Melhor que Medalha

Ítalo Ferreira merecidamente conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio. O cara mostrou que o Brasil é uma potência no surfe e cravou seu nome como o primeiro campeão olímpico da modalidade. Um trunfo grandioso e que será lembrado por gerações.

Numa entrevista emocionado, logo após sua  conquista, Ítalo lembrou de sua infância humilde, das dificuldades que teve que passar até chegar ali e compartilhou da sua fé em Deus. Ele revelou orar diariamente nas madrugadas, pedindo ao Senhor que lhe abençoasse e lhe fizesse vitorioso. “Diz amém que o ouro vem” foi a frase que Ítalo usou para motivar a si mesmo, tanto para se dedicar nos treinos quanto para seguir orando.

Entendo que o Ítalo possa servir como referencial para muitos que desejam algo, mas não se esforçam e nem oram por aquilo que desejam. Deus nos deu a oração como uma oportunidade de falar com Ele e graciosamente podemos fazer petições. Mais graça ainda é quando o SENHOR realiza aquilo que nós almejamos. Como um pai amoroso, Deus diz sim para algumas coisas que queremos. Só que é justamente por ser um pai amoroso que Ele também nos diz não.

“Diz amém que o ouro vem” pode se tornar um chavão da confissão positiva. E as coisas não são bem assim. Ítalo Ferreira ganhou um baita sim de Deus. Ele foi campeão da competição mais importante do planeta e pode testemunhar de sua fé. Todavia, muitos de nós oramos por várias coisas em diversos momentos e Deus não diz prontamente que sim. E não se trata de esquecimento ou ira da parte de Deus. Seu não pode ter muitas razões, que mesmo desconhecidas para nós, são o cumprimento da boa, perfeita e agradável vontade divina.

Muitos crentes, mesmo orando bastante, talvez não tenham o emprego x, a casa própria, a vaga garantia em tal concurso e por aí vai. Nem sempre teremos nossa medalha de ouro por orarmos. Só que devemos continuar orando. Devemos continuar falando com o SENHOR, derramando nosso coração diante dele e sabendo que muito mais do que uma medalha de ouro ele nos deu:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo”. —1 Pedro 1.3-5

Cristo é o Amém que nos garante um tesouro que não se compara com nenhuma das glórias transitórias desse mundo. Ítalo se tornou uma lenda do surfe. Você pode ser uma lenda em algum lugar e ser lembrado por anos e anos. Mas mesmo que continue anônimo pelo resto da vida (o que é estatisticamente mais provável) o que importa é o tesouro que está para além desta vida. Não se esqueça das palavras do apóstolo Pedro: em Cristo nossa herança não perece.