As Estações de Inverno do Ministério de Mulheres

O inverno talvez seja a mais dura das estações. Dependendo de onde você mora, o inverno pode ser amargo, escuro e até brutal. Os invernos de minha infância em Nova York foram exatamente isso. Lembro-me de minha irmã e eu nos embrulhando em camadas de agasalhos roupas de neve só para sair. A neve e o vento cortariam nossas bochechas com picadas frias e afiadas. Montanhas de neve alinhavam-se em nossa rua enquanto os limpa-neves lentamente abriam caminho ao redor da nossa vizinhança. O clima severo parecia tornar muitas tarefas corriqueiras um pouco mais difíceis e demoradas. O inverno significava meses de raspagem de pára-brisas cobertos de gelo, escavação de calçadas com os dedos doloridos e proteger nossos rostos das rajadas violentas do ar frio do da temporada.

O inverno pode ser uma estação escura e difícil. Você já se sentiu como se tivesse temporadas semelhantes no ministério? Estações em que há menos luz e mais escuridão? Quando você sente que está sendo atingido por ventos violentos que fazem você querer se retirar para a vivacidade de outro momento mais agradável? Talvez você tenha os pesos adicionais de doença, conflito familiar ou agitação nacional que estão se acumulando como neve e gelo em cima de sua já pesada carga de trabalho. Você está exausto antes mesmo de começar seu trabalho ministerial normal. Talvez esta difícil temporada de ministério pareça se arrastar lentamente como um longo dia de inverno. Você se encontra esgotado, talvez até deprimido.

Como podemos ver a bondade de Deus nas escuras temporadas de inverno da vida e do ministério? Pense na bondade e na beleza que observamos na estação do inverno. Embora traga uma aspereza como nenhuma outra estação, o inverno oferece um encanto incomparável. A visão de flocos de neve caindo de um céu cinza e cobrindo a terra nos enche de admiração como nenhuma outra coisa. O calor de uma lareira aconchegante enquanto saboreamos uma bebida quente numa noite fria nos proporciona um descanso mais profundo do que normalmente experimentamos. O inverno desacelera nossas vidas ocupadas para um ritmo mais calmo e pacífico que nos permite saborear a bondade de Deus mais plenamente.

Na estação mais difícil do ano, encontramos maravilha, descanso profundo, paz, tempo para curtir. Esses dons não existiriam sem os elementos adversos da temporada, e nossos invernos no ministério não são diferentes. Talvez esses dons no ministério não sejam tão visíveis quanto a paisagem branca e brilhante que você vê pela janela em um dia nevado de inverno. Na maioria das vezes, não podemos vê-los no momento, mas quando a temporada termina, podemos olhar para trás e dizer com o salmista: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos. Para mim, vale mais a lei que procede da tua boca do que milhares de ouro ou de prata.” (Salmo 119.71-72)

Por meio de sua aflição, Deus quer lhe dar algo mais valioso do que milhares de moedas de ouro e prata. Ele quer dar a você mais de si mesmo. E isso só pode acontecer em circunstâncias difíceis. Muitas vezes, é nas épocas mais difíceis da vida que Deus revela seu poder e fidelidade em um belo design que nos leva à admiração e à adoração.

Por: Kellye Carmack. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: The Winter Seasons of Ministry.

Original: As Estações de Inverno do Ministério. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Ana Karina Dutra. Revisão: Filipe Castelo Branco.