Estudo bíblico com crianças

Texto base: Deuteronômio 6.4-9

O texto de Deuteronômio atribui aos pais a responsabilidade de educar seus filhos de maneira intelectual, moral e espiritual. Espera-se que o primeiro contato da criança com a fé ocorra em casa. Contudo, além do nível familiar, o povo de Deus também é responsável por ensinar os conselhos de Deus às crianças.

Na hora da apresentação dos filhos diante da igreja, pergunta-se se os pais estão dispostos a instruírem seus filhos nos caminhos do Senhor. Contudo, uma parte frequentemente esquecida é que o ministro também pergunta se a igreja está disposta a ajudar os pais a exercerem esse chamado em tudo o que precisarem, de modo que a igreja ofereça afeto, paciência, exemplo e proteção às crianças. Essa é uma grande responsabilidade.

Em um mundo em que as crianças são apresentadas às tecnologias cada vez mais cedo, é preciso cuidar das crianças de uma maneira especial, promovendo um ambiente acolhedor, moral e espiritualmente, a fim de promover o Evangelho. Isso significa que qualquer projeto de ensino bíblico a crianças deve envolver os pais. Devemos resistir ao impulso de deixar de lado os pais que não colaboram tanto. Precisamos ajudar os pais a enxergar que essa missão é deles, sobretudo.

A missão da igreja é ir ao mundo e fazer discípulos, e reuni-los para a adoração de Deus. Contudo, não cumpriremos nossa missão se não soubermos em que ela consiste. Essa missão não é diferente do restante da igreja. O público é diferente, mas o chamado é o mesmo; devemos pregar o Evangelho às crianças de modo que elas possam entender. Ao definir o nosso objetivo, podemos planejar nossas ações em torno do que é principal.

Baseadas nisso, podemos dizer que o objetivo principal é ajudar os pais na educação dos seus filhos, oferecendo um culto com linguagem acessível, porém sem distorções, para que cresçam no conhecimento do Evangelho de Cristo. Não se deve entreter as crianças enquanto os pais cultuam a Deus, apenas como uma distração para evitar incômodos.

O objetivo é preparar as crianças para o culto a Cristo junto à congregação, não entretenimento. O ministério com crianças pode ser uma grande pedra de tropeço se separarmos as crianças da congregação. Na Bíblia, vemos que as famílias adoravam e cultuavam ao Senhor juntas. Muitas crianças se sentem deslocadas, e até entendidas, quando chegam à idade de cultuar junto aos adultos, pois muitas vezes não entendem o que se passa. O problema é quando isso passa para outras gerações: adolescentes só vão à igreja quando o culto é “para adolescentes”; ou jovens só frequentam quando o culto é “de jovens”.

Contudo, todos são chamados a adorar ao Senhor juntos: povos de todas as culturas, línguas, nações e faixas etárias.

Podemos engajar as crianças de várias maneiras. Por exemplo, é possível preparar um pequeno roteiro, que é distribuído para as crianças, a fim de que elas permaneçam engajadas no culto. É possível colocar uma pequena atividade como recurso de aprendizagem. Talvez elas não prestem atenção a todos os detalhes do sermão, mas elas começarão a captar elementos essenciais.

Não impeça as crianças de chegarem a Cristo. Jesus se indignou quando os discípulos não permitiram que as crianças se aproximassem dele. As crianças são ávidas por conhecimento e, por vezes, mais dispostas a crer do que nós. Elas são mais dispostas a crer, seja na verdade, seja em mentiras, de modo que a Verdade deve alcançá-las o quanto antes.

O coração da criança não é neutro (Pv 4.23). Elas possuem a semente do pecado natural no coração, e este começará a se manifestar desde cedo. É preciso começar a plantar a semente da Palavra muito rápido, enquanto o solo do coração dela estiver mais fértil, antes que nasçam as ervas daninhas das mentiras que levam à incredulidade. Assim, a Palavra terá muito mais chance de frutificar. Quando? Não há como saber. Mas nosso trabalho é semear o quanto antes.

A questão não é se a criança vai adorar. Fomos todos criados para adorar, seja a Deus ou alguma outra coisa. A questão é: a quem ela adorará? O primeiro dos mandamentos é adorar e prestar culto somente ao Deus revelado nas Escrituras. A criança não pode ter apenas conhecimento de histórias bíblicas. Precisamos ir além: mais do que memorizar as histórias, precisamos inculcar o temor do Senhor e a compreensão do Evangelho em cada história. 

Eis alguns princípios práticos para o estudo com crianças. Leia o texto bíblico antes, mas também com as crianças. O roteiro ou a revista é importante, mas apresente o texto. Leia, medite e ore a respeito do texto. Conheça o seu público e ore por cada um deles. Use materiais adequados para cada faixa etária. Tenha uma Bíblia para que as crianças tenham curiosidade, interesse e possam manuseá-la e ler a partir do texto. Não faça da ferramenta uma atração: foque no conteúdo. Leia, explique e aplique a Palavra. Ore e cante a Palavra. Prepare-os para o culto congregacional, para que se sintam em casa.

Que o seu desejo de aplicar a Palavra ao coração das crianças seja cada vez maior, debaixo da graça e do temor do Senhor.