Tendo uma visão de longo prazo do ministério pastoral

Recentemente, comemorei meu 6º ano de ministério como pastor da Arbor Drive Community Church. Agora, seis anos pode não parecer muito tempo, e no grande plano das coisas, não é, mas para um pastor revitalizador de igreja, que entra em uma igreja doentia buscando resgatar a vida e a saúde, seis anos podem ser uma eternidade. Para quem está neste contexto, seis anos também é (na minha opinião) um marco… ou pelo menos foi para mim. Thom Rainer citou um estudo da Lifeway Research que indicou que a permanência pastoral média em 2016 foi de seis anos. Sim, alguns ficaram mais tempo e alguns saíram mais cedo, mas seis anos não é muito tempo. Ainda assim, parece que, em média, é um marco. Ao refletir sobre os últimos seis anos, fiquei surpreso ao ver a graça e a fidelidade de Deus. Não, não experimentamos um crescimento numérico dramático ou expandimos para vários campi, mas crescemos em saúde. Recordando tudo o que aconteceu eu pensei sobre o que eu gostaria de já saber ao entrar nisso, e essa é a gênese desta série de artigos. Seis reflexões sobre seis anos de revitalização da igreja. Adorável isso certo? Mas espere … deixe-me fazer uma pausa e dar algumas informações básicas.

Vim para Arbor Drive enquanto ainda estava no seminário. Eu queria plantar uma igreja porque, bem, isso é o que todos os rapazes legais faziam, mas então eu fiz um curso no Southern Seminary, ministrado por Al Jackson sobre revitalização de igrejas. Deus usou esse curso para mudar a trajetória do meu ministério. Fiquei convencido de que Deus ama suas igrejas estabelecidas e que estão na peleja. Ele quer usar os homens para trazer vida de volta para eles. Armado com essa convicção e o vigor juvenil (leia-se ignorância), comecei a procurar por uma igreja doentia para servir. Depois de cortejar algumas igrejas sobre as quais eu não me sentia bem, Arbor Drive ligou e, desde o início, Deus estava trabalhando para me trazer para cá. Quando comecei, eu não tinha diploma de seminário (eu estava tendo aulas online em tempo integral), nenhuma experiência (eu tinha pregado um total de três sermões antes de vir para cá e nunca tinha sido um pastor, muito menos um “pastor titular”) , e nunca havia tido contato com a vida doentia da igreja (a igreja que me enviou era uma igreja relativamente saudável). Todos os ingredientes do sucesso, certo? Tudo isso para dizer que eu não tinha ideia de no que eu estava entrando, muito menos como lidar com aquilo. Portanto, esta série de artigos é realmente uma carta, para mim mesmo, sobre as coisas que eu gostaria de já saber na época, com a oração para que isso abençoe alguns que estão nos estágios iniciais de revitalização e, talvez, ajude a preparar alguns que caminharão para o ministério de revitalização. Então, com isso, vamos lá.

Tenha uma visão de longo prazo

A primeira coisa que eu gostaria de ter sabido era a importância de uma visão de longo prazo. Eu sabia disso intelectualmente (o que acho que já é alguma coisa), e até recitava uma citação de C.J. Mahaney que ouvi em minhas perguntas e respostas de candidatura. “A maioria dos pastores superestima o que pode fazer em cinco anos e subestima o que pode fazer em vinte anos”. Isso é muito bom quando você ainda nem começou, mas eu percebi rapidamente como isso era verdade. A maioria das revitalizações não são aquelas sobre as quais você lê nos livros. Elas não aquelas que experimentam crescimento e multiplicação explosivos. Elas não se tornam saudáveis ao longo de três anos. Em vez disso, as revitalizações mais bem-sucedidas são resultado de anos de labuta, trabalho, dor e sofrimento (misturados com sucessos e descobertas momentâneas e fugazes). Especialmente nos primeiros anos, pode parecer um passo à frente e dez passos atrás. É aí que entra a visão de longo prazo. Aprendi que Deus normalmente não tem pressa para cumprir seus propósitos. Vemos isso em toda a Bíblia. Em Gênesis 3, Cristo é prometido, em Mateus 1 ele chega. Nos Profetas as bênçãos da Nova Aliança são prometidas, no Novo Testamento, elas se tornam uma realidade. Deus não está com pressa e não está trabalhando no nosso cronograma. Isso significa que, para ver a mudança, leva tempo. É preciso perseverança. É preciso fidelidade em meio à adversidade.

Demorei menos de seis meses para ficar frustrado por nada estar mudando. Afinal, eu estava pregando fielmente a Palavra e ensinando. Eu estava pastoreando o melhor que podia e, apesar disso, as pessoas ainda não estavam se movendo, o conselho de presbíteros ainda era uma bagunça, ainda tínhamos uma família que mandava na igreja e havia conflito constante. Isso também não se foi rapidamente. Eu estava já ali há quatro anos e estava no hospital com minha esposa depois de ter nosso segundo filho, quando recebi um telefonema de um membro da igreja informando-me que havia um movimento clandestino para me demitir. Exatamente o que se quer ouvir ao comemorar o nascimento de um filho. É fácil parar nesses momentos. É fácil desistir e pensar que é melhor ir embora … se você não tem uma visão de longo prazo. Se você não está jogando o jogo infinito. Quando eu estava no Exército, tínhamos um ditado que dizia assim: “foco na visão frontal”. Em outras palavras, concentre-se na coisa certa. É manter o objetivo em mente (o alvo) enquanto se concentra no que o leva até lá (a visão frontal). Eu sabia que a mudança leva tempo, mas havia uma arrogância juvenil que sussurrava continuamente em meu ouvido que eu era a exceção. Bem, eu não era. Isso me deixou frustrado porque eu estava focado no alvo e o tiro falhou. Foco na visão frontal. Olhe para o longo prazo, mas concentre-se no lugar certo.

Quando entramos em um projeto de revitalização, podemos ser bombardeados com uma miríade de problemas e questões e isso pode se tornar opressor. Podemos trabalhar e trabalhar e ver muito poucos frutos. Podemos ver todas as coisas que achamos que precisam ser mudadas e deixar de ver que mudar todas elas pode não nos mover em direção ao nosso objetivo de longo prazo. Portanto, aqui estão algumas sugestões para cultivar uma visão de longo prazo em uma igreja que não é saudável.

Deus trabalha em passos, não em saltos

Deus está envolvido no negócio de grandes mudanças por um longo período de tempo. Pare e inspire isso. Foi um insight profundo para mim. Eu li uma vez que se leva 10.000 horas fazendo algo para dominá-lo. O mesmo é verdade em nossa vida cristã. Pense em você como um jovem cristão. Em quantas coisas idiotas você acreditava? Quantos maus hábitos você teve? Até que ponto você estava ciente dos pecados sutis em sua vida? A vida cristã é como o mercado de ações. Se você olhar um gráfico, verá picos de colinas e vales, mas a tendência geral é de alta. Deus trabalha nas pessoas dessa maneira. Consistência e exposição são as ferramentas que Deus usa para mudar corações. É o fertilizante no solo que o Espírito usa para causar crescimento. Como disse Paulo, nós plantamos e regamos, mas Deus dá o crescimento, e ele o faz na hora certa. Não podemos produzir uma mudança de coração autêntica. Isso tem que ser uma obra do Espírito e ele o faz linha sobre linha. Preceito sobre preceito. Um pouco aqui, um pouco ali (Is 28.13). Irmãos, uma visão de longo prazo permite um crescimento saudável. Crescimento que é provocado pela obra do Espírito no nível do coração. Não se contente com a modificação de comportamento. Pode parecer uma vitória, mas dura pouco. Passamos dezoito anos como pais preparando nossos filhos para crescer e se lançar em suas vidas. Começamos com pequenas coisas e vamos construindo, dando a eles mais responsabilidade e esperando mais deles à medida que crescem. Seja esse tipo de pastor. Não espere que seu povo aja como pessoas de trinta anos quando ainda são espiritualmente crianças. Dê espaço para Deus trabalhar e não tente produzir nada por você mesmo.

Seja estratégico e faça triagem teológica

Irmãos, nem tudo que precisa mudar precisa mudar agora. Mesmo agora, essa é uma frase difícil de escrever. Na verdade, a maioria das coisas que precisam ser mudadas são apenas sintomas de uma questão mais profunda que precisa ser tratada. Entenda que cada decisão que você toma ganha ou gasta crédito de liderança. Há uma frase em Top Gun que é adequada para isso: “Filho, seu ego está assinando cheques que seu corpo não consegue descontar”. Se você me permitir alguma licença literária, eu mudaria para “Suas preferências estão assinando cheques que sua liderança não pode descontar”. Há coisas que eu gostaria que fossem diferentes ainda hoje? Com certeza. Elas merecem um crédito de liderança para mudá-los? Na maioria das vezes, não. Eu aprendi algumas coisas ao longo dos anos. Primeiro, lidar com os sintomas nunca resolve o problema. A solução fácil é mudar as canções que vocês cantam no atacado e chatear um monte de gente. A solução mais difícil é ajudar as pessoas a ver que cantar é pregar e que a teologia que cantamos é importante não apenas para proclamar a verdade, mas para equipar as pessoas para pregar (ou cantar) a verdade para si mesmas. Em segundo lugar, muitas das coisas que eu pensei que eram importantes, na verdade não eram, quando olho para trás. É muito melhor lidar com grandes problemas e deixar os pequenos passar do que lidar com os pequenos e não ter crédito para gastar com os grandes. Terceiro, a paciência tem uma forma de vencer. Eu vi Deus resolver todos os tipos de problemas que precisavam ser resolvidos comigo simplesmente sendo paciente e esperando, porque eu tinha uma visão de longo prazo. Se eu não tivesse, teria gastado mais do que teria ganho. Isso permite que você use seu crédito em grandes coisas. Permaneça tempo suficiente e a maioria, se não todas as coisas pequenas (ou pelo menos as coisas que não são enormes) acabarão mudando por conta própria. Consistência e exposição. Triagem significa que tratamos a ferida no peito antes de nos preocuparmos com o espinho no dedo. Faça triagem e seja estratégico. Sempre pense em quanto isso custará, como isso se moverá em direção à meta, se for feito, e que consequências secundárias ou terciárias isso terá.

Comemore pequenas vitórias

Ter uma visão de longo prazo pode ser exaustivo. Pode parecer que nada está mudando e ninguém está se movendo. Você ficará tentado a abandonar essa filosofia e passar para algo mais quantificável e pragmático. Algo que “funcione”. Bem, se você acredita na primeira premissa (Deus trabalha em passos, não em saltos), então isso lhe dá algo para procurar comemorar. Celebramos marcos na vida de nossos filhos. Comemoramos a primeira vez que sorriem ou a primeira vez que engatinham ou os primeiros passos. Nenhum pai diz “cara, por que meu filho de dois anos ainda não está jogando basquete?” Isso é loucura. No entanto, é assim que muitos pastores veem a igreja. Eles não comemoram pequenas vitórias. Torne-se um mestre em comemorar pequenas vitórias. Coisas como uma pessoa vir até você e dizer que nunca tinha visto isso na Bíblia antes ou alguém ir até uma nova pessoa e cumprimentá-la. Procure por pequenas coisas se quiser ver Deus trabalhando. Uma visão de longo prazo nos força a ver as mudanças como incrementais. Portanto, celebre a mudança incremental. Lembro-me de quando fizemos meu primeiro batismo aqui em Arbor Drive. Foi o primeiro batismo que esta igreja viu em mais de seis anos. Eu fiz um grande barulho disso. Eu vi isso como fidelidade de Deus e evidência de que ele estava trabalhando. Quando eu desafiei a igreja a sair da dívida levantando $ 60.000 em seis meses, havia muitas barreiras e coisas que estavam no caminho, mas quando eu me coloquei diante da igreja seis meses depois e relatei que tínhamos enviado nosso último cheque ao banco e todos os nossos bens estavam livres de dívidas, foi uma vitória. Poderíamos ter feito isso em quatro meses, ou antes de eu chegar aqui, mas foi uma vitória. Comemore pequenas vitórias.

Continue trabalhando

A última coisa que quero dizer sobre ter uma visão de longo prazo é, continue trabalhando. Em uma maratona, você tem que romper barreiras (ou assim me disseram … eu não correria tão longe a menos que estivesse sendo perseguido por um urso). Você se depara com momentos em que sente vontade de desistir. Você está a, talvez a dez quilômetros, olha para frente e vê o quão longe você tem que ir, e parece impossível. Na Ranger School, há um ditado … “Vou desistir amanhã”. Não importa o quão difícil seja, você diz “Eu vou desistir só amanhã”. Você sabe o que dirá amanhã quando sentir vontade de desistir? Você entendeu a ideia. O ministério está se arrastando, às vezes está tombando para frente. Às vezes, seus pés estão tão pesados ​​que você acha que não pode dar outro passo. Você apenas continua colocando um pé à frente do outro. Aqui está o que fazer. Você não faz isso por sua própria força. Você mantém a visão de longo prazo e segue em frente com a confiança de que Cristo ama sua igreja. Ele morreu por ela, ele se preocupa com ela … não com você. Não depende de você. Os resultados não são seus, se você estiver caminhando com fidelidade. Você obterá a liberação e a liberdade de saber que não depende de você e de sua força para continuar trabalhando juntamente com Deus trabalhando em você. Um dia você morrerá e estará diante de Deus. Eu não sei sobre você, mas eu quero deixar um legado de trabalho fiel que seja feito na força e dependência dele. Isso se relaciona a outras coisas que aprendi e falarei em postagens futuras, mas por agora apenas lembre-se disso; quando você cruza a linha de chegada, você não se concentra nas barreiras que precisou transpor. Você desfruta da euforia de terminar, e todo o trabalho valeu a pena. Paulo disse a Timóteo para ficar em Éfeso e não desistir (1Tm 1.3). Na caverna, Davi se fortaleceu no Senhor (1Sm 30.6). Tenha uma visão de longo prazo e isso permitirá que você continue.

Por: Jon Hawkins. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: Take the Long View of Pastoral Ministry.

Original: Tendo uma visão de longo prazo do ministério pastoral. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.