Libertos do Medo

O mundo é um lugar perigoso, cheio de coisas arriscadas e pessoas perigosas. Perigos, labutas  e armadilhas se escondem em cada esquina porque o mal é real. Como cristãos, nós entendemos isso porque sabemos como o pecado e suas consequências entraram no mundo.

Muitos ateus e pessoas não religiosas não querem admitir que o mal existe ou que os homens são pecadores. Ainda assim, quando terroristas atacam ou quando calamidades acontecem, essas pessoas são rápidas em falar sobre “atos maldosos” ou “pessoas más”. Eles não têm palavras próprias que consigam explicar as misérias e tragédias deste mundo, por isso, precisam utilizar de nossa cosmovisão bíblica. Apenas as Escrituras fornecem uma explicação coerente para o mal, e só a Palavra de Deus nos conta porque temos medo por natureza.

Nós nascemos com medo, viemos a esse mundo gritando por ajuda. Até mesmo bebês não nascidos experimentam um medo intenso quando abortistas os destroem ainda no útero de suas mães, no lugar em que antes estavam seguros e protegidos. Crianças pequenas têm medo do escuro e querem um abajur para confortá-las. Nós não temos medo somente das piores catástrofes acontecerem conosco e com as pessoas ao nosso redor, mas também tememos todas as tragédias e sofrimentos, por menores que sejam, que podemos experimentar.

O medo é uma emoção primária tão poderosa que pode causar um caos em nosso coração. A pergunta é: O que fazemos com nossos medos? Nós nos afundamos na lama do medo, agimos como se não tivéssemos temores, ou tentamos enfrentar nossos medos com pura firmeza? Ou nós nos voltamos ao Senhor? Só quando nos voltamos ao Senhor é que podemos escutar ele dizer “Não temas”. No entanto, o Senhor nos ordena a não temer não para que possamos ignorar nossos medos ou superá-los com nossa própria força de vontade, mas porque ele prometeu: “Eu estou com você”. Porque o Senhor está conosco, ele tem nos ensinado a temer somente ele. Todos outros medos começam a desaparecer apenas quando tememos o Senhor.

Saber que nós somos unidos a Cristo pela fé e que o Espírito Santo habita em nós é a diferença entre ter medo de Deus e temer a Deus. Essa é a diferença entre temer todos os perigos possíveis e confiar em nosso Deus soberano que nunca nos deixará nem nos abandonará. O Espírito Santo, nosso Consolador, nos liberta para andarmos livres do medo porque nós fomos resgatados por aquele que nos segura na palma de sua mão. É por isso que podemos cantar com John Newton, “Foi a graça que ensinou meu coração a temer, e a graça que meus medos aliviou” e com Martinho Lutero “Se nos quisessem devorar demônios não contados, não nos podiam assustar nem somos derrotados. O grande acusador dos servos do Senhor, já condenado está e vencido cairá por uma só palavra”.


Recursos Relacionados

Livro: Vencendo Medos e Ansiedades – Elyse Fitzpatrick
Livro: Medos do coração – Trillia J. Newbell

Por: Burk Parsons. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Freedom from Fear.

Original: Libertos do Medo. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Natã Abner Marcelino. Revisão: Pedro Henrique Lima de Oliveira.