O Espírito Está Pronto, Mas a agenda é Apertada

“Ore para que Deus marque compromissos divinos nesta semana. Peça-lhe que interrompa sua vida e o use para falar com alguém sobre Jesus.”

Este foi meu encorajamento final durante a mensagem de domingo em Romanos 10.

Claro que, após o culto, havia um jovem rapaz em nosso estacionamento à procura de alguém para ajudá-lo a colocar sua vida no rumo certo. E claro, eu tinha quatro crianças agitadas no carro e planos para a tarde.

Momentos como esses me tentam a mudar a minha oração de “Senhor, usa-me” para “Senhor, use-me quando eu tiver algum tempo livre”.

O ministério pastoral pode ser muitas coisas, porém, “conveniente” não é o melhor termo para descrevê-lo. O fato dessas interrupções serem compromissos divinos garante que provavelmente não se encaixarão ordenadamente em nossa agenda.

Assim, se o Espírito está pronto para marcar compromissos divinos, como deveríamos nos preparar para responder, mesmo quando a nossa agenda estiver lotada? Não há respostas mágicas, mas aqui estão alguns pontos para considerar em espírito de oração.

1.Ore por encontros divinos.

Deus está soberanamente operando seus propósitos na história. Ele coloca pessoas onde deseja que estejam (Atos 17:21) e incrivelmente prepara as circunstâncias para atrair pessoas para si mesmo (Atos 8:26-40). Como seus seguidores, devemos estar preparados, dispostos e desejosos a lhe apresentar pessoas (Isaías 6:8; Mateus 28:18-20; Atos 1:8; 2 Coríntios 5:20).

Ore para que Deus o use. Ore para que use sua igreja. Ore regularmente para que ele interrompa sua agenda e prepare as circunstâncias para que você tenha a oportunidade de falar aos outros sobre ele. Peça para ele abrir portas a fim de que a Palavra seja pregada (Atos 14:27; 1 Coríntios 16:9; Colossenses 4:2; Apocalipse 3:8) e para abrir seus olhos para ver os encontros que ele está planejando.

2.Ore por respostas divinas

Quando oramos, deveríamos esperar que Deus responderá. Servimos a um Deus que se deleita em encontrar e usar pessoas disponíveis (2 Crônicas 16:9). Isso significa que, quando acordamos todas as manhãs, deveríamos esperar grandemente que o Deus dos céus nos usará na terra naquele dia para a sua glória. Alguns dias esse processo será mais óbvio que outros, mas devemos sempre esperar que ele nos use.

Há muito tempo, minha esposa disse: “Cada breve encontro vem do Senhor”. Uma vez que não há algo como sorte ou acaso, devemos sempre nos lembrar que quando encontramos pessoas em nossa família, vizinhança, trabalho e caixa do supermercado (saia, por favor, do celular), isso acontece porque Deus planejou que acontecesse dessa forma.

Você está buscando uma porta aberta ao conversar com alguém? Está perguntando às pessoas sobre suas vidas? Está perguntado às pessoas como pode orar por elas? Está empurrando portas nos relacionamentos para ver se o Senhor abre uma?

Conheço um presbítero e sua esposa que preparam uma refeição grande praticamente todos os domingo para que possam convidar pessoas que encontram na igreja para almoçar. Tenho ouvido alguns testemunhos de pessoas que sentaram na frente deles na igreja e foram convidadas por eles para almoçar. Essa família do presbítero estava preparada para ser usada pelo Senhor.

Outra maneira prática para planejar respostas divinas é estocar recursos que você possa dar às pessoas que estejam interessadas em saber mais. Eu tenho cópias das Escrituras e um folheto evangelístico na minha mochila quando viajo, no meu carro, no meu escritório e na igreja. Também tenho um plano de leitura bíblica para entregar a quem se mostre interessado em ler a Bíblia.

3.Ore para saber quando deveria deixar de lado uma possível oportunidade evangelística

Nunca faltaram oportunidades para Jesus ministrar. Entretanto, Jesus não ministrava para toda pessoa que vinha até ele. Às vezes, ele dizia “não” para as oportunidades diante dele, porque tinha outros negócios do Pai para cuidar (Marcos 1:36-38).

Jesus tinha uma vantagem, sendo onisciente e tal, mas ele nos dá seu Espírito para nos guiar (João 16:33; Atos 8:29, 10:19, 13:2) e sabedoria conforme pedirmos (Mateus 7:7-11; Tiago 1:5).
Há tempos que não estamos disponíveis para compartilhar o evangelho porque temos outras coisas que o Senhor quer que façamos.

