O que realmente significa ser #Abençoado?

Sentir-se abençoado está em voga.

Uma rápida olhada no Facebook e no Twitter mostra quantas pessoas hoje se sentem #abençoadas. Em nosso mundo de mídia social, dizer que você é abençoado pode ser uma forma de se gabar enquanto tenta parecer humilde.

Bolsa de estudos para a faculdade? #Abençoado. Aumento inesperado? #Abençoado. Família maravilhosa? #Abençoado.

Como cristãos, também usamos esse termo, é claro. Oramos para que Deus abençoe nossa família. Atribuímos nossos dons imerecidos às “bênçãos de Deus”. Falamos sobre ministérios sendo abençoados. Mas o que isso realmente significa? Como devemos entender a bênção de Deus?

A boa vida

Para os crentes, a vida abençoada é sinônimo de vida bem-sucedida? Seria a versão cristã de boa vida? Um casamento amoroso, filhos obedientes, um ministério vibrante, um corpo saudável, uma carreira de sucesso, amigos de confiança, abundância financeira – se essas são as características de uma vida abençoada, então ter todos elas deve se traduzir em uma vida extraordinariamente abençoada.

Mas não é mesmo? Se alguém tivesse todas essas coisas, não seria extraordinariamente abençoado?

Em vez de se voltar para Deus, as pessoas podem se sentir autossuficientes e orgulhosas. Talvez um pouco presunçosas e hipócritas. Afinal, seu trabalho árduo estaria rendendo bons frutos.

Além disso, elas não precisariam clamar a Deus por libertação; tudo já estaria perfeito. Elas não precisariam confiar em Deus; elas podiam confiar em si mesmas. Elas não precisariam de Deus para preenchê-las; elas já estariam satisfeitas.

As mais ricas bênçãos de Deus

Meu desejo por Deus é muito alimentado por minha necessidade. E é nas áreas de perda que sinto minha necessidade com mais intensidade. Os desejos não satisfeitos me mantêm de joelhos. Aprofundam minha vida de oração. Fazem-me vasculhar a Bíblia em busca das promessas de Deus.

As bênçãos terrenas são temporárias; todas eles podem ser tiradas. Todas as bênçãos de Jó desapareceram em um dia fatídico. Eu também tive uma vida confortável que foi destruída em poucas semanas. Meu casamento foi dissolvido. Meus filhos se rebelaram. Minha saúde caiu em uma espiral. Minha família se desfez. Meus sonhos foram destruídos.

E, no entanto, em meio a esses eventos dolorosos, experimentei as mais ricas bênçãos de Deus. Uma fé mais forte do que eu havia experimentado antes. Um amor mais profundo do que eu jamais havia conhecido. Uma caminhada mais íntima do que eu poderia explicar. Minhas provações alicerçaram minha fé de maneiras que a prosperidade e a abundância jamais poderiam.

Embora minhas provações não tenham sido bênçãos em si mesmas, foram canais para elas. Como Laura Story pergunta em sua canção “Bênçãos”, “E se suas bênçãos vierem por meio de gotas de chuva? E se as provações desta vida – a chuva, as tempestades, as noites mais difíceis – estiverem disfarçadas em sua misericórdia?”

Essa ideia revolucionária de bênção também está firmemente estabelecida nas Escrituras.

O tema comum

Uma tradução do Novo Testamento em inglês (ESV) tem cento e doze referências com as palavras benção, abençoar ou bem-aventurado, nenhuma das quais conecta bênção com prosperidade material. Considere estas passagens:

“Bem-aventurados os humildes de espírito, … Bem-aventurados os que choram, … Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, … Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem” (Mt 5.3-4, 10-11).

“bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!” (Lc 11.28).

“Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos) (Rm 4.7 citando Sl 32.1).

“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação” (Tg 1.12).

“Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. …  Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.” (Ap 14.13; 19.9).

Não há nenhum indício de prosperidade material ou circunstâncias perfeitas em qualquer referência do Novo Testamento. Pelo contrário, a bênção está tipicamente ligada à pobreza e provação ou aos benefícios espirituais de se unir pela fé a Jesus.

De acordo com uma Bíblia de Estudos, “A palavra grega traduzida como bem-aventurado nessas passagens é makarioi, que significa estar totalmente satisfeito. Refere-se àqueles que recebem o favor de Deus, independentemente das circunstâncias”.

O que é bênção, então? A Escritura mostra que bênção é tudo o que Deus dá que nos deixa totalmente satisfeitos com ele. Qualquer coisa que nos aproxime de Jesus. Qualquer coisa que nos ajude a renunciar ao temporal e nos apegar mais firmemente ao eterno. E muitas vezes são as lutas e provações, as decepções dolorosas e os anseios não realizados que melhor nos permitem fazer isso.

Verdadeiramente abençoado

A dor e a perda nos transformam. Embora às vezes nos desvendem, também podem nos empurrar para uma vida mais profunda com Deus do que jamais imaginamos ser possível. Elas nos fazem descansar somente em Deus. Não no que podemos fazer ou alcançar por ele. E não o que ele pode fazer ou alcançar para nós.

Na dor e na perda, ansiamos pela Presença. Desejamos saber que Deus é por nós, está conosco e em nós. Grandes famílias, riqueza financeira e boa saúde são todas dádivas maravilhosas pelas quais podemos agradecer a Deus, mas não são suas maiores bênçãos. Elas podem nos fazer deleitar, não em Deus, mas em suas dádivas.

Por: Vaneetha Rendall Risner. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: What Does It Really Mean to Be #Blessed?

Original: O que realmente significa ser #abençoado? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.