Experimentando Graça na Leitura da Palavra

A leitura das Escrituras é um ato de fé que nela reconhece a fonte de autoridade que vem do próprio Deus para nossa própria vida. Ela pauta nossos valores. Quando a lemos, é como se ouvíssemos a própria voz de Deus dizendo-nos como devemos viver. A própria Bíblia testemunha sobre si mesma de que é a palavra de Deus (2Tm 3.16; Hb 4.12; Js 1.8; Jr 23.29; 1Ts 5.27; Ne 8.3,6). Somos convidados pela própria exortação das Escrituras a ter nela nossa fonte de deleite e conhecimento de Deus.

Bem, tudo parece muito bom e bonito, mas como proceder a leitura bíblica? Paulo chama seu discípulo Timóteo, em 1Tm 4.13, a aplicar-se à leitura, sobretudo das Escrituras por meio de esforço e disciplina intencionais. Além disso, é preciso um pouco mais. Não basta ter toda a Bíblia memorizada, não basta ter muito conhecimento.

Para você ler a Bíblia com proveito, você precisa amar a Bíblia, e para amar a Bíblia, você precisa lê-la. Veremos este princípio ao longo do Salmo 119. O salmista utiliza expressões que declaram seu amor à palavra de Deus (Sl 119.97, 103, 127, 140, 143, 159, 165). Para conhecer a Palavra, primeiro ele tinha de aprender dos levitas e guardiões da Palavra. Este salmo denota a relação de amor que uma pessoa de fé tem com as Escrituras, uma relação de encanto, louvor, dependência, deleite e atenção.

O salmista é alguém com uma percepção aguda da beleza, que se utiliza dos melhores recursos da poesia hebraica para louvar as Escrituras. Além disso, neste salmo há de tudo um pouco, porém mantendo a Palavra no centro. Ela é o fundamento de como ele enxerga e lida com todas essas circunstâncias. Ele constantemente enaltece as manifestações revelatórias de Deus, chamando-a de lei, testemunhos, estatutos, palavra, caminho, preceitos etc. Ele reconhece que ela possui um poder transformador, capaz de levá-lo para mais perto de Deus e conceder-lhe sabedoria. Palavras que poderão sustentá-lo e ser equipado para enfrentar dias difíceis, palavras que o fortalecerão e o encorajarão; palavras capazes de exortá-lo e corrigi-lo. 

Quando o salmista declara seu encanto pela palavra, ele quer dizer que ele ama o Deus da palavra. Ele afirma que o Senhor é sua porção (119.57). Para Davi, como soldado, isso tinha um significado importante, pois a porção (o espólio) era parte importante de seus combates. Mas ela também faz referência à herança, ao legado que um pai deixa a um filho: não apenas bens, mas a continuidade daquela linhagem, a continuação da história e do nome de quem a deixou. Davi diz que o que preenche sua vida é o próprio Deus, por isso ele anseia por ver Deus e louvá-lo pela própria Palavra. O que mais te encanta e enche teu coração de alegria?

Na declaração de amor do salmista, temos um bom modelo a seguir. Primeiro, devemos reconhecer a voz de Deus por meio da meditação em sua Palavra. Só podemos amar a quem conhecemos. Considere tais palavras como um convite feito a você. Ele amava cada parte da Palavra, seja leis, narrativas, cerimônias, festas, todas elas como manifestações da revelação de Deus, a qual oferta salvação e graça para um relacionamento com o Deus das Escrituras. Mesmo com limitações, o drama da revelação de Deus apontava para uma esperança de que Deus visitaria o homem na terra, e isso lhe trazia paz e fazia dele uma pessoa sábia. Por isso somos chamados a fazer como ele, amando a revelação e nela buscando sabedoria.

Qual é a nossa motivação por trás de nossas atividades? Ora, nelas enxergamos valor. Contudo, o próprio Jesus afirmou que quem ama pai, mãe ou qualquer outra coisa mais do que a ele não é digno dele. É por meio do amor por ele que somos habilitados a amar outras pessoas e coisas verdadeiramente. Deus é amor e ele nos ensina a amar de verdade. Logo, é preciso que conheçamos a Cristo. E só podemos conhecê-lo por meio das Escrituras. O amor pela Palavra dará sentido a tudo o que você faz, vendo graça em todas as coisas e fazendo tudo para a glória de Deus.

E, se a leitura das Escrituras começa com o amor, é importante que ela seja prioridade em nossas vidas. Sempre dedicamos tempo àquilo que amamos. Não conseguimos recuperar o tempo passado. Use-o com sabedoria. A Escritura convoca você a ter disciplina e diligência, organizando-se e separando tempo para ouvir o que Deus tem a dizer por meio da Palavra. Sua vida será mudada. O salmista diz que as Escrituras o tornam mais sábio do que seus inimigos. Pelas Escrituras você terá a base para avaliar toda gama de informações que chegam até você. Vivemos numa era de muita informação e pouca formação. Precisamos de algo que nos ajude a discernir tempos e épocas. A Palavra te ajudará a entender a ética de Deus e como ela se aplica à sua vida (2Tm 3.15).

A sabedoria nos exige decisões difíceis e responsabilidade. A leitura da Palavra, contudo, nos ajuda a entender que, porque temos fé e amor por Cristo, buscamos viver com sabedoria, mesmo com toda a angústia que isso traz. Ela também te ajudará a se conhecer melhor, de modo que possamos perceber nossos pontos cegos e vulneráveis. Ainda convivemos com o pecado, mas quando guardamos a Palavra de Deus no coração, temos uma poderosa defesa contra inclinações para o pecado. Somos protegidos e guardados por ela.

Por fim, por meio dela podemos colocar os problemas na perspectiva correta ao trazer a eternidade e a vida por vir para a mesa. Seremos capazes de enfrentar circunstâncias difíceis e perturbações para a alma. A leitura da Palavra trará um senso da Providência, de modo que saiba que tudo isso faz parte de um plano maior de Deus para sua redenção. Que tal começar hoje mesmo a ler a Palavra?