um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Qual nossa motivação na santificação?

A relação entre justificação e santificação — entre ser declarado justo em um momento e ser feito justo ao longo de uma vida — é delicado, complexo e de crucial compreensão.

“Santificação é sempre apropriadamente construída sobre a justificação”, diz Bryan Chapell em uma nova mesa redonda com Kevin DeYoung e Rick Phillips. Ainda assim, ele explica, podemos cometer dois erros quanto ao que motiva nossa obediência: ou negar a pluralidade das motivações ou a prioridade das motivações.

“Nunca corremos o risco de falar demais da graça”, insiste DeYoung, “mas podemos falar sobre graça de uma maneira mutilada e reducionista”. Devemos ter grande cuidado, então, para lidar fielmente com a multiplicidade das motivações bíblicas, resistindo a tendência de abrandar certos textos, e ao mesmo tempo nunca ficar “desconfiado da graça”.

Phillips adverte contra a retórica que sugere que a santificação é um “acessório” da justificação — pouco mais do que “ficar empolgado com a justificação”. Mas, diz ele, santificação é uma “graça gêmea da justificação, cada uma resultante da união com Cristo”. Embora inseparáveis, cada uma dessas graças é um distinto aspecto da gloriosa boa nova do cristianismo.

Assista ao vídeo completo de 10 minutos para ouvir estes três pastores e membros do Conselho TGC discutirem correção exagerada, contextualização, advertências e mais.

Texto: Matt Smethurst. Original: Justification and Sanctification: What’s the Problem? Vídeo: Bryan Chapell, Kevin DeYoung e Rick Phillips. Website: http://thegospelcoalition.org; Copyright © 2014 The Gospel Coalition, Inc. Todos os direitos reservados. Usado com permissão.

Tradução: Alan Cristie; Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. Copyright  © 2014 Voltemos ao Evangelho. Original: Qual nossa motivação na santificação?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

7 Comentários
  1. Álvaro Rodrigues Diz

    Link do vídeo???

  2. Miquéias Cardoso Diz

    Mto Bom, elucidador.

  3. Ricardo Karen Diz

    Parabéns a equipe voltemos ao evangelho!!! Muito bom o vídeo uma abordagem de poucos minutos mais porém muito ampla. Soli Deo Gloria*

  4. Mario Alecrim Diz

    vc´s estão de parabéeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeens pelo video, por favor compartilhem mais desse nivel..

  5. Rodrigo Bahiense Rosa Diz

    Muito bom

  6. Nilson Lima Diz

    Perfeito

  7. Vanderlei Souza Diz

    Excelente definição da Justificação e Santificação.

Comentários estão fechados.