É pecado ter medo da COVID-19?

É pecado ter medo em meio a pandemia da COVID-19? Neste vídeo, o Pr. John MacArthur conversou com Phil Johnson sobre o que a Palavra de Deus diz sobre os tempos que estamos vivendo.

Transcrição do vídeo

Um dos efeitos dessa pandemia têm sido o medo generalizado, vê-se isso tanto em crentes, quanto em descrentes, e eu sei que o senhor já lidou muito com isso… As Escrituras nos dizem que não devemos temer… É pecado sentir medo em situações como estas?

É pecado sentir medo, se este medo for no sentido de que tudo está fora do controle de Deus.

É sensato dizer “dirija com cuidado”, porque você teme que, se você for irresponsável, ou se não dirigir com cuidado, você pode sofrer um acidente. É sensato sentir medo se você está trocando mensagens enquanto está dirigindo. É sensato sentir medo de entrar em um avião quando o piloto acabou de tirar sua licença, e ele quer voar sobre as “Montanhas Rochosas”. Tudo isto é o medo normal… Acho que poderíamos colocar estes “medos” na categoria de proteções sensatas… Você tem que ser cauteloso com certas coisas, e isso é normal.

Mas o medo que você mencionou, o medo pecaminoso é achar que o mundo não está no controle de Deus. Se você despir Deus de Sua soberania sobre todas as coisas, isto é pecado. Qualquer coisa que entre em sua vida, sua resposta como cristão deve ser: “Deus fez isso, está no Seu plano e em Seu propósito, Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam, e foram chamados segundo o Seu propósito. Isso é para o nosso bem. tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Deus está usando tudo neste mundo para cumprir Sua vontade, Seu propósito, e nos conformar a imagem de Cristo. Isto nos tira o medo.

Eu não tenho medo de morrer, porque eu vou estar com o Senhor. Eu não tenho medo daquilo que pode causar minha morte, pois ela será a forma de eu poder estar com o Senhor. Eu não tenho medo de qualquer outra coisa que pode alterar a minha vida de forma permanente, porque ela também faria parte do propósito do Senhor.

Eu gostaria de poder viver a minha vida do jeito que vivo agora, com força e energia, gostaria de ser capaz de continuar fazendo o que sempre fiz, mas isso pode não ser o plano do Senhor para mim. Ele pode prolongar a minha vida para além da minha capacidade de fazer qualquer coisa. Ninguém quer uma vida prolongada para depender dos cuidados de outras pessoas, mas se Deus tem um propósito nisso, tudo bem, é Seu propósito, Sua vontade.

Acho que o que leva embora todo o medo é saber que Deus é seu protetor, Deus é o único que têm sua vida nas mãos, Ele sabe tudo o que acontece em sua vida, e Ele têm um plano e um propósito, Ele vai trazer isso para Seu gozo, e isso é inevitável: Ele está no controle. Está é a confiança que remove todo o medo. Se você está com medo é porque não confia em Deus, e em Seu processo de cumprir Sua vontade.

Por: John MacArthur. © Grace To You. Website: gty.org. Traduzido com permissão. Fonte: Is It a Sin to Fear COVID-19?

Original: É pecado ter medo da COVID-19? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Higor Vasconcellos. Revisão: Filipe Castelo Branco.