Argula Stauffen von Grumbach, a primeira escritora protestante

O que Argula Stauffen von Grumbach, mulher reformada do século XV, pode nos ensinar hoje?

Argula nasceu em 1492, na Alemanha, e pertencia à nobreza da Bavária. Com apenas 10 anos, recebeu de seu pai uma raríssima Bíblia de Koberger, o que a tornou uma insaciável leitora da Bíblia.

Em 1516, casou-se com Frederico von Grumbach, com quem teve 4 filhos. Em 1529, ficou viúva. Após três anos, Argula casou-se novamente com um conde protestante, com quem teve mais três filhos, e de quem enviuvou em 1535.

Argula tinha sede de leitura e de leitura bíblica. Porque tinha sede da Palavra, correram rios de água viva em sua vida.

Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;  aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. João 4.13-14

A leitura fiel e permanente da Palavra de Deus deu a essa jovem mulher cristã ferramentas para que ela manejasse a Palavra e pudesse argumentar e contra argumentar príncipes. O Senhor afirmou que ele mesmo, o Espírito Santo, estaria conosco nos instruindo o que falar.

Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. João 16.13

Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome; e isto vos acontecerá para que deis testemunho.  Assentai, pois, em vosso coração de não vos preocupardes com o que haveis de responder; porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem. Lucas 21.12-15

A escrita de Argula

Trocava correspondências de teor teológico doutrinário.

Escreveu panfletos públicos (alguns destes com 30.000 cópias)

Argula usava o conhecimento que havia adquirido com a leitura bíblica para escrever às pessoas sobre teologia e doutrinas. A escrita é um instrumento para a palavra de Deus ser propagada em lugares onde nem sempre pode ser pregada. A escrita também pode ser uma ferramenta usada pelo Espírito Santo para esclarecimento das Escrituras. Assim como nos ensinou o apóstolo Paulo e tantos outros escritores prolíficos, Argula contribuiu para o avanço das verdades divinas com a sua escrita.

Conhecimento bíblico através de leitura, estudo, interpretação e escuta de pregações.

O Espírito Santo necessita de recursos para nos usar como ferramentas úteis, e se não estivermos constantemente expostas à sã doutrina através da leitura, estudo, interpretação e escuta, certamente estaremos expostas ao mundo, e o mundo nos molda à forma de seu pai, o maligno. E não, não estou sendo legalista nem fundamentalista, apenas quero que perceba que se a sua mente não está sendo transformada pela Palavra, ela está sendo transformada por qualquer outras coisa que nem sempre é a verdade, mas são mentiras que nos enredam e fazem os nossos pensamentos se afundarem em dúvidas e incredulidade. A mente conformada ao mundo deixa a nossa consciência tão anestesiada, que nos deleitamos em nossos próprios pecados e não nos arrependemos disso.

Argula refutava as heresias com intrepidez e usava as Escrituras como base de seus argumentos. A intrepidez vem do Espírito Santo, é dom do Senhor para nos levar adiante, porque não temos espírito de timidez! No entanto, a base da intrepidez de Argula era o conhecimento das Escrituras.

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor. 2 Timóteo 1.7-8

Firme em suas convicções.

O Senhor é nossa força, Ele nos dá convicção, discernimento e sabedoria. Ele é Emanuel, está no meio de nós, nos convence pelo seu Santo Espírito que habita em nós. Aleluia!

Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;  e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.João 15.26-27

Argula foi acusada de ser esposa negligente.

O casamento com um católico trouxe desvantagens ao seu ministério e perseguição. No entanto, as adversidades a tornaram uma mulher da Palavra, pois buscava no Salvador recursos para resistir aos tropeços e permanecer fiel.

Mesmo que nosso homem exterior esteja abatido, nosso homem interior se renova dia a dia, isto é graça, graça de nosso Senhor àqueles que O buscam. Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2 coríntios 4.16-18

Abandonada, endividada, mas não derrotada

Argula foi abandonada pelo marido e teve que gerir dívidas herdadas de seu relacionamento, além de manter o seu sustento e de seus filhos pequenos.

Abandonada, endividada, mas não derrotada, porque nosso Senhor nos prometeu que nunca nos deixará e que nada nos faltará

De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.Hb13.5

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. Fl 4:19

Argula cria que a Palavra de Deus era fonte de autoridade

Pregamos a Palavra que é loucura para os que não creem, perfume para os que têm vida e cheiro de morte para os que não creem.

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. 1 Coríntios 1.18

Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas? 2 coríntios 2.15-16

Argula, você e eu

Argula deixou um legado como mulher cristã, erudita bíblica e como reformadora. Conhecimento bíblico, amor e comprometimento com a causa reformada foram a sua marca.

Todas nós deixamos um legado como mulher cristã. Na minha igreja, tínhamos uma irmã que imprimiu sua marca: JoAnna tinha a marca da cruz de Cristo, serva amorosa, dedicada, zelosa, temente ao Senhor, consoladora, graciosa, com o bom perfume de Cristo.

O que você é hoje é exemplo para o Corpo de Cristo. Nós somos aquela Carta Viva que glorifica o Senhor, e sempre há alguém nos observando, desejando ser o que somos e fazer o que fazemos.

Não posso, por mim mesma, ser essa pessoa perfumada, com cheiro de vida, se a graça de Nosso Senhor não estiver sendo derramada em minha alma; não posso simplesmente crer que qualquer coisa que eu faça sem o poder de Deus possa me tornar exemplo de santificação. Sem os meios da graça, nada podemos ser.

Minha sincera oração é que você, leitora, possa hoje mesmo, pela graça, se tornar mais cuidadosa em sua vida devocional e aproveitar cada momento na presença dEle.

Por: Renata Gandolfo. © 2017, Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com . Traduzido com permissão. Fonte: Argula Stauffen von Grumbach, a primeira escritora protestante. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados.