Medo de Morrer

O que os cristãos mais temem do processo e do resultado da morte? Aqui estão seis medos comuns e um breve remédio bíblico para cada um deles.

1. Medo De Morrer Uma Morte Dolorosa (O Processo Da Morte)

“Eu não tenho tanto medo de morrer quanto tenho da última etapa da jornada.”

Deus promete nunca nos deixar nem nos abandonar, nunca nos tentar além do que podemos suportar por sua graça e nos prover a graça que precisamos para lidar com as provações e tentações que ele permite que encontremos. Isso não significa que a morte não seja difícil ou complicada, mas Deus promete em 1 Coríntios 10.13 que, como cristãos, nossas tentações (e as provações associadas a elas) são e serão limitadas por Deus tanto no alcance quanto na duração.

2. Medo De Nunca Mais Ter Prazeres Naturais

“Eu tenho medo de que o céu seja meio entediante. Quer dizer, sentar-se em nuvens e louvar o Senhor será agradável, eu tenho certeza, mas se isso é tudo, acho que acabará perdendo um pouco a graça.”

Visto que seremos adaptados ao céu na chegada, mesmo que tudo o que fizéssemos lá fosse louvar a Deus, o céu já seria um lugar agradável. Mas nós faremos mais do que isso. A Bíblia sugere que iremos cantar, comer, trabalhar, governar, julgar e aprender. Além disso, a nova Terra se parecerá com a Terra presente da mesma forma que os nossos corpos glorificados se parecerão com nossos corpos naturais. Adão e Eva gostavam da vida no jardim? Imagine o jardim em esteróides. Tudo o que for necessário para nossa felicidade e satisfação estará nos esperando no céu.

3. Medo De Viver Eternamente

Algumas pessoas têm um sentimento claustrofóbico ao pensar muito sobre o céu. “Eu sei que será mais maravilhoso do que meus maiores sonhos, mas tem uma parte de mim que não quer ser aprisionada em um tipo de viagem no tempo eterna — é assustador pensar em viver para sempre.”

É impossível ao homem finito entender completamente a infinitude. Pode ser realmente assustador ser incapaz de compreender “não ter fim.” Mas o céu é um lugar de felicidade inimaginável. Não haverá claustrofobia no céu porque a claustrofobia é um medo. A ideia de que Deus permitiria que seus filhos fossem perturbados pelo menor sinal sequer da miséria associada com o medo auto-orientado é dissonante com tudo o que a Bíblia diz sobre o céu. Simplesmente não haverá nenhum medo desse tipo no céu, pois quando Cristo vier, seremos como ele — sem pecado (1 João 3.2).

4. Medo De Ter De Encarar Todos Os Nossos Antigos Pecados

“Olha, eu sei que eu sou perdoado e que meus pecados não serão usados contra mim, mas, francamente, a ideia de ter de prestar contas dos meus pecados meio que tira a empolgação de todo o bem que eu sei que virá após o juízo.”

Esse pode ser na verdade um medo bom, se ele nos direcionar à santificação. “E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.” (1 John 3.3). Por outro lado, é aterrorizante pensar em estar na presença do Deus triplamente santo enquanto assistimos um minuto a minuto não só das nossas ações pecaminosas, mas também dos nossos pensamentos e intenções. Talvez a melhor forma de resolver (ou pelo menos tranquilizar) esse medo seja imediatamente agradecer a Deus pelo fato de que, como crentes em Cristo, nós não teremos de encarar a sua ira eterna, e que ele enxugará todas as lágrimas dos nossos olhos. (Mesmo durante o juízo final, teremos a certeza de que por causa de Cristo não seremos condenados.)

5. Medo Dos Nossos Entes Queridos Não Sobreviverem Depois De Partirmos

“Minha família depende tanto de mim para tantas coisas. Eles me procuram para prover as necessidades materiais, para sabedoria e direção, para apoio emocional, para suprir as necessidades diárias.”

É importante pensar adiante e prepará-los para isso da melhor forma que pudermos. Ensinar nossos entes queridos a recorrer a Cristo para suprir suas necessidades espirituais e temporais também é parte da nossa responsabilidade como cristãos. Quando tivermos feito isso (e mesmo se não tivermos), podemos amenizar nossa ansiedade ao entregar nosso amados a Deus e orar para que ele faça o que for melhor para eles, para sua glória.

6. Medo De Ser Desqualificado Para As Recompensas

“Eu tenho trabalhado tanto por tantos anos que a ideia de que eu possa perder tudo ou mesmo parte daquilo pelo qual trabalhei me dá calafrios.”

Paulo fala sobre ser desqualificado (depois de ter pregado a outros; 1 Co 9.27). Ele pede para Timóteo considerar que se ele não lutar segundo as regras ele pode não ser recompensado por todo seu esforço (2 Tm 2.5). João fala sobre se esforçar para receber um galardão completo, deixando implícito que alguns podem perder uma parte daquilo pelo que eles trabalharam (2 Jo 8).

Eu não tenho certeza se quero perder esse medo. Eu penso nele quase todo dia. Mas se você se encontra obcecado com essa preocupação sem estar ciente de nenhum erro, é provável que você esteja se preocupando sem necessidade e que deveria aprender a lidar com sua ansiedade de forma bíblica. Meu palpite é que conforme você aprender a abordar as preocupações em geral, essa em específico (e, na verdade, todas as outras mencionadas acima) irá diminuir.


Recursos Relacionados

Livro: Vencendo Medos e Ansiedades – Elyse Fitzpatrick
Livro: Medos do coração – Trillia J. Newbell

Por: Lou Priolo. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Fear of Dying.

Original: Medo de Morrer. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Pedro Henrique Lima de Oliveira. Revisão: Laura P. Silva.