Moça, está na hora de crescer!

*Este artigo é um resumo do workshop de Wanger Campos proferido na Conferência Fiel Jovens Interativa 2020.

Responda às seguintes perguntas. Elas funcionarão como um teste de amadurecimento. Você promove amor ou irritação ao seu redor? Você é paciente ou é “rabugenta”? Você ouve suas amigas e amigos? Existe bondade ou crueldade nos seus atos? Como você trata as pessoas ao fazer um trabalho difícil ou ao cuidar de alguém? Seu estado normal é alegre ou melancólico, triste? Você promove paz ou intrigas? Por fim, e talvez mais importante, você busca a pureza em seu vestir, nos livros e filmes que consome?

Sua oração deve ser “Senhor, inclina o meu coração para a Tua Palavra, para que eu não me desvie dela por causa do meu egoísmo, mas livra-me da imaturidade.” Deus deseja que todos os seus filhos atinjam a maturidade. Há bênçãos para os que a atingem.

Quais os sinais de uma crente madura? O primeiro é que ela não cai facilmente nas armadilhas do diabo. A sinalização da mulher crente é a palavra de Deus. Segundo, ela sabe que a tentação só pode ser vencida pela força que vem de Jesus. Somente o Senhor livra os pés da armadilha (Sl 25.15). Terceiro, ela é mais parecida com Cristo e possui crescente interesse pelo Senhor. Ela sabe que o padrão para a maturidade é Cristo (Cl 1.28). Por fim, ela é útil nas mãos de Deus. Paulo alertou a Timóteo que o amadurecimento vem junto com a santificação e, dessa forma, ele seria útil ao Senhor. A questão básica é: você quer dar trabalho para Deus e ser o problema ou você quer trabalhar para Deus e ser a solução? Todos os salvos podem crescer em Jesus Cristo desde que não se acomodem à imaturidade.

Como saber se você está se tornando uma moça madura? Primeiro, o aprendizado é lento e vagaroso. Em Marcos 4.26-28, Jesus exemplifica que o Reino é como uma semente que cresce aos poucos. Da mesma forma, o cristão imaturo é como aquela semente nova. O cristão em amadurecimento é um grão que ainda está se formando na espiga. O cristão maduro é um grão totalmente desenvolvido, formado. Essa analogia descreve perfeitamente a santificação. O processo é lento porém progressivo. O processo de amadurecimento envolve repetição. Mas ele dá fruto.

Segundo, nós temos muito a desaprender para poder aprender. Nossos hábitos não se formam do dia para noite. Temos que renovar nossas mentes de tudo que é verdadeiro, honesto, puro, amável e de boa fama (Fp 4.8). Ainda há hábitos ruins dentro de nós e precisamos nos despir deles (Ef 4.22-25). Seus hábitos ruins podem atingir outros. Utilize a técnica dos cinco vigilantes: vigie seus pensamentos pois eles se tornam palavras; vigie suas palavras pois elas se tornam ações; vigiem suas ações pois elas se tornam em hábitos; vigie seus hábitos pois eles se tornarão seu caráter e seu caráter se tornará o seu destino. Não existem hábitos instantâneos.

Portanto, não desista nem se apresse. À medida que você cresce e amadurece, existem várias formas de cooperar com a vontade de Deus. Alguns exemplos bíblicos são: Ana, a qual avançou em maturidade através da oração e da entrega; Ester, através de jejum e intercessão, salvou seu povo.

Para atingir a maturidade, creia que Deus está operando em sua vida. Se a mão do Senhor estiver trabalhando em sua vida, Ele não irá parar até que a complete. Deus usa meios para o seu amadurecimento que você não percebe. Além disso, seja paciente. Uma das frustrações da vida é quando queremos que o cronograma de Deus seja igual ao nosso. Considere que os nossos sofrimentos atuais não se comparam com a glória que há de ser revelada em nós. E não desanime no meio do processo de Deus em sua vida. Nada pode frustrar os planos de Deus (Jó 42.2). Lembre-se do quanto você passou e não do que você vai passar. Moça, vamos crescer. Agradeça a Deus por esse processo e fique firme.