um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

6 benefícios de se cantar os salmos

Aqui estão, pois, seis benefícios do cântico congregacional dos salmos:

1. Ao cantar os salmos, você literalmente canta a Bíblia.

Bons hinos são teologicamente profundos, artisticamente profundos e bíblicos em seu conteúdo, mas eles não são as próprias palavras da Escritura. Contudo, quando cantamos os salmos, estamos cantando a própria Bíblia. A estrutura poética, os temas e o conteúdo dos salmos são a Palavra inspirada de Deus para a sua igreja em todas as eras.

2. Ao cantar os salmos, você interage com uma riqueza de teologia.

Martinho Lutero disse acerca do Saltério: “Ele poderia ser apropriadamente intitulado uma Pequena Bíblia, na qual tudo o que há na Bíblia inteira é bela e brevemente abrangido”. Os 150 salmos cobrem a orla da teologia. Salmodia é estudo teológico.

3. Ao cantar os salmos, você memoriza a Escritura.

Uma parte importante da maturidade cristã é a habilidade de recordar passagens da Escritura conforme a necessidade. Os educadores há muito têm reconhecido o papel da música no auxílio à memorização. Isso não é por acidente; antes, reflete a mão providencial do nosso Deus Criador. Ele deseja que você memorize a sua Palavra e providenciou um meio de facilitar a memorização – o Saltério, que é, e deve ser usado assim, a Escritura em forma musical.

4. Ao cantar os salmos, você se protege da heresia.

Andrew Fletcher disse: “Deixe-me escrever as canções de um país, e eu não importo com quem escreve as suas leis”. Isso faz sentido. Cânticos gravam informações no profundo de nosso coração. Contudo, esse poder pode ser usado de modo maligno. Desde que a igreja existe, canções têm sido usadas para inculcar heresias. Os salmos são recursos contra heresias.

5. Ao cantar os salmos, você canta com toda a extensão das emoções humanas.

Ira piedosa, tristeza comovente, depressão profunda, alegria exultante, dúvida honesta e louvor exuberante são apenas alguns exemplos da extensão de emoções abarcada pelos salmos. A maioria das igrejas compreende o encargo de ensinar o seu povo a como pensar. Muito poucas consideram a sua responsabilidade de ensinar o seu povo a como sentir. Os salmos servem como os tutores das nossas afeições.

6. Ao cantar os salmos, você louva a pessoa e a obra de Jesus Cristo.

Uma das afirmações mais desinformadas que um cristão pode fazer contra a salmodia é: “Eu não canto os salmos porque eles não falam sobre Jesus”. Quando os cristãos primtivos desejavam cantar acerca da morte expiatória de Jesus e da sua gloriosa ressurreição, eles se voltavam para os salmos. Um rápido passeio pelas referências cruzadas no Novo Testamento seria suficiente para convencer até o mais ferrenho crítico de que cantar os salmos é cantar sobre a pessoa e a obra de Cristo.

[dt_call_to_action content_size=”normal” text_align=”left” background=”fancy” line=”true” style=”2″ animation=”right”]

Artigo Completo

Veja também Quatro passos para começar a cantar os salmos lendo o artigo completo:

Leia o artigo completo[/dt_call_to_action]

Por: Joe Holland. © 2014 9Marks. Original: Rediscovering Jesus’ Hymnbook.

Este artigo faz parte da edição de março/abril de 2014 do 9Marks Journal.

Tradução: Vinícius Silva Pimentel. © 2014 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Original: Redescobrindo o Hinário de Jesus.

6 Comentários
  1. salmos Diz

    malditos para o fogo eterno, esses amaldiçoados ja eram malditos pela lei do proprio Deus. isso seria dizer que o proprio Deus amaldiçoa o pecador ? e que como julgamento sai maldição da boca de Deus ?

  2. Raimundo Almeida Diz

    Eu achei o artigo como cantar os salmos na igreja, muito interessant, existe algo como hinário com salmos disponível no Brasil ? Gostaria de receber esses artigos em inglês é possível ?

  3. Vinícius Musselman Pimentel Diz

    Raimundo, você pode ver o link original do artigo na seção de créditos, logo acima dos autores. Quanto ao salmos em PT na nota do artigo tem um projeto que está começando agora.

  4. Ana Lucia Frota Diz

    Será que alguém decore ,a palavra de Deus ,quero dizer toda a Bíblia

  5. Socorrinho Jesus Diz

    È poderoso cantar os salmos!

  6. Carlos Silva Diz

    Por gentileza onde posso encontrar cds de cantando o evangelho e salmos.

Comentários estão fechados.