O Natal em Gênesis e Isaías | VEcast #38

Normalmente no Natal, as pessoas procuram textos nos evangelhos sobre o nascimento de Cristo. Porém, precisamos entender que a esperança pelo nascimento do Messias é algo bem anterior. A expectativa messiânica é algo que remete ao primeiro livro da Bíblia: Gênesis. E ao longo de todo Antigo Testamento, a necessidade de um Rei Salvador divino vai se tornando cada vez mais clara, seja por profecia ou por contraste.

Por isso, neste VEcastVinicius Musselman Pimentel e Daniel Gardner conversam sobre os textos natalinos em Gênesis e Isaías, mostrando que, como já fora dito, se Cristo é a chave, o Antigo Testamento é a fechadura. Entendermos a mensagem de Natal do Antigo Testamento nos ajudará a apreciar melhor o Rei que humildemente nasceu na manjedoura.

Inscreva-se para acompanhar o #VEcast

Cadastre-se acima para acompanhar o VEcast.

Natal em Gênesis

Eternidade: Gênesis 1.1-3: 1 No princípio, criou Deus os céus e a terra. 2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. 3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.

  • João 1.1: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

Guerra cósmica – vencedor de Satanás: Gênesis 3.15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

  • 1Co 15.27: “Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés”
  • Cl 2.15: “despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”
  • 1Jo 3.8: “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.”
  • Rm 16.20: “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás.”

Semente de Abraão – Herdeiro do mundo: Gênesis 12.1-3, 7: 1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.  […] 7 Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra.

  • Gálatas 3.16: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.”

Leão de Judá – obediência internacional:  Gênesis 49.10: O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.

  • Gênesis 3.6: “em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
  • Apocalipse 5.5: “eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.”
  • 2 Samuel 7.12-16: “12 Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. 13 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. 14 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. 15 Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. 16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.”

Natal em Isaías

Sinal – Virgem conceberá Emanuel: Isaías 7:13-14: 13 Então, disse o profeta: Ouvi, agora, ó casa de Davi: acaso, não vos basta fatigardes os homens, mas ainda fatigais também ao meu Deus? 14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.

  • Colapso da dinastia davídica e e decadência moral de seus reis. Acaz, rei mau, não confia no Senhor, mas no braço dos homens. Deus dá um aviso à toda casa de Davi.
  • Lucas 1.35: Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.

Rei Cósmico: E o seu nome será: Isaías 9:6-7: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.”

Renovo do tronco de Jessé: Isaías 11.1-2: Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. 2 Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

  • Nações: Is 11.10: “Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada.”

Conclusão

Mateus 1.1: Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

  • Reinado eterno
  • Possessão mundial
  • Bênção global

Por: Vinicius Musselman Pimentel e Daniel Gardner. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: O Natal em Gênesis e Isaías | VEcast #38

1 comentário
  1. Gustavo Michelon Diz

    Show…. áudio deixou a desejar.

Comentários estão fechados.