Por que fazer a leitura de credos, confissões e catecismos durante o culto

Se você é pastor e está pensando em introduzir a leitura de credos, confissões e catecismos na liturgia, ou se você é membro de uma igreja que já o faz e apenas quer entender melhor por que eles são lidos durante o culto, listamos 6 motivos que explicam a importância desses documentos, desde firmar a congregação no conhecimento da Palavra de Deus, bem como manter a unidade denominacional e do corpo local com base no evangelho.*

1. Credos e Confissões acompanham o povo de Deus na história

No Antigo Testamento, em Deuteronômio 6.4, encontra-se o shema (ouve!), a primeira forma de confissão encontrada na Bíblia declarada pelo povo de Deus, sendo citada todas as manhãs e finais de tarde pelos judeus: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”. A igreja primitiva também fazia uso de declarações doutrinárias, como podemos ver claramente no hino exposto por Paulo em sua Primeira Carta a Timóteo – 3.16: “Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória”.

Na história da igreja algumas pequenas profissões de fé já eram conhecidas durante os séculos segundo e terceiro. Do terceiro século é a versão mais antiga do Credo dos Apóstolos, assim nomeada a partir da tradição que foi composto pelos próprios apóstolos de Cristo. Sua versão final tem sido tomada como padrão de sã doutrina por, no mínimo, 1.400 anos. O Credo Niceno-Constantinopolitano foi formulado no quarto século, com sua primeira forma do ano 325 no Concílio de Nicéia, e sua versão final formulada em Constantinopla no ano 381. O Credo de Atanásio foi elaborado em algum período entre os anos 380 e 430, sendo, portanto, um documento do quarto ou quinto século.

Foi durante a Reforma no século XVI que muitos dos documentos confessionais de fé começaram a ser escritos pelas igrejas protestantes, tais como o Catecismo de Heidelberg, os 39 Artigos (Anglicano), o Livro de Concórdia (Luterano), as Três Formas de Unidade (Igrejas Reformadas no Continente Europeu), e os Padrões de Westminster (Igrejas Presbiterianas).

2. Credos e confissões afirmam os fundamentos

O cristianismo é constituído de um conjunto coerente de crenças fundamentais que não podem ser relativizadas, diminuídas ou deixadas de lado. Os credos têm um papel importante de declarar e afirmar de maneira muito objetiva essas doutrinas essenciais que são inegociáveis. Confissões de fé e/ou doutrinárias ajudam-nos a aprofundar e entender melhor cada uma dessas verdades. Os catecismos são uma terceira categoria de declaração de fé, que no formato de perguntas e respostas oferecem um método didático para ensinar e apreender os fundamentos. Todos eles juntos (credos, confissões e catecismos) formam um instrumento poderoso para auxiliar todos os cristãos a se firmarem naquilo que já creem em seus corações.

3. Credos e confissões identificam as igrejas que são fiéis ao evangelho

Você já ouviu a ilustração que o modo mais seguro de perceber que está recebendo uma nota falsa de dinheiro é conhecer realmente bem os detalhes de uma nota verdadeira? Assim é com nossa fé! A melhor maneira de perceber que um pastor, uma igreja ou um líder religioso estão passando ensinos errados é conhecer realmente bem os pontos essenciais da verdadeira fé cristã. Por outro lado, não há maneira mais segura de saber que você encontrou uma igreja fiel ao verdadeiro evangelho analisando sua declaração de fé e sua prática de acordo com esta.

4. Credos e confissões ajudam a igreja a corrigir pastores e líderes que estão se desviando da sã doutrina

Se pastores (também chamados de presbíteros e bispos no Novo Testamento) são os responsáveis por vigiar se a doutrina sendo ensinada é bíblica, então quem vigia os pastores? Ou, como diz o ditado: “quem vigia os vigilantes?”. Um documento que aberta e claramente declara a doutrina da igreja, tal como uma confissão doutrinária, deve ser assinada por todos na congregação – do membro mais recente até àqueles que têm estado por um longo tempo, e também por aqueles que possuem um cargo de oficial, inclusive os pastores. Toda vez que um pastor/presbítero, ou um mestre, ou um líder desviam-se da ortodoxia bíblica (do ensino correto), qualquer membro pode se erguer e apontar para a Bíblia de acordo com as doutrinas declaradas pela igreja.

5. Credos e confissões conferem unidade e uma identidade para denominações e igrejas locais 

Como você sabe o que uma igreja crê? Como você sabe a que tipo de denominação uma igreja local pertence? Se você disser que é pela placa na fachada, falou algo que faz sentido. Mas o que, na verdade, dá o direito daquela congregação em particular se identificar como pertencente à denominação que eles declaram fazer parte? A resposta é, principalmente, pela sua confissão de fé. Concordância acerca do que é ensinado e pregado é a mais importante questão que mantém unida uma denominação. Igrejas não-denominacionais, de igual modo, aproveitam-se dos benefícios de uma confissão doutrinária à medida que não são ligadas a qualquer instituição em específico, mas podem ser identificadas por verdadeiros Cristãos de acordo com as crenças afirmadas.

6. Até mesmo os que negam ter uma confissão de fé apoiam-se em uma

Provavelmente você já deve ter ouvido: “nenhum credo, só a Bíblia”. Essa é uma daquelas frases de efeito que geralmente ouvimos aqui e ali. O problema é que essa declaração é auto-contraditória, pois trata-se de uma afirmação que em si já forma um credo. A palavra credo, do Latim, significa “eu acredito”. Dizer “nenhum credo, só a Bíblia” é fazer uma declaração de fé, é dizer que que você acredita na Bíblia. A diferença é que algumas igrejas apoiam-se em doutrinadas confessadas oralmente, e outras têm um credo ou confissão em forma escrita a qual elas podem se referir. A vantagem de confissões escritas é que a igreja terá um documento firme, estável e verificável mediante o qual todos prestarão contas e que guia a pregação e o ensino na comunidade de fé.


* Artigo escrito pelo autor para a Addison Street Community Church, de Chicago/EUA, a fim de instruir os membros daquela igreja sobre os motivos de ler credos, confissões ou perguntas e respostas de catecismos durante a liturgia dos cultos dominicais. Original disponível em: https://asccchicago.org/article/why-creeds-and-confessions/ Acesso em: 01 de dezembro de 2020. Fontes de estudo para o preparo deste artigo, recomendados para aprofundamento: O Imperativo Confessional, de Carl Trueman; e capítulo 6 do livro The Pastor`s Book – “The Historic Christian Creeds”, por Rev Dr. Douglas Sean O`Donnell.