Orando pelos políticos de quem não gosto

Com o ambiente político dinâmico de hoje, é muito fácil ficar se queixando e não orar por nossos líderes. É bem verdade que muitos são merecedores, infelizmente, dos comentários que recebem. Todavia, a Bíblia nos diz para orar por nossos líderes.

“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito” (1 Timóteo 2.1-2).

Deus nos convoca a orar por todos.

Os versos acima revelam que orar por todas as pessoas (e, em especial, pelas autoridades civis) é:

  • Uma prioridade: “Antes de tudo”;
  • Diversificado: “súplicas, orações, intercessões, ações de graças”;
  • Inclusivo: “todos os homens”;
  • Específico: “reis e de todos os que se acham investidos de autoridade”;
  • Orientado: “para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito”.

Mas, pelo que, especificamente, devemos orar por aqueles que estão em posição de autoridade? Aqui estão seis ideias de versículos bíblicos selecionados:

  1. Ore para que os líderes venham a conhecer Jesus como Senhor e Salvador.

Como todo e qualquer indivíduo, aqueles que estão na magistratura civil e na política precisam do perdão oferecido somente pela fé em Jesus Cristo. De fato, Paulo diz que orar para que nossos líderes conheçam a Cristo pessoalmente é uma oração sublime (1 Timóteo 2.1-4). Todos saem ganhando com um político vivendo uma vida centrada no evangelho.

  1. Ore para que os líderes tenham discernimento e sabedoria dados por Deus.

Aqueles que exercem autoridade de governo são diariamente encarregados de tomar decisões difíceis que afetam seres viventes tais quais eu e você – e milhões de outros! Ore para que eles tenham a sabedoria de que fala Tiago 3.13-17:

“Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento”.

  1. Ore para que os líderes tenham audácia e coragem para permanecerem na verdade de Deus.

Políticos são, muitas vezes, pressionados a assumir compromissos. Não fazê-lo pode custar suas carreiras. Ore para que Deus os dê a convicção e a firmeza para permanecerem na verdade que é eterna e não artificial.

“Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos” (1 Coríntios 16.13).

  1. Ore para que os líderes sejam humildes como Cristo.

Você realmente já parou para pensar na quantidade de poder, pessoas, lugares e personalidades às quais os líderes de governo têm acesso? Dizer que isso pode rapidamente lhes “subir à cabeça” é o eufemismo do século!

Na Providência de Deus, ore para que os líderes se lembrem que é somente quando eles dobram seus joelhos perante um Deus três vezes santo que eles verdadeiramente permanecem mais elevados.

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus” (Miqueias 6.8).

  1. Ore para que os líderes tenham força sobrenatural.

Quantos líderes de governos têm-se envolvido em escândalos relacionados a dinheiro, sexo, álcool e uso excessivo de drogas e tomada de poder? Ore para que eles cresçam em seu conhecimento do Deus trino, para que possam evitar a tentação e ter a força necessária e determinada por Deus para evitar armadilhas que destroem não apenas suas carreiras, mas suas famílias e ideais.

“E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação” (Lucas 22.46).

  1. Ore para que os líderes sejam convencidos do pecado e busquem o perdão de Deus.

A Escritura nos leva considerar como atendemos aos padrões da Palavra de Deus. Você ora para Deus convencê-lo através de sua Palavra? Você ora para que isso aconteça com seus líderes? Ore para que o Senhor revele o pecado de maneira que você possa confessar e arrepender-se.

A inclinação de Davi não foi fugir de Deus, mas ir até ele. Ele teme a Deus por causa do que a Escritura diz sobre ele e sobre o pecado do homem – então ele vai a Deus em humilde confiança. Ele roga por perdão e socorro. Ore para que isso se dê com seus líderes.

“Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!” (Salmo 19.12-14).

Considerações finais

Paulo está contando com as orações dos cristãos para a salvação das nações e daqueles que as lideram. Lembre-se: o imperador era Nero. Você sabe, o rei que queimou cristãos em estacas em suas festas ao ar livre e lançou-os aos leões. Amigo, não importa quem são nossos líderes ou em que país estamos. Devemos orar por eles. Devemos orar por nossa nação e por cada nação, nossa cultura e cada cultura, nossos líderes e todos os outros. O famoso pregador Charles Spurgeon disse: “Não sabemos o que Deus poderia fazer por nós se não fizéssemos senão orar”.

Orar pelo rei Dario fez parte do cargo público ocupado por Daniel (Daniel 6). Se quisermos que nossas orações façam um bem maior para um maior número de pessoas, precisamos incluir, em nossas orações, aquelas pessoas cujas decisões criam as circunstâncias nas quais os propósitos do evangelho prosperam. É importante orar pelos líderes do governo porque as circunstâncias que eles criam interrompem ou fazem avançar o progresso do evangelho.

Agora é a hora de orar por aqueles que foram eleitos e pelo governo que cumprirão. Você poderia fazer isso?

Por: Darin Smith. © For the Church. Website: ftc.co. Traduzido com permissão. Original: Do I Really Have to Pray for Politicians I Oppose?

Original: Orando pelos políticos de quem não gosto. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Leonardo Bruno Galdino.