A estação do verão escaldante

Algumas postagens de blog são fáceis de escrever. Há muitos pensamentos, as palavras vêm facilmente e fluem como a brisa fresca do outono. Alguns posts florescem como flores da primavera. Outras postagens são um pouco mais difíceis e parecem congeladas como o inverno ou escaldantes como o calor do verão. Este é um tipo arrasador. A temporada de verão.

Enquanto fazemos a leitura das estações do ministério e refletimos sobre como elas espelham as estações da natureza que Deus criou, paro e reflito nessa estação sobre o que experimento tanto fisicamente quanto no ministério. Quando reflito sobre o verão, tudo que penso é no calor e na alta umidade. Alguns de vocês sabem exatamente o que quero dizer. Aquelas manhãs em que você acorda, olha para fora, torce pelo melhor e abre a porta para o que parece um forno misturado a um cobertor molhado enrolado ao seu corpo. Praticamente, a única coisa que curto no verão é sentar-me à beira de uma piscina gelada, tomando uma bebida gelada. Qualquer coisa para matar a sede e esfriar o calor.

Às vezes, essa é nossa vida no ministério. Freqüentemente, saindo da primavera do ministério, quando tudo parece estar florescendo e cheio de vida, entramos em uma estação quente, úmida e seca. Uma época em que as coisas parecem estar murchando em vez de florescer como antes. Essas temporadas podem incluir calor na forma de conflito e reuniões de negócios difíceis. Os ventos escaldantes de crítica e descontentamento. O fogo do teste, a provação no casamento, o custo para a família. Esta pode ser uma temporada de tentativas de lavrar o solo endurecido, mas sentindo que não consegue avançar e realmente fazer qualquer progresso. Você pode começar a se perguntar, “o que aconteceu com aquele solo macio que era tão fácil de plantar?” ou “onde estão aquelas lindas flores e árvores florescendo de esperança?” Se você já esteve nessa estação, deve estar familiarizado com o que estou tentando descrever.

Imagine o fazendeiro. Ele sai e trabalha o dia todo no calor e na umidade. Ele continua a cuidar de suas plantações, tentando regá-las o máximo possível, pois o céu parece ter secado. Ele se concentra em tentar salvar a safra para poder colhê-la nos dias mais frescos (Eu não sou fazendeiro, nem moro perto de fazendas, então alguns desses detalhes eu estou tomando minha própria liberdade para interpretar). Trabalhamos duro na esperança de que algum dia em breve os ventos do outono soprem, amenizem o calor e tragam algum alívio. Ainda assim, o calor persiste.

Para mim é interessante que quando estamos em uma temporada, especialmente uma difícil, frequentemente parece que ela nunca vai terminar. Assumimos que não haverá alívio para o sofrimento, e que os dias de tranquilidade já se foram há muito e tudo o que resta é esta seca em que nos encontramos. A boa notícia é que uma temporada é apenas isso, uma temporada. É um período temporário e vai passar. Logo os ventos mais frescos soprarão. Eles vão se livrar do que o verão queimou. O inverno frio trará suas próprias provações, mas então a primavera florescerá mais uma vez. Cada temporada levando à próxima. É um ciclo que se repete frequentemente. É aqui que reside o nosso encorajamento e a nossa esperança. Deus nos move através das estações e as usa para nos amadurecer e crescer. Ele as usa em nossas vidas pessoais, ele as usa em nossas igrejas, em nosso casamento e em nossa família. Algumas estações são fáceis de abraçar, enquanto outras parecem consumir toda a energia para suportá-las.

Persista, querida irmã. Seu verão não durará para sempre. Há uma bebida fresca do Espírito Santo para trazer alívio suficiente para enfrentar cada dia quente e cansativo. Embora esta temporada de verão possa parecer implacável, há dias mais frescos e frutíferos chegando. O verão renderá sua colheita se formos pacientes. Enquanto isso, clame a Deus, que nos promete água viva e pastos verdes onde podemos descansar.

Por: Cara Croft. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: The Season of the Searing Summer.

Original: A estação do verão escaldante. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Ana Karina Dutra. Revisão: Filipe Castelo Branco.