ser melhor que o outro. Pastores não se entende, brigam e montam outra igreja uma do lado da outra, pregando a teologia da prosperidade onde vc tem que dar pra ganhar o reino nos céus. Que Deus é esse que preciso dar 100 reais pra graça cair do céus. Acordem antes de julgarem o Catolicismo olhem as travas nos seus olhos, vejam o que esta errando dentro da sua igreja antes de apontar o erro dos outros. Atirem a primeira pedra quem não tiver pecado. Se amem, amem a todos, pois o que levamos da vida é apenas uma coisa. Mesmo nos ofendendo e nos atacando eu vós amos e perdoo a cada um por a cada dia usar seus lábios para proliferarem a guerra, o rancor e a magoa entre os próprios Cristãos. DEUS TODOS PODEROSO TENHA COMPAIXÃO DE TODOS, POIS NÃO SABEM O QUE FAZEM. AMÉM

  12. Jose Ronaldo Araujo Diz

    Caro Fábio, a nenhum cristão fica bem a crítica ao nome ou sistema que cada denominação ou "igreja" usa. O certo é que os temas a serem debatidos devem ser centralizados na Bíblia, a maior autoridade e o maior dissipador de dúvidas sob orientação do Espírito Santo. Não temos que defender nossas placas religiosas, mas até que cheguemos ao pleno entendimento, todos os pontos de vistas devem ser analisados à luz da palavra de Deus. Como voce mesmo disse, precisamos conversar, mas em muitas ocasiões, a dificuldade está em aceitar o que a Bíblia ensina, mesmo sabendo que o que pratico está errado, mas em defesa da minha "igreja", não concordo por que "nasci e me criei nesta religião e nesta religião vou morrer". Em muitas ocasiões a Bíblia ensina claramente sobre algumas práticas, umas contra outras a favor. Não devem ser questionadas, mas simplesmente, como ato de fé, obedecidas. Lembra de alguma? O erro está, realmente, em apontar o dedo em quem está errado e não no erro em si. Pois bem, como podemos entender, por exemplo, a questão da idolatria? Como Deus vê isso? O que a Bíblia ensina desde o velho até o novo testamento? Estou abrindo um diálogo e gostaria de sber tua posição bíblica sobre o assunto. Estou aberto também sobre qualquer outro assunto que desejar. Grande abraço, mano.

  13. Jose Ronaldo Araujo Diz

    Caros irmãos, nem o papa e nem pastor ou lider religioso me representa. Somos chamados para sermos luz e cada cristão deve brilhar a luz de Cristo em sua vida. Cristo nos chamou para sermos suas testemunhas, portanto, todo fiel cristão representa Cristo. Que Cristo seja reconhecido através de nossa vida, nossas atitudes e palavras. Que o mundo veja Cristo em nós.

  14. Rafael Gonçalves de Queiroz Diz

    Não sabia disso- que sou idólotra;Sou católico e nunca adorei o Papanem os santos.Já que o papa é Deus "Pastor" José Galvão – quem lhe deu o pastorado tem sucessão apostólica ? – amanha mesmo vou a Roma prestar culto a ele.

  15. Rafael Gonçalves de Queiroz Diz

    Irmão católico o caramba.Vcs são não sao meus irmãos , vcs são filhos do Diabo!

  16. José Lopes Diz

    AMÉN.

  17. Rô Moreira Diz

    Mas se ee disser que o Feliciano me representa, não seria isso também uma idolatria ?

  18. Alex Correa Diz

    Rafael Gonçalves de Queiroz Cara presta atenção como tu está tratando esta senhora, leia com atenção o que ela escreveu, e respeite-a, não é isso que Cristo te ensina.

  19. Hernan Escudero Gutierrez Diz

    q boa orquestragem de alguns para denegrir a Igreja Viva do Senhor Jesus Cristo! Mas louvo a Deus por vcs não tirarem do ar alguns apologetas de plantão! Enfim, a expressão: 'igreja reformada sempre reformanda'! eis a máxima de Calvino! e esta é a máxima que o papa Fco falou na entrevista ao reporter da Globo e não quis revelar quem seria o autor!!! pasmém! como dizer aos neófitos! mas nós povo reservado do Sr sabemos a quem ele se referiu!!! o que seria vergonhoso e ao mesmo tempo humilde referir-se a que outrora servira a Igreja Católica e se rebelou contra a mesma!!! Em que pese a Igreja Católica estar tentando reformar-se, é interna somente, pois os dogmas continuarão! a adoração aos Santos continuará como discurso de ser apenas devoção! a condição do papado enquanto infalível continuará! e continuará com seus costumes de missa 7º dia, etc etc etc até a 2ª vinda de Cristo e dai todo joelho se dobrará e teremos a igreja transformada, que serão todos os santos do Sr Jesus, que o reconheceram como único Sr e Salvador

  20. Lucas Henrique Diz

    Rafael Gonçalves de Queiroz Se você é católico, (pelo linguajar estúpido e sem nexo deve ser) é óbvio que não pode considerar a Luci como irmã. Se reparou bem, ela disse que é "convertida". Logo, pra você ser irmão dela também deveria ser convertido. Mas como católico nenhum é convertido a Cristo, mas sim à sua própria religião, então realmente vocês não são irmãos. Pobres mariólatras que tem seu entendimento cegado por Satanás…

  21. FRANCISCO BARBOSA Diz

    NOSSA IRMÃ LUCI, FOI DELICADA CHAMANDO CATOLICOS DE IRMÃOS, PQ HUMANAMENTE TODOS OS HOMENS SÃO IRMÃOS PQ VÊM DO MESMO PAI ADÃO. ENTRETANTO SÓ OS QUE COM A BOCA DECLARAM A JESUS COMO SEU SALVADOR SÃO VERDADEIROS IRMÃOS, MAIS ATÉ DO QUE OS DE SANGUE QUE AINDA NÃO ACEITARAM O SENHOR. QUER CONFERIR? VÁ PRA JOÃO CAP. 1 E ROMANOS 9: 9 E 10

Comentários estão fechados.