Por que precisamos de mulheres ‘comuns’ em nossas igrejas

Poucas viagens pela Escócia começam nos Esquemas Habitacionais para Pessoas Carentes. Seis anos atrás, Tim (meu marido) me contou sobre um ministério na Escócia que ele achava que deveríamos visitar. Melhor ainda, poderíamos combinar negócios e lazer, passando os primeiros dias visitando aquele ministério antes de irmos juntos para as Terras Altas.

Escócia? Eu estava animada com aquilo. Passar três dias do nosso planejamento naquela comunidade? Nem tanto. Eu havia entrado online, assistido ao testemunho de Mez McConnell, ouvido histórias de pobreza, vício e aflição e não estava muito feliz sobre onde Tim estava me metendo.

Surpresa agradável

Voamos a noite toda, pousamos em Edimburgo e mergulhamos direto nas apresentações e passeios em Niddrie. Enquanto nos sentávamos, ouvíamos e observávamos, minhas suspeitas lentamente desapareceram diante do que eu estava vendo. Era simplesmente assim que a vida da igreja deveria ser. Este ministério não era definido pelas dificuldades, pobreza e vício com que eles estavam lidando – embora, não me interpretem mal, isso tudo estivesse ali – mas pelo discipulado que estava ocorrendo dentro da comunidade.

Eles não estavam apenas pregando um sermão no domingo; eles estavam construindo um testemunho do Evangelho crescente e próspero em uma comunidade que precisava desesperadamente de esperança. Dia após dia, semana após semana, as pessoas da Igreja da Comunidade de Niddrie entravam e saíam da vida umas das outras, verdadeiramente vivendo juntas enquanto encorajavam, exortavam, admoestavam e serviam uns aos outros.

As pessoas da comunidade viram isso. Eu vi. Aquelas eram pessoas comuns e desajustadas, salvas por um Deus extraordinário, servindo pessoas quebrantadas que precisavam das boas novas de Jesus Cristo. Eu me virei para Tim em nossa última noite em Niddrie, perguntando se poderíamos simplesmente abandonar as Highlands e ficar onde estávamos. Eu não estava pronta para sair. Eu queria ver mais.

Simples e Fiel

Seis anos se passaram e eu vi a 20schemes crescer e se tornar uma organização com dez igrejas em várias comunidades da Escócia. Deus foi gracioso. Há tantos anos, uma das coisas que mais se destacava era a necessidade de mulheres trabalhadoras nessas comunidades. Sharon Dickens, diretora do ministério de mulheres na 20schemes, trabalhou com outras líderes para construir um modelo bíblico e funcional de discipulado feminino. Este modelo é agora a espinha dorsal do ministério de suas mulheres e é elegante em sua simplicidade – mulheres biblicamente fiéis são designadas para discipular, aconselhar e treinar mulheres na igreja local. Devemos aprender com isso.

Há uma falta de ministério de mulheres em muitas igrejas. Muitos lutam para ter um ministério feminino próspero ou, pior, lutam para entender a necessidade de um. Muitas vezes, um estudo bíblico no meio da semana é a soma total do ministério das mulheres em uma igreja. Este livro carrega anos de experiência amadurecida e compartilha uma visão descomplicada e atraente para o ministério de mulheres.

Aprenda com a experiência

Sharon teve um sonho para este livro. Ela quer que você se sente com as oito diferentes trabalhadoras femininas, da linha de frente de várias comunidades, para que possa ouvir e aprender com suas experiências. Algumas de suas histórias não são fáceis de contar ou ouvir, mas são histórias de mulheres comuns que obedecem ao chamado de Deus e servem a outras mulheres.

Cada autora começa descrevendo como o ministério se parece em seu contexto. A partir daí, cada mulher oferece uma visão e conselhos práticos sobre como ministram às mulheres em suas comunidades. Essas mulheres querem dizer a você que, seja quem for e onde quer que você esteja, você também é uma trabalhadora de linha de frente. Um ministério de mulheres saudáveis e prósperas é possível, não apenas em um esquema, mas também em sua igreja.

Como pode ser isso? Este livro vai mostrar a você.


Este é um trecho adaptado de Unexceptional: Ordinary Women Doing Extraordinary Things Through God, um novo livro lançado pela 20schemes. Faça a pré-encomenda do livro por meio da 10ofthose. Cada compra feita através da 10ofthose ajuda a apoiar o trabalho da 20schemes.

Por: Aileen Challies. © 20schemes. Website: 20schemes.com. Traduzido com permissão. Fonte: Why We Need Unexceptional Women in Our Churches.

Original: Por que precisamos de mulheres ‘comuns’ em nossas igrejas. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.