A arma (não tão) secreta de Deus para ajudar os pobres

Cidades e vilarejos, em todo o País de Gales, Escócia e Inglaterra estão cheias de gente quebrantada. Centenas de milhares estão presas nas garras mortais da privação. Esses lugares estão cheios de pecadores perdidos que vivem nas trevas; machucando a si mesmos e aos outros. Se você está familiarizado com esses lugares, então saberá dos tipos de problemas que estou falando. Os problemas são infinitos. Humanamente falando, essas situações podem parecer terríveis e sem esperança.

Mas o maior problema de toda pessoa perdida não é que ela não tenha um emprego, ou que não consiga largar o vício, ou mesmo que tenha crescido na pobreza. Não. O maior problema deles é que eles estão em rebelião contra Deus. Portanto, a miríade de problemas sociais que acompanham a privação e a pobreza têm uma resposta: o evangelho de Jesus Cristo administrado por meio da igreja local.

Ordenada por Deus

A Bíblia nos diz que a igreja local é a única instituição no planeta terra que tem garantia de sucesso (Mt 16.18). Isso não quer dizer que Deus não trabalhe por meio de instituições de caridade, organizações governamentais, ministérios paraeclesiásticos ou outros bons grupos. Em Sua misericórdia, ele o faz. Mas Jesus foi feito cabeça de apenas uma coisa: a igreja (Cl 1.18). É a igreja local que Deus ordenou e chamou para espalhar o evangelho em todo o mundo, que inclui as comunidades mais pobres aqui no Reino Unido.

A igreja local, conforme olha para Jesus e se apega à sua Palavra, é a coluna e o alicerce da verdade (1Tm 3.15). A verdade que liberta as pessoas – da escravidão ao pecado, do vício, de padrões destrutivos de comportamento – vem por meio da igreja local. Na igreja local e por meio dela, Deus reúne as pessoas ao redor da cruz de Cristo.

Família

O mais incrível sobre uma igreja local saudável é que ela é a família de Deus. Pode parecer e se sentir como uma família disfuncional às vezes – está cheia de pecadores, afinal – mas é um lugar onde todas as barreiras da divisão são derrubadas pela morte e ressurreição de Cristo. E quando o pecado e o conflito surgem, essas barreiras são mantidas baixas por membros da igreja que morrem para si mesmos, pois confiam na obra consumada de Cristo.

Porque Deus nos chama para nos reunirmos com um determinado grupo de crentes em um lugar em nossa igreja local, estamos gloriosamente presos a essas pessoas, muitas vezes estranhas e difíceis. Isso contrasta fortemente com tantas organizações seculares ou paraeclesiásticas que oferecem tratamento preferencial, têm requisitos de entrada exclusivos, procuram recrutar um certo tipo de pessoa ou reúnem pessoas com base em interesses ou talentos compartilhados. Mas, louvado seja Deus, a igreja não é assim. Para estar “dentro” da igreja, basta ter recebido misericórdia de Deus por meio de Cristo (1Pe 2.10).

Considere o que isso significa: a igreja está cheia de pecadores ordinários e comuns. É feito de perdedores e idiotas que confiaram somente em Cristo (o que é um grande alívio para um idiota como eu). Portanto, o que as almas perdidas nas comunidades pobres mais precisam não é de um projeto relâmpago, um projeto governamental direcionado ou uma organização paraecelsiástica de elite. Em vez disso, eles precisam da variedade preciosa de membros comuns do corpo de Cristo, que é a igreja local.

Diversidade Única

Somente na igreja local você encontrará um ex-policial compartilhando uma refeição em sua casa com um “ex-ladrão” (e às vezes com um não tão “ex-ladrão” também). Apenas na igreja local você encontrará o santo idoso – que nunca bebeu ou fumou – fazendo amizade e discipulando o jovem de vinte anos que está lutando com problemas de saúde mental induzidos por drogas e traumas. Só na igreja local você encontrará uma mãe solteira com uma casa cheia de homens trabalhando no “faça você mesmo”, de graça, com nada além de boas intenções e amor fraternal. Apenas na igreja local você encontrará pessoas que tiveram seus filhos retirados, devido à negligência movida pelas drogas, agora sóbrias e cuidando dos filhos pequenos do pastor. Todas essas histórias, e muitas outras, são possíveis porque os pecadores – antes separados de Deus e uns dos outros – agora foram reconciliados com Deus e uns com os outros em e por meio de Cristo.

Uma das maiores alegrias em nossa igreja em Neath é ver os membros comuns da igreja sendo usados ​​por Deus para transformar a vida de outras pessoas. Por exemplo, muitos filhos de pais solteiros agora têm tios e tias espirituais para cuidar deles, e esses pais solteiros têm irmãos e irmãs para amá-los e apoiá-los enquanto criam seus filhos. Existem também vários viciados em drogas em recuperação que estão aprendendo um ofício trabalhando com outro membro da igreja.

Ou me lembro do membro que não mora mais com os filhos, tendo-os abandonado juntamente com a mãe por causa da heroína. Mas agora que ele está salvo e estável, tem permissão para entrar em contato com eles. Recentemente, ele me disse que aprendeu mais sobre ser um bom pai em viagens de pesca com os homens de nossa igreja e sentado à mesa de jantar dos presbíteros do que com seus próprios pais ou serviços sociais.

Via de mão dupla

Mas, antes de elogiarmos a nós mesmos por darmos esmolas e dar nossa sabedoria aos humildes, é importante lembrar que, assim como Deus nos chama para alcançar os pobres e necessitados em nossas comunidades, ele também nos abençoa e nos ajuda por meio deles. Um desses membros de nossa igreja é um homem a quem chamarei de Tony. Tony fugiu da Equipe de crise de Saúde Mental em vários momentos de sua vida. Ele até foi preso e forçado a se internar. Quando ele começou a vir para a nossa igreja, ele não falava com ninguém. Às vezes, a medicação forte que ele toma o faz adormecer durante o culto, muitas vezes durante meus sermões (são os remédios, eu garanto!) E ronca incrivelmente alto.

Eventualmente, depois de cerca de um ano, Tony começou a falar com as pessoas. Ele começou a ficar para a refeição após o culto. Então, um dos jovens da igreja começou a estudar a Bíblia com Tony (o que era crucial, porque ele não sabia ler). Então, após cerca de dezoito meses, Tony professou fé em Cristo e foi batizado. Ele agora é um dos membros mais fiéis de nossa igreja.

No funeral de um novo convertido, Tony cuidou da família descrente oferecendo-lhes lenços de papel durante o culto. No final do funeral, ele os convidou para ir à igreja. Ele faz isso com quase todas as pessoas que encontra – convidando-as para ir à igreja enquanto testemunha como Jesus mudou sua vida. Sua narrativa entretém mesas cheias de gente após o culto. Tony não pode trabalhar e ninguém lhe daria um emprego mesmo que ele pudesse, mas ele abençoa nossa igreja e está sendo usado por Deus para alcançar seus vizinhos, mesmo com seus constantes problemas de saúde mental.

Graças a Deus pelas igrejas locais saudáveis, a arma (não tão) secreta de Deus para oferecer esperança àqueles cujas vidas e comunidades são afetadas por drogas, crime, violência e privação.

Por: Will Savory. © 20schemes. Website: 20schemes.com. Traduzido com permissão. Fonte: God’s (Not So) Secret Weapon to Help the Poor.

Original: A arma (não tão) secreta de Deus para ajudar os pobres. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.