Por exemplo, não ficamos no domingo para compartilhar o evangelho com aquele rapaz no estacionamento depois da igreja. Não era o momento certo. Trocamos e-mails e eu o apresentei a alguns de nossos membros, mas, para mim, naquele dia, foi melhor manter o compromisso que tinha com minha família. Em outra ocasião, poderíamos convidá-lo para almoçar ou eu poderia falar para minha família ir antes para casa e eu ficaria para conversar com ele.

Ore para que o Senhor o ajude a caminhar em sabedoria e descansar no fato de que você não é o Salvador.

4.Ore para saber quando seus planos estão ficando no caminho dos planos de Deus

Há momentos em que as coisas boas que fazemos estão no caminho das grandes coisas que Deus quer que façamos. Em Lucas 9:57-62, Jesus encontra três pessoas que poderiam ser seus seguidores, mas, ao serem questionadas para segui-lo, deram o que parece ser boas desculpas. Garantir abrigo, enterrar um parente que morreu e dizer adeus à sua família me parecem razões melhores para adiar seguir a Jesus do que as desculpas que normalmente dou.

Essa passagem deve nos lembrar que não devemos “nos estribar no nosso próprio entendimento” (Provérbios 3:5-6) e deve nos ajudar a escolher a “melhor porção” (Lucas 10:38-42). Precisamos da graça para vermos coisas em nossas agendas que podem ser deixadas de lado para que tenhamos tempo livre. Devemos estar em espírito de oração para que Deus possa cultivar em nós um coração sensível como o do jovem Samuel (1 Sam 3:1-11), de maneira que, se sentirmos Deus nos chamando para fazer algo, possamos responder com fé expectante.

É nesse ponto que é essencial estar em uma comunidade amorosa, intencional e franca. Preciso de pessoas que me ajudem a pensar sobre minhas prioridades. Não estou isento de que meu conforto e meus planos pessoais interfiram e escureçam minha habilidade de ver o que Deus tem colocado na minha frente. Ajudemo-nos uns aos outros a estar atentos aos encontros divinos e a criar uma cultura em nossas igrejas na qual nos rendemos ao chamado do Senhor para fazer seu nome conhecido.

5.Descanse na graça de Deus se você perder uma oportunidade.

Todos nós perderemos compromissos divinos. Somos pecadores que, por muitas razões, estamos propensos a ter os ouvidos surdos, os corações, endurecidos e os sentidos, entorpecidos. Certos casos, nos quais pareço ter perdido uma oportunidade divinamente ordenada para direcionar alguém para Cristo, ainda me assombram. E, embora devamos sempre aprender e nos arrepender quando for o caso, precisamos descansar no fato de que a graça de Deus cobre todas as nossas falhas.

A boa notícia do evangelho é que Jesus morreu e ressuscitou por pecadores, incluindo os que perdem compromissos divinos. Assim, se você estiver muito atarefado para notar ou temeroso demais para falar, lance-se sobre a misericórdia incomparável do Senhor — e prepare-se para a próxima oportunidade que ele colocar diante de você.

O Espírito está pronto para nos usar, portanto aproxime-se do Senhor e peça que ele o faça. Nada melhor do que ter a mensagem da graça de Deus e a agenda cheia de compromissos divinos. Senhor, usa-nos!

[dt_call_to_action content_size=”normal” text_align=”left” background=”fancy” line=”true” style=”2″ animation=”right”]Agradecimentos a Blake White(@ablakewhite) por seu twittar “O Espírito está pronto, mas a agenda está apertada”, que me fez pensar sobre este artigo e a Tim Challies (@challies) por este post sobre produtividade, na qual uma das seções era sobre estar pronto para compromissos divinos.

Quero também, fortemente recomendar o livro de Kevin DeYoung “Super Ocupado” e “What’s Best Next” de Matt Perman para você ler. Estes recursos maravilhosos o ajudarão a pensar melhor sobre como ter uma agenda cheia para a glória de Deus.[/dt_call_to_action]

Por: Garrett Kell. © 2014 The Gospel Coalition. Original: The Spirit Is Willing But The Schedule Is Tight.

Tradução: César Augusto. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. © 2014 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: VoltemosAoEvangelho.com. Original: O Espírito Está Pronto, Mas a agenda é Apertada.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.