Chamados para a santificação e não para a impureza

*Este artigo é um resumo da palestra de Augustus Nicodemus proferida na Conferência Fiel Jovens Interativa 2020.

Paulo escreveu essa carta para terminar o discipulado dos irmãos a quem havia pregado o Evangelho antes de deixar aquela cidade. Isso era muito necessário, pois o mundo greco-romano era permeado pela imoralidade sexual. Havia deuses e cultos com orgias; homens casados possuíam amantes e escravas sexuais; frequentemente o homossexualismo era considerado algo bom e até superior ao padrão normal. O caos reinava.

Em primeiro lugar, Paulo lembra a eles que a vontade de Deus é a santificação do seu povo. Não se trata da vontade específica e particular de Deus, e sim da vontade revelada e escrita de Deus, a qual possui um peso de determinação e peso sobre nós. Deus deseja que seus filhos sejam santos. Ser santo significa ser separado da maneira de viver do mundo e dedicado a Deus. Paulo também explica essa declaração em termos da santidade sexual através de três exortações: 

  1. A abstenção da prostituição: afastar-se e evitar a fornicação e o adultério, ou seja, toda prática de imoralidade sexual; perceba que Paulo chama os crentes a viver contra a mentalidade da época. A igreja sempre foi chamada para refletir a vontade de Deus no mundo e não a cultura e a mentalidade que domina as pessoas. 
  2. Possuir o corpo em honra. Literalmente manter o vaso em honra. Por vezes, essa palavra também pode significar “esposa”, embora provavelmente o mais correto seja a referência ao corpo. Significa que os tessalonicenses deveriam saber usar seu corpo sexualmente de maneira honrosa e santa, de acordo com a palavra de Deus. Note o grande valor que a Bíblia dá ao corpo: muitos faziam dicotomia entre corpo e espírito, considerando este superior àquele. O cristianismo entende que Cristo não veio resgatar apenas a alma mas também o corpo, não havendo dicotomia. Somos uma unidade e devemos cuidar tanto do corpo quanto da alma. 
  3. Não como os gentios que não conhecem a Deus. Ou seja, não com paixões impuras pelo que é distorção na prática sexual (algo que caracterizava a sociedade). Pelo contrário, eles não deveriam ofender nem defraudar os irmãos. Isso acontece, por exemplo, quando uma pessoa cria desejos em outra mas depois a deixa, deixando aquele desejo e interesse na outra pessoa. Claro que não devemos fazer isso com ninguém, mas particularmente tendo o cuidado aos irmãos da fé em mente. Este é o problema com o “ficar” e com ser iniciado muito cedo na vida sexual, algo que é comum principalmente em igrejas que são abertas a esse conceito.

Mas alguém poderia dizer: “isso é muito difícil, um padrão absurdo, não tem como isso acontecer.” Bem, é claro que a realidade é complicada e que os desejos sempre nos assolarão, principalmente na juventude. Contudo, o Deus que chama e converte também é o mesmo que nos preserva e nos conduz em uma sexualidade saudável. É somente pela graça dele que podemos viver um padrão como esse. É por isso que Paulo nos dá quatro encorajamentos para incentivar os crentes de Tessalônica a fazer isso:

  1. O Senhor contra todas estas coisas é o vingador. Essa não era a primeira vez que Paulo tratava desse assunto. Jesus é aquele que cobrará daqueles que fazem suas vítimas. Isso significa que Ele trará juízo, ou aqui ainda nesse mundo, ou no dia do juízo. Então, atente para isso enquanto ainda há tempo de abandonar essa vida de prostituição e defraudação.
  2. Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santificação. Devemos nos lembrar da natureza do chamado feito por Deus. Ninguém se oferece para ser cristão. É Deus quem nos chama para sermos justificados de nossas iniquidades e receber a vida eterna. Tudo isso tem a ver com santidade, com pureza. Esse chamado não é uma imunidade para fazer o que se quer sob a capa do “Deus é amor” que vai perdoar a todos. Deus nos chamou para a santificação e pureza. É por isso que nem todo relacionamento é lícito só porque há um suposto amor envolvido. Deus não nos chamou para impureza em hipótese alguma e Ele não fecha os olhos para tais coisas.
  3. O que rejeita tais coisas rejeita a Deus. Talvez, por achar o padrão muito elevado, as pessoas não gostem muito dessas diretrizes. Mas foi o próprio Deus quem designou tal padrão, e não algum homem. Logo, rejeitá-las é rejeitar o próprio Deus. Que coisa solene e grave. Rejeitar princípios de pureza é rejeitar o próprio Deus! 
  4. Deus dá o Espírito Santo a você. O mesmo Deus que deseja que você viva uma vida santa é o mesmo que fornece o Espírito Santo para que isso seja possível. Em parte você está certo;, é claro que você não conseguirá sozinho. É por isso que somos dependentes do Espírito Santo para vencer tais tentações. Deus lhe dará graça para rejeitar as propostas que desagradam a Deus.

Em resumo: a vontade de Deus é que você seja santo. A caminhada envolve que você se abstenha da prostituição, honre o próprio corpo e não aja como os incrédulos, sabendo que Deus é um justo juiz que vinga os inocentes e que condena os que rejeitam seu padrão pois estes rejeitam o próprio Deus; mas Ele também fornece seu Espírito para aqueles que permanecem nEle.

Sempre há tempo para se arrepender de suas práticas pecaminosas. Se você tem caído nessas áreas, volte-se ao Senhor que dá graça para viver uma vida pura.