Por que um cristão ainda pode se sentir culpado pelo pecado?

Transcrição do vídeo:

Há muitas razões pelas quais os cristãos, mesmo após serem perdoados pelo Senhor Jesus, ainda sentirem o fardo dos pecados que ele ou ela cometeram. Uma das razões é que talvez esta pessoa não tenha um entendimento muito claro daquilo que o Senhor Jesus Cristo fez por ele na cruz. E também que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

Mas também há casos em que o cristão sabe disto, ele segue a doutrina correta, mas não se sente assim… Essa pessoa deve examinar se há algum pecado que está ferindo sua consciência, e isso acontece bastante. A pessoa já possui o hábito de fazer uma determinada coisa errada, e este erro fere sua consciência, e entristece o Espírito Santo, e então a confiança de seu relacionamento com Deus se esvai. Eu também iria nessa direção.

Mas também há uma outra possibilidade… Às vezes, Deus deixa esta pessoa sozinha. Não é que Deus a tenha abandonado, mas Deus, por um período de tempo, deixa aquela pessoa sozinha, de forma que a pessoa não sente a presença de Deus. A pessoa lê a Bíblia mas não recebe nada; a pessoa ora, mas aparentemente Deus não ouve… Costumamos chamar isto de a noite escura da alma. Então, não é que aquela pessoa tenha feito alguma coisa errada, mas é somente porque Deus quer provar aquela pessoa, e testar sua fé. Porque é muito fácil estar feliz enquanto tudo está bem, mas quando Deus tira todos nossos confortos, especialmente os espirituais, é uma boa forma de testar nossa fé.

Então, para a pessoa que ainda sente culpa por seus pecados, eu diria para explorar essas possibilidades. Veja se sua vida e comunhão com Deus estão bem, e que não há nada a ser confessado. E que talvez tudo isso seja somente uma provação. Deus está testando sua fé. Espere com fé em Jesus Cristo, e então das trevas brilhará a luz.

Por: Augustus Nicodemus. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Why Might a Christian Still Feel Guilty for Sin?

Original: Por que um cristão ainda pode se sentir culpado pelo pecado? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Higor Vasconcellos. Revisão: Filipe Castelo Branco.