A solução do evangelho para os relacionamentos arruinados pelo pecado! – Sillas Campos – Fiel Jovens 2016

Quando você experimenta os indicativos do evangelho, Deus lhe dá disposição e força para obedecer os imperativos do evangelho, que restauraram seus relacionamentos arruinados pelo pecado!

I. Os imperativos restauradores

Em Efésios 4:25-32 vemos vários imperativos restauradores de relacionamentos.

Efésios 4:25-32: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”

1. Fale a verdade: “deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo”

2. Quando for ofendido, não curta sua ira: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo.”

3. Quando errar, arrependa-se de forma tangível: “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.” Arrependimento é uma mudança de atitude que produz uma mudança de comportamento!

4. Fale com educação e consideração: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.”

5. Não entristeça o Espírito Santo: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”

6. Rejeite todo tipo de imoralidade sexual: “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; 4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.” (Ef 5.3)

II. Os indicativos do evangelho

Efésios 1-4

1. DEUS nos escolheu NELE antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis na sua presença. (Ef 1.4)

2. DEUS nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da SUA vontade, para o louvor da SUA gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. (Ef 1.5-6)

3. NELE temos a redenção por meio de SEU sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus. (Ef 1.7)

4. NELE fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da SUA vontade, a fim de que… sejamos para o louvor da sua glória. (Ef 1.11)

5. DEUS nos selou com o Espírito Santo da promessa. (Ef 1.13)

6. “Nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados.” Mas DEUS, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo. (Ef 2.4-5)

7. DEUS garante que nos ressuscitará com Cristo e com ele nos fará assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. (Ef 2.6)

8. DEUS nos salvou por Sua graça! por meio da fé, e isto não vem de nós mesmos, é dom de DEUS; não por obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2.8-9)

9. Por meio de Cristo, DEUS nos reconciliou com Si mesmo! (Ef 2.16)

10. Por meio de Cristo, DEUS nos uniu a sua grande família! (Ef 2.19)