Quando o sofrimento afasta a alegria

Encontrando Deus em lugares secos

Eu tinha vinte anos quando concluí pela primeira vez que a vida cristã era entediante.

Eu lia a Bíblia regularmente, mas frequentemente sem refletir. Ela simplesmente não era tão interessante. Eu tinha uma lista de oração para meus amigos, mas que parecia uma obrigação. Minhas orações não pareciam influenciar muito de qualquer maneira. Eu ia à igreja todas as semanas, mas prestava pouca atenção ao sermão. Eu estava lá principalmente para ver meus amigos. Eu estava grata que Cristo morreu por mim e me salvou do meu pecado, mas pouco sobre isso parecia me excitar mais. Presumi que era assim que todos se sentiam depois que a empolgação inicial da conversão passou.

Fiquei contente com minha fé superficial até meu filho morrer, e então passei da apatia para a raiva de Deus. Por que ele não salvou meu filho, mesmo depois que eu o implorei? Eu me sentia vazia e quase sem propósito até meses depois, quando clamei a Deus em desespero.

Para minha surpresa, ele me respondeu envolvendo-me com uma sensação inconfundível de sua presença. Comecei a falar com Deus com mais honestidade do que antes, muitas vezes usando as próprias palavras das Escrituras. Foi libertador e vivificante, e eu esperava que nunca acabasse. Mas à medida que a intensidade da minha dor diminuía com o tempo, também diminuía a intensidade da minha conexão com Deus.

Orando por uma paixão

Por volta dessa época, ouvi uma palestra de John Piper sobre amar a Deus como amamos nosso cônjuge. Eu nunca tinha ouvido ninguém falar com tanta paixão sobre Deus antes, e isso me fez reconsiderar meu próprio desejo por Deus ou a sua falta. Então ouvi outra palestrante cujo amor por Jesus irradiava por meio de suas palavras também, e me perguntei se eu mesma poderia desenvolver esse tipo de paixão. Ela falou sobre a intimidade de seu relacionamento com Deus, como ele apareceu das formas mais espetaculares durante alguns de seus momentos mais sombrios.

Então comecei a pedir a Deus que me apaixonasse por ele. Eu queria me deleitar em Deus, mas não havia fórmula a seguir, não havia três etapas fáceis, nenhuma maneira de invocar isso. Eu precisava de Deus para fornecer a centelha.

A faísca veio quando eu estava lutando contra uma condição debilitante crônica enquanto criava duas filhas adolescentes depois que meu marido nos deixou. A vida era incrivelmente difícil, e eu precisava de Deus de uma maneira que nunca tinha precisado dele antes. Foi então que encontrei uma alegria profunda e duradoura que me remodelou completamente. Isso é o que aprendi sobre como encontrar o verdadeiro deleite em Deus.

Caminhos para a alegria

Primeiro, devo ser autêntico com Deus, especialmente em minha dor. Eu às vezes me afastei de Deus, ressentida e amarga, pensando que não poderia dizer a ele como me sentia. Mas pronunciar palavras de louvor quando meu coração estava longe de Deus não honrava a Deus (Isaías 29:13), e nunca levou a uma paixão mais profunda por ele.

Em vez de ser superficial em minha adoração e me afastar interiormente, ou reclamar de Deus e me afastar abertamente, eu precisava falar diretamente com Deus. Podemos contar a ele todos os nossos medos e frustrações mais profundas, conforme evidenciado pelas palavras de Jó, Jeremias e os salmistas. O prazer em Deus irradia de dentro (Romanos 7.22), o que requer honestidade e verdade em nosso ser interior (Salmo 51.6).

Em segundo lugar, desenvolver uma paixão por Deus requer foco e intenção. Eu não podia simplesmente ficar a deriva nisso. Jacó lutou com Deus durante a noite e não deixou o Senhor ir, mesmo ao amanhecer, até que Deus o abençoasse (Gênesis 32.26). Essa tenacidade deve ser nosso modelo ao nos apegarmos a Deus até que ele nos dê um desejo por ele. Continue perguntando, continue procurando e continue batendo até ficar satisfeito. Visto que o Senhor promete que quando o buscarmos de todo o coração, o encontraremos, devemos esperar que ele nos responda com nada menos do que ele mesmo (Mateus 7.7–11; Jeremias 29.13).

Terceiro, coloquei coisas em minha vida que me levariam ao deleite, embora a princípio parecessem um mero dever. Comecei a ler a Bíblia com uma caneta e papel nas mãos, esperando que Deus me mostrasse algo – mesmo quando meu dia era desanimador e a Bíblia parecia sem vida. Orei com expectativa e procurei as respostas de Deus às minhas orações – mesmo quando estava exausta e me perguntando se Deus estava ouvindo. Fui à igreja e prestei atenção ao sermão, acreditando que Deus falaria comigo por meio dele. Eu me cerquei de crentes e iniciei uma conversa sobre fé – mesmo quando meus amigos não cristãos pareciam mais divertidos. Todas essas coisas foram os meios da graça de Deus para me levar ao deleite.

Amá-lo na Procura

Quando não desejamos a Deus, precisamos começar a caminhar em direção a ele – uma caminhada que antecipa o prazer está chegando. Se perdermos de vista esse objetivo e nos contentarmos com uma vida religiosa alimentada exclusivamente pelo dever, nossa fé se tornará rígida e sem sentido, e provavelmente cairemos quando formos testados. Uma fé superficial e intelectual por si só não pode nos sustentar. No final, a fé sem a menor centelha de alegria não é fé genuína.

No entanto, se desejamos um relacionamento genuíno e vivificante com Deus, não podemos deixar de lado a obediência e simplesmente esperar que o deleite nos envolva. Devemos nos conduzir totalmente a Deus, continuamente pedindo-lhe que dê um sopro de vida renovado, mais vibrante e mais satisfatório em nosso relacionamento. A paixão por Deus nem sempre se desenvolve da noite para o dia. Conforme está crescendo, a leitura da Bíblia passará da obrigação ao prazer. A palavra de Deus trará uma alegria duradoura que nos sustentará em nossa aflição (Salmo 119.92). Até que isso aconteça, devemos confiar na lenta obra de Deus ao continuarmos nos apoiando nele.

“Se quisermos um relacionamento genuíno e vivificante com Deus, não podemos deixar de lado a obediência.”

Quando confiamos no Senhor, permanecemos fiéis e entregamos nosso caminho a ele, aprendemos a ter prazer em Deus (Salmo 37.3–5). Ao buscarmos esse deleite, podemos pedir a Deus que nos ensine seus caminhos, nos ajude a caminhar em seus caminhos e se revele a nós no processo. Tudo começa e termina com Deus.

A oração de Ambrósio de Milão resume isso muito bem:

Senhor, ensina-me a te procurar e a revelar-te a mim quando te procuro. Pois eu não posso te buscar a menos que você primeiro me ensine, nem te encontrar a menos que você primeiro se revele a mim. Deixe-me buscá-lo em saudade e ansiar por você em busca. Deixe-me encontrar você apaixonado, e amá-lo em encontrar.

O trabalho árido e a força de vontade não nos sustentam durante o sofrimento. Em momentos sombrios, inevitavelmente buscaremos o que nos satisfaz, nos conforta e nos traz alegria. Deus deve ser todas essas coisas para nós e, se não for, devemos pedir, buscar e bater até que ele seja. Vamos encontrá-lo no amor, e amá-lo no encontrar.

Por: Vaneetha Rendall Risner. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: When Suffering Drives Joy Away.

Original: Quando o sofrimento afasta a alegria. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Andreis Purim. Revisão: Filipe Castelo Branco.