Os Dez Mandamentos: 4 – Lembra-te do Dia de Sábado, para o Santificar

Você já dormiu por algumas horas, acordou, mas continuava cansado? Talvez você se lembre do conto “Rip Van Winkle”, de Washington Irving. Rip é um marido dominado pela esposa que vagueia pelas montanhas para escapar, conhece um estranho bando, cai no sono e cochila por vinte anos. Ele acorda e encontra o mundo está completamente mudado, sua esposa morta e seus vizinhos invejosos por ele ter se livrado, dormindo, da vida natural de sua esposa rabugenta.

O que é surpreendente na história de Irving é que o sono de Van Winkle não lhe deu descanso. Foi sono sem repouso. Foi um tipo de descanso que na verdade não fazia bem nenhum. E, às vezes, nós sabemos como é isso, porque nosso coração e mente estão tão cheios e ansiosos para descansarem bem. Nós, às vezes, acordamos ou voltamos das férias cansados, apesar de termos descansado.

A graça do quarto mandamento é que Deus promete nos dar verdadeiro descanso e verdadeiro repouso ao encontrarmos o nosso descanso nele. Ao nos lembrarmos do dia do sabá, ao santificarmo-lo ao Senhor, descobrimos que começamos a entrar no descanso que Deus oferece e a obter um antegozo do descanso celestial por vir, o descanso nos novos céus e na nova terra.

O bom mandamento de Deus

Em Êxodo 20.8-10, fica claro que Deus dá o descanso do sabá como um mandamento. Contudo, nós frequentemente esquecemos que, ao nos lembrarmos do “dia de sábado, para o santificar”, Deus deseja que usemos aquele dia para ele: “o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus”. O que isso significa? Significa que um dia em sete – não um dia da nossa própria escolha, mas um dia escolhido por Deus e diferente dos outros dias – deve ser posto à parte para o serviço do Senhor.

E este comando está alicerçado tanto na criação como na redenção. Em Êxodo 20, a criação serve como fundamento: “porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra […] e, ao sétimo dia, descansou” (v. 11). A semana da criação serve como um padrão para as nossas semanas criativas: assim como Deus trabalhou seis dias e descansou um, assim também devemos fazer.

Mas, em Deuteronômio 5, este mandamento encontra a sua base na redenção: “porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido” (v. 15). Porque Deus redimiu o seu povo do cativeiro com o sangue dos cordeiros primogênitos, a vida deles e o seu tempo pertenciam ao Senhor. Ele lhes deu de volta na redenção e exigiu o sabá como uma testemunha, as “primícias” da semana, um testemunho da sua obra redentora.

O dom gracioso de Cristo

A expectativa e o mandamento do sabá encontram o seu cumprimento e sua contínua validade em Cristo. Isso porque o próprio Jesus apontou para o alívio que aquele dia representava. Longe de acabar com o sabá, Jesus o encheu de significado para o seu povo.

Em Lucas 4.16-21, Jesus foi para a sinagoga no dia do sabá, “segundo o seu costume”. Ele tomou o rolo e leu em Isaías 61, declarando: “Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir”. O elo entre o sabá e o Messias estava claro: o prometido sabá de descanso e regozijo, retratado na criação e na redenção, havia chegado em Jesus. Ele traz as boas novas, o favor do Senhor, a liberdade, a visão e a libertação.

Jesus amava curar no sabá. Isso parece claro em Lucas 13.10-17. Uma mulher possessa de um “espírito de enfermidade, havia já dezoito anos” é curada e glorifica a Deus. Os fariseus ficam furiosos com Jesus. A sua resposta: “Não deveria esta mulher ser liberta deste cativeiro no dia do sabá?”. Não é apropriado e correto? A criação e a redenção se encontram no dia do sabá para apontar o dom gracioso de Cristo, que traz verdadeiro renovo, descanso e repouso.

Jesus faz essas coisas por ser ele o Senhor do sabá (Marcos 2.23-28). Ele é o doador do sabá, enquanto Criador. Ele é aquele de quem o sabá testifica. E, como Redentor, ele começou o tempo de novo por meio da ressurreição. Com efeito, no domingo da sua ressurreição, o tempo começou de novo; o primeiro dia da nova criação começou. O descanso sabático tem o seu significado assegurado no domingo da ressurreição, tornando-se o dia do culto cristão (1 Coríntios 16.2; Apocalipse 1.10). Nós nos lembramos deste dia para o serviço do Senhor em culto e misericórdia, em resposta ao bom mandamento de Deus e ao gracioso dom de Cristo.

Nós que confiamos em Jesus não apenas encontramos descanso para a nossa alma de domingo a domingo, mas também temos a promessa de entrarmos no descanso sabático final (Hebreus 4.9-10). Nós testificamos, a cada semana, que já temos descansado de nossas obras – de nossas tentativas de apaziguar Deus ou de merecer o seu favor, até mesmo no modo como nós nos “lembramos do sabá”. Em vez disso, nós “descansamos em Jesus e o recebemos”. Nele, encontramos descanso para a nossa alma (Mateus 11.28-30).

É por isso que o dia do sabá traz verdadeiro descanso e repouso. Nós não estamos num frenesi, tentando merecer o favor de Deus. Em vez disso, o próprio Senhor do sabá nos ressuscitou e nos ressuscitará dentre os mortos (Efésios 2.4-6).

Por: Sean Michael Lucas. © 2015 Ligonier Ministries. Original: Remember the Sabbath, to Keep It Holy.

Este artigo faz parte da edição de junho de 2015 da revista Tabletalk.

Tradução: Vinícius Silva Pimentel. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. © 2014 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Original: Os Dez Mandamentos: 4 – Lembra-te do Dia de Sábado, para o Santificar.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Veja mais artigos desta revista

54 Comentários
  1. Max Vieira Diz

    O único ERRO nesse texto maravilhoso é ter dito que o Sábado do Senhor é no Domingo.
    Não há base para tal afirmação. Leiam os dados históricos e vão constatar a mudança do sábado para o domingo como uma questão cultural de tradição iniciada pela IGREJA ROMANA, QUE ASSUME A AUTORIA DA MUDANÇA EXPLÍCITAMENTE, e jamais outorgada pelo próprio Deus.
    Se o dia é sábado, que assim seja, no sábado do sétimo dia, visto que o domingo é o primeiro dia da semana…
    Por favor, leiam o que fez o Papa Imperador Constantino iniciar a santificação do Domingo, no lugar do sábado por volta dos anos 300 DC.
    Este texto está incrivelmente elaborado, mas há um grande equívoco. Estamos há mais de 1200 anos propagando e vivendo uma ideia não defendida pela bíblia…

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Max, Constantino não criou algo, mas oficializou uma prática generalizada entre os cristãos.

      Um bom livro sobre o assunto é este: http://www.editoraculturacrista.com.br/loja/livro/do-shabbath-para-o-dia-do-senhor-731

      Por Cristo e pelo Evangelho (Mc 8.35), Vinícius.

    2. Héber Lima Diz

      É por isso que Paulo “sente dores de parto” até Cristo ser formado nas pessoas. Isso é rudimento de doutrina! Guarde o sábado, guarde o domingo! Por Cristo, leiam e estudem Colossenses!

    3. Anderson Badu Diz

      Por Cristo, leia a Bíblia…

    4. Héber Lima Diz

      Leia toda! E não só no VT. Paz fica em paz!

    5. Anderson Badu Diz

      Minhas bases?! Eu tenho uma única base: A Bíblia. Nela existem várias referências sobre o sábado. Cerca 50 no Antigo Testamento e 44 no Novo Testamento. No entanto, todo o conhecimento do mundo não seria suficiente para convencer uma pessoa que recusa aceitar a verdade. O fato é que muitos cristãos trocam o sábado pelo domingo porque a mentira é mais conveniente do que a verdade.

    6. Héber Lima Diz

      Tô vendo que de bíblia tu não sabe é nada! Faça o dever de casa primeiro, mermão. E para de ser um mero repetidor. Essas falas aí soam igual a fala de um papagaio, já li em trezentos sites à fora. Gaste um tempo sobre a bíblia que você diz ser sua base! Repito, faça o dever de casa aí depois você vem aqui e diga algo ok?

      “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
      Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
      Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
      E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
      Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
      Não toques, não proves, não manuseies?
      As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
      As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.”
      (Colossenses 2:16-23)

      Durma com esse barulho! Acho que não preciso desenhar!

    7. shaw Diz

      voce coloca esse texto e eu posso colocar 10 a favor do sábado! e outra ame as pessoas como Jesus ama ja que vc e um discípulo de Cristo!

    8. Drogba Legend Diz

      Héber, acho que você está certo, mas e esse orgulho aí mano??

      Humildade vem de Cristo!

    9. Héber Lima Diz

      Orgulho do que?! Ser contudente não significa ser orgulhoso. Você quer
      doutrinar a quem? Acha que sua atitude exortativa tem algum valor para
      mim? Nem se idenficar você se identifica no seu perfil. Paciência. Fica
      em paz!

    10. Drogba Legend Diz

      Nossa!

    11. Héber Lima Diz

      Leia acima! Ces’t fini 3.

    12. miguel Diz

      Olá Héber Lima Sobre romanos 14 vc só citou o verso 5 e esqueceu do contexto porisso gera muita falta entendimento acerca de romanos 14 essa carta ou epistola de paulo aos romanos foi endereçada no ano 55ou56 depois de cristo e em todo o contexto ele paulo não esta falando de dia de guarda e sim está exortando os romanos referente ao dia de jejum ou seja se vc ver o verso 2 do cap 14 que paulo fala um crê que tudo pode comer ,mas o débil come legumes ou seja o jejum pode ser de varias maneiras e em qualquer dia seja dom,sab,seg,ter,qua,qui ou sex esse é o contexto historico e não dia de descanso e guarda como o irmão mecionou até mesmo pq paulo o apóstolo guardou o sábado e não o domingo ou qualquer outro dia. ver atos 25:8,17:2,16:13,18:4,15:21,13:14,27,42,44 e muitos outros textos ,vc usou um texto de apocalipse 1:10, o dia do senhor que é o ,sábado não o domingo ver mat 12:8 mar 2:27,28 gên 2:1-3 Jesus não mudou mat 5:17-20 Deus tambem não mal 3:6 o Espirito Santo tambem nao ele vem para nos convecer do pecado da justiça e do juizo ver jo 16:8 e pecado segundo a biblia é transgressão da lei os 10 mandamentos 1jo 3:4 e êxo 20:1-17 tiago diz que se quebrar um deles se torna culpado de todos tiago 2:10-12 inclusive o sábado que esta dentro da lei moral de Deus veja com amor meu irmão e Deus vai te abençoar ainda mais ass: miguel

    13. Héber Lima Diz

      Tá cansativo isso aqui! Oh povim apegado à cartilha da EGW, tá louco! Mas vou de novo falar só uma coisa…. Onde existe isso na bíblia de “lei moral de Deus”? Em Cristo, todas as coisas se cumpriram! Todas! Em lugar algum do novo testamento é-se orientado “guardar” nada! Leiam exaustivamente (porque eu não vou fazer a lição de casa por ninguém) o Novo Testamento! É cansativo ver que as pessoas pegam um texto por aí e colocam aqui mas não sabem DISCERNIR a bíblia e seus tempos e dispensações (para os que acreditam em dispensações) ou pactos. Onde é que existe “lei moral de Deus na bíblia me fala”? Se a moralzinha humana que você tanto quer atribuir a Deus fosse algo tácito das escrituras me fala então por que Deus abençoou um “mentiroso” (Jacó) porque um adúltero, assassino e homem com as mãos cheias de sangue é um “homem segundo o coração de Deus”? (Davi), por que de tantos lugares para os espias ficarem nos muros de Jericó aprouve a Deus que justamente fosse na casa da prostituta Raabe? Por que na genealogia de Jesus existem pessoas advindas de relações incestuosas? Por que o próprio Jesus nasceu num ambiente que “indignificava” a relação de José e Maria? Por que o pai da fé (Abraão) era polígamo e por causa do pecado dele surgiu Edom? Por que O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO FOI MORTO ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO? (Efésios 1:4). Mata essas charadinhas aí primeiro, sai desse legalismo da “letra que mata” e da cartilha dessa profetazinha meia-pataca aí depois veem aqui discorrer sobre algo que é realmente bíblico ok? Até lá, não me molestem com textozinhos control C – control V. Tenho alguns grandes amigos adventistas mas esses não são idiotados assim ao extremo não viu?! Paz a todos. E me deixem no meu canto, beleza? Não me tragam coisas de abecedário bíblico por que é perda de tempo!

    14. miguel Diz

      É meu irmao vc não respondeu nenhum dos textos que foram colocados mais só sabe dar patadas isso não é refutação sábia,vc falou que tudo se cumpriu em cristo então logo posso viver uma vida sem regras e sem lei logo posso matar, roubar,aduterar,tendo outros deuses,etc jesus disse em jo 15:10 que ele tem guardado os mandamentos de seu pai e em jo 13:15,17 ele guardou para nos dar o exemplo e feliz é aquele que pratica e em 1jo 2:4 diz quem fala que conhece e não guarda os mandamentos é mentiroso e nele não esta a verdade e em jo 8:44 satanas é o pai da mentira e vc quer ser verdadeiro ou mentiroso mudado os mandamentos de DEUS amigo vcs falam aquilo que nao conhece mas abra o coração para a veradede biblica e eu não estou usado nenhuma cartilha de Egw mais somente as escrituras e vc não consegue me mostrar com ref biblica a razão da sua fé, no passado sobre a poligamia Deus nunca aprovou mais permitiu pq o povo estava sendo reeducado por Deus, no novo testamento paulo diz em 1tim 3:2 veja a vida de Izaque que só teve uma mulher a diferença que foi para Abrãao e Jacó José no egito ele não adulterol gên 39:9 com a mulher de Potifar ele José disse que não pecaria contra o seu Deus pq conhecia os mandamentos de Deus que diz não adulterarás essa é a lei moral de Deus.Abrãao guardou os mandamentos de Deus ver gên 26:5 me responda pq o mundo esta desse jeito o povo mata,adultera,não obedece seus pais,tem outros deuses chama o nome de Deus em vão não tem um dia peculiar para a família e para Deus pq o mundo está imoral,pq não aceita os 10 mandamentos de Deus porisso é imoral pq não aceita a lei moral de Deus o cordeiro que tira o pecado do mundo jo 1:29 porisso que ele veio para desfazer as obras do inimigo que é o originador do pecado que quebrou a lei de Deus lá no céu ver isaias 14:12-14 eze 28:13-17 apoc 12:7-10 LEIA AMIGO AS ESCRITURAS PQ JUGAIS TER NELAS A VIDA ETERNA E SÃO ELAS MESMO QUE TESTIFICA DE MIM JO 5:39 E EM MAT 22:29 JESUS DISSE ERRAIS PQ NÃO CONHECE AS ESCRITURAS NEM O PODER DE DEUS.

    15. Héber Lima Diz

      Cara, pára de ser idiota! Esse é o principal argumento bobo que um legalista fala… “ah tudo se cumpriu em Cristo eu posso roubar, matar, etc”. Você é burro ou quê?! Vai ler a bíblia cara! E não me amole! Se Cristo pois te libertar você estará livre! Agora se você tá amarrado à lei, faça a circuncisão, vai continuar matando pombo aí para remir seus pecados e mais tire o dízimo de tudo até dos grãos ok? Vai fazer o dever de casa, ler Gálatas (onde Paulo fala contra os judaizantes, vai estudar – mas estude mesmo o livro de Romanos – onde fala da caducidade da lei e o privilégio da GRAÇA em Cristo). E me faça um favor, não se dirija mais a mim não ok? Porque não tenho mais tempo e nem paciência de falar com gente idiota! E mais não sou seu irmão!

    16. miguel Diz

      é acho que o céu que você quer ir esse não quero não! nunca te falei que somos salvo guardando os mandamentos ou seja a lei moral de Deus de êxo 20 :1-17 mais quem foi salvo em cristo Jesus guarda os mandamentos de acordo com jo 14:15 e 15:10 não vive em pecado de acordo com 1jo 3:4, a lei dos judaizantes e da circuncisão é a lei mosaica ou seja a cerimonial essa foi abolida na cruz quando o véu do santuario se rasga de alto a baixo de acordo com mat 27:50,51 na morte de Jesus Cristo tudo se cumpriu lei de ordenanças que é a mesma cerimonial de efesios 2:15 de colossenses 2:13-17 inclusive os sabados cerimoniais das festas judaicas sabados festivos de lev 23:37,38 em romanos paulo fala que guarda a lei de Deus rom 7:25 e rom6:15 rom 7:7-12 rom 3:20 3:31 2:11-16 vc não conhece as escrituras e acima de tudo não é humilde para responder a cada um segundo a palavra do senhor leia 2tim 2:24 e prov 25:11, e se nòs não somos irmãos em cristo então o seu cristo e diferente dos demais irmãos ? fique na paz e eu vou orar por vc para que Deus tire essa ira e falta de entendimento da palavra de Deus.

    17. Héber Lima Diz

      Eu não tenho que provar nada a você, cara! Se toca! Já falei tudo que precisa ser dito, só ler acima. E fica na sua! Estou sem tempo para discutir rudimentos de doutrina! É cansativo. E sobre meu tom! Até Jesus chamou alguns de “raça de víboras” ou seja ninguém precisa ter saco em demasia não ok? Tchau e não se dirija mais a minha pessoa. Porque estou sem tempo pra bobagens! Pára de beber leite ok?

    18. miguel Diz

      E ME FALA PQ DEUS TEM QUE LEVAR EU E VC PRO CÉU NÓS NÃO SOMOS PECADORES ,A DIFERENÇA É QUE AQUELE QUE ACEITA O SACRIFICIO DE JESUS PELA GRAÇA É SALVO NÃO PARA VIVER UMA VIDA DE PECADO OU SEJA AMANDO AS PRATICAS PECAMINOSAS JESUS DISSE GAL 5:1 MAS E EM GAL 5:13 NÃO USE DA LIBERDADE PARA DAR OCASIÃO A CARNE PQ 2COR 5:17 QUEM ESTÁ EM CRISTO É NOVA CRIATURA NUNCA NÓS FALAMOS QUE SOMOS SALVOS PELA LEI MAS QUEM FOI SALVO POR JESUS DO PECADO NÃO VIVE NA PRATICA DO PECADO OK UM ABRAÇO MEU IRMÃO.

    19. Drogba Legend Diz

      Cara, só pensa uma coisa: Se vc tivesse falando com Cristo vc falaria nesse tom ai??

    20. shaw Diz

      amigão! vamos orar pelo irmão, porque no final de tudo o mais importante não e apenas esta certo, mas transmitir o caráter de Cristo! isso foi o que Cristo nos pediu.

    21. Héber Lima Diz

      Leia acima! Ces’t fini 2.

    22. Renato Diz

      Concordo plenamente!!!!! Embora eu particularmente considero o dia de sábado como santo, acredito que o mais importante é mantermos o devido respeito, com o amor que Cristo nos ensinou. Tenho certeza que Jesus nos salva unicamente pela SUA GRAÇA, e OS FRUTOS do Espirito são a verdadeira evidencia que estamos no caminho certo!

    23. Héber Lima Diz

      Leia acima! Ces’t fini.

    24. shaw Diz

      parabéns Heber pelo seu senso de humildade, dá pra notar os frutos do espirito em vc…srsrs

    25. Héber Lima Diz

      Dá pra se ver que vocês não sabem nada do que é um debate. Suscitar
      moralismo agora no afã de uma discussão revela o quanto vocês são
      infantilóides. Se te julgas tão apto para instruir deveria ter ficado
      calado aí sim demonstraria algo. Mas quando as pessoas não sabem
      contra-argumentar com base até no texto bíblico fazem isso aí, tentam
      minimizar a pessoa de quem se fala e não os seus argumentos. Perco nem mais meu tempo com vocês. Primeiro, porque são covardes não mostram a cara, segundo porque são precárias suas argumentações. Fiquem em paz e vão estudar mais!

    26. Héber Lima Diz

      Você é outro idiota! E pior, covarde que se esconde! Tenho nem medo do julgamento de vocês.

    27. Anderson Badu Diz

      O fato de alguns cristãos desobedecerem a ordem dada pelo próprio Deus não anula um mandamento. Constantino foi um político tentando reerguer o império romano, tentando agradar cristãos e pagãos, ligando o santo ao profano.

    28. Naty Tanaka Diz

      Verdade, irmão. Os próprios católicos dizem, “quem quer seguir a Bíblia é continuar guardando o sábado, que vá para a igreja adventista, pois aqui nós seguimos a autoridade da Santa Igreja”. Muito triste reformadores usarem a mesma forma de pensamento, seguir a autoridade da igreja católica acima da Palavra de Deus…

  2. Joseane Diz

    Não ha base bíblica alguma para que se guarde o domingo, nem uma única instrução se quer para isso nem essa palavra é encontrada na bíblia “domingo” Jesus nunca autorizou trocar o sábado bíblico para outro dia, os apóstolos frequentavam a igreja no sábado, Maria e os apóstolos guardaram o sábado e somente após o por do sol foram ao sepulcro. O domingo costumava ser dia de guarda para os pagãos, mesmo que em algum momento os cristãos passaram a guardar o domingo isso nunca foi autorizado bíblicamente, o significado do sábado impede que o descanso seja em outro dia perdendo assim, o seu sentido.

    1. Raphael Amin Diz

      “Não há base bíblica nenhuma para que se guarde o dia de saturno, ou para menos entendedores: Saturday. Nem mesmo para a guarda do dia do sol, ou Sunday. Pois nem Saturday nem Sunday estão escritos na Bíblia.”

      Percebe que este argumento seu não funciona para aqueles para os quais o Inglês é a língua materna? Eu explico:

      Sábado nada mais é que uma transliteração de Sabbath, que quer dizer DESCANSO. Este termo era, e ainda é, usado pelos Judeus para designar o Dia da Semana que foi determinado para ser o Descanso Padrão do povo de Israel. Isso porquê, por diversos motivos cerimoniais e de práticas religiosas, o dia de descanso precisava ser padrão para toda a nação.

      Como nós não temos os costumes cerimoniais e religiosos dos judeus, estamos eximidos desta tradição de padronizar um dia da semana para ser o descanso, e somos livres para obedecer o Decálogo puro e simples, como foi escrito: “Seis dias trabalharás e farás toda a sua obra, mas o sétimo dia é o descanso do Senhor teu Deus, portanto não fará nenhuma obra […]”

      Discordo que este dia padrão foi mudado para o Domingo. O que podemos fazer por conveniência, é padronizar um dia de culto para a Igreja local. Por mera conveniência, e não por obrigação de este ou aquele dia ser o dia padrão para descanso pois não há base bíblica para tal aplicação entre os Cristãos. Talvez alguém possa invocar a tradição, aí é outra discussão.

  3. Héber Lima Diz

    Eu julgo igual todos os dias, então deixo essa discussão aí para os que querem eleger um dia… (Romanos 14:5)

    Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
    Romanos 14:5

    1. jose carlos Diz

      É verdade meu irmão! Para quem vive em Cristo todos os dias são sabáticos, já que Cristo é o verdadeiro Descanso para todo aquele que crê!!!!!

    2. Héber Lima Diz

      Amém…

    3. shaw Diz

      Não que alguém queira eleger, porque o próprio Deus ja elegeu!

    4. Héber Lima Diz

      Quero ver você refutar o texto acima! Só isso… Engraçado como vocês não usam a bíblia para argumentar. A decoreba da EGW não funciona mais?!

  4. Alex Diz

    Vinicius, o que vc me diz de Cristãos que trabalham no domingo mas cpnseguem em um oitro dia da semana fazer o seu sabá? Ou no caso de igrejas que queiram guardar o sabádo ao invés do domingo? Sem tornar isso como essencial para a salvação.

    1. Samuel Vieira Diz

      Se não há diferença de dias, então você pode escolher qualquer dia para descansar. Até o sábado.

  5. jose carlos Diz

    Cristo é Tudo e em todos, os que crêem!!!!!!

  6. Anisio Augusto Santos Junior Diz

    alguém pode mostrar pelo menos 1 versículos que mostre no sentido explicito que . quarda o sabado faz parte do cristianismo ?
    obs(não sou religioso )

  7. Anisio Augusto Santos Junior Diz

    alguém pode mostrar pelo menos 1 versículos que mostre no sentido explicito que . quarda o sabado faz parte do cristianismo .
    obs(não sou religioso )

  8. Dínive Milse Diz

    Afinal, nós cristãos destes dias vivemos pela lei ou pela graça? Se eu vivo a lei, onde a graça se encaixa?! (Galatas 3:24) De maneira que a lei serviu-nos de aio, para nos conduzir a cristo, para que pela fé fossemos justificados. Mas depois que veio a fé já não estamos debaixo de aio. ( galatas 5:3) PAULO fala da liberdade cristã: Separados estais de Cristo, vos que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. ( GALATAS 5:14) Porque toda lei se cumpre em: Amarás teu próximo com a ti mesmo.

    Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
    De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
    Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
    Gálatas 3:23-25

    1. Naty Tanaka Diz

      Se esse é o seu pensamento, então pq ler artigos que falam sobre “Os Dez Mandamentos”???

  9. shaw Diz

    Héber e quem escreveu esse artigo ai em cima e o que ?

  10. Jeferson Diz

    Meu querido tudo bem, li essa fonte que vc postou, mais infelismente ela não é uma fonte segura, me passa seu contato abraço

  11. Naty Tanaka Diz

    Pois é, mais um artigo lindo, mas sem embasamento nenhum bíblico e ainda por cima, usando passagens que não expressam de forma alguma essa alteração de dia. Em nenhum momento Jesus nos deu nem sequer alguma dica de que onda de Sua ressurreição seria usado para substituir algo que Ele mesmo estabeleceu na semana da Criação. O que me deixou mais espantada, foi o fato de que é uma publicação feita num site que diz tanto para voltarmos à Bíblia, que devemos usá-la como nossa única base, mas não foi isso que vi nesse exclusivo artigo dos reformadores. Pq será que apenas um ponto, o dia de guarda, não se usa a Bíblia como única base de instrução? De verdade, eu não entendo, parece conveniência. E os argumentos são tão parecidos com os da igreja católica. Realmente, não entendo… A Bíblia é uma só é Deus não muda, não adianta tentarmos “forçá-Lo” para tanto…

  12. Lovemore Barnabé Diz

    Alguém esclareceu-me muito bem acerca do sábado, como nunca tinha ouvido antes, um colega de faculdade que não conhecia, nos encontramos numa loja (casa da bíblia) e ali com os outros irmãos também desconhecidos começamos a discussão acerca do sábado e ele explicou-me muito bem, diferente de outros Adventistas. Eu entendi e cri.

  13. João Pedro Diz

    O nome da página é voltemos ao evangelho? depois que leio uma balela dessa sobre o quarto mandamento de Deus eu acho que o nome da página devia ser distorcendo o evangelho. Deus tenha misericórdia de todos nós mesmos viu, muito triste mesmo ; falam tanto dos reformadores que servem de exemplo pra nós e que não devemos aceitar os erros da Igreja de Roma e devemos voltar para a palavra “sola scriptura” mas quando chega no ponto principal do povo de Deus que é a quarto mandamento vocês aceitam a autoridade de Roma e ensinam a balela do domingo, vocês estão do lado de Roma e do vinho do furor da sua prostituição, falam falam de roma mas aceitam a autoridade e estão no mesmo saco.
    o povo de Deus guarda o sábado o sétimo dia da semana.
    Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    O que foi que o APOSTOLO LUCAS FALOU NO SEU EVANGELHO QUE FOI ESCRITO MEIO SÉCULO DEPOIS QUE CRISTO ASCENDEU A SEU PAI , O QUE ELE FALOU? LOGO LUCAS QUE FOI O COMPANHEIRO DE APOSTOLO PAULO ANDAVAM JUNTOS?
    PORQUE OS DOIS GUARDAVAM O SÁBADO DO SENHOR, TANTO PAULO COMO LUCAS E TODA IGREJA PRIMITIVA.
    LUCAS 23;56 Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.

  14. João Pedro Diz

    Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
    10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
    11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

  15. João Pedro Diz

    É POR ISSO QUE EU GUARDO O SÁBADO DO SENHOR. OBRIGADO SENHOR QUE ALEGRIA A TUA LEI ME TRAZ. O CARÁTER DE DEUS

  16. João Pedro Diz

    A criação estava agora completa. “Os céus, e a Terra e todo o seu exército foram acabados.” Gên. 2:1 “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom.” Gên. 1:31. O Éden florescia sobre a Terra. Adão e Eva tinham franco acesso à árvore da vida. Nenhuma mancha de pecado ou sombra de morte deslustrava a formosa criação. “As estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam.” Jó 38:7.
    O grande Jeová lançara os fundamentos da Terra; ornamentara o mundo inteiro nas galas da beleza, e enchera-o de coisas úteis ao homem; criara todas as maravilhas da Terra e do mar. Em seis dias a grande obra da Criação se cumprira. E Deus “descansou no sétimo dia de toda Sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra, que Deus criara e fizera”. Gên. 2:2 e 3. Deus olhou com satisfação para a obra de Suas mãos. Tudo era perfeito, digno de seu Autor divino; e Ele descansou, não como alguém que estivesse cansado, mas satisfeito com os frutos de Sua sabedoria e bondade, e com as manifestações de Sua glória.
    Depois de repousar no sétimo dia, Deus o santificou, ou pô-lo à parte, como dia de repouso para o homem. Seguindo o exemplo do Criador, deveria o homem repousar neste santo dia, a fim de que, ao olhar para o céu e para a Terra, pudesse refletir na grande obra da criação de Deus; e para que, contemplando as provas da sabedoria e bondade de Deus, pudesse seu coração encher-se de amor e reverência para com o Criador.

  17. João Pedro Diz

    No Éden, Deus estabeleceu o memorial de Sua obra da criação, depondo a Sua bênção sobre o sétimo dia. O sábado foi confiado a Adão, pai e representante de toda a família humana. Sua observância deveria ser um ato de grato reconhecimento, por parte de todos os que morassem sobre a Terra, de que Deus era seu Criador e legítimo Soberano; de que eles eram a obra de Suas mãos, e súditos de Sua autoridade. Assim, a instituição era inteiramente comemorativa, e foi dada a toda a humanidade. Nada havia nela prefigurativo, ou de aplicação restrita a qualquer povo.
    Deus viu que um repouso era essencial para o homem, mesmo no Paraíso. Ele necessitava pôr de lado seus próprios interesses e ocupações durante um dia dos sete, para que pudesse de maneira mais ampla contemplar as obras de Deus, e meditar em Seu poder e bondade. Necessitava de um sábado para, de maneira mais vívida, o fazer lembrar de Deus, e para despertar-lhe gratidão, visto que tudo quanto desfrutava e possuía viera das benignas mãos do Criador.
    Era o desígnio de Deus que o sábado encaminhasse a mente dos homens à contemplação de Suas obras criadas. A Natureza fala aos sentidos, declarando que há um Deus vivo, Criador e supremo Governador de tudo. “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.” Sal. 19:1 e 2. A beleza que reveste a Terra é um sinal do amor de Deus. Podemos vê-Lo nas colinas eternas, nas árvores altaneiras, no botão que se entreabre, e nas delicadas flores. Tudo nos fala de Deus. O sábado, apontando sempre para Aquele que tudo fez, ordena aos homens abrirem o grande livro da Natureza, e rastrear ali a sabedoria, o poder e o amor do Criador.

  18. João Pedro Diz

    O sábado foi santificado na criação. Instituído para o homem, teve sua origem quando “as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam”. Jó 38:7. Pairava sobre o mundo a paz; pois a Terra estava em harmonia com o Céu. “Viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom” (Gên. 1:31); e Ele repousou na alegria de Sua concluída obra.
    Como houvesse repousado no sábado, “abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou” (Gên. 2:3) – separou-o para uso santo. Deu-o a Adão como dia de repouso. Era uma lembrança da obra da criação, e assim, um sinal do poder de Deus e de Seu amor. Diz a Escritura: “Fez lembradas as Suas maravilhas.” Sal. 111:4. As “coisas que estão criadas” declaram “as Suas coisas invisíveis, desde a fundação do mundo,” “tanto o Seu eterno poder, como a Sua divindade” Rom. 1:20.
    Todas as coisas foram criadas pelo Filho de Deus. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus. … Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” João 1:1-3. E uma vez que o sábado é uma lembrança da obra da criação, é um testemunho do amor e do poder de Cristo.
    O sábado chama para a Natureza nossos pensamentos, e põe-nos em comunhão com o Criador. No canto do pássaro, no sussurro das árvores e na música do mar, podemos ouvir ainda Sua voz, a voz que falava com Adão no Éden, pela viração do dia.

  19. João Pedro Diz

    Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1.25

Comentários estão fechados.