As dificuldades de se revitalizar uma igreja

Revitalizar uma igreja morta não é um trabalho fácil, apesar de suas vantagens. No artigo Vantagens e desvantagens de plantar ou revitalizar uma igreja [link para o artigo completo], Mike McKinley mostra algumas desvantagens ao se tentar revitalizar uma igreja:

1. Igrejas mortas estão mortas por um motivo – haverá oposição.

Geralmente há uma boa razão pela qual uma igreja precisa ser revitalizada. Igrejas com freqüência mínguam em tamanho e em efetividade por causa de um evento traumático ou anos de liderança pobre. Como resultado, o prédio e os programas da igreja podem estar em ruínas – sem falar no estado espiritual da congregação em si. Nesses casos, haverá muito a superar e demolir a fim de levar a igreja adiante. Esse processo é, com freqüência, muito doloroso. Se a igreja já estivesse inclinada a fazer as coisas que igrejas saudáveis fazem, ela provavelmente não estaria morrendo. Encontrar uma igreja com problemas não é difícil. Encontrar uma igreja com problemas que deseje mudar e crescer é muito mais complicado.

2. Igrejas existentes às vezes têm uma má reputação na comunidade.

Embora seja verdade que novas igrejas às vezes sofrem pela falta de reconhecimento na comunidade, isso pode ser uma boa coisa. A reputação de igrejas mais velhas, muitas vezes, é um empecilho à sua revitalização. Pode ser que a igreja a qual você pretende revitalizar tenha uma reputação na comunidade devida a algum escândalo moral no passado, racismo ou uma institucionalizada falta de cordialidade. Se esse for o caso, o pastor que deseje revitalizar a igreja terá de trabalhar duro e ser paciente, a fim de mudar aquela impressão na comunidade.

Artigo Completo

Leia o artigo completo para saber as vantagens de se revitalizar uma igreja, bem como as vantagens e desvantagens de se plantar uma nova igreja.

Clique aqui para ler o artigo completo

Por: Mike McKinley. © 2011 9Marks. Original: The Pros and Cons of Planting and Revitalizing.

Este artigo faz parte da edição do 9Marks Journal.

Tradução: Vinícius Silva Pimentel. © 2014 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Original: Vantagens e Desvantagens de Plantar ou Revitalizar uma Igreja.