O que acontece quando as mulheres mergulham nas Escrituras

Ops, é maio, e temos mais um dia para escrever neste mês. Muitos temas me passaram pela cabeça, mas, enquanto eu freneticamente pensava e pesquisava, novas ideias foram surgindo, e pensei que seria bom falar de livros que podem nos fazer crescer no estudo da Palavra de Deus.

Já falamos aqui sobre algumas disciplinas espirituais que devemos perseguir para o aperfeiçoamento de nossa vida cristã: iniciamos com leitura bíblica anual, falamos de meditação e discipulado de mulheres.

A porta estreita (Lc 13.24) sempre me faz pensar em dietas radicais para ficar na forma “slim” e conseguir atravessar para o outro lado. O que também me faz lembrar que o reino de Deus é conquistado por esforço (Lc 16.16), o que ainda me faz refletir na necessidade de sermos diligentes e abandonarmos a preguiça (Pv 13.4).

Ovelha, espreguiça, deixa essa moleza de lado, e vamos a mais um exercício espiritual.

Aprofundando nosso conhecimento na Palavra

Mais do que apenas a leitura bíblica anual, e apenas não é dito de forma pejorativa no sentido de diminuir a importância desta disciplina, há a necessidade da leitura vertical, aquela por meio da qual nos aprofundamos no conhecimento das Escrituras.

Ler as Escrituras em profundidade, escavando em busca de pepitas, exige um pouco mais de habilidade do que a leitura horizontal, extensiva. Por isso, alguns auxílios são bem-vindos. Nem pense em parar de ler por aqui! Ore, respire fundo e siga!

Ferramentas básicas para garimpar a palavra

Bíblia de Estudo

O mais importante é ter uma boa bíblia, se esta pudesse ser de estudo, seria ótimo, pois ela já vai fornecer muitas ferramentas de auxílio, geralmente um panorama introdutório de cada livro, notas de rodapé, referências cruzadas, concordância e mapas.

Comentário Bíblico

Eu gosto bastante de usar o comentário versículo a versículo. Estes livros são bastante úteis para aqueles trechos que não conseguimos entender sozinhas. Mas use-o somente após ter meditado e pedido auxílio em oração ao Espírito Santo.

Dicionário Bíblico

Fornece os termos bíblicos referentes à época; é bom para nos informar sobre nomes e lugares, aspectos da história, cenários e doutrinas.

Alguns cuidados para o estudo

Leia a palavra em oração, tenha um local silencioso e privado, faça perguntas ao texto, tenha um caderno de anotações para as suas dúvidas e descobertas. Pense no texto literalmente.

Efeitos de mergulhar nas Escrituras

Olhe só, vou te animar citando alguns versículos que amo muito, amo tanto que os memorizei e saio por aí citando-os em voz alta, meditando, mastigando cada palavrinha, porém, mais do que isso, me deleito no que provocam em meus afetos, algo parecido com degustar brownies com sorvete de creme e calda quente de chocolate (agora você entendeu, não é?).

Saturadas pela palavra, falando a verdade e louvando

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo, instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração. Colossenses 3.16

Vamos juntas conhecer os efeitos que esta prática nos revela nesses versículos: quando a palavra de Cristo habita em nós, podemos, com toda segurança, instruir e aconselhar umas às outras, pois a nossa boca falará do que está cheio o nosso coração (Lc 6.45), e teremos certeza de que o nosso coração estará ricamente habitado por Cristo, o verbo encarnado (Jo 1.14). Perceba que temos a palavra TODA junto à palavra SABEDORIA. Toda sabedoria significa ser necessário vasculhar toda a Bíblia para conhecermos Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos (cf. Colossenses 2.3). Ainda nesse verso, vemos que estar saturada de Cristo provoca em nós louvores, e agora a nossa boca, sem poder calar-se, canta, e a gratidão espontaneamente brota em nós. Aleluia!

Perfeitas e perfeitamente habilitadas

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3.16-17

Perceba que Paulo fala de toda a escritura, isto inclui as partes que apreciamos menos também, porque as escrituras se testificam a si mesmas. Além disso, o mesmo Espírito que inspirou homens santos a escreverem inspira nossa mente ao entendimento. Ela é útil para a vida moral prática: ensino, repreensão, correção, educação, capacitando-nos a sermos melhores em nossos relacionamentos. Estes versos prometem perfeição, aquela que por nós mesmas não podemos alcançar, no entanto, aqui há uma promessa. Lembro-me de quando esses versículos fizeram sentido para mim, eu orava por capacitação em alguma área do meu trabalho e, quando li que a Palavra de Deus me habilitaria para TODA boa obra, isso foi libertador, um bálsamo, desde então me agarrei a esses versículos.

Relacionamento de amor

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4.12

Além de tudo isso que já foi escrito, eu ainda poderia citar muitas outras benesses que não caberiam neste pequeno texto, no entanto, guarde no seu coração que um dos mais preciosos momentos em que podemos conhecer intensamente o nosso Senhor é quando, a sós com a nossa Bíblia, nos embrenhamos Palavra a dentro. É nesse momento que o nosso amado Senhor fala pessoalmente conosco. Veja, é uma relação pessoal, criada através do sangue de Cristo derramado por amor de cada uma de nós, amor que é o vínculo da perfeição (Cl 3.14). Devemos nos regozijar na graça de termos um momento em particular com o Senhor da vida; é nesse tempo que o seu Espírito alcança o nosso espírito escondido naqueles lugares, entre juntas e medulas, no mais íntimo de nós, onde somente ele pode penetrar cada dobra de nossos pensamentos, sondar, de fato, os escombros de nossos corações e iluminar, sarar, vivificar.

Devora-o!

Fui, pois, ao anjo, dizendo-lhe que me desse o livrinho. Ele, então, me falou: Toma-o e devora-o; certamente, ele será amargo no teu estômago, mas, na rua boca, doce como mel. Apocalipse 10.9

Ainda está aí? Avante, Ovelha!

Ao Senhor, toda a honra e majestade, hoje e sempre.

Versículos citados no texto

Ovelha, os versículos citados acima estão aqui transcritos para facilitar a sua leitura, por favor, leia-os, porque é a palavra de Deus que nos transforma.

Lucas 13.24

Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

Lucas 16.16

A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.

Provérbios 13.4

O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.

Lucas 3.45

O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.

João 1.14

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

Colossenses 3.14

Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

Para as Ovelhas curiosas, dicas de livros:

Mulheres da Palavra, de Jen Wilkin, Editora Fiel

Livro muito bem organizado por Jen, que é professora de estudos bíblicos. É possível lê-lo em uma semana e sair praticando.

Vivendo na Palavra, de Howard e William Hendricks, Editora Batista Regular

É mais profundo e abrangente que o livro anteriormente citado, e, por ser mais minucioso, exigirá mais dedicação e mais tempo para leitura e aplicação. Está dividido em 3 grandes partes: observação, interpretação e aplicação. Excelente livro.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltmeosaoevangelho.com. Traduzido com permissão.

Original: O que acontece quando as mulheres mergulham nas Escrituras. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Revisão: Renata Cavalcante